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CONAE promove debate sobre educação e mundo do trabalho


Que profissional o mercado de trabalho busca atualmente, diante dos diversos desafios postos pela sociedade do século XXI? Que habilidades e conhecimentos os jovens que estão iniciando a sua carreira profissional precisam apresentar e desenvolver? Estas foram algumas questões que nortearam o debate sobre “Educação e Mundo do Trabalho”, realizado no dia 30 de março como parte das atividades da CONAE 2010.
Solange Medina, pró-reitora da PUC Rio Grande do Sul, lembrou que antigamente o profissional era preparado para executar tarefas, marcando assim sua atividade pela repetividade e constância. Hoje, no entanto, diante das diversas situações vivenciadas no mundo contemporâneo, outras características e habilidades precisam fazer parte do seu dia-a-dia, como saber estabelecer relações interpessoais saudáveis, partilhar, flexibilizar, integrar, associar, enfim, promover conexões nesta grande rede que se formou no mundo em busca da constante inovação.
Segundo a professora, os novos profissionais precisam ter conhecimento profundo da área de atuação, base cultural ampla, familiaridade com modernas tecnologias e conhecimento de línguas estrangeiras, além de saber trabalhar em equipe, em ambientes marcados pela diversidade. “Há ainda outros elementos essenciais, como a incorporação do erro como elemento sistêmico, saber conviver com as incertezas, ter consciência sobre a aceleração das mudanças e da importância da formação e educação continuada”, completou, destacando que todas estas habilidades exigem o exercício da imaginação criativa, sendo que a arte pode ser uma ferramenta importante para ajudar o novo profissional desse século. E a educadora continua: “A arte pressupõe pensar diferente das formas convencionalmente instituídas, libertar-se de regras, padrões e normas, romper o horizonte conhecido, perceber o mundo a partir de diferentes perspectivas, lidar com o improvável e constituir uma nova realidade”.
Francisco Cordão, conselheiro do Conselho Nacional de Educação, trouxe ao debate a proposta do que seria esta competência profissional exigida pela sociedade atual. “Essa competência é a capacidade de mobilizar, articular e colocar em ação os conhecimentos, as habilidades, as atitudes, os valores e as emoções”.
Na opinião do conselheiro, diante dos desafios enfrentados pelos profissionais, a escola tem papel essencial no desenvolvimento destas competências. Assim, ao elaborar seu projeto político-pedagógico deverá ter em mente o perfil do profissional que ela pretende formar. “A partir destes questionamentos, aí sim fará a sua organização curricular, com critérios, avaliações e estabelecimento dos recursos, materiais, professores etc”, afirmou Francisco Cordão, destacando a importância que a educação profissional tem desempenhado atualmente na formação dos jovens brasileiros.
Hoje, são quase 30 milhões de pessoas que frequentam cursos de educação profissional, nas modalidades: formação inicial e continuidade de qualificação, técnica de nivel médio e tecnológica de gradução e pós-graduação. Juliano Assunção, professor de Economia da PUC Rio de Janeiro, apresentou durante o debate uma pesquisa realizada em conjunto com o Sistema S, que visou analisar o impacto da educação profissional no país, a partir dos dados da PNAD 2007.
Segunda a pesquisa, 80% destes estudantes estão em cursos de qualificação profissional – 52% desta formaçao é oferecida pelo setor privado -, sendo que a maior parte são jovens de famílias com renda mais elevada.
O estudo mostrou que a educação profissional tem um impacto de 29% nos ganhos médios dos alunos ao entrarem no mercado de trabalho, assim como acesso a melhores ocupações e de ganho de produtividade na mesma ocupação.
Segundo a pesquisa, a educação profissional se apresenta como um complemento à formação dos jovens e adultos, oferecendo melhores possibilidades de emprego. Os dados comprovam que trabalhadores com maior escolaridade atingem melhores remunerações e oportunidades no mercado de trabalho.
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Por Daniele Próspero / Blog Educação

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