Faça sua pesquisa aqui

Ministério da Cultura garante R$ 5 milhões para novas bibliotecas

Secretário da Cultura apresentou aos municípios projeto para reestruturação dos equipamentos culturais e acervos bibliográficos destruídos pelas chuvas

O Secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, apresentou nesta quinta-feira (12), aos secretários de Cultura de oito municípios atingidos pelas enchentes, o projeto de reconstrução das bibliotecas que foram destruídas pelas chuvas. O anúncio foi feito em reunião no Palácio República dos Palmares com representantes do Ministério da Cultura (MinC).

A liberação de R$ 5 milhões para a reconstrução das bibliotecas foi confirmada na semana passada, em Brasília, durante reunião do secretário Osvaldo Viégas com representantes da Secretaria de Articulação Institucional e da Diretoria de Livro, Leitura e Literatura do MinC. O projeto inclui a recuperação dos acervos. “A Secretaria de Estado da Cultura conseguiu se mobilizar e garantir recursos para dar início à revitalização desses espaços tão importantes para a população”, afirmou o secretário Osvaldo Viégas.

O projeto arquitetônico foi mostrado aos representantes dos municípios onde serão reconstruídas as bibliotecas. Eles terão o prazo de 180 dias para entregar as novas bibliotecas à população. Como os recursos foram liberados em caráter emergencial, os projetos terão execução direta. A área para construção será de 800m² e a disponibilização do espaço físico fica a cargo das prefeituras.

“Esse é um projeto inédito para o Ministério, em função da necessidade dos municípios e pela catástrofe ocorrida. A iniciativa do secretário, de fazer este levantamento, deu agilidade a esse processo”, ressaltou o secretário de Articulação Institucional do MinC, Vinícius Palmeira.

Cada biblioteca contará com um kit de modernização, incluindo mobiliário, equipamentos, computadores e acervo com dois mil livros doado pela Fundação Biblioteca Nacional. A administração e disponibilização de funcionários para trabalhar na gestão da biblioteca, com prioridade nas áreas de cultura, educação e biblioteconomia ficará a cargo das prefeituras.


Os municípios que não tiveram suas bibliotecas atingidas pelas enchentes serão contemplados com kits de modernização e pequenas reformas. Em seis meses haverá um trabalho conjunto entre Ministério, prefeituras e a Secretaria de Estado da Cultura que disponibilizará equipe técnica para visitas e elaboração de laudos do terreno, além de profissionais do Sistema Estadual de Bibliotecas para orientação na instalação de acervo e mobiliário.
Por Notícias Secretaria de Estado de Educação

0 COMENTÁRIOS:

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios