Comemorações em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil (18/Abril) realizadas no dia 28 de abril de 2011
Com o objetivo de incentivar a leitura dentro do universo Infantil e Infanto-juvenil, realizamos no dia 28 e 29 de Abril atividades com, e para, os alunos da nossa escola em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil. As turmas de 5º ano apresentaram um Sarau de Poesias, as turmas de 4º ano apresentaram histórias infantis com teatro de fantoches, já as turmas de 3º ano receberam convidados especiais, como Professora Aristéia, Professora Eluzenita, Professor Talvanes, Professora Vera com alunos surdos (representando a Educação Especial) e o Conselheiro Tutelar Arquelino César para ler, contar e dramatizar Histórias Infantis...
As atividades realizadas foram muito bem preparadas, as crianças gostaram muito de assistir e participar e com certeza, motivadas a ler e conhecer muitas outras histórias.
Parabéns a todos os Professores e Convidados deste evento. 
Turno Matutino
1.   Sarau de poesias para as turmas de 5º ano.
1.1    Turma “A” – Professora Jane Cleide
Poesia “Amanhecer” de Ivone Boechat, recitada por Vitória e Lucimara;
Poesia “Os namorados” de Elcio José de Moraes, recitada por Liliane e Emerson;
1.2    Turma “B” – Professora Dene
Poesia “Convite” de José Paulo Paes, recitada por um grupo de 20 alunos: Aline, Alene, Ana Beatriz, Armando, Cicero, Daniel Vitor, Daniel Moreira, Davi, Eduarda, Ezequiel, Graziele, Iwilly, Josuel, Juciara, Luana, Morgan, Tatiane, Thayrones, Wedja e Weverton. 
1.3    Turma “C” – Professora Luciene
Poesia “Cidadezinha” de Mário Quintana, recitada por Jefferson Marques;
Poesia “O Livro” de Elias José, recitada por Ana Carolina, Ane Carolina, Tayná, Vitor Mateus e Wellisson Mateus;
1.4    Turma “D” – Professor Fernandes
Poesia “Canção do Exílio” de Gonçalves Dias, recitada por Geoverlan;
1.5    Turma “E” – Professora Rosilene
Poesia “As Marias do meu lugar” de Carlos Victor Dantas Araújo (Finalista da Olimpíada de Língua Portuguesa 2008, recitada por José Ítalo e Wellisson;
2.   Teatro de Fantoches para as turmas dos 4ºs anos. Profªs Lucineide, Maria José e Valderez
Única apresentação com alunos das três turmas são eles: Carlos, Caroline, Clara, Daniele, Flávia, Lucas, Orlando, Rafael e Rafaela;
Turno Vespertino 
1.   Sarau de poesias para as turmas dos 5ºs anos.
1.1    Turma “E” Professora Patrícia
Apresentação de uma Literatura de Cordel intitulada de “Coco Verde Melancia” do autor Ricardo Azevedo, com os alunos Alane, Eleilson, Kelven, Leandro, Marcondes e Vanessa 
Poesia “Rua dos Cataventos” de Mario Quintana, recitada por Mayara;
1.2    Turma “D” Professor Héliton
Poesia “Iara”, recitada por Emerson;
Poesia “Poema do Tempo” de Ricardo Azevedo, recitada por Felipe Bispo;
Poesia “Limão Doce”, recitada por Darlan;
Quadrinhas Populares, recitada por Lucas;
1.3    Turma “C” Professor Maurício
Poesia “A mulher e a casa” de autor não identificado, recitada por Júlio César;
Poesia “Amigo” de Betina Marinho, recitada por Camila;
Poesia “Amor em paz” de Vinícius de Morais, recitada por Natália;
1.4    Turma “B” – Poesias que são produções dos alunos desta turma; Professora Maridelma
Poesia “O índio luta pela natureza” de Denilson Avelino dos Santos, recitada por ele;
Poesia “O índio lutador” de Erico Jerônimo da Silva, recitada por ele;
Poesia “O amor do índio” de Vanessa Marcelino Vieira e Wanessa Santana dos Santos, recitada por Juliana da Silva de Brito;
1.5    Turma “A” Professora Cícera
Poesia “O buraco do tatu” de Sérgio Caparelli, recitada por Adryan, Ayane, Daniele, Erica, Felipe, João Victor, Laís, Melissa e Mikael;
2.   Teatro de Fantoches para as turmas dos 4ºs anos. 
2.1 “Chapeuzinho Vermelho” apresentada por alunos da Turma “A”: Carla, Caroline, Eduardo, Guilherme, Lígia. Professora Claudineide
2.1 “Coxinha e Doquinha em O Meio Ambiente” apresentada por alunos das Turmas “B” e “C”: Adenilson, Igor, Jordan e Tiago.  Profªs Ana Cleide e Luciene
Faixas
Abertura - Dança
 Fantoches
Lê pra mim 
Sarau - Poesias - Turno Matutino 
Sarau - Poesias - Turno Vespertino
5º ano “B” – Professora Dene
A turma da Professora Dene além de ensaiar bastante para o Recital de Poesias (que aconteceu no dia 28 de Abril em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil) ajudou bastante a professora confeccionando as becas para que todos estejam padronizados. Parabéns aos alunos e a professora pela iniciativa.
quarta-feira, maio 04, 2011 | Marcadores: Cultura, Educação | 1 Comments
Senado aumenta carga horária de 800 horas para 960 horas nos ensinos infantil, fundamental e médio
A Comissão de Educação do Senado aprovou, hoje (3), projeto de lei que aumenta de 800 para 960 horas anuais a carga horária mínima para os ensinos infantil, fundamental e médio. Como foi aprovado em caráter terminativo, a matéria segue, agora, à apreciação da Câmara dos Deputados. Essas 960 horas, pelo projeto, serão distribuídas pelo período de 200 dias do ano letivo, excluindo os dias destinados aos exames finais, quando houver.
Emenda incluída pelo relator do projeto, deputado Cyro Miranda (PSDB-GO), determinou que as mudanças no calendário escolar só entrarão em vigor dois anos após a publicação da lei no Diário Oficial da União. Ou seja, se a lei for aprovada pelo Senado e sancionada pela presidenta Dilma Rousseff ainda este ano, a nova carga horária só entraria em vigor em 1º de janeiro de 2013.
Também foi aprovado pela comissão, em caráter terminativo, o projeto de lei que aumenta de 75% para 80% a frequência mínima para a aprovação de estudantes no ensino fundamental. A proposta esclarece que, no caso de afastamento do estudante da sala de aula por motivo de saúde, o atestado médico apresentado garantirá o direito de fazer provas em segunda chamada, "mas não abona as faltas que lhe foram imputadas".
UOL 
Governo lança programa de educação profissional que deverá beneficiar 8 milhões de brasileiros
A presidenta da República, Dilma Rousseff, e o ministro da Educação,  Fernando Haddad, lançaram nesta semana o Programa Nacional de Acesso ao  Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que tem como meta oferecer 8  milhões de vagas, até 2014, na educação profissional para estudantes do  ensino médio e trabalhadores que necessitam de qualificação. Com a  iniciativa , Dilma espera reduzir um problema crônico para o crescimento  dos serviços e da indústria nacional: a falta de mão de obra  especializada.
“Temos pela frente a perspectiva de um rigoroso processo de  desenvolvimento econômico e precisamos de mão de obra qualificada para  manter esse crescimento sustentável. O Pronatec funcionará como uma  espécie de “guarda-chuva”, unindo e financiando programas vinculados à  educação profissional”, destacou a presidenta.
Para alcançar esse objetivo, o governo pretende investir cerca de R$ 1  bilhão, sendo R$ 700 milhões para a concessão de 3,5 milhões de bolsas  de estudo para formação de estudantes e trabalhadores; e R$ 300 milhões  para financiamento estudantil, por meio do Fies, com os mesmos juros  praticados para os cursos superiores – de 3,4% ao ano.
Entre as ações previstas no projeto está também a construção de mais  200 escolas técnicas até 2014. Somadas às 140 existentes até 2002 e às  214 inauguradas na gestão Lula, em quatro anos serão 554 unidades.  Segundo Haddad, 81 novas escolas já estão em construção e deverão ser  entregues até o início do ano que vem.
As vagas serão oferecidas por instituições públicas e privadas e pelo  Sistema S (Sesi, Senai, Sesc e Senac), em cursos presenciais e à  distância. “Pretendemos ampliar a expansão da rede de escolas técnicas  da federação, aportando recursos do BNDES para que possam antecipar o  plano de investimento. Aquilo que seria feito em dez anos, vamos ampliar  e dobrar a capacidade”, disse o ministro.
Benefício aos trabalhadores
Assim como os alunos do ensino médio, o programa vai beneficiar  também os trabalhadores interessados em qualificação profissional. Os  empresários que desejem oferecer capacitação aos seus empregados, por  exemplo, terão acesso às linhas de financiamento do Fies com os baixos  juros praticados pelo fundo.
Outra novidade é a conexão entre a concessão de bolsas do Pronatec e o  seguro desemprego. Pelo projeto encaminhado ao Congresso, os  trabalhadores reincidentes no pedido de auxílio desemprego serão  prioritários para a concessão de bolsas do Pronatec.
Desse modo, trabalhadores reincidentes no seguro-desemprego serão  recrutados para participar de cursos profissionalizantes em instituições  públicas ou do Sistema S. Eles serão orientados sobre o tipo de curso e  a área em que podem se capacitar. Após a matrícula, a frequência do  aluno será controlada e ele só receberá o seguro-desemprego se  comparecer às aulas.
Estudos mostram que hoje, para cada R$ 100 gastos com o  seguro-desemprego, o governo federal usa apenas R$ 1 em programas de  qualificação de mão de obra. Nos Estados Unidos, para cada US$ 100  gastos com os benefícios aos desempregados, o governo de Barack Obama  investiu US$ 11,25 em qualificação no ano passado. A partir das ações do  Pronatec, o governo brasileiro espera mudar esse cenário no País.
O Pronatec também pretende atingir os beneficiários do Bolsa Família,  que vão ser selecionados pelo Ministério de Desenvolvimento Social e  Combate à Fome (MDS) para cursos de formação em diferentes níveis, a  partir da oferta disponível em cada município. Os cursos poderão ser  voltados à alfabetização de adultos ou ao aperfeiçoamento profissional.
Alternativa de qualificação
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2008  demonstram que apenas 25,5% da população de jovens de 18 a 24 anos  alcançam o ensino superior. Os cursos técnicos de nível médio despontam,  portanto, como alternativa de qualificação e inserção no mercado de  trabalho para mais de 74% desse contingente
Estudo recente da Fundação Getúlio Vargas (FGV) demonstrou que ter  formação profissional aumenta em 48% as chances de um indivíduo em idade  ativa ingressar no mercado de trabalho. O estudo A educação  profissional e você no mercado de trabalho também constatou que os  salários daqueles que têm um curso profissionalizante são até 12,94%  mais altos e é de 38% a probabilidade de se conseguir um trabalho com  carteira assinada, em confronto com candidatos com escolaridade  inferior.
A pesquisa da FGV reforça um estudo anterior, feito pelo MEC, com  estudantes egressos da rede federal de educação profissional. O  levantamento, divulgado em 2008, demonstrou a empregabilidade de 72% dos  técnicos de nível médio formados de 2003 a 2007 pelos institutos  federais.
Falta mão de obra
Segundo levantamento realizado pela Confederação Nacional da  Indústria (CNI) com 1,6 mil empresas, sete em cada dez empresários  sofrem com a falta de qualificação profissional. Do total de empresas  consultadas, 94% afirmaram que o déficit de mão de obra é maior na área  de produção. Ou seja, mais que os cargos especializados, como chefia e  gerência, a principal reclamação vem da falta de pessoal para o “chão”  da fábrica. O equivalente a 82% das indústrias afirmaram, também, ter  problemas para encontrar técnicos.
Outro setor que demanda atenção é o da construção civil. Com o volume  atual de obras em andamento no país, é necessária, segundo cálculos do  Ministério do Trabalho e Emprego, a formação de 500 mil profissionais. A  situação é resultado do pouco investimento dedicado a essa questão nos  últimos anos e, que vem sendo ampliada, em função do crescimento do  setor. Os dados de cursos de qualificação realizados pelo ministério  apontam que o governo executou 628 mil treinamentos em construção civil  entre 2005 e 2010. Nesse período, o investimento total aplicado nesses  treinamentos atingiu R$ 337,2 milhões. O pico foi atingido em 2008  quando 141 mil vagas foram preenchidas, com custo de R$ 89 milhões. De  lá para cá, porém, o volume anual de cursos oferecidos caiu. Em 2009, o  número de aulas foi reduzido para 94 mil. Em 2010, foram apenas 60 mil.
Fonte: Blog Educação
segunda-feira, maio 02, 2011 | Marcadores: Educação, INFORMAÇÕES |
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