Encerramento das Atividades Esportivas do Contraturno.
Segundo o coordenador Edeilson Gomes, a perspectiva para contraturno do ano de 2010 é de introduzir várias outras modalidades esportivas e educativas para todo o alunado.
sexta-feira, dezembro 11, 2009 | Marcadores: Educação | 0 Comments
Sugestões de sites de leituras para crianças
http://caracol.imaginario.com/estorias/index.html
♥
2. O Pequeno Príncipe (on-line)
http://www.mayrink.g12.br/pp/Cap00.htm
♥
3. Contando História (organizado por Vera Rossi)
http://www.contandohistoria.com/
♥
4. Domínio Público (link para Literatura Infantil)
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp;jsessionid=E3890C67BDC75A019C9462C7AAE1D21C
♥
5. Dobras da Leitura (blog)
http://dobrasdaleitura.blogspot.com/
♥
6. Mitologia (organizado por Solange Firmino)
http://solfirmino.multiply.com/reviews/item/43
♥
7. Divertudo
http://www.divertudo.com.br/historias.htm
♥
quarta-feira, dezembro 09, 2009 | Marcadores: Educação | 0 Comments
Estudantes se preparam para o Enem 2009
7. Leve uma garrafinha d’água e uma barra de cereal ou chocolate. Não leve comida. Marmita não combina com o Enem. Procure não levar salgadinho com aquelas embalagens barulhentas, o que irrita profundamente quem está fazendo a prova do seu lado.
8. Não fique relendo demais as questões, por dois motivos: Pode sobrar pouco tempo para a redação ou então seu cérebro pode dar um nó e você pode duvidar da resposta de uma questão simples.
9. Normalmente, algumas provas e vestibulares tem os números de respostas muito próximos “a”, “b”, “c”, “d” e “e”. Por exemplo, numa prova de 100 questões: 20 respostas são “a”, 22 “b”, 18 “c”, 25 “d” e 15 “e”. Outra dica também é quando você está em dúvida entre a letra “a” e uma outra qualquer, é não chutar na “a”. Pois, normalmente, a letra “a” é onde os examinadores colocam as pegadinhas para que quando lerem, achrem que é a correta e já partir pra próxima questão.
10. Por fim, passe as questões objetivas para o gabarito com atenção. Afinal, não adianta acertar na prova e errar no gabarito.
sexta-feira, dezembro 04, 2009 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Deputado Álvaro Guimarães visita Escola Miguel Matias
O deputado estadual Álvaro Guimarães (PSB) visitou na manhã desta terça-feira 24, a Escola Municipal Miguel Matias em Campo Alegre, atendendo um convite do diretor da Escola professor Luciano Torres. Álvaro pode conhecer o belo trabalho que vem sendo desenvolvido naquela instituição de ensino com idéias pioneiras que vem melhorando o aprendizado dos estudantes que ali estudam.
O deputado elogiou a gestão escolar do professor Luciano e sua equipe de profissionais dizendo que as idéias que já são realizadas na Escola Miguel Matias devem ser levadas a outras instituições de ensino.
terça-feira, novembro 24, 2009 | Marcadores: Educação | 0 Comments
TIME DA MIGUEL VENCE FORA DE CASA
domingo, novembro 22, 2009 | Marcadores: Time da Miguel |
BAÚ DA MIGUEL
Dando sequência as imagens do desfile das escolas em comemoração a emancipação política de Campo Alegre no ano de 1989, temos o então vice-prefeito Álvaro Guimarães discursando para a sociedade presente, temos também uma das maiores representante da classe feminina desse município a Srª Jacira Fidelis e também pai e filho no ofício de assessoria política( Darci Rolim e Denis Rolim).
Comentário do blog: Note que o deputado Alvaro Guimarães precisava de uma cola na hora de discursar (no inicio é assim mesmo), diferentemente de hoje com discursos fortes e centrados nas causas sociais(sem cola). Sim já ia esquecendo o Denis começou ainda menino na função de acessor político.
sexta-feira, novembro 20, 2009 | Marcadores: BAÚ DA MIGUEL | 0 Comments
MENINAS DA MIGUEL DÃO SHOW NA CULMINÂNCIA DO PROJETO "A COR DA CULTURA"
sexta-feira, novembro 20, 2009 | Marcadores: Educação |
PROFESSORES DO PROJETO RONDON VISITAM A MIGUEL
Nesta quinta-feira dia 18 de novembro, a Miguel recebeu a visita de dois professores que fazem parte do projeto RONDON, sendo um de São Paulo e outro de Santa Catarina, acompanhados pela direção da escola e de mais funcionários, os visitantes ficaram impressionados pela organização da rotina escolar desta instituição, tecendo inúmeros elogios. Os mesmos deixaram explicito a vontade de colaborar com o nosso municipio, através de formações que serão ofertadas em janeiro de 2010.
O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população e busca aproximar esses estudantes da realidade do País, além de contribuir, também, para o desenvolvimento das comunidades assistidas.
O Projeto Rondon é realizado em estreita parceria entre diversos Ministérios e o imprescindível apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta, ainda, com a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras Municipais, da União Nacional dos Estudantes, de Organizações Não-Governamentais, de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público e de Organizações da Sociedade Civil.
As atividades realizadas pelos rondonistas, como são chamados os professores e estudantes universitários que participam do Projeto, concentram-se nas áreas de comunicação; cultura; direitos humanos e justiça; educação; meio ambiente; saúde; tecnologia e produção e trabalho.
sexta-feira, novembro 20, 2009 | Marcadores: Educação |
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA TESTE DE ACEITABILIDADE DE MERENDA ESCOLAR
Na Miguel realizou um teste de aceitabilidade da MACARRONADA, onde 200 crianças e adultos experimentaram o delicioso prato.Como não podia ser diferente a experiência foi um sucesso, com um grande índice de aprovação. Algumas crianças repetiram o prato.
sexta-feira, novembro 20, 2009 | Marcadores: Educação |
Senado Federal aprova fim da DRU para a educação
A PEC aprovada acrescenta terceiro parágrafo ao artigo 76 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para reduzir, anualmente, a partir do exercício de 2009, o percentual da Desvinculação de Receitas da União incidente sobre os recursos destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino, de que trata o artigo 212 da Constituição Federal. A revinculação dos recursos passa a contar retroativa a janeiro. Com o fim da DRU para a educação, o MEC passará a contar com cerca de R$ 9 bilhões a mais por ano em seu orçamento. A redução será gradativa ao longo de três anos, até sua extinção total em 2011.
A DRU retirava 20% dos recursos destinados à educação, provenientes de arrecadação de tributos e contribuições federais. Com a aprovação do texto, em 2009 e 2010 serão descontados 12,5% e 5%, respectivamente. Em 2011, não haverá mais a incidência da DRU na educação.
A obrigatoriedade do ensino dos quatro aos 17 anos de idade tem prazo até 2016 para ser implementado.
terça-feira, novembro 10, 2009 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Educação aprova 14º salário para professores de escolas com bom desempenho
Para o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, a proposta é “complicada” porque beneficia alguns professores e não garante o direito a todos. “Premiar por mérito é ruim para a educação, isso precisa ser muito bem pensado”, explica.
Segundo Leão, o projeto não leva em conta as condições de trabalho do professor e da própria escola, fatores que influenciam no desempenho do aluno. “Muitos docentes trabalham em colégios que ficam em regiões difíceis que não permitem que o Ideb seja alto. O melhor prêmio é uma carreira com critérios claros e democráticos de evolução”, acrescenta.
Pelo PLS 319/08, o pagamento do benefício deverá ser realizado até o final do semestre subsequente ao da publicação do resultado da avaliação do Ideb. O índice foi criado em 2005 pelo MEC e avalia a qualidade do ensino público a partir do desempenho dos alunos na Prova Brasil e das taxas de aprovação. Escolas, municípios e estados ganham uma nota, em uma escala que vai de zero a dez. A média nacional em 2007 foi de 4,2 pontos para os anos iniciais do ensino fundamental. O novo Ideb será divulgado no ano que vem.
A matéria segue agora para exame e votação na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em decisão terminativa.
(10/11/09 - CNTE com informações da Agência Brasil)
terça-feira, novembro 10, 2009 | Marcadores: INFORMAÇÕES |
MOMENTO PEDAGÓGICO
1. Como podemos identificar os casos de violência entre pares?
Por meio da observação e da discussão sobre o comportamento individual dos alunos, os professores podem identificar os alvos e os agressores. As vítimas são alunos frágeis, que se sentem desiguais ou prejudicados, e que dificilmente pedem ajuda. Eles podem demonstrar desinteresse, medo ou falta de vontade de ir a escola, apresentar alterações no rendimento escolar, dispersão ou notas baixas. Além disso, podem ter sintomas de depressão, perda de sono e pesadelos. Normalmente recebem apelidos, são ofendidos, humilhados, discriminados, excluídos, perseguidos, agredidos, e podem ter seus pertences roubados ou quebrados.
Os agressores geralmente acham que todos devem fazer suas vontades, e que foram acostumados, por uma educação equivocada, a ser o centro das atenções. São crianças inseguras, que sofrem ou sofreram algum tipo de agressão por parte de adultos. Na realidade, eles repetem um comportamento aprendido de autoridade e de pressão. Tanto as vítimas, quanto os agressores, necessitam de auxílio e de orientação. Os demais alunos são os observadores da violência. Eles convivem com ela e se calam ou são ignorados em suas observações por pais e professores. Temem tornarem-se alvos, e podem sentir-se incomodados e inseguros.
2. Saiba o que fazer
Para se refletir sobre o bullying, é essencial promover a orientação, a conscientização e a discussão a respeito do assunto. Nem toda briga ou discussão deve ser rotulada como bullying, para não cairmos no extremo oposto da tolerância zero, que não vai permitir a estas crianças e jovens que estão em fase de desenvolvimento que aprendam a viver harmoniosamente em grupo. A diferença entre um comportamento aceito e um abuso às vezes é muito tênue, e cada caso deve ser observado e analisado segundo sua constância e gravidade.
Os alunos devem criar regras de convivência e discuti-las com a equipe pedagógica, buscando soluções e respeitando as diferenças de cada um. Os pais devem ser ouvidos e orientados a colocar limites claros de convivência, e ajudar sempre que souberem de algum problema sem aumentar ou diminuir a informação recebida.
Quando identificados um autor e uma vítima, ambos devem ser orientados. Seus pais devem ser alertados e estar cientes que seus filhos, agressor ou agredido, precisam de ajuda especializada. O comportamento dos pais diante deste comunicado é muito importante: não se deve cobrar o revide, nem intimidar ou agredir. Este é um momento de aprendizado para todos, e mostrar como se controlar, manter a calma e evitar comportamentos de violência é imprescindível
3. Considerações finais
O bullying acontece entre jovens e crianças de todas as classes sociais, e não está restrito a nenhum tipo determinado de escola. Por violência entre pares entende-se maus-tratos, opressão, intimidação e ameaças que ocorrem de forma intencional e repetida. Isso inclui gozações, apelidos maldosos e xingamentos que magoam profundamente a criança e podem causar sérios prejuízos emocionais, como perda de auto-estima e exclusão social. Mas precisamos tomar cuidado para não patologizarmos os casos de violência entre pares. Temos observado em nossa pesquisa que, esporadicamente, algumas crianças fazem brincadeiras inofensivas e se utilizam de palavras e de comportamentos não adequados durante suas brincadeiras, e isto nem sempre pode ser caracterizado como bullying. É preciso avaliarmos a intensidade e o significado dessas atitudes. A observação constante e a parceria entre escola e família são cruciais para a possível eliminação de tais comportamentos.
Rosana Maria César del Picchia de Araujo Nogueira
segunda-feira, novembro 09, 2009 | Marcadores: MOMENTO PEDAGÓGICO |
REFORMA ORTOGRÁFICA
Sim, podemos dizer adeus ao trema! Este é totalmente suprimido de palavras portuguesas, bem como das aportuguesadas.
Lembremo-nos sempre de que o trema não é um acento e sim um sinal gráfico, apesar de estar na sequência da acentuação no acordo ortográfico. Este sinal é chamado de diérese, que significa a separação de duas vogais adjacentes em sílabas diferentes.
Assim sendo, palavras que normalmente eram grafadas com o trema, como: lingüiça, tranqüilo, lingüística, bilíngüe, freqüentar, cinqüenta, agüenta, etc. não possuem mais o trema.
Essa nova regra justificou-se no fato de que há ditongos na língua que não precisam do trema para indicar a quem lê o fato do “u” ter que ser pronunciado ou não, como em: língua e quente. No primeiro caso, sabe-se que o “u” deve ser pronunciado e no segundo não. Este fato não tem a ver com grafia e sim com fonética, ou seja, com o modo de dizer e não com o de escrever, tornando o trema desnecessário. Assim, por que continuaríamos sinalizando lingüiça, por exemplo?
A supressão deste sinal afeta diretamente o Brasil, uma vez que os outros países que tem o português como idioma oficial não o utiliza.
Abaixo o trema, viva a independência do ditongo!
Uma observação a se fazer, como nos foi sugerido, é que o trema continua apenas em nomes próprios e seus derivados: Müller, mülleriano, Bündchen, Hübner, hübneriano, e assim por diante.
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola
segunda-feira, novembro 09, 2009 | Marcadores: REFORMA ORTOGRÁFICA |
BAÚ DA MIGUEL
Comentário do blog. Mais uma vez o que mais chama atenção, é que o tempo deixou o grupo mais bonito, é verdade repare que o coordenador Nelson Ferreira Basto, parece está mais novo hoje do que na foto. Eita já ia esquecendo de comentar o torpete do coordenador e a cintura de pilão da coordenadora da Miguel.
segunda-feira, novembro 09, 2009 | Marcadores: BAÚ DA MIGUEL |
MIGUEL E MINEIRO PROTAGONIZARAM UMA PARTIDA ELETRIZANTE
A bola mal começou a rolar e o time da Miguel, embalado , partiu para o ataque e já teve o primeiro chute ao gol, com o estreante Edilson. Durante todo o primeiro tempo o time da casa mostrou superioridade, o jogo foi marcado pela raça de ambos os times, sem falar nos gols merecedores de placas, foi assim que nasceu o terceiro gol da Miguel, em uma arrancada fabulosa, com dribles desconcertantes o atleta Peu realiza o momento mais bonito da partida onde serve o jogador Edilson. O jogo foi muito equilibrado e mesmo jogando contra profissionais do futebol , o time não se intimidou e teve as melhores oportunidades de gol .Terminando o primeiro tempo com o seguinte placar: Escola Miguel Matias 4 x 2 Mineiro .
ESCOLA MIGUEL MATIAS 5 X 5 FAZENDA MINEIRO
segunda-feira, novembro 09, 2009 | Marcadores: Time da Miguel |