Educação de surdos em escolas tradicionais ainda é desafio no Brasil
Para a professora Valéria Cavetta, uma das coordenadoras do projeto Libras na Ciência, da Universidade de São Paulo (USP), separar ouvintes de surdos não é a melhor alternativa para estimular a aprendizagem. "Não sou partidária da separação no contexto da educação formal nem em qualquer outro. É interessante invertermos a problemática. Precisamos nos inserir na cultura dos surdos para compreender não somente o processo de socialização deles, mas também a Libras, como se dá a comunicação e, finalmente, a aprendizagem entre surdos e entre surdos e ouvintes. Acredito que temos mais a ganhar por meio de um trabalho que envolva surdos e ouvintes do que aquele que os segregue", diz.
- Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
- Com informações do Blog do Professor Ivanilson
segunda-feira, abril 23, 2012 | | 0 Comments
MEC vai recorrer da decisão que permite menores de 6 anos no 1ª ano
G1
Com informações do Blog do Professor Ivanilson
sábado, abril 21, 2012 | | 0 Comments
É preciso priorizar a educação pública de qualidade
EVENTO ANUAL DA CNTE COMEÇA NESTE SÁBADO (21)
Neste sábado, dia 21 de abril, começa a 13ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, promovida pela CNTE, cujo tema é "A realidade muda com Piso, Carreira e 10% do PIB para Educação no PNE (Plano Nacional de Educação)". A mobilização acontece em todo o país, quando os sindicatos filiados à Confederação irão promover atos públicos e discussões sobre essa temática.
O lançamento simbólico da semana será em Tiradentes (MG), com a realização de uma mesa de debate na Assembleia Legislativa, contando com a presença do presidente da CNTE, Roberto Franklin de Leão, e do cientista político Otávio Dulci. Na data também acontecerá ato público na cidade e será realizada assembleia dos educadores da rede de Minas Gerais.
Importante frisar que a 13ª Semana acontece menos de um mês após a realização da vitoriosa greve nacional convocada pela CNTE em defesa da pauta de reivindicações da categoria. O eixo desse debate perpassa pelo respeito às leis educacionais e pelas metas e estratégias do projeto do PNE, no qual devem ser observados os princípios e objetivos da educação nacional previstos na Constituição e conclamados pela sociedade.
Conscientização
O Brasil é uma das maiores economias do mundo. Mas os indicadores sociais revelam anacronismos que, se não forem superados com mais celeridade e compromisso de todos os administradores públicos, tendem a dificultar o desenvolvimento inclusivo e sustentável do país, cedendo mais espaços à concentração da riqueza e às desigualdades sociais – realidades ainda marcantes na vida brasileira.
O projeto de Plano Nacional de Educação (PNE) e a Lei de Responsabilidade Educacional, em debate no Congresso Nacional, precisam apontar diretrizes para a concretude de políticas públicas que visem universalizar as matrículas e a garantir o aprendizado de qualidade com equidade.
A 13ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública trará esse debate à tona, nas escolas e demais espaços públicos. Entre os dias 21 e 27 de abril, a CNTE e seus filiados esperam ter esclarecido e sensibilizado milhares de pessoas que poderão se somar à luta pela educação pública de qualidade para todos e todas.
Veja a programação abaixo, baixe o livreto de discussões da 13ª Semana clicando aqui e participe.
• 21/04 – Lançamento da Semana nas atividades comemorativas do Dia de Tiradentes.
• 22/04 – Panfletagem nas ruas, praças e praias sobre a campanha deste ano. • 23/04 – Tema do dia para discussão nas escolas: Hora-aula atividade. • 24/04 – Tema do dia para discussão nas escolas: Salário digno (PSPN). • 25/04 – Audiências Públicas nas Câmaras Legislativas sobre o Piso e Carreira. • 26/04 – Temas do dia para discussão nas escolas: desenvolvimento na Carreira, Meritocracia e contra as Terceirizações na Educação. • 27/04 – Tema do dia para discussão nas escolas: Financiamento da Educação, a repercussão da falta de recursos na saúde do trabalhador em educação e as condições de trabalho. (CNTE, 19/04/12)
Por CNTE
|
sexta-feira, abril 20, 2012 | | 0 Comments
Mais que merecido: Dilma sanciona lei que declara Paulo Freire patrono da educação
Por Agência Brasil
Com informações do Blog do Professor Ivanilson
terça-feira, abril 17, 2012 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Escolas têm prazo até 12 de maio para aderir ao programa Mais Educação
Aulas de arte, esportes, matemática, português. O Programa Mais Educação amplia o ensino nas escolas públicas brasileiras e já é uma realidade para 2,8 milhões de estudantes da educação básica. Até 12 de maio, escolas, secretarias municipais e estaduais de educação podem fazer a adesão ao programa, no portal do Ministério da Educação.
MEC
Ouça o depoimento de Tânia Regina Santos, coordenadora do Mais Educação em Santo Amaro
Confira a relação de escolas urbanas pré-selecionadas
Confira a tabela das escolas do campo pré-selecionadas
Com informações do Blog do Professor Ivanilson
terça-feira, abril 17, 2012 | Marcadores: INFORMAÇÕES |
Mídias Sociais na escola: por que não utilizá-las em sala de aula?
Reprodução |
Você certamente se lembra dos tempos de colegial (ou Ensino Médio, dependendo da sua idade): era comum ver vários alunos em sono profundo durante aulas como Química, Física ou Matemática. Há, hoje, quem culpe o atual método de ensino por essas ocorrências, acusando-o de enfadonho e desinteressante, que falha em prender a atenção de um público volátil, caracterizado pelo dinamismo.
Hoje, a chamada "Geração Z" tem como maior característica o fato de estar online o tempo todo. Essa turma nasceu em uma realidade globalizada e convive com informações em escala mundial desde o berço. Pensando nessa mudança, alguns especialistas e acadêmicos decidiram que chegou a hora de uma "nova aula" para capacitar esses "novos alunos".
Coordenador pedagógico e professor de Química da Oficina do Estudante (Campinas/SP), Anderson Dino é um desses acadêmicos que acham que o padrão atual, com alunos em silêncio e o professor ministrando o curso à frente de um quadro negro, precisa ser retrabalhado. Para ele, não é interessante que se mude tudo, mas adaptações bem grandes já viraram necessidade: "a lousa ainda é importante: como você vai ensinar Matemática sem ela?", diz o professor.
"A 'geração Z' é o que chamamos de 'nativos digitais', ou seja, já nascem tendo à mão smartphones, tablets e pacotes de dados e 3G pagos pelos pais", explica Dino. "É diferente da minha geração, por exemplo, que cresceu com apenas um televisor instalado na sala de jantar". Dino ainda diz que, pelo fato da geração "mandante" ser aquela mais antiga, certas regras foram passadas pelo ponto de vista deles: "existe uma lei estadual, por exemplo, que proíbe o uso de celular em sala de aula - o professor pode tomar o aparelho e devolver só quando terminar a aula. Isso conflita com os interesses da geração atual, que prefere se manter conectada o tempo todo com o que lhe interessa. Entretanto, mesmo essas pessoas mais antiquadas adotam a tecnologia quando enxergam a interatividade que ela pode promover entre eles e seus alunos".
Os argumentos de Anderson Dino são similares aos de outra acadêmica: Patricia Lopes da Fonte, autora do livro "Projetos Pedagógicos Dinâmicos: A Paixão de Educar e o Desafio em Inovar" (Editora WAK), diz que os alunos atuais anseiam pelo aprendizado que desafie seu conhecimento através de softwares e também pela web: "A Internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos, pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. Essa motivação aumenta se o professor a faz em um clima de confiança, de abertura, de cordialidade com os alunos".
Mas, efetivamente, quais recursos da web estariam disponíveis para um uso mais pedagógico? Dino não se acanha em mostrar seus próprios métodos na Oficina do Estudante: "Nós, por exemplo, fazemos vídeo-aulas via Youtube, publicando o conteúdo do dia na rede de vídeos. Também praticamos conversas pertinentes via Twitter, páginas oficiais no Facebook - até aqueleLOLCat do gatinho na mesa de química nós usamos [Nota do Autor: o entrevistado se refere ao "Chemistry Cat", cujas piadas giram em torno de elementos químicos da tabela periódica - conforme galeria abaixo]".
Fonte também cita um exemplo que já vem sendo adotado por algumas instituições, que é a criação de um blog ou página da turma escolar. Por sua característica interativa, o blog pode produzir uma resposta quase imediata ao conteúdo publicado. Quando os alunos produzem um texto para publicar no blog, eles interagem com outros autores, pesquisam sobre o tema e passam a conhecer diversos escritores e ilustradores. Assim sendo, o interesse por obras literárias cresce, retomando e reinterpretando conceitos e práticas", explica.
Por Olhar Digital
Com informações do Blog do Professor Antonio Matias
sábado, abril 14, 2012 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Facebook lança ferramenta de grupos para alunos, escolas e professores
O objetivo do serviço é formar uma rede social ligada a cada escola, com destaque para o compartilhamento de informações usadas em sala de aula - é possível enviar arquivos de até 25 MB.
De acordo com o Ars Technica, apenas professores e alunos atualmente matriculados podem utilizar a nova função - ou seja, ex-alunos estão de fora. Além disso, quando um estudante se forma, ele é automaticamente removido do grupo.
Assim como em outros grupos do Facebook, um administrador deve convidar os membros. Existem três opções: aberto (qualquer pessoa pode ver quem está no grupo e postar no mural), fechado (todo mundo consegue ver quem está no grupo, mas apenas os membros podem postar), e secreto (apenas os membros podem ver que o grupo existe e quem está nele).
Vale lembrar que o Groups for Schools ainda não está disponível no Brasil, e está sendo testado apenas pelas escolas nos EUA. Contudo, ele já pode ser acessado para quem deseja saber mais informações. Clique aqui para visitar a página.
E que tal saber um pouco mais sobre como as escolas brasileiras estão utilizando as redes sociais em sala de aula? Clique aqui para ler uma matéria a respeito.
quinta-feira, abril 12, 2012 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
13ª Semana Nacional em Defesa da Educação: de 21 a 27 de abril
21/04 » Lançamento da Semana nas atividades comemorativas do Dia de Tiradentes.22/04 » Panfletagem nas ruas, praças e praias sobre a campanha deste ano.23/04 » Tema do dia para discussão nas escolas: Hora-aula atividade.24/04 » Tema do dia para discussão nas escolas: Salário digno (PSPN).25/04 » Audiências Públicas nas Câmaras Legislativas sobre o Piso e Carreira.26/04 » Temas do dia para discussão nas escolas: desenvolvimento na Carreira, Meritocraciae contra as Terceirizações na Educação.27/04 » Tema do dia para discussão nas escolas: Financiamento da Educação, a repercussãoda falta de recursos na saúde do trabalhador em educação e as condições de trabalho.
quarta-feira, abril 11, 2012 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Deputados vão discutir Plano Nacional de Educação com ministro da Fazenda
segunda-feira, abril 09, 2012 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
CNTE divulga a tabela atualizada de salários do magistério nos estados
A CNTE divulgou a tabela atualizada indicando quais estados cumprem a Lei Nacional do Piso do Magistério (Lei 11.738). De acordo com informações repassadas pelos sindicatos filiados à Confederação, agora são 13 as unidades da Federação que não pagam o piso anunciado pelo MEC, de R$ 1.451,00. Já o número de estados que ainda não cumprem a jornada extraclasse de um terço da carga horária definida na legislação, a chamada hora-atividade, se mantém em 16.
Na primeira vez que a CNTE divulgou o levantamento, no início de março, eram 17 as unidades da Federação que não pagavam o piso. Desde então, quatro estados reajustaram os vencimentos da categoria em 22,22%, percentual de correção definido pelo MEC. São eles: Acre, Ceará, Rio Grande do Norte e Rondônia. (CNTE, 05/04/12)
sábado, abril 07, 2012 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Mercadante quer Olimpíada Internacional do Conhecimento no Brasil
quinta-feira, abril 05, 2012 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
Pesquisa sobre o perfil da leitura no Brasil mostra que metade da população assume que não lê
quinta-feira, abril 05, 2012 | Marcadores: INFORMAÇÕES |