Imagens da III Amostra Arte Cultural de Campo Alegre
segunda-feira, agosto 30, 2010 | Marcadores: Cultura | 0 Comments
CAMPO DE AREIA GANHA REFLETORES
sábado, agosto 28, 2010 | Marcadores: COMEMORAÇÕES | 0 Comments
POESIA DE ALUNA É SELECIONADA PARA REPRESENTAR A MIGUEL
sábado, agosto 28, 2010 | Marcadores: INFORMAÇÕES |
3ª edição da Amostra Arte Cultural de Campo Alegre
A III Amostra Arte Cultural de Campo Alegre contará com apresentações culturais, exposição do artesanato e da arte local e ainda shows de artistas locais.
Entre as apresentações destaque para a Banda Fanfarra do município e a Banda Filarmônica que estarão se apresentando na abertura e no encerramento do projeto.
O evento é uma realização da Secretaria Municipal de agroindústria e comércio, em parceria com a Secretária Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de educação e outras secretarias municipais e com todo apoio da Prefeitura Municipal de Campo Alegre ADM: Unidos Para Crescer.
sexta-feira, agosto 27, 2010 | Marcadores: Cultura | 0 Comments
Brasileiros apontam a educação como o caminho para o desenvolvimento do País
De acordo com a sondagem, 61% da população concordam que a baixa qualidade da educação prejudicará o crescimento da economia. Outros 83% concordam totalmente, ou em parte, que a renda de uma pessoa será maior quanto mais anos de educação ela tiver. E ainda para os brasileiros, 72% acham que o Brasil precisa oferecer mais cursos de nível médio que também ofereçam cursos profissionalizantes.
Entre as questões levantadas na pesquisa estão pontos importantes, como a qualidade do ensino público, a capacidade pedagógica dos professores, a necessidade de investimento na profissionalização dos alunos, a privatização das universidades públicas e até o conteúdo programático vigente nos colégios hoje.
Escolas Públicas
O ensino particular foi considerado melhor que o ensino público em todos os níveis (fundamental, médio e superior). Para 40% dos entrevistados, nenhum dos níveis de educação pública “prepara bem” os alunos para o próximo nível ou para o mercado de trabalho. A maioria dos entrevistados também considera que “a escola cumpre cada vez menos o seu papel de ensinar disciplinas essenciais, como Português e Matemática”.
Outro problema apontado pelas pessoas ouvidas na pesquisa diz respeito ao quesito segurança: em uma escala de 0 a 10, a nota média da segurança nas escolas de educação fundamental foi 5,4 e a nas escolas do ensino médio foi é 5,5.
Já os professores foram bem avaliados de um modo geral. No caso da educação fundamental, as médias variam de 6,8 a 7,3, e para o ensino médio, de 6,7 a 7,3. Em ambos os casos a maior nota refere-se ao preparo e conhecimento das matérias dadas em sala de aula.
Entre os entrevistados, 82% concordam totalmente que “a participação dos pais é muito importante para o desempenho escolar dos alunos.
Pesquisa
Para chegar a essas conclusões, foram consultadas 2.002 pessoas, com idade entre 16 e 70 anos, de 140 municípios brasileiros. Apenas os Estados do Acre, do Amapá e de Roraima não foram visitados. O grau de instrução dos entrevistados variou entre a 4ª série do ensino fundamental e o ensino superior. A pesquisa foi conduzida por meio de um questionário aplicado entre os dias 18 e 21 de junho. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro estimada é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.
Com informações da Revista Veja e do Portal Criança.PB
sexta-feira, agosto 27, 2010 | Marcadores: INFORMAÇÕES |
CULTIVANDO VIDAS
O coordenador do Projeto Mais saber,Professor Edeilson Gomes(PIU) afirma que a horta orgânica é extremamente importante para o processo de aprendizado dos estudantes. “Os alunos aprendem a preparar a terra para o plantio e veem de perto como ocorre a germinação e o crescimento das plantas até que estejam prontas para o consumo. Os alimentos que cultivam são utilizados na merenda escolar e as crianças ficam entusiasmadas quando consomem o que elas plantaram”, ressaltou. O excedente da produção é doado para os alunos envolvidos com o projeto.
quarta-feira, agosto 25, 2010 | Marcadores: Educação | 0 Comments
AULAS DE INFORMÁTICA NO CONTRATURNO
A Escola miguel Matias tem propiciado ao seu alunado momentos reais de aprendizagem, um dos destaques são as aulas de informática, o trabalho de socialização de informática na Miguel é conduzido pelo competentissímo Professor Antônio Matias, que de forma carinhosa transmite esses conhecimentos contemporâneos.
Diminuir a exposição de crianças e adolescentes a situações de risco social, além de contribuir com a formação escolar, profissional, de cultura e cidadania dos estudantes. Estes são os principais objetivos das atividades de contraturno escolar, que estão sendo cada vez mais difundidas entre instituições de ensino públicas e privadas do País.
As atividades de contraturno, como o próprio nome diz, são promovidas no período em que o estudante não está no colégio. Por exemplo, se uma criança ou adolescente freqüenta a escola no período da manhã, desenvolve atividades de contraturno no período da tarde. Estas geralmente estão ligadas principalmente a reforço escolar, artes, lazer, informática, esportes e outras áreas com foco pedagógico.
Se o contraturno propicia uma série de vantagens as crianças, seus benefícios também são sentido pelos pais, familiares e responsáveis pelos mesmos. A eles, as atividades geralmente garantem tranqüilidade, fazendo com que possam deixar suas casas e enfrentar suas jornadas de trabalho sossegados, sabendo onde estão e a que estão se dedicando suas crianças e adolescentes.
quarta-feira, agosto 25, 2010 | Marcadores: Educação |
MIGUEL RECEBE VISITA DO CAE
Apesar do bom desempenho a sempre a necessidade de melhorias de acordo com o CAE.
O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Campo Alegre vem atuando no sentido de fiscalizar e acompanhar a aplicação dos recursos provenientes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O objetivo do programa é atender às necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis.
quarta-feira, agosto 25, 2010 | Marcadores: Educação |
HINO NACIONAL ILUSTRADO
VOCABULÁRIO
O significado do Hino Nacional se enriquece quando o sentido das
estrofes e das palavras é bem compreendido.
Seguem alguns vocábulos, que não estão em ordem alfabética, mas
sim, na seqüência e no contexto do Hino Nacional.
Plácidas : tranqüilas, calmas
Brado : grito
Retumbante : que ecoa, vibrante
Fúlgidos : luz intensa
Penhor : garantia
Idolatrada : muito amada , respeitada
Vívido : cheio de vida
Límpido : limpo, claro
Cruzeiro : constelação do Cruzeiro do Sul
Resplandece : brilha
Impávido: destemido
Colosso : gigante
Esplêndido: maravilhoso , admirável
Fulguras : brilhas
Florão : enfeite, ornamento, jóia
Garrida : vistosa, alegre
Risonhos : alegres
Lábaro : bandeira
Ostentas : mostra
Louro : amarelo
Flâmula: bandeira
Clava : pau usado como arma
LEI 5700, DE 1º DE SETEMBRO DE 1971
SEÇÃO II
DO HINO NACIONAL
Art. 24 A execução do Hino Nacional obedecerá às seguintes prescrições :
I. Será sempre executado em andamento metronômico de uma semínima
igual a 120 (cento e vinte ).
II. É obrigatória a tonalidade de si bemol para a execução instrumental
simples.
III. Far-se-á o canto sempre uníssono.
IV. Nos casos de simples execução instrumental, tocar-se-á a música
integralmente, mas sem repetição: nos casos de execução vocal, serão
sempre cantadas as duas partes do poema.
V. Nas continências ao Presidente da República, para fins exclusivos do
Cerimonial Militar, serão executados apenas a introdução e os acordes
finais, conforme a regulamentação específica.
Art. 25 Será o Hino Nacional executado:
I. Em continência à Bandeira Nacional e ao Presidente da República, ao
Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal, quando
incorporados e nos demais casos expressamente determinados pelos
regulamentos de continência ou cerimônias de cortesia internacional.
II. Na ocasião do hasteamento da Bandeira Nacional previsto no parágrafo
único do artigo 14.
24 § 1º- A execução será instrumental ou vocal de acordo com o cerimonial
previsto em cada caso.
§ 2º- É vedada a execução do Hino Nacional em continência, fora dos casos
previstos no presente artigo.
§ 3º- Será facultativa, a execução do Hino Nacional na abertura de sessões
cívicas, nas cerimônias religiosas a que se associe sentido patriótico, no início
ou no encerramento das transmissões diárias das emissoras de rádio e
televisão, bem assim para exprimir regozijo público em ocasiões festivas.
§ 4º- Nas cerimônias que se tenha de executar um Hino Nacional Estrangeiro,
este deve, por cortesia, preceder o Hino Nacional Brasileiro.
5.700, de 1º de setembro de 1971.
descoberta e os militares em continência, prestada segundo os regulamentos a
que estiverem sujeitos. Quem não estiver cantando, deve conservar-se em
silêncio. Nenhuma outra forma de saudação é permitida em tal circunstância.
Art. 34 - É também proibida a execução do Hino em qualquer outro arranjo vocal que não
a do maestro Alberto Nepomuceno ( 1864 - 1920 ) , ou em arranjo instrumental
não autorizado pelo Presidente da República.
Art. 39 - É obrigatório o ensino do canto e da interpretação da letra do Hino Nacional
em todas as escolas , públicas ou particulares, de primeiro e de segundo graus.
Art. 40 - Ninguém poderá ser admitido em cargo público sem conhecer o Hino Nacional.
quarta-feira, agosto 25, 2010 | Marcadores: Cultura |
Crescem as ações de mobilização pela educação no País
Nas 16 oficinas desenvolvidas este ano, foram capacitados 1.070 novos mobilizadores de 231 municípios. Foram promovidos também eventos para lançamento do plano de mobilização e criação de comitês de mobilização, a maioria deles organizada pelas secretarias municipais de educação. Eles contaram com a participação de prefeitos, vereadores, promotores, secretários municipais de outras áreas, lideranças locais, educadores e famílias.
Abrangência
Se forem computadas todas as apresentações feitas diretamente pela equipe da mobilização e pela rede de mobilizadores, mais de 300 mil pessoas ouviram sobre o Plano de Mobilização e os principais programas de apoio à educação básica, entre outras informações. Essas pessoas tomaram conhecimento, também, sobre como acessar as informações disponíveis nos sistemas sobre os resultados educacionais e as metas a serem perseguidas pelas escolas, municípios e estados.
Tanto as oficinas como os eventos de lançamento da mobilização têm sido oportunidades fantásticas para que a sociedade discuta sobre sua responsabilidade e o papel de cada cidadão na busca pela melhoria da qualidade da educação no país. Famílias têm sido incentivadas a fazer sua parte, participando mais ativamente da vida escolar de seus filhos.
Um outro ponto que chama a atenção é o crescente envolvimento de prefeitos com o tema educação. Em seus pronunciamentos durante esses eventos, eles têm citado sua preocupação em melhorar os indicadores educacionais do município, apontando a implantação de programas como o Proinfância, os IFETs, o Caminho da Escola, o Proinfo, o PDE Escola. Com isso, os habitantes desses municípios acabam se inteirando do que seus dirigentes têm feito na educação, detalhes antes restritos às equipes de gestores municipais da educação.
O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) entrou definitivamente na agenda política local, embora muitos prefeitos não saibam dizer com precisão qual é o índice do município. Os professores, em sua maioria, não conhecem o Ideb de suas escolas, um ponto que precisa ser alvo da atenção dos mobilizadores. O PAR também é pouco conhecido e merece uma divulgação maior nas ações dos mobilizadores, já que é um compromisso do município para melhorar a educação local.
Com informações do Blog da Mobilização
segunda-feira, agosto 23, 2010 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments