MEC: professores do ensino médio serão primeiros a usar tablets
sábado, fevereiro 04, 2012 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Escolas têm até 12 de março para participar do censo 2011
Com informações do Blog do Professor Ivanilson
quinta-feira, fevereiro 02, 2012 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Pais e professores, uma relação difícil
O que pais e professores devem fazer para evitar conflitos
Ron Clark: 'Professores são educadores, não babás'
quarta-feira, fevereiro 01, 2012 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Educação financeira deve entrar no currículo da rede pública
sábado, janeiro 28, 2012 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Piso nacional de salários é um dos primeiros compromissos
No discurso, ele informou que pretende iniciar um diálogo amplo para que os estados e municípios assegurem a implantação do piso nacional, a melhoria da remuneração e das condições de trabalho do magistério e das carreiras da educação.
Outro tema que será objeto de atenção do ministro é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), lançado em 2011. Segundo Mercadante, o Pronatec dará novo impulso ao ensino técnico, à qualificação profissional e abertura de oportunidades de emprego para os jovens. “Esse será um dos mais importantes objetivos estratégicos de minha gestão.”
No campo do ensino superior, ele destacou a expansão do Programa Universidade para Todos (ProUni), que alcançou a marca de 1 milhão de bolsas de estudos, e o programa Ciência sem Fronteiras, este lançado em 2011. O Ciência sem Fronteiras, disse o ministro, está distribuindo 100 mil bolsas de estudos de graduação, doutorado e pós-doutorado para que os mais destacados brasileiros aperfeiçoem sua formação nas melhores universidades do mundo.”O programa já é um sucesso”, disse.
Depois de fazer referência a progressos já alcançados na educação, Aloizio Mercadante explicou que a qualidade do ensino nacional, quando comparada a de países desenvolvidos, aparenta deficiências. “Há estatísticas que ainda inquietam”, disse.
Entre os exemplos citados em seu discurso, o ministro lembrou que entre os jovens de 16 anos de idade que fazem parte da população mais pobre, apenas 40% deles concluíram o ensino fundamental; que entre os jovens de 18 anos, somente 37% terminaram o ensino médio. E mesmo reconhecendo avanços recentes na educação superior aos mais pobres, especialmente pelo ProUni, Mercadante observou que ela é acessível a cerca de 15% dos jovens de 18 a 24 anos.
E diante dos desafios que esses índices colocam, o ministro anunciou que é preciso fazer um grande pacto nacional pela educação. Um pacto, segundo ele, que envolva as famílias, os empresários, a sociedade civil e os governos municipais, estaduais e federal. “De fato, a educação precisa se transformar numa espécie de saudável obsessão nacional, que nos mobilize a todos.”
Em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), disse que seu compromisso é de aprofundar os esforços para aprimorar a aplicação do teste. Mercadante disse que é preciso reconhecer que há um tensionamento em relação ao Enem, dado que o exame tornou-se classificatório e eliminatório para milhares de jovens.
Mas, afirmou, é necessário preservar e consolidar esse mecanismo que, em perspectiva, é muito mais adequado, democrático e republicano do que a antiga proliferação de vestibulares. “Ele (o exame) é o grande instrumento para a democratização do acesso ao ensino superior, mediante o ProUni, o Fies e o Sisu. Ele é a vital porta de acesso que tende a igualar a distribuição de oportunidades que o ensino superior dá aos jovens.”
Para que o exame atenda plenamente seus objetivos, Mercadante disse que pretende realizar uma consulta junto a reitores das instituições federais de ensino superior, das instituições públicas estaduais e municipais e aos profissionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do MEC responsável pelo exame. Nessas consultas, vai buscar soluções que melhorem a eficiência e reforcem o caráter republicano do Enem.
Aloizio Mercadante também anunciou que pretende ampliar o programa Mais Educação, que oferece educação integral a crianças das redes públicas e realizar a Prova Nacional de Concurso para Ingresso na Carreira Docente, exame de seleção para professores das redes públicas estaduais e municipais, lançado em março de 2011.
Por MEC
Com informações do Blog do Professor Ivanilson
quarta-feira, janeiro 25, 2012 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Mercadante assume MEC com posições polêmicas na educação
quarta-feira, janeiro 25, 2012 | Marcadores: INFORMAÇÕES |
Dilma diz que Enem acontecerá duas vezes por ano em 2013 Comente
Defesa
Por UOL
segunda-feira, janeiro 23, 2012 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Em 10 anos investimento em educação infantil aumentou 0,1% do PIB
IG
sexta-feira, janeiro 20, 2012 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Rateio da educação: Pagamento confirmado para a próxima semana
Jadilson falou ainda que o valor a ser pago corresponde a 157% em cima da folha de pagamento do 13ºsalário, o que representa pouco mais de um salário e meio para cada professor.
Apenas o dia do pagamento não foi informado por questões de segurança da Agência bancária da cidade.
Entenda o Rateio
O rateio para os professores consiste que : 60% dos recursos oriundos do FUNDEB deve ser aplicado no pagamento de professores, quando esses recursos não aplicados em sua totalidade durante o ano, acontece a sobra, dessa forma é feito o rateio proporcionalmente para cada professor. Também pode haver sobra se o Governo Federal envia também valores adicionais.
Os outros 40% são utilizados para pagar o pessoal administrativo e de apoio, além de servir para se fazer reformas escolares, ou até pra construir escolas, dependendo é claro do montante de recursos que o município dispuser em caixa.
terça-feira, janeiro 17, 2012 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Menos da metade dos professores do NE têm formação superior, diz Ipea
Quantidade de docentes dos ensinos fundamental e médio com e sem formação superior (por regiões) | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
Região | Total de docentes | Total de docentes do Ensino Fundamental | Total de docentes do Ensino Médio | Docentes do EF com formação superior | Docentes do EM com formação superior | Total de docentes c/ formação superior |
Norte | 169.866 | 122.755 | 29.752 | 63.763 | 27.108 | 89.995 |
Nordeste | 627.721 | 420.530 | 116.861 | 210.611 | 95.051 | 292.910 |
Sudeste | 854.216 | 539.681 | 204.181 | 440.895 | 196.166 | 627.206 |
Sul | 317.593 | 202.472 | 72.382 | 166.204 | 68.207 | 230.091 |
Centro-Oeste | 152.307 | 103.502 | 34.777 | 83.543 | 31.620 | 113.853 |
BRASIL | 2.121.703 | 1.388.940 | 457.953 | 965.016 | 418.152 | 1.351.055 |
Fonte: IPEA/Presença do Estado no Brasil, com base no Censo Escolar Inep/MEC 2009 |
O Ipea também levantou dados de evasão escolar. O problema mais grave foi constatado em alguns estados do Nordeste, onde a taxa de abandono no ensino fundamental está acima de 10%. Por outro lado, o abandono é consideravelmente menor no Sul e no Sudeste. Segundo a pesquisa, apesar de manterem um padrão regional semelhante as do ensino fundamental, as elevadas taxas de abandono do ensino médio novamente atestam as dificuldades de manter os jovens na escola.
Aprendiz
sexta-feira, janeiro 13, 2012 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
José Jadilson confirmou que pagamento corresponde a pouco mais de uma folha salarial
Segundo Jadilson, o rateio corresponde a pouco mais de uma folha salarial, e será pago até o dia 30 do corrente mês.
Na oportunidade ele falou de vários avanços da Secretaria Municipal de Educação no ano de 2011, onde foram adquiridos:
Um caminhão para distribuição de merenda (123 mil reais),
Compra da Escola Menino Jesus de Praga em Luziápolis (100 mil reais),
Compra de três terrenos para construção de Creches. (Novo Mundo – 80 mil reais, Chã da Imbira – 50 Mil Reais, Luziápolis – 100 Mil reais),
Início da reforma das Escolas, Hildebrando Guimarães, Pedro Oliveira e Helenilda Correia.
quarta-feira, janeiro 11, 2012 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Piso nacional de professor deve ter reajuste de 22%
Estadão
quarta-feira, janeiro 11, 2012 | Marcadores: INFORMAÇÕES |
Creches brasileiras ainda têm a qualidade questionada
(CNTE/Correio Braziliense)
segunda-feira, janeiro 09, 2012 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Mínimo investido por ano em aluno do ensino público básico sobe para R$ 2.096 em 2012
Por UOL
Com informações do Blog do Professor Ivanilson
segunda-feira, janeiro 02, 2012 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Educação, Cultura, Esporte e Tecnologia terão R$ 949 milhões a mais em 2012
(Agência Senado)
domingo, dezembro 25, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
II Seminário Municipal sobre a Saúde do professor
Com informações do Blog do Marcio José
sexta-feira, dezembro 16, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Olimpíada Brasileira de Matemática divulga resultado da edição de 2011
quarta-feira, dezembro 14, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Professores receberão prêmio por experiências inovadoras
Nesta quinta edição, à qual concorreram 1,6 mil trabalhos, o prêmio conta com educadores de cinco estados da região Norte (Amazonas, Rondônia, Pará, Tocantins e Acre); cinco do Nordeste (Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Ceará); dois do Centro-Oeste (Goiás e Mato Grosso do Sul); dois do Sul (Paraná e Rio Grande do Sul) e os quatro do Sudeste (Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro).
Entre os estados com maior número de experiências vencedoras aparecem Goiás, com seis trabalhos, São Paulo e Paraná, com quatro cada um, e Amazonas, com três.
Os municípios de Catalão (GO) e São Miguel do Iguaçu (PR) tiveram mais de uma escola premiada. Catalão, com 86,6 mil habitantes, a 255 quilômetros de Goiânia, receberá dois prêmios por trabalhos desenvolvidos na Escola Serafim Machado de Souza e no Colégio Estadual Pedro Viriato Parigot de Souza. São Miguel do Iguaçu, com 25,7 mil habitantes, no oeste paranaense, a 599 quilômetros de Curitiba, também terá dois professores premiados por experiências na Escola Municipal Nilda Margon Vaz e no Colégio Estadual Dona Iayá.
As mulheres são maioria nesta edição. As 34 vencedoras receberão todos os prêmios nas etapas de educação infantil, anos iniciais e anos finais do ensino fundamental. Entre os homens, os cinco ganhadores desenvolveram projetos com estudantes do ensino médio nas áreas de arte e cultura, educação ambiental, educação indígena e informática.
Para o diretor de formulação de conteúdos educacionais da Secretaria da Educação Básica (SEB) do MEC, Sérgio Gotti, o prêmio é um reconhecimento do Ministério da Educação aos professores e uma forma de valorização das atividades desenvolvidas por eles nas escolas. Gotti salienta que o prêmio, além de destacar a atuação dos profissionais, possibilita a divulgação das experiências vencedoras e abre possibilidades de replicá-las em outras instituições de ensino, municípios e estados.
Os ganhadores também vão participar de seminário promovido pelo MEC, em Brasília, no dia 15 próximo.
Edições — Em 2011, o Prêmio Professores do Brasil foi realizado pelo MEC em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI). A Fundação SM, Intel Brasil, Instituto Votorantim e Associação Brasileira de Editores de Livros (Abrelivros) são os patrocinadores.
As duas primeiras edições, em 2005 e 2007, tiveram a participação de professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. Em cada ano foram premiados 20 projetos. A partir de 2008, o prêmio foi estendido a toda a educação básica, incluídos os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio. Naquele ano, foram selecionados 31 projetos; em 2009, 35.
No conjunto das quatro edições, concorreram ao prêmio 4.394 trabalhos. Foram 1.135 em 2005; 1.457 em 2007; 779 em 2008 e 1.027 em 2009. Até agora, 106 educadores receberam prêmios, que somam R$ 530 mil.
Ionice Lorenzoni
terça-feira, dezembro 13, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Prêmio Brasil Ambiental será entregue hoje no Rio
Como o tema central desta edição do prêmio é o reconhecimento da importância da água e da racionalização do uso desse recurso natural para o desenvolvimento sustentável, o evento terá como palestrante de honra o diretor presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu Guillo.
A premiação prestigia as iniciativas nacionais para preservar do meio ambiente. O prêmio tem sete categorias que tratam de diferentes aspectos da questão do meio ambiente: gestão sustentável, inovação ambiental, preservação e manejo de ecossistemas, uso racional de recursos hídricos, inventário de emissões, responsabilidade socioambiental e texto jornalístico.
O diretor superintendente da Câmara de Comércio, Hélio Blak, disse que iniciativas como essa contribuem para estimular o empresariado para ações de conservação do meio ambiente. “Não é só uma questão ligada à ação direta vinculada ao meio ambiente, que é o caso da indústria de processos, como a indústria química ou a de papel e celulose, mas, também, de empresas que, indiretamente, se envolvem nesse processo por meio de controles, de ações de racionalização, que consideram o meio ambiente essencial não só para a sua atividade fim”.
FONTE: AGÊNCIA BRASIL.
sábado, dezembro 10, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Estudantes acampados na Esplanada reivindicam 10% do PIB para educação
Em Brasília
quinta-feira, dezembro 08, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Senado mudará projeto que expõe Ideb na porta da escola
quarta-feira, dezembro 07, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Gasto de prefeituras por aluno é desigual entre regiões apesar do crescimento do investimento municipal na área
Brasília – Entre 2009 e 2010, os gastos municipais com educação cresceram 10,7%, chegando a um investimento total de R$ 80,92 bilhões. Os dados foram divulgados pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e incluem, na conta, repasses da União e dos estados aplicados na área, pelas prefeituras. O aumento dos recursos é consideravelmente superior ao verificado em 2009, quando a crise econômica impactou negativamente na arrecadação fiscal. Naquele ano, os investimentos na área cresceram apenas 2,8%.
Por determinação constitucional, os municípios são obrigados a aplicar pelo menos 25% da arrecadação de impostos e transferências em educação. O aumento nos investimentos, combinado a uma diminuição da população em idade escolar e, consequentemente da matrícula nas redes municipais, fez crescer o gasto médio anual por aluno – que, em 2010, chegou a R$ 3.411,31 ao ano. No ano anterior, esse valor tinha sido R$ 3.005,27, o que significa um crescimento de 13,5%.
Apesar do aumento, há grandes desigualdades regionais nos gastos por matrícula. Um aluno de uma escola pública do Sudeste, por exemplo, recebe o dobro de investimento municipal do que um estudante do Nordeste: R$ 4.722,46 contra R$ 2.309,60, respectivamente. No Norte, o gasto por aluno é R$ 2.381,75 anuais, no Centro-Oeste R$ 3.622,28 e no Sul R$ 4.185,25.
Para Maria do Carmo Lara, prefeita de Betim (MG) e vice-presidente para Assuntos de Educação da FNP, as diferenças salariais dos professores de cada região têm grande impacto nessa conta. Isso porque, em geral, os professores do Sudeste ganham mais do que os do Norte ou Nordeste. “Também tem a questão do investimento em educação de tempo integral. No Sudeste, tem muito mais escolas que já oferecem essa modalidade e o impacto nos investimentos é grande”, explica. A FNP defende uma maior participação da União nos gastos com educação, especialmente nos estados que têm menor arrecadação.
A maior parte dos municípios (42,3%) gasta em média de R$ 3 mil a R$ 5 mil por aluno ao ano. Cerca de 28% investem de R$ 2 mil a R$ 3 mil, 17,6% de R$ 5 mil a R$ 10 mil e 1,4% gastam mais de R$ 10 mil. Uma em cada dez prefeituras investe menos do que R$ 2 mil por aluno anualmente.
A prefeita de Betim avalia que os gastos em educação cresceram não apenas porque há um aumento na arrecadação e, consequentemente, no percentual de recursos aplicados. Para Maria do Carmo, o fato é que as prefeituras estão mais interessadas em investir na área e “vários” municípios já aplicam mais do que os 25% da arrecadação obrigatórios pela Constituição.
“Hoje, você tem as avaliações e o Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, indicador que mede a qualidade do ensino], que ajudam as escolas e os municípios a estarem mais bem colocados em relação a outros. Isso faz com que os municípios se organizem para melhorar a rede. O investimento em formação de professores aumentou muito”, diz Maria do Carmo.
Analisando o total dos investimentos, o levantamento mostra que houve crescimento das despesas com educação em todas as regiões. O Norte e o Nordeste registraram crescimento acima da média nacional em 2010: 15,3% e 11,8%, respectivamente. No Sul, o aumento dos investimentos foi 8%, no Centro-Oeste, 9,6% e no Sudeste, 10,4%. Os municípios da Região Sudeste respondem por um terço das matrículas municipais e por 46,7% do total de recursos aplicados pelas prefeituras em educação. O Nordeste responde por 26,1% dos investimentos, o Sul por 13,5%, o Norte por 7,9% e o Centro-Oeste por 5,8%.
FONTE: AGÊNCIA BRASIL.
segunda-feira, dezembro 05, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Na escola, já é possível trabalhar elementos da linguagem artística para criar coreografias e desenvolver nos alunos a expressividade
sexta-feira, dezembro 02, 2011 | Marcadores: Cultura, Educação, INFORMAÇÕES | 0 Comments
Leitura do Plano Nacional da Educação é adiada mais uma vez
Leia também: Conheça a avaliação das 20 metas do Plano Nacional da Educação
Duras críticas
Os parlamentares criticaram duramente o adiamento, mais uma vez, da leitura do relatório. Para muitos, essa é apenas uma manobra política do governo para que o projeto não seja votado ainda este ano. Depois de apresentado pelo relator – que para não decepcionar ainda mais os colegas prometeu “protocolar” o projeto na segunda, o que na prática já permite que os deputados possam ler e preparar emendas ao relatório – o projeto pode receber alterações, terá de ser votado em plenário e seguir para o Senado.
sexta-feira, dezembro 02, 2011 | Marcadores: INFORMAÇÕES |