Faça sua pesquisa aqui

Sugestão de Atividade com o Jornal: Folclore

 


Tema: Folclore

1)Descrição

O folclore brasileiro é muito rico. Lendas, fábulas, histórias e crenças formam este extenso campo. Histórias que encantam e divertem gerações muito antes de nós, e não apenas crianças, mas adultos também. Falar destes assuntos em nosso projeto pedagógico será bastante atrativo para os alunos, por isso vamos procurar de todas as formas possíveis relacionar tais temas com os conteúdos das disciplinas tradicionais, ao mesmo tempo que veremos a importância social que tem o folclore.

2)Questão

Como o folclore influencia no aprendizado das crianças?

3)Objetivos

Fazer com que as crianças percebam a importância que tem o folclore, mas importância não apenas cultural, mas importância sob o ponto de vista escolar, como o estímulo à criatividade.
4)Fontes Base
Jornal A TARDE, Últimas, página B10, “Procissão com tochas e velas repete ritual secular nas ruas de Cachoeira”.

5)Modalidade

Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II

6)Temas Transversais

Pluralidade e Ética

7)Áreas do conhecimento

Língua portuguesa, história, geografia.

Aula 1.

Assunto: O folclore
Quem não conhece histórias do Lobisomem, Curupira, Iara, Caipora, Boto ou Saci Pererê? Histórias como estas mantêm vivas tradições seculares e que enriquecem e encantam a cabeça de muitas pessoas. Por isso, nosso projeto pedagógico dessa semana trabalhará com o folclore e sua importância cultural e pedagógica. Nesta primeira aula, vamos pedir que os alunos leiam a matéria que sugerimos como fonte base para este projeto. Nesta matéria, eles irão encontrar uma boa base do que significa o folclore, tendo um exemplo local. Após a leitura, abra uma discussão com os pequenos para ver a opinião deles do que seja folclore, sendo que depois, fale para eles o que é folclore e sua importância para a cultura.

Aula 2.

Assunto: O folclore na história

Área do conhecimento: história
De que período datam aquelas lendas e contos de que falamos na aula anterior? Essa é uma boa pergunta para começar esta aula. Nesta aula, você pode relacionar fatos relevantes da história da humanidade com lendas e contos famosos. Como por exemplo, as Cruzadas ou as Grandes Navegações. Neste período, acreditava-se que o mar era habitado por terríveis criaturas, mas que ninguém conseguia provar que existiam, tudo ficava apenas no famoso “disseram”.
Você pode também usar uma lenda famosa nesta aula. Trata-se da lenda do Lobisomem. A lenda do lobisomem tem, provavelmente, origem na Europa do século XVI, embora traços desta lenda apareçam em alguns mitos da Grécia Antiga. Do continente europeu, espalhou-se por várias regiões do mundo. Chegou ao Brasil através dos portugueses que colonizaram nosso país, a partir do século XVI. Este personagem possui um corpo misturando traços de ser humano e lobo. De acordo com a lenda, um homem foi mordido por um lobo em noite de lua cheia. A partir deste momento, passou a transforma-se em lobisomem em todas as noites em que a Lua apresenta-se nesta fase. Caso o lobisomem morda outra pessoa, a vítima passará pelo mesmo feitiço.
Assim, você pode pegar o período em que este mito começou a ser espalhado e contextualizar com os principais fatos históricos desta época.

Aula 3.

Assunto: a especificidade do folclore em cada região do Brasil

Área do conhecimento: geografia
Vamos nos aprofundar agora no estudo do folclore brasileiro. Cada região nacional possui sua peculiaridade, seja na música, na comida, na fala e não é diferente no folclore, apesar de reconhecermos um folclore nacional. Na região Norte, por exemplo, existe a lenda do Boto, que enriquece o folclore local. No Nordeste, uma importante manifestação folclórica é o Bumba-meu-boi. E a partir destas peculiaridades, divida a sala em grupos e peça que os alunos pesquisem sobre o folclore em cada região.

Fontes para consultas:

Aula 4.

Assunto: Treinando a escrita

Área do conhecimento: Língua portuguesa
Depois de conhecerem todas estas lendas e mitos de cada região que enriquecem o folclore nacional, chegou a hora de os alunos treinarem sua criatividade, colocando no papel sua capacidade de criar, de viajar nas asas da imaginação. Assim, peça que criem um conto, um personagem e uma história em cima deste personagem, ou que peguem uma das lendas já existentes e desenvolvam uma história diferente sobre esta lenda.

Aula 5.

Assunto: Festinha a fantasia
Para finalizar nossa semana, vamos fazer uma pequena festinha com os alunos. Peça que eles se fantasiem de alguma das lendas que falamos e que falem um pouco sobre esta lenda durante a aula. Após tudo isso, para finalizar nosso projeto pedagógico, peça que os alunos digam o que aprenderam, fazendo com que todos falem um pouco sobre a experiência de trabalharem com o folclore esta semana.


Os Lendários é uma divertida turma de defensores da floresta formada pelos mais importantes mitos do nosso folclore. A caracterização dos personagens têm como base os livros "Lendas brasileiras" e "Geografia dos mitos brasileiros" do folclorista e historiador Câmara Cascudo.

Os personagens principais são: O Curupira, que é uma espécie de líder; o Saci, que todo mundo conhece; a Caipora, que na minha versão tem como característica principal a força física; o Lobisomem, que é meio avoado; a Mula-sem-cabeça, que não tem cabeça mas é esperta e o Boitatá, que todo mundo pensa que é um boi mas na verdade é uma cobra. Outros mitos conhecidos também aparecem.

Esse trabalho, além de ser meu trabalho de faculdade, também é uma homenagem aos mitos que fazem parte do imagináio do povo brasileiro. O uso desse trabalho para fins didáticos (imprimir pra usar em saula de aula, etc.) é livre. Só peço que me creditem o trabalho.

 Por MarxBlog 

Com informações de A Tarde Educação

0 COMENTÁRIOS:

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios