Rateio da educação: Pagamento confirmado para a próxima semana
Jadilson falou ainda que o valor a ser pago corresponde a 157% em cima da folha de pagamento do 13ºsalário, o que representa pouco mais de um salário e meio para cada professor.
Apenas o dia do pagamento não foi informado por questões de segurança da Agência bancária da cidade.
Entenda o Rateio
O rateio para os professores consiste que : 60% dos recursos oriundos do FUNDEB deve ser aplicado no pagamento de professores, quando esses recursos não aplicados em sua totalidade durante o ano, acontece a sobra, dessa forma é feito o rateio proporcionalmente para cada professor. Também pode haver sobra se o Governo Federal envia também valores adicionais.
Os outros 40% são utilizados para pagar o pessoal administrativo e de apoio, além de servir para se fazer reformas escolares, ou até pra construir escolas, dependendo é claro do montante de recursos que o município dispuser em caixa.
terça-feira, janeiro 17, 2012 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Menos da metade dos professores do NE têm formação superior, diz Ipea
Quantidade de docentes dos ensinos fundamental e médio com e sem formação superior (por regiões) | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
Região | Total de docentes | Total de docentes do Ensino Fundamental | Total de docentes do Ensino Médio | Docentes do EF com formação superior | Docentes do EM com formação superior | Total de docentes c/ formação superior |
Norte | 169.866 | 122.755 | 29.752 | 63.763 | 27.108 | 89.995 |
Nordeste | 627.721 | 420.530 | 116.861 | 210.611 | 95.051 | 292.910 |
Sudeste | 854.216 | 539.681 | 204.181 | 440.895 | 196.166 | 627.206 |
Sul | 317.593 | 202.472 | 72.382 | 166.204 | 68.207 | 230.091 |
Centro-Oeste | 152.307 | 103.502 | 34.777 | 83.543 | 31.620 | 113.853 |
BRASIL | 2.121.703 | 1.388.940 | 457.953 | 965.016 | 418.152 | 1.351.055 |
Fonte: IPEA/Presença do Estado no Brasil, com base no Censo Escolar Inep/MEC 2009 |
O Ipea também levantou dados de evasão escolar. O problema mais grave foi constatado em alguns estados do Nordeste, onde a taxa de abandono no ensino fundamental está acima de 10%. Por outro lado, o abandono é consideravelmente menor no Sul e no Sudeste. Segundo a pesquisa, apesar de manterem um padrão regional semelhante as do ensino fundamental, as elevadas taxas de abandono do ensino médio novamente atestam as dificuldades de manter os jovens na escola.
Aprendiz
sexta-feira, janeiro 13, 2012 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
José Jadilson confirmou que pagamento corresponde a pouco mais de uma folha salarial
Segundo Jadilson, o rateio corresponde a pouco mais de uma folha salarial, e será pago até o dia 30 do corrente mês.
Na oportunidade ele falou de vários avanços da Secretaria Municipal de Educação no ano de 2011, onde foram adquiridos:
Um caminhão para distribuição de merenda (123 mil reais),
Compra da Escola Menino Jesus de Praga em Luziápolis (100 mil reais),
Compra de três terrenos para construção de Creches. (Novo Mundo – 80 mil reais, Chã da Imbira – 50 Mil Reais, Luziápolis – 100 Mil reais),
Início da reforma das Escolas, Hildebrando Guimarães, Pedro Oliveira e Helenilda Correia.
quarta-feira, janeiro 11, 2012 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Piso nacional de professor deve ter reajuste de 22%
Estadão
quarta-feira, janeiro 11, 2012 | Marcadores: INFORMAÇÕES |
Creches brasileiras ainda têm a qualidade questionada
(CNTE/Correio Braziliense)
segunda-feira, janeiro 09, 2012 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Mínimo investido por ano em aluno do ensino público básico sobe para R$ 2.096 em 2012
Por UOL
Com informações do Blog do Professor Ivanilson
segunda-feira, janeiro 02, 2012 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Educação, Cultura, Esporte e Tecnologia terão R$ 949 milhões a mais em 2012
(Agência Senado)
domingo, dezembro 25, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
II Seminário Municipal sobre a Saúde do professor
Com informações do Blog do Marcio José
sexta-feira, dezembro 16, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Olimpíada Brasileira de Matemática divulga resultado da edição de 2011
quarta-feira, dezembro 14, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Professores receberão prêmio por experiências inovadoras
Nesta quinta edição, à qual concorreram 1,6 mil trabalhos, o prêmio conta com educadores de cinco estados da região Norte (Amazonas, Rondônia, Pará, Tocantins e Acre); cinco do Nordeste (Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Ceará); dois do Centro-Oeste (Goiás e Mato Grosso do Sul); dois do Sul (Paraná e Rio Grande do Sul) e os quatro do Sudeste (Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro).
Entre os estados com maior número de experiências vencedoras aparecem Goiás, com seis trabalhos, São Paulo e Paraná, com quatro cada um, e Amazonas, com três.
Os municípios de Catalão (GO) e São Miguel do Iguaçu (PR) tiveram mais de uma escola premiada. Catalão, com 86,6 mil habitantes, a 255 quilômetros de Goiânia, receberá dois prêmios por trabalhos desenvolvidos na Escola Serafim Machado de Souza e no Colégio Estadual Pedro Viriato Parigot de Souza. São Miguel do Iguaçu, com 25,7 mil habitantes, no oeste paranaense, a 599 quilômetros de Curitiba, também terá dois professores premiados por experiências na Escola Municipal Nilda Margon Vaz e no Colégio Estadual Dona Iayá.
As mulheres são maioria nesta edição. As 34 vencedoras receberão todos os prêmios nas etapas de educação infantil, anos iniciais e anos finais do ensino fundamental. Entre os homens, os cinco ganhadores desenvolveram projetos com estudantes do ensino médio nas áreas de arte e cultura, educação ambiental, educação indígena e informática.
Para o diretor de formulação de conteúdos educacionais da Secretaria da Educação Básica (SEB) do MEC, Sérgio Gotti, o prêmio é um reconhecimento do Ministério da Educação aos professores e uma forma de valorização das atividades desenvolvidas por eles nas escolas. Gotti salienta que o prêmio, além de destacar a atuação dos profissionais, possibilita a divulgação das experiências vencedoras e abre possibilidades de replicá-las em outras instituições de ensino, municípios e estados.
Os ganhadores também vão participar de seminário promovido pelo MEC, em Brasília, no dia 15 próximo.
Edições — Em 2011, o Prêmio Professores do Brasil foi realizado pelo MEC em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI). A Fundação SM, Intel Brasil, Instituto Votorantim e Associação Brasileira de Editores de Livros (Abrelivros) são os patrocinadores.
As duas primeiras edições, em 2005 e 2007, tiveram a participação de professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. Em cada ano foram premiados 20 projetos. A partir de 2008, o prêmio foi estendido a toda a educação básica, incluídos os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio. Naquele ano, foram selecionados 31 projetos; em 2009, 35.
No conjunto das quatro edições, concorreram ao prêmio 4.394 trabalhos. Foram 1.135 em 2005; 1.457 em 2007; 779 em 2008 e 1.027 em 2009. Até agora, 106 educadores receberam prêmios, que somam R$ 530 mil.
Ionice Lorenzoni
terça-feira, dezembro 13, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Prêmio Brasil Ambiental será entregue hoje no Rio
Como o tema central desta edição do prêmio é o reconhecimento da importância da água e da racionalização do uso desse recurso natural para o desenvolvimento sustentável, o evento terá como palestrante de honra o diretor presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu Guillo.
A premiação prestigia as iniciativas nacionais para preservar do meio ambiente. O prêmio tem sete categorias que tratam de diferentes aspectos da questão do meio ambiente: gestão sustentável, inovação ambiental, preservação e manejo de ecossistemas, uso racional de recursos hídricos, inventário de emissões, responsabilidade socioambiental e texto jornalístico.
O diretor superintendente da Câmara de Comércio, Hélio Blak, disse que iniciativas como essa contribuem para estimular o empresariado para ações de conservação do meio ambiente. “Não é só uma questão ligada à ação direta vinculada ao meio ambiente, que é o caso da indústria de processos, como a indústria química ou a de papel e celulose, mas, também, de empresas que, indiretamente, se envolvem nesse processo por meio de controles, de ações de racionalização, que consideram o meio ambiente essencial não só para a sua atividade fim”.
FONTE: AGÊNCIA BRASIL.
sábado, dezembro 10, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Estudantes acampados na Esplanada reivindicam 10% do PIB para educação
Em Brasília
quinta-feira, dezembro 08, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Senado mudará projeto que expõe Ideb na porta da escola
quarta-feira, dezembro 07, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Gasto de prefeituras por aluno é desigual entre regiões apesar do crescimento do investimento municipal na área
Brasília – Entre 2009 e 2010, os gastos municipais com educação cresceram 10,7%, chegando a um investimento total de R$ 80,92 bilhões. Os dados foram divulgados pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e incluem, na conta, repasses da União e dos estados aplicados na área, pelas prefeituras. O aumento dos recursos é consideravelmente superior ao verificado em 2009, quando a crise econômica impactou negativamente na arrecadação fiscal. Naquele ano, os investimentos na área cresceram apenas 2,8%.
Por determinação constitucional, os municípios são obrigados a aplicar pelo menos 25% da arrecadação de impostos e transferências em educação. O aumento nos investimentos, combinado a uma diminuição da população em idade escolar e, consequentemente da matrícula nas redes municipais, fez crescer o gasto médio anual por aluno – que, em 2010, chegou a R$ 3.411,31 ao ano. No ano anterior, esse valor tinha sido R$ 3.005,27, o que significa um crescimento de 13,5%.
Apesar do aumento, há grandes desigualdades regionais nos gastos por matrícula. Um aluno de uma escola pública do Sudeste, por exemplo, recebe o dobro de investimento municipal do que um estudante do Nordeste: R$ 4.722,46 contra R$ 2.309,60, respectivamente. No Norte, o gasto por aluno é R$ 2.381,75 anuais, no Centro-Oeste R$ 3.622,28 e no Sul R$ 4.185,25.
Para Maria do Carmo Lara, prefeita de Betim (MG) e vice-presidente para Assuntos de Educação da FNP, as diferenças salariais dos professores de cada região têm grande impacto nessa conta. Isso porque, em geral, os professores do Sudeste ganham mais do que os do Norte ou Nordeste. “Também tem a questão do investimento em educação de tempo integral. No Sudeste, tem muito mais escolas que já oferecem essa modalidade e o impacto nos investimentos é grande”, explica. A FNP defende uma maior participação da União nos gastos com educação, especialmente nos estados que têm menor arrecadação.
A maior parte dos municípios (42,3%) gasta em média de R$ 3 mil a R$ 5 mil por aluno ao ano. Cerca de 28% investem de R$ 2 mil a R$ 3 mil, 17,6% de R$ 5 mil a R$ 10 mil e 1,4% gastam mais de R$ 10 mil. Uma em cada dez prefeituras investe menos do que R$ 2 mil por aluno anualmente.
A prefeita de Betim avalia que os gastos em educação cresceram não apenas porque há um aumento na arrecadação e, consequentemente, no percentual de recursos aplicados. Para Maria do Carmo, o fato é que as prefeituras estão mais interessadas em investir na área e “vários” municípios já aplicam mais do que os 25% da arrecadação obrigatórios pela Constituição.
“Hoje, você tem as avaliações e o Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, indicador que mede a qualidade do ensino], que ajudam as escolas e os municípios a estarem mais bem colocados em relação a outros. Isso faz com que os municípios se organizem para melhorar a rede. O investimento em formação de professores aumentou muito”, diz Maria do Carmo.
Analisando o total dos investimentos, o levantamento mostra que houve crescimento das despesas com educação em todas as regiões. O Norte e o Nordeste registraram crescimento acima da média nacional em 2010: 15,3% e 11,8%, respectivamente. No Sul, o aumento dos investimentos foi 8%, no Centro-Oeste, 9,6% e no Sudeste, 10,4%. Os municípios da Região Sudeste respondem por um terço das matrículas municipais e por 46,7% do total de recursos aplicados pelas prefeituras em educação. O Nordeste responde por 26,1% dos investimentos, o Sul por 13,5%, o Norte por 7,9% e o Centro-Oeste por 5,8%.
FONTE: AGÊNCIA BRASIL.
segunda-feira, dezembro 05, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Na escola, já é possível trabalhar elementos da linguagem artística para criar coreografias e desenvolver nos alunos a expressividade
sexta-feira, dezembro 02, 2011 | Marcadores: Cultura, Educação, INFORMAÇÕES | 0 Comments
Leitura do Plano Nacional da Educação é adiada mais uma vez
Leia também: Conheça a avaliação das 20 metas do Plano Nacional da Educação
Duras críticas
Os parlamentares criticaram duramente o adiamento, mais uma vez, da leitura do relatório. Para muitos, essa é apenas uma manobra política do governo para que o projeto não seja votado ainda este ano. Depois de apresentado pelo relator – que para não decepcionar ainda mais os colegas prometeu “protocolar” o projeto na segunda, o que na prática já permite que os deputados possam ler e preparar emendas ao relatório – o projeto pode receber alterações, terá de ser votado em plenário e seguir para o Senado.
sexta-feira, dezembro 02, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES |
Câmara aprova obrigatoriedade de orientador nas escolas
*com informações da Agência Câmara
quarta-feira, novembro 30, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Que tipo de motivação os professores podem procurar na sua missão?
Içami Tiba
Içami Tiba é psiquiatra e educador. Escreveu "Pais e Educadores de Alta Performance", "Quem Ama, Educa!" e mais 28 livrosUOL
segunda-feira, novembro 28, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Secretaria de Municipal educação promove 3ª edição do projeto A COR DA CULTURA
A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre está promovendo mais uma edição do Projeto A COR DA CULTURA – Valorizando a miscigenação, em comemoração ao dia da Consciência Negra.
O Projeto, visa o atendimento a lei 10.639/2003 que estabelecendo à inclusão no Currículo Oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira, já é realizado em Campo Alegre desde o ano de 2009.
No primeiro dia de apresentações nesta quinta-feira 24 de Novembro, realizado no centro da cidade se apresentaram várias escolas da Rede Municipal de Ensino, além da Escola Estadual João Fernandes Vieira e o Grupo de Baianas da comunidade.
Todas as apresentações mostraram as riquezas culturais trazidas pelo povo africano ao nosso país, como a dança, as crenças, a culinária entre outras influências.
.
A secretaria municipal de educação Nadja Maria Azevedo logo na abertura do evento, em sua fala agradeceu a colaboração e participação dos professores, diretores, alunos e pais de alunos que participaram na realização do evento.
Várias pessoas estiveram assistindo as apresentações e em vários momentos vibrando muito com o brilhantismo dos filhos de Campo Alegre.
Com Informações do Blog do Marcio José
segunda-feira, novembro 28, 2011 | Marcadores: Cultura, INFORMAÇÕES |
Cultura e História africanas chegam às escolas públicas
O material tem como referência os oitos volumes da coleção História Geral da África. Editada em português graças à parceria entre a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e o Ministério da Educação, a obra completa foi enviada às bibliotecas públicas em 2011. As escolas receberão também dois livros síntese da obra completa da História Geral da África, com conteúdos relacionados à história, cultura, economia, política e arte.
“Temos ainda no Brasil a cultura do embranquecimento da população e a negação de toda uma cultura afro-descendente que também construiu este país”, ressalta Viviane Fernandes Faria, diretora de políticas para educação no campo e diversidade do MEC.
A inclusão da temática história e cultura afro-brasileira no currículo da educação básica das escolas públicas e particulares está prevista na Lei 10.639, de 2003. Além da história da África e dos africanos, o conteúdo deve incluir a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.
Segundo a diretora, ainda existe uma grande diferença de escolaridade entre as pessoas, com mais de 15 anos, entre a população negra e os não negros. A escolaridade é de 8,4 anos de estudo entre os não negros e 6,6 anos entre os negros. “Só que apesar dessa diferença, o avanço na escolaridade dos negros tem sido mais rápido em relação à dos não negros. Enquanto que de 2004 a 2009 houve crescimento de 9% em anos de estudo entre os não negros, entre os negros foi de 14,5%”, compara.
No entanto, Viviane Faria comenta que o Brasil ainda tem uma dívida social com os afro-descendentes. “Se o analfabetismo é maior entre os negros e os maiores índices de pobreza estão entre os não brancos, vamos ver claramente que a pobreza e as dificuldades salariais e de acesso à universidade têm cor no Brasil. E essa cor é negra. Então precisamos, sim, enfrentar esse racismo na escola e na sociedade”, afirma.
quinta-feira, novembro 24, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Educação Especial: Governo investirá R$ 1,8 bilhão
As medidas fazem parte do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite, anunciado pela presidenta Dilma Rousseff na manhã desta quinta-feira, 17. Dividido em quatro eixos – educação, saúde, inclusão social e acessibilidade – o plano incentiva e fortalece ações que beneficiem pessoas com deficiência.
Os recursos também serão utilizados na aquisição de 2600 ônibus acessíveis para promover o transporte escolar, na implantação de 17 mil salas de recursos multifuncionais em escolas da rede pública e particular conveniada, adequação arquitetônica de 42 mil prédios escolares, formação de professores para atendimento educacional especializado. Serão criados, até 2014, cursos de letras-libras nas 27 unidades da federação e instalados núcleos de acessibilidade nas instituições federais de ensino superior.
Em 2010, 484.332 estudantes com deficiência estavam matriculados em escolas públicas. Ao lançar o plano, a presidenta Dilma Rousseff anunciou que deverão ser atendidos mais de 45 milhões de brasileiros com deficiência independentemente de idade, classe social ou gênero. “O plano vai garantir o direito de cada pessoa e dar ferramentas para melhorar a qualidade de vida, ampliar suas oportunidades de crescer o produzir e garantir autonomia”, disse Dilma.
O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – viver sem limites integra, além do Ministério da Educação, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República; a Casa Civil; Secretaria-Geral da Presidência da República; Ministérios da Saúde, Trabalho e Emprego, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Esporte, Ciência, Tecnologia e Inovação; Cidades, Fazenda, Planejamento, Comunicações, Previdência Social e Cultura.
Por MEC
sexta-feira, novembro 18, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Formação de professor é um dos maiores problemas da educação, diz especialista
quarta-feira, novembro 16, 2011 | Marcadores: Educação, INFORMAÇÕES | 0 Comments
Ministro cita casos do Piauí como exemplos para todo o país
Teresina – O ministro da Educação, Fernando Haddad, chegou nesta quarta-feira, 9, ao Piauí, e ressaltou que o estado detém exemplos marcantes na educação brasileira. Ele citou o caso da Escola Municipal Casa Meio Norte, que visitou pela manhã, e onde foi recebido pelos alunos e direção da escola. A Meio Norte obteve pontuação de 6,6 no índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) nos anos iniciais do ensino fundamental. Haddad citou também a escola Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves, a 262 quilômetros de Teresina, que obteve recorde de premiação nas Olimpíadas de Matemática.
O ministro falou ainda da escola Dom Barreto, de Teresina, que teve melhor desempenho no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2010. “O Piauí não é um estado que figure entre os de maior desenvolvimento econômico do país. Entretanto, suas lideranças fizeram a tarefa correta, pela melhoria da educação. O resultado é visível. Os indicadores provam. A minha visita aqui é uma homenagem aos professores e gestores educacionais.”
Acompanhado do governador do Piauí, Wilson Martins, e do senador Wellington Dias, Haddad viajou à tarde para Cocal dos Alves.
FONTE: PORTAL DO MEC.
domingo, novembro 13, 2011 | Marcadores: Educação, INFORMAÇÕES | 0 Comments
“Hoje no Chile nada é mais importante que educação”, diz professor
terça-feira, novembro 08, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments