MiniCom lança projeto de cidades digitais
- Redação
- Tele Síntese
terça-feira, agosto 23, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Livros didáticos que serão distribuídos às escolas públicas custaram R$ 1,1 bilhão
O custo total da aquisição foi R$ 1,1 bilhão – a maior compra de livros já feita pelo órgão, que é uma autarquia do MEC (Ministério da Educação).
As redes de ensino começam a receber as obras em outubro. A entrega vai até fevereiro de 2012.
Para o próximo ano, o PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) adquiriu livros para todas as disciplinas do ensino médio, além de 70 milhões de exemplares de reposição para o ensino fundamental.
É o primeiro ano em que os alunos do ensino médio vão receber livros de espanhol, inglês, filosofia e sociologia.
Cada obra deve ser usada durante três anos consecutivos. Ao todo, foram adquiridos 2.108 títulos diferentes.
Vinte e quatro editoras tiveram obras selecionadas. O material é apresentado a comissões de especialistas das universidades federais que selecionam as obras a partir de critérios estabelecidos pelo programa, como, por exemplo, a coerência com o currículo escolar.
Em seguida, as escolas recebem um guia do livro didático com os títulos disponíveis e escolhem as obras que querem receber. A partir desse levantamento é que os títulos são adquiridos.
O valor de cada exemplar adquirido para 2012 variou entre R$ 5,45 e R$ 28,94. O preço varia de acordo com o número de páginas da obra e a quantidade de exemplares encomendados.
A Editora Ática será a maior fornecedora do PNLD 2012, com 33 mil exemplares, ao custo de R$ 194 milhões. Em seguida, aparecem as editoras Saraiva, que receberá R$ 205 milhões por 30,8 mil exemplares, e Moderna, com 30,6 mil publicações ao custo de R$ 220 milhões.
As menores fornecedoras são as editoras Fapi e Aymará, com 5 mil e 1,4 mil exemplares, respectivamente.
Rafael Torino, diretor de Ações Educacionais do FNDE, disse que mesmo no caso do livro com preço mais alto, ainda é menor que aquele que o consumidor compra na livraria.
- É o ganho de escala que o FNDE tem. Além de ser uma compra direta com a logística otimizada, o livro chega à escola sem nenhum intermediário. Não há custo com vendedor ou outros custos que estão envolvidos no mercado livreiro quando a obra vai para o consumidor comum.
Para receber as obras, é necessária a adesão das escolas ao Programa Nacional do Livro Didático – até 2009, a entrega dos livros era feita a todas as redes de ensino, ainda que não houvesse solicitação formal. Atualmente, todos os estados e 97% dos municípios estão inscritos no programa.
por R7
segunda-feira, agosto 22, 2011 | Marcadores: Educação, INFORMAÇÕES | 0 Comments
Secretaria e Ministério Público se unem pela educação de Alagoas
sexta-feira, agosto 19, 2011 | Marcadores: Educação, INFORMAÇÕES | 0 Comments
Sugestão de Atividade com o Jornal: Folclore
Os personagens principais são: O Curupira, que é uma espécie de líder; o Saci, que todo mundo conhece; a Caipora, que na minha versão tem como característica principal a força física; o Lobisomem, que é meio avoado; a Mula-sem-cabeça, que não tem cabeça mas é esperta e o Boitatá, que todo mundo pensa que é um boi mas na verdade é uma cobra. Outros mitos conhecidos também aparecem.
Esse trabalho, além de ser meu trabalho de faculdade, também é uma homenagem aos mitos que fazem parte do imagináio do povo brasileiro. O uso desse trabalho para fins didáticos (imprimir pra usar em saula de aula, etc.) é livre. Só peço que me creditem o trabalho.
Prazo para preenchimento do Censo Escolar é prorrogado para até 19 de agosto
quarta-feira, agosto 17, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Professores anunciam paralisação por piso, carreira e PNE
Os professores se queixam de que o piso salarial nacional, aprovado em julho de 2006 e que foi uma conquista para milhões de educadores e estudantes brasileiros, tem trazido preocupação, pois muitos prefeitos e governadores insistem em não cumprir o que está na lei e pagar valores abaixo do estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC), que é de R$1.187,08. A CNTE afirma que o valor correto é de R$ 1.597,87.
A Lei do Piso é clara e afirma que o Piso é vencimento inicial, sem acréscimo de gratificações, e é destinado para uma carga horária de 40 horas semanais. Os valores para uma carga horária inferior devem seguir esta média, ou seja, quem trabalha 20 horas semanais tem que receber R$593,54 sem as gratificações.
A CNE mostra as diferenças salariais nas cinco regiões do país, o que demostram o descaso dos gestores públicos com a educação:
Região norte
Reconhecida como a região que mais atrai os profissionais da educação por pagar bons salários, dos sete estados que compõem a região norte, quatro não respeitam a Lei do Piso, de acordo com a tabela da CNTE: Pará, Amapá Rondônia e Tocantins. O caso de Rondônia é o mais grave, onde os professores com ensino médio que trabalham 40 horas semanais recebem, sem as gratificações, R$943,21.
Região nordeste
A maior região brasileira é também a que registra um dos menores salários pagos a um professor da rede pública. Os concursados do Ceará com nível médio de escolaridade recebem R$739,84 para uma carga horária de 40 horas semanais. A região nordeste conta com nove estados e sete deles não pagam o valor do Piso: Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia, Ceará e Maranhão. Atualmente Ceará e Sergipe estão em greve por melhores salários.
Região centro-oeste
Na região centro-oeste a realidade não chega a ser tão triste quanto nas outras regiões. Apenas Goiás não cumpre a Lei do Piso, pagando um salário de R$1.006,25 para os professores com nível médio com carga horária de 40 horas semanais.
Região sudeste
Minas Gerais e Rio de Janeiro são os dois estados desta região que se encontram atualmente em greve na educação. Minas Gerais é onde os professores têm os piores salários. Para uma carga horária de 24 horas semanais, os docentes com formação de nível médio recebem R$369,89. O valor sobe para R$451,26 para quem tem licenciatura curta e os que possuem licenciatura plena ganham R$550,54. Com as gratificações, todos estes níveis recebem o mesmo valor, que é de R$950,00. A baixa remuneração levou os professores da rede pública de ensino estadual de Minas a entrar em greve e os alunos estão sem aula há mais de dois meses.
Região sul
Nenhum dos três estados que compõem a região sul cumpre o valor estabelecido pela Lei do Piso para o pagamento dos professores. Santa Catarina é o estado onde os docentes com formação de nível médio têm a pior remuneração, recebendo R$609,46 para uma carga horária de 40 horas semanais.
Triste realidade
Os gestores públicos insistem em colocar a culpa pelo não cumprimento do Piso na insuficiência de verbas . A justificativa não convence a CNTE. “Os estados e municípios recebem a verba do Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e os municípios que comprovarem que, ainda assim, não possuem recursos suficientes para pagar dignamente os professores, recebem complementação do MEC”, explica Roberto Leão, presidente da CNTE.
Para ele, “o que prejudica o pagamento dos docentes é a má gestão e o desvio de dinheiro público”, denunciou .
Mesmo os estados que pagam o valor estabelecido em Lei, apenas o Distrito Federal, São Paulo e o Acre remuneram os professores de acordo com o valor definido pela Confederação, que é de R$1.597,87.
Fonte: CNTE
segunda-feira, agosto 15, 2011 | Marcadores: Educação, INFORMAÇÕES | 0 Comments
Dilma sanciona LDO 2012 com 32 vetos
Fonte: Agência Brasil
segunda-feira, agosto 15, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES |
Prefeitura de Campo Alegre e Secretaria Estadual de Educação definem situação de alunos da rede estadual
Mais uma vez o compromisso do município com a educação é destacada em suas ações quando a Secretaria Municipal de Educação tomou a iniciativa de alterar a rotina de trabalho e de aulas de alguns professores e funcionários e alunos da Escola Municipal Elita Tenório Maia com o objetivo de disponibilizar salas de aula para 5 (cinco) turmas do turno matutino da Escola Estadual Dom Constantino Lüers, cujo teto desabou no dia 04 de agosto.
Os espaços já estão cedidos, cabendo a direção e equipe pedagógica da escola a organização para o reinício das atividades que está previsto para a próxima quarta-feira, dia 17 de agosto do corrente.
Os alunos da Escola Estadual João Fernandes Vieira serão acomodados em prédio locado pela Secretaria de Estado da Educação que já foi vistoriado pela comissão de infraestrutura da SEE/AL.
Ao final da reunião, o Secretário de Estado da Educação e do Esporte, Adriano Soares, foi convidado a conhecer uma das escolas cedidas - Escola Municipal Miguel Matias – e se mostrou satisfeito com o ambiente que irá acomodar os alunos da Rede Estadual, mais precisamente da Escola Dom Constantino Lüers.
sexta-feira, agosto 12, 2011 | Marcadores: Educação, INFORMAÇÕES | 0 Comments
2º Festival de Vídeo nas Escolas tem inscrições abertas até 29 de agosto
Com informações do Site Nossa Tela e do Blog Educação
sexta-feira, agosto 12, 2011 | Marcadores: Cultura, Educação, INFORMAÇÕES |
PNE é tema de encontro da Campanha Nacional pelo Direito à Educação
quarta-feira, agosto 10, 2011 | Marcadores: Educação, INFORMAÇÕES |
Especialista defende sistema de avaliação participativo para educação infantil
quarta-feira, agosto 10, 2011 | Marcadores: Educação, INFORMAÇÕES |
Professora de Rondônia estimula aprendizado por meio de blogs
terça-feira, agosto 09, 2011 | Marcadores: Educação, INFORMAÇÕES | 0 Comments
Como ajudar a criança que sente medo de ir à escola
Este medo irracional pode aparecer pela primeira vez em crianças que vão a escolas para para crianças de idade pré-escolar, sendo mais frequente nas crianças que cursam o segundo ano. A criança, em geral, queixa-se de dores de cabeça, de garganta ou do estômago, justo na hora de sair para a escola. A “enfermidade” melhora quando se permite que fique em casa, mas reaparece na manhã seguinte antes de ir à escola. Em alguns casos, a criança se nega por completo em sair de casa. O negar-se a ir a escola aparece geralmente depois de um período em que a criança tenha estado em casa em companhia da mãe, por exemplo, depois das férias, dos dias de festa, ou depois de uma breve enfermidade.
Os efeitos potenciais a longo prazo podem ser muito sérios para uma criança com medos persistentes se não receberem atenção profissional. A criança pode desenvolver sérios problemas escolares e sociais se deixa de ir à escola e de ver seus amigos por muito tempo. Antes que isso ocorra, os pais podem ajudar seu filho levando-o a um psiquiatra de crianças e adolescentes, que trabalhará com ele no esforço de fazer regressar a criança de imedidato à escola e outras atividades diárias. Como o pânico surge ao deixar a casa, e não por estar na escola, a criança em geral estará tranquila uma vez que esteja na escola.
Em qualquer caso, o medo irracional de deixar a casa e os pais, podem ser tratados com êxito, e os pais não devem ignorar nem descartar a ajuda profissional. O médico da criança pode indicar os pais a um psiquiatra de crianças e adolescentes.
Por: http://br.guiainfantil.com/
domingo, agosto 07, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments