MOMENTO PEDAGÓGICO
- Oficial - é aquele que se expressa no papel.
- Real - é a apropriação do professor sobre os conteúdos desenvolvidos em sala de aula.
- Oculto - representa aquilo que não está explícito e não consta como conteúdo. Está vinculado ao campo valorativo.
- Nulo - aquilo que não se fala em sala de aula.
O educador tem que ter em mente que ao fazer e pensar currículo, suas atitudes não são neutras. E que não há um modelo para ser seguido. Então porque continuamos reproduzindo? Podemos caminhar em sentido oposto ao imposto?Cada educador deverá encontrar a sua identidade. Dentro da sala de aula quem determina o que deve ou não ser eleito como prioridade é ele. A sala de aula deve ser um espaço aberto tanto às sugestões e críticas quanto a construção e busca pelo novo. Vemos currículo ser confundido como grade curricular, como conteúdos. O currículo é um espaço para que as divergências ocorram, para que a reflexão flua, para que as mudanças precedam.
Finalmente, a intenção deste foi o de inquietar, cutucar o educador para que reflita sobre a sua prática e que a prática curricular possa ser flexível, inovadora, praxiológica.
domingo, maio 24, 2009
|
Marcadores:
MOMENTO PEDAGÓGICO
|
0 COMENTÁRIOS:
Postar um comentário