BAÚ DA MIGUEL
quinta-feira, junho 11, 2009 | Marcadores: BAÚ DA MIGUEL | 0 Comments
DESFILE EM COMEMORAÇÃO A EMANCIPAÇÃO POLITICA DE CAMPO ALEGRE
segunda-feira, junho 08, 2009 | | 0 Comments
Assembleia de Deus de Alagoas se engaja em projeto do MEC
domingo, junho 07, 2009 | | 0 Comments
ESCOLA MIGUEL MATIAS APRESENTA O PROJETO "MAIS SABER" PARA VEREADORES
quarta-feira, junho 03, 2009 | Marcadores: Educação | 0 Comments
terça-feira, junho 02, 2009 | | 0 Comments
BAÚ DA MIGUEL
segunda-feira, junho 01, 2009 | Marcadores: BAÚ DA MIGUEL | 0 Comments
ESCOLA MIGUEL MATIAS SE PREPARA PARA DESFILE
segunda-feira, junho 01, 2009 | Marcadores: Educação |
PROFESSORA DESTAQUE
segunda-feira, junho 01, 2009 | Marcadores: PROFESSORA DESTAQUE |
MIGUEL INICIA PREPARO DO SOLO PARA A HORTA ESCOLAR
segunda-feira, junho 01, 2009 | Marcadores: Educação |
MEC propõe mudar a lei para exigir graduação para professor de 1ª a 4ª
O projeto altera o artigo 62 da Lei de Diretrizes e Bases que exige apenas o ensino médio para dar aula na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª séries ou 1º ao 5º anos).
Pela proposta, o curso superior de licenciatura passará a ser a formação mínima obrigatória para os docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. Para professores de educação infantil, nada muda, ou seja, os requisitos continuarão a ser apenas o ensino médio.
Segundo o ministro, Fernando Haddad, o texto ainda estabelece que poderá ser definida uma nota mínima no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso nos cursos de graduação para formação de professores.
“A nota de corte vai levar em conta a necessidade da rede. Estudantes com baixo desempenho não teriam acesso ao curso, mas isso ainda precisará ser definido”, disse.
quarta-feira, maio 27, 2009 | Marcadores: Educação | 0 Comments
BAÚ DA MIGUEL
quarta-feira, maio 27, 2009 | Marcadores: BAÚ DA MIGUEL |
Professores conquistam mais uma etapa para valorização da carreira
Para a CNTE, o plano representa a consolidação de uma proposta da própria Confederação, de responsabilidade do poder público, para a formação do profissional de educação. A formação de professores é um dos pontos fundamentais para reverter as diferenças existentes na questão da aprendizagem no país.
De acordo com dados do Educacenso de 2007, existe no Brasil um déficit de 700 mil a 900 mil professores. Desses, 300 mil a 400 mil possuem licenciatura em área diferente daquela em que dão aula e outros 300 mil a 400 mil não têm curso superior. O restante, em torno de 100 mil, é graduado e, apesar de não terem licenciatura, atuam como professores na Educação Básica.
Para Gilmar Ferreira, é preciso que se atente para a qualidade dos professores a serem formados visando superar o aligeiramento que se estabeleceu ao longo da história, na formação de professores pela iniciativa privada.
quarta-feira, maio 27, 2009 | Marcadores: Educação |
Eficiência na escolha das obras para ano letivo de 2010 será premiada
Também levarão prêmios as três escolas de cada município vencedor que mais rapidamente registrarem a opção. Os vencedores receberão certificados e 52 acervos completos do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), com 559 obras cada um — cerca de 30 mil livros. O concurso é dividido em quatro categorias, que ordenam os 26 estados e o Distrito Federal com base na quantidade de escolas e em sua distribuição em áreas rurais e urbanas.
O principal objetivo do prêmio é evitar o congestionamento do sistema para registro das opções na última semana do prazo. Este ano, todo o processo de indicação das obras se dará exclusivamente na página eletrônica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Participarão do prêmio apenas as escolas que fizerem a indicação dos livros nas duas primeiras semanas da escolha — de 8 a 21 de junho. Durante esse período, relatórios diários, com o ranking de estados e municípios mais bem colocados em cada categoria, serão divulgados pelo FNDE. As disciplinas são: letramento e alfabetização linguística e alfabetização matemática (primeiro e segundo anos); geografia, história e ciências (segundo ao quinto); língua portuguesa e matemática (terceiro ao quinto) e história regional e geografia regional (quarto ou quinto).
Guia — Antes de fazer o registro das obras escolhidas, o responsável deve consultar o Guia do PNLD de 2010. A publicação, que contém um resumo de todos os livros disponíveis, foi enviada em versão impressa a todas as escolas do ensino fundamental.
quarta-feira, maio 27, 2009 | Marcadores: Educação |
Objetivo alcançado
quarta-feira, maio 27, 2009 | Marcadores: Educação |
COMISSÃO ORGANIZADORA DA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCÃÇÃO SE REUNE
A Comissão Organizadora no âmbito do município deverá seguir os procedimentos estabelecidos pela Comissão Organizadora Nacional.
Em todas as etapas da Coferência Municipal, deverá ser buscada a qualidade do debate, garantindo o processo democrático, o respeito a autonomia na relação federativa, a pluralidade, a representatividade dos segmentos sociais, numa visão ampla e sistêmica da educação.
A Conferência Nacional de Educação, em suas etapas municipais ou intermunicipais, estaduais e nacional, terá como tema: Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação que será discutido a partir dos seguintes eixos temáticos e respectivos colóquios:
I - Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar;
II - Papel do Estado na Garantia do Direito à educação: Organização e Regulação da Educação Nacional;
III - Qualidade e Avaliação da Educação Nacional;
IV - Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação;
V - Financiamento da Educação, Gestão Democrática e Fortalecimento Institucional das Escolas e dos Sistemas de Ensino;
VI - Justiça Social e Educação: Inclusão, Diversidade e Promoção da Igualdade Social.
quarta-feira, maio 27, 2009 | Marcadores: Educação |
PROFESSOR DESTAQUE
segunda-feira, maio 25, 2009 | Marcadores: PROFESSORA DESTAQUE | 0 Comments
MOMENTO PEDAGÓGICO
- Oficial - é aquele que se expressa no papel.
- Real - é a apropriação do professor sobre os conteúdos desenvolvidos em sala de aula.
- Oculto - representa aquilo que não está explícito e não consta como conteúdo. Está vinculado ao campo valorativo.
- Nulo - aquilo que não se fala em sala de aula.
O educador tem que ter em mente que ao fazer e pensar currículo, suas atitudes não são neutras. E que não há um modelo para ser seguido. Então porque continuamos reproduzindo? Podemos caminhar em sentido oposto ao imposto?Cada educador deverá encontrar a sua identidade. Dentro da sala de aula quem determina o que deve ou não ser eleito como prioridade é ele. A sala de aula deve ser um espaço aberto tanto às sugestões e críticas quanto a construção e busca pelo novo. Vemos currículo ser confundido como grade curricular, como conteúdos. O currículo é um espaço para que as divergências ocorram, para que a reflexão flua, para que as mudanças precedam.
Finalmente, a intenção deste foi o de inquietar, cutucar o educador para que reflita sobre a sua prática e que a prática curricular possa ser flexível, inovadora, praxiológica.
domingo, maio 24, 2009 | Marcadores: MOMENTO PEDAGÓGICO | 0 Comments
OS JOGOS COMO RECURSOS DE APRENDIZAGEM
A Professora ROSA utiliza os jogos nas suas aulas pois esses possibilitam a produção de uma experiência significativa para as crianças, tanto em termos de conteúdos escolares, como no desenvolvimento de competências e habilidades. As situações-problema com que a criança se depara nos momentos em que está jogando, possibilitam a reflexão e o aperfeiçoamento de esquemas mentais utilizados por ela. Possibilitam um aprofundamento do saber dizer, saber fazer, tomar decisões, correr riscos, antecipar, encontrar razões, enfim, aprender de uma forma significativa e autônoma. Para se pensar em um projeto com jogos, deve-se levar em conta: objetivo, público, materiais, adaptações necessária, tempo disponível, espaço, dinâmica, papel adequado do educador, proximidade com os conteúdos escolares e aspectos metodológicos. É necessário também que, para que se tenha um resultado satisfatório com a utilização dos jogos, haja a devida exploração do material, e a aprendizagem de suas regras por parte do aluno.
Da mesma forma, é fundamental que o educador tenha uma participação significativa neste processo. Ao jogar com a criança, deve discutir com esta sobre as diferentes soluções para vencer o mesmo desafio, bem como a importância da antecipação das jogadas. A antecipação e a organização prévia tanto no jogo como nas atividades escolares, favorece a objetividade e o ganho de tempo, permitindo tomadas de decisões mais qualificadas.
sábado, maio 23, 2009 | Marcadores: Educação |
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FAZ DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS PARA A EJA
“Esses livros tem uma linguagem diferenciada, mais acessível e própria para os estudantes da EJA, que tem uma realidade completamente adversa dos demais alunos. Geralmente eles passam o dia todo trabalhando e estudam à noite”, disse a coordenadora da EJA , CIDINHA
sábado, maio 23, 2009 | Marcadores: Educação |
ANJOS DO RECREIO
Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
sábado, maio 23, 2009 | Marcadores: Educação |