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Menos da metade dos professores do NE têm formação superior, diz Ipea

Do total de professores dos ensinos fundamental e médio que atuam na rede pública da Região Nordeste, apenas 46%, o equivalente a 292.910 profissionais, têm formação superior. Na Região Norte, o índice sobe para 51%. No restante do país o porcentual de professores com formação superior é maior: Sul (72%), Sudeste (73%) e Centro-Oeste (74%).


Os números fazem parte da pesquisa “Presença do Estado no Brasil” realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e divulgada nesta terça-feira (10) (veja no link ao lado). Além de educação, o estudo analisou a situação do Estado em diversas áreas, como saúde, assistência social, previdência social e trabalho.
De acordo com o levantamento, os baixos salários pagos em média aos docentes da educação pública têm dificultado a manutenção dos melhores profissionais nos quadros do magistério. Ainda, segundo o estudo, isso se reflete na proporção de docentes do ensino superior com formação superior, que em estados como Roraima, Maranhão e Bahia não atinge 40%. Apenas em Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal a proporção ultrapassa os 80%.
Quantidade de docentes dos ensinos fundamental e médio com e sem formação superior (por regiões)
RegiãoTotal de docentesTotal de docentes do Ensino FundamentalTotal de docentes do Ensino MédioDocentes do EF com formação superiorDocentes do EM com formação superiorTotal de docentes c/ formação superior
Norte169.866122.75529.75263.76327.10889.995
Nordeste627.721420.530116.861210.61195.051292.910
Sudeste854.216539.681204.181440.895196.166627.206
Sul317.593202.47272.382166.20468.207230.091
Centro-Oeste152.307103.50234.77783.54331.620113.853
BRASIL2.121.7031.388.940457.953965.016418.1521.351.055
Fonte: IPEA/Presença do Estado no Brasil, com base no Censo Escolar Inep/MEC 2009

Abandono
O Ipea também levantou dados de evasão escolar. O problema mais grave foi constatado em alguns estados do Nordeste, onde a taxa de abandono no ensino fundamental está acima de 10%. Por outro lado, o abandono é consideravelmente menor no Sul e no Sudeste. Segundo a pesquisa,  apesar de manterem um padrão regional semelhante as do ensino fundamental, as elevadas taxas de abandono do ensino médio novamente atestam as dificuldades de manter os jovens na escola.

Aprendiz

Com informações do Blog do Professor Ivanilson

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