PREFEITURA GARANTE EDUCAÇÃO PARA TODOS
Com sede na Escola Miguel Matias, o local atende alunos do Ensino Infantil e Fundamental de várias escolas municipais da cidade. Durante o tempo que os alunos passam nesta sala de recursos, eles são acompanhados por professoras da Rede Municipal de Ensino com especialização em Educação Especial nas várias deficiências. Elas realizam com os estudantes atividades que desenvolvem a memória, a concentração e a atenção dos alunos por meio de jogos e recursos de tecnologia mais avançada, como computador e televisão.
O atendimento é individual e as atividades de estimulação variam de acordo com a idade e com o distúrbio apresentados pelo aluno. Em geral, elas têm como enfoque principal o desenvolvimento da comunicação e do raciocínio lógico.
Os alunos continuam a freqüentar as aulas do ensino regular e as atividades nesta Sala de Recursos acontecem fora do período escolar. Com isso, os estudantes do período matutino fazem este acompanhamento na parte da tarde e os alunos do vespertino, pela manhã.
Obs.: Segundo a lei número 7.853, de 24 de outubro de 1989 a recusa das escolas em matricular alunos especiais, sem justa causa, é crime. A definição de o que é ou não justa causa cabe à Justiça, que decide se a matrícula deverá ou não ser aceita.
sexta-feira, março 27, 2009 | Marcadores: Educação | 0 Comments
ESSE ANO TEM PROVA BRASIL, VAMOS MELHORAR NOSSO IDEB!
Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental e na terceira série do ensino médio, os estudantes respondem a itens (questões) de Língua Portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.
Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita de ano e freqüente a sala de aula.
Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação.
O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.
Fonte: Prova Brasil e Censo Escolar
CNTE realiza Semana Nacional da Educação Pública
Democracia, crise financeira internacional e implementação do piso do magistério. Estas e muitas outras questões são temas da 10ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, que será realizada de 20 a 24 de abril, pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e seus sindicatos filiados. Nesta edição, a Semana contará com Conferências Escolares para as quais serão convidados educadores, estudantes, pais e mães com o intuito de debater os principais temas da escola e da política educacional no Brasil.
Os assuntos em discussão serão os mesmos eleitos para as Conferências Municipal, Estadual e Nacional de Educação, organizadas pelo MEC em parceria com os sistemas de ensino do país e com a sociedade educacional. O debate servirá de base para a Conferência Nacional da Educação Básica, em abril de 2010.
Neste momento em que o mundo enfrenta o desemprego e a falência do neoliberalismo, a CNTE quer discutir o papel da educação na construção de uma nova ordem social.
A Semana abordará, também, as diretrizes nacionais de carreira do magistério, o reconhecimento dos funcionários de escola como profissionais da educação, a formação
de educadores para habilitar mais de 600 mil profissionais em suas áreas de atuação e
a desoneração dos recursos educacionais da DRU (Desvinculação de Receitas da União), que retirou, em 2008, mais de 8 bilhões de reais do orçamento do Ministério da Educação.
A CNTE defende a adoção de políticas públicas educacionais para a valorização dos trabalhadores em educação, o resgate da auto-estima desses profissionais e a melhoria da qualidade do ensino público. E a construção do Sistema Nacional de Educação é o principal caminho, hoje, para acabar com as desigualdades do ensino público oferecido nas diversas regiões do país.
Os textos para direcionamento dos debates estarão disponíveis para download em breve no site da CNTE.
sexta-feira, março 27, 2009 | Marcadores: Educação |
FILHOS - MANUAL DO PROPRIETÁRIO
Certa vez, participando de um encontro, o palestrante fez a seguinte pergunta para uma plateia de pais, todos com mais de 40 anos: Quem dos presentes obedecia aos pais só com um olhar?. Absolutamente todos ergueram as mãos. Em seguida veio outra pergunta: Quantos dos que levantaram as mãos têm filhos que fazem a mesma coisa?. Imobilidade geral e algumas risadas.
Fomos criados com autoritarismo, o que não tem mais espaço atualmente. Mas, hoje, nos perdemos no exercício da autoridade.
Esperamos um redentor que nos console, tranquilize e absolva perante uma realidade que nos entorpece. Procuramos atabalhoadamente a solução sem buscar a compreensão do problema.
Paralisados pelo medo, fazemos o que não devemos: transferimos nossa responsabilidade de educadores para a escola. Buscamos para nossos filhos uma espécie de assistência técnica, como fazemos com os automóveis. Vã tentativa de justificar nossa incompetência.
Filho não nasce com Manual de Proprietário, infelizmente. Precisamos criar uma ordem moral e íntegra dentro de nós, que transformada em ação, sirva de exemplo. Nossos filhos são muito observadores e percebem com facilidade quando pregamos uma coisa e fazemos outra. Nossa incoerência é devastadora quando pretendemos educar.
Se nosso objetivo é ser exemplo, não precisamos de professor, guia espiritual, bafômetro, ou qualquer outro instrumento externo. Ao compreendermos nossa incongruência entre o pensar e agir, não estaremos resolvendo apenas nossos próprios desafios, mas ajudando também a solução dos problemas sociais.
Ouvimos muitas vezes pais dizendo que são “amigos” dos filhos. Nossos filhos não querem que sejamos seus amigos, eles já os têm. Querem que sejamos seus pais, seus educadores. Porque amor de pai é diferente. Tem que sinalizar o certo e o errado, não pode ser complacente, tem que dar colo e castigo, alimento para o corpo e para o espírito. Pai sofre junto, faz curativo, fica acordado de madrugada até ouvir o bendito barulho da chave. Pai olha boletim, vai a reunião na escola, fica orgulhoso com o sucesso e triste com o fracasso. Que amigo faz isso?As férias estão aí. Permaneceremos mais tempo ao lado de nossos filhos. Aproveitemos para resgatar o que perdemos durante a pressa do ano que terminou. Sem regras e sem condicionamentos, porque cada filho tem sua própria história, apenas escutando nosso coração, conheceremos a verdade. E, na verdade, pura e íntegra está a arte de educar que deixa de ser tarefa para se tornar missão.
* Denisa Puggina é cirurgiã-dentista.Copilação extraida do Blog - http://educandocomcarinhoo.blogspot.com/
NÓS QUE FAZEMOS A ESCOLA MIGUEL MATIAS LHE DESEJAMOS UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA
sexta-feira, março 27, 2009 | Marcadores: SLIDES |
LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA TERÃO CONEXÃO BANDA LARGA VIA SATÉLITE
As escolas do município de Campo Alegre que têm laboratório de informática, foram selecionadas pelo MEC para receber conexão banda larga via satélite do Programa GESAC: GESAC é um programa do Governo Federal. Coordenado pelo Ministério das Comunicações, que, utilizando ferramentas de tecnologia da informação, visa promover a inclusão digital em todos os estados brasileiros. Atualmente possui mais de 3.500 estabelecimentos em todo o país, com previsão de atendimento de quase 12.000 estabelecimentos em 2009.
Com isso o alunado terá acesso à internet de qualidade, com velocidade, para realizar suas pesquisas e demais atividades.
quinta-feira, março 26, 2009 | Marcadores: Educação | 0 Comments
Baú da Miguel
terça-feira, março 24, 2009 | | 0 Comments
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EXECUTA AÇÃO DO PAR NA MIGUEL MATIAS
A Secretária de educação Nádja Maria de Azevedo do município de Campo Alegre e sua equipe técnica educacional, na construção do PAR (Plano de Ações Articuladas) listaram o contraturno como uma das ações a ser implantada no ano de 2009, promovendo atividades ligadas principalmente ao reforço escolar, artes, lazer, informática, esportes e outras áreas com foco pedagógico. Evitando que as crianças e adolescentes fiquem desocupados, estando assim mais suscetíveis a situações de vulnerabilidade social. Contribuindo ainda com a socialização das crianças e adolescentes, aumentando-lhes a auto-estima e fazendo com que descubram novas habilidades, o que Gadner chamou de “Inteligências Múltiplas”. As atividades serão centradas no desenvolvimento integral do ser, gerando-lhes benefícios físicos e psicológicos. Através delas, os participantes descobrirão competências e habilidades. Tudo isso fará com que o estudante passe a ser mais valorizado, podendo até descobrir sua vocação profissional através das oportunidades a que passarão a ter acesso.
segunda-feira, março 23, 2009 | Marcadores: Educação | 0 Comments
O EXPRESSINHO DO LANCHE MELHORA ROTINA DA ESCOLA
A mudança de horário de servir a merenda também colaborou com o bom andamento da escola, antes o aluno tinha disponível 30 minutos para lanchar e brincar, como as filas eram intermináveis como já foi citado acima, as crianças perdiam muito tempo, ocasionando uma certa rapidez para engolir a merenda, sem mastigar, na ânsia de sair de sair para recrear. Hoje a merenda é servida assim que está pronta, sendo concedidos 30 minutos depois que todos os alunos terminam de lanchar.
A idéia foi aprovada por todos, principalmente, pelas meninas responsáveis pela limpeza, pois segundo as mesmas, a escola ficava toda suja. Outras escolas também aprovaram a idéia e mandaram confeccionar o transporte.
Lembrando que tudo isso só é possível, pelo o apoio que a secretaria de Educação tem dado as escolas, fazendo com que avancem e melhorem as condições de trabalho, favorecendo para que todos trabalhem em pró de uma Educação melhor.
Obs: O nome do importantíssimo veículo foi escolhido em uma enquete, por professores, alunos e demais funcionários.
domingo, março 22, 2009 | Marcadores: Educação | 0 Comments
Parceria entre Secretaria de Educação e Instituto Ayrton Senna
O Programa Se Liga tem feito milhares de crianças voltarem a acreditar que são capazes de aprender. Ele alfabetiza crianças com distorção idade-série e provoca mudanças na educação formal. Isso porque ele introduz na rede escolar uma cultura de gestão eficaz, focada em resultados.
sábado, março 21, 2009 | Marcadores: Educação | 0 Comments
PROFESSORA APROVADA ( PATRÍCIA )
sábado, março 21, 2009 | Marcadores: PROFESSORA DESTAQUE |
Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor! Na Miguel Matias com certeza!
A escola Miguel Matias lembra e fortalece a cultura do circo, foi assim no dia 16 de março, (segunda feira) onde alunos e professores transformaram o pátio da escola em um grande picadeiro, ressaltando sempre o valor cultural dessa arte. Se depender da escola ela se manterá por muitos anos. Parabéns a todos que fazem essa escola pelo respeito a todas as culturas.
quinta-feira, março 19, 2009 | Marcadores: Educação | 0 Comments
A MIGUEL CAIU NA FOLIA
quinta-feira, março 19, 2009 | Marcadores: Educação |