Jovens escondem da família o que fazem na internet
Pesquisa revela ainda que 79% acham que navegam em ambientes seguros.
Uma pesquisa divulgada hoje vai deixar muitos pais e mães preocupados.
O levantamento mostra como a meninada usa o computador e alerta que muitos escondem da família o que fazem na internet.
De um computador de casa ou pelo celular, a internet está na palma da mão.
Em São Paulo, a repórter Veruska Donato visitou uma família e descobriu que pelo menos cinco pessoas usam o computador todos os dias. Wellington Thomas, de 14 anos, é o filho mais velho e se a mãe deixar ele chega a ficar até sete horas na internet.
Sobre as páginas que mais acessa, Wellington contou que são os sites de atualizações dos amigos, jogos e programas de conversas online.
Uma pesquisa ouviu 400 jovens entre 13 e 17 anos e revela que 77% deles acessam internet todos os dias. A maioria de um computador fixo. Metade dos jovens também usa o laptop e 25% o celular.
É aí que mora o perigo. Quando o acesso é móvel fica mais difícil os pais controlarem o que os filhos estão vendo. É por isso que mais da metade, 53%, dos jovens escondem da família o que fazem quando estão on line. E pior, 79% desses jovens confiam que estão seguros.
Wellignton confessa que já recebeu convites de desconhecidos para um encontro, mas não aceitou.
A mãe, Alexandra Gomes, diz que ficou assustada e que agora tem motivos para se preocupar.
Isabella Henriques, que faz pesquisas na área de consumo e direito infantil, diz que a principal dica é dizer para os filhos que a internet é um ambiente público, o mundo inteiro está na internet. "Muito cuidado com email, não publicar telefone, endereço, cuidado com fotografia. É muito importante que a família esteja presente e saiba o que está acontecendo".
Gerente de uma das maiores empresas de segurança da internet no mundo, José Matias diz que os pais devem apertar a vigilância. Há meios de fazer isso sem que os filhos consigam burlar essa segurança. "Existem ferramentas que podem ser instaladas no computador que monitoram a atividade dos filhos. Essas ferramentas são interessantes porque avisam os pais por email ou sms no momento em que aquilo está acontecendo".
Fonte da pesquisa: McAfee
quarta-feira, novembro 10, 2010
|
Marcadores:
Educação,
INFORMAÇÕES
|
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 COMENTÁRIOS:
Postar um comentário