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PREFEITURA GARANTE EDUCAÇÃO PARA TODOS

A Prefeitura de Campo Alegre, por meio da Secretaria de Educação, garante a matrícula de alunos portadores de necessidades especiais, possibilitando uma escola para todos. Ofertando formação em libras para todos os professores, investimentos e manutenção na Sala de Recursos voltada para estudantes da Rede Municipal de Ensino com deficiência auditiva ou que apresentem distúrbios no processamento auditivo.
Com sede na Escola Miguel Matias, o local atende alunos do Ensino Infantil e Fundamental de várias escolas municipais da cidade. Durante o tempo que os alunos passam nesta sala de recursos, eles são acompanhados por professoras da Rede Municipal de Ensino com especialização em Educação Especial nas várias deficiências. Elas realizam com os estudantes atividades que desenvolvem a memória, a concentração e a atenção dos alunos por meio de jogos e recursos de tecnologia mais avançada, como computador e televisão.
O atendimento é individual e as atividades de estimulação variam de acordo com a idade e com o distúrbio apresentados pelo aluno. Em geral, elas têm como enfoque principal o desenvolvimento da comunicação e do raciocínio lógico.
Os alunos continuam a freqüentar as aulas do ensino regular e as atividades nesta Sala de Recursos acontecem fora do período escolar. Com isso, os estudantes do período matutino fazem este acompanhamento na parte da tarde e os alunos do vespertino, pela manhã.

Obs.: Segundo a lei número 7.853, de 24 de outubro de 1989 a recusa das escolas em matricular alunos especiais, sem justa causa, é crime. A definição de o que é ou não justa causa cabe à Justiça, que decide se a matrícula deverá ou não ser aceita.






ESSE ANO TEM PROVA BRASIL, VAMOS MELHORAR NOSSO IDEB!



A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental e na terceira série do ensino médio, os estudantes respondem a itens (questões) de Língua Portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.
Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita de ano e freqüente a sala de aula.
Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação.
O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.




Fonte: Prova Brasil e Censo Escolar




CNTE realiza Semana Nacional da Educação Pública


Uma educação pública de qualidade para todo o Brasil será foco dos debates

Democracia, crise financeira internacional e implementação do piso do magistério. Estas e muitas outras questões são temas da 10ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, que será realizada de 20 a 24 de abril, pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e seus sindicatos filiados. Nesta edição, a Semana contará com Conferências Escolares para as quais serão convidados educadores, estudantes, pais e mães com o intuito de debater os principais temas da escola e da política educacional no Brasil.
Os assuntos em discussão serão os mesmos eleitos para as Conferências Municipal, Estadual e Nacional de Educação, organizadas pelo MEC em parceria com os sistemas de ensino do país e com a sociedade educacional. O debate servirá de base para a Conferência Nacional da Educação Básica, em abril de 2010.
Neste momento em que o mundo enfrenta o desemprego e a falência do neoliberalismo, a CNTE quer discutir o papel da educação na construção de uma nova ordem social.
A Semana abordará, também, as diretrizes nacionais de carreira do magistério, o reconhecimento dos funcionários de escola como profissionais da educação, a formação
de educadores para habilitar mais de 600 mil profissionais em suas áreas de atuação e
a desoneração dos recursos educacionais da DRU (Desvinculação de Receitas da União), que retirou, em 2008, mais de 8 bilhões de reais do orçamento do Ministério da Educação.
A CNTE defende a adoção de políticas públicas educacionais para a valorização dos trabalhadores em educação, o resgate da auto-estima desses profissionais e a melhoria da qualidade do ensino público. E a construção do Sistema Nacional de Educação é o principal caminho, hoje, para acabar com as desigualdades do ensino público oferecido nas diversas regiões do país.
Os textos para direcionamento dos debates estarão disponíveis para download em breve no site da CNTE.

FILHOS - MANUAL DO PROPRIETÁRIO




Certa vez, participando de um encontro, o palestrante fez a seguinte pergunta para uma plateia de pais, todos com mais de 40 anos: Quem dos presentes obedecia aos pais só com um olhar?. Absolutamente todos ergueram as mãos. Em seguida veio outra pergunta: Quantos dos que levantaram as mãos têm filhos que fazem a mesma coisa?. Imobilidade geral e algumas risadas.
Fomos criados com autoritarismo, o que não tem mais espaço atualmente. Mas, hoje, nos perdemos no exercício da autoridade.
Esperamos um redentor que nos console, tranquilize e absolva perante uma realidade que nos entorpece. Procuramos atabalhoadamente a solução sem buscar a compreensão do problema.
Paralisados pelo medo, fazemos o que não devemos: transferimos nossa responsabilidade de educadores para a escola. Buscamos para nossos filhos uma espécie de assistência técnica, como fazemos com os automóveis. Vã tentativa de justificar nossa incompetência.
Filho não nasce com Manual de Proprietário, infelizmente. Precisamos criar uma ordem moral e íntegra dentro de nós, que transformada em ação, sirva de exemplo. Nossos filhos são muito observadores e percebem com facilidade quando pregamos uma coisa e fazemos outra. Nossa incoerência é devastadora quando pretendemos educar.
Se nosso objetivo é ser exemplo, não precisamos de professor, guia espiritual, bafômetro, ou qualquer outro instrumento externo. Ao compreendermos nossa incongruência entre o pensar e agir, não estaremos resolvendo apenas nossos próprios desafios, mas ajudando também a solução dos problemas sociais.
Ouvimos muitas vezes pais dizendo que são “amigos” dos filhos. Nossos filhos não querem que sejamos seus amigos, eles já os têm. Querem que sejamos seus pais, seus educadores. Porque amor de pai é diferente. Tem que sinalizar o certo e o errado, não pode ser complacente, tem que dar colo e castigo, alimento para o corpo e para o espírito. Pai sofre junto, faz curativo, fica acordado de madrugada até ouvir o bendito barulho da chave. Pai olha boletim, vai a reunião na escola, fica orgulhoso com o sucesso e triste com o fracasso. Que amigo faz isso?As férias estão aí. Permaneceremos mais tempo ao lado de nossos filhos. Aproveitemos para resgatar o que perdemos durante a pressa do ano que terminou. Sem regras e sem condicionamentos, porque cada filho tem sua própria história, apenas escutando nosso coração, conheceremos a verdade. E, na verdade, pura e íntegra está a arte de educar que deixa de ser tarefa para se tornar missão.



* Denisa Puggina é cirurgiã-dentista.Copilação extraida do Blog - http://educandocomcarinhoo.blogspot.com/

NÓS QUE FAZEMOS A ESCOLA MIGUEL MATIAS LHE DESEJAMOS UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA

LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA TERÃO CONEXÃO BANDA LARGA VIA SATÉLITE

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As escolas do município de Campo Alegre que têm laboratório de informática, foram selecionadas pelo MEC para receber conexão banda larga via satélite do Programa GESAC: GESAC é um programa do Governo Federal. Coordenado pelo Ministério das Comunicações, que, utilizando ferramentas de tecnologia da informação, visa promover a inclusão digital em todos os estados brasileiros. Atualmente possui mais de 3.500 estabelecimentos em todo o país, com previsão de atendimento de quase 12.000 estabelecimentos em 2009.
Com isso o alunado terá acesso à internet de qualidade, com velocidade, para realizar suas pesquisas e demais atividades.


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Baú da Miguel

O blog relembra um dos mais importantes trabalhos pedagógicos, desenvolvido nesta escola, que rompeu as fronteiras do nosso estado, para ser apresentado em um congresso em Brasília, o trabalho foi desenvolvido sob a luz das canções do Rei do Baião : Luiz Gonzaga. As músicas foram usadas para trabalhar conteúdos básicos como: ortografia, análise lingüística, produções textuais, interpretação textual e outros. Os trabalhos em sala de aula foram enriquecidos com debates sobre a situação social e ambiental do Nordeste. O projeto até hoje é lembrado com saudades.O blog abraça a todos os envolvidos no PROJETO GONZAGÃO, pois ajudaram a escrever um importantíssimo capítulo na educação de Campo alegre.



SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EXECUTA AÇÃO DO PAR NA MIGUEL MATIAS



As atividades de contraturno escolar, estão sendo cada vez mais difundidas entre instituições de ensino públicas e privadas do País, apoiadas na LDB no seu Art. 34: “A jornada escolar no ensino fundamental incluirá pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola”, diz ainda no segundo parágrafo do mesmo artigo: “O ensino fundamental deve ser ministrado progressivamente em tempo integral, a critério dos sistemas de ensino”.
A Secretária de educação Nádja Maria de Azevedo do município de Campo Alegre e sua equipe técnica educacional, na construção do PAR (Plano de Ações Articuladas) listaram o contraturno como uma das ações a ser implantada no ano de 2009, promovendo atividades ligadas principalmente ao reforço escolar, artes, lazer, informática, esportes e outras áreas com foco pedagógico. Evitando que as crianças e adolescentes fiquem desocupados, estando assim mais suscetíveis a situações de vulnerabilidade social. Contribuindo ainda com a socialização das crianças e adolescentes, aumentando-lhes a auto-estima e fazendo com que descubram novas habilidades, o que Gadner chamou de “Inteligências Múltiplas”. As atividades serão centradas no desenvolvimento integral do ser, gerando-lhes benefícios físicos e psicológicos. Através delas, os participantes descobrirão competências e habilidades. Tudo isso fará com que o estudante passe a ser mais valorizado, podendo até descobrir sua vocação profissional através das oportunidades a que passarão a ter acesso.

O projeto de contraturno da Escola Miguel Matias: MAIS SABER, atenderá em torno de 900 alunos no horário contrário as aulas regulares. Pretende-se com esse projeto diminuir as situações de riscos social, proporcionando aos pais e familiares uma maior tranqüilidade, sabendo onde estão e como estão sendo tratados seus filhos. Sendo assim a escola poderá dar uma contribuição imensurável a redução da marginalidade infanto-juvenil.
Obs.: Logo estaremos postando a descrição e os horários das atividades de contraturno.





O EXPRESSINHO DO LANCHE MELHORA ROTINA DA ESCOLA

Em mais uma ação inovadora da nossa escola, surge o Expressinho do lanche, que leva até as salas de aulas, a nutritiva e saborosa merenda, evitando as filas intermináveis em frente à cozinha, evitando os acidentes que eram freqüentes, pois, os alunos tinham que se mover com lanche quente, esbarrões eram comuns. Outro ponto forte da ação foi à conservação dos pratos e copos, como a merenda é servida em sala, ninguém extravia nem abandona os objetos pela escola, todas as salas se transformam em refeitórios.
A mudança de horário de servir a merenda também colaborou com o bom andamento da escola, antes o aluno tinha disponível 30 minutos para lanchar e brincar, como as filas eram intermináveis como já foi citado acima, as crianças perdiam muito tempo, ocasionando uma certa rapidez para engolir a merenda, sem mastigar, na ânsia de sair de sair para recrear. Hoje a merenda é servida assim que está pronta, sendo concedidos 30 minutos depois que todos os alunos terminam de lanchar.
A idéia foi aprovada por todos, principalmente, pelas meninas responsáveis pela limpeza, pois segundo as mesmas, a escola ficava toda suja. Outras escolas também aprovaram a idéia e mandaram confeccionar o transporte.
Lembrando que tudo isso só é possível, pelo o apoio que a secretaria de Educação tem dado as escolas, fazendo com que avancem e melhorem as condições de trabalho, favorecendo para que todos trabalhem em pró de uma Educação melhor.

Obs: O nome do importantíssimo veículo foi escolhido em uma enquete, por professores, alunos e demais funcionários.










Parceria entre Secretaria de Educação e Instituto Ayrton Senna

A nossa Escola Miguel Matias acaba de ser contemplada por programas do Instituto Ayrton Senna: Acelera Brasil e se Liga. Sendo mais uma Ação da secretária Nádja e sua Equipe que não medem esforços para melhoria da educação, que vem historicamente elevando os índices educacionais de Campo Alegre, são eles que medem a qualidade da educação oferecida no município. Essa ação vai diminuir a distorção idade série, melhorando o trabalho em sala de aula e dando assim aos educandos uma nova oportunidade, um atendimento específico.



Aceleração de aprendizagem de alunos repetentes Criado em 1997, o Programa Acelera Brasil introduz na rede educacional uma cultura de gestão eficaz, focada em resultados, e que combate os principais problemas do sistema de ensino: os baixos níveis de aprendizagem, a repetência e a distorção idade/série.




Alfabetização de crianças com distorção idade/série Entre 10% e 35% dos alunos de 1ª à 4ª série ainda não sabem ler nem escrever. O analfabetismo é o maior vilão da educação pública no Brasil. Ele pune as crianças com a repetência, o difícil recomeço todos os anos, a insegurança e a baixa auto-estima.
O Programa Se Liga tem feito milhares de crianças voltarem a acreditar que são capazes de aprender. Ele alfabetiza crianças com distorção idade-série e provoca mudanças na educação formal. Isso porque ele introduz na rede escolar uma cultura de gestão eficaz, focada em resultados.

PROFESSORA APROVADA ( PATRÍCIA )


O blog toda semana homenageará a prática de um professor ou professora da Miguel Matias, com objetivo de reconhecer o trabalho desses brilhantes profissionais que transforma a vida dos alunos através da educação.A escolhida dessa semana foi à professora Patrícia Ferreira dos Santos Vivalda, é bonito ver a sua garra, sua vontade, seu compromisso com a aprendizagem e acima de tudo sua competência. Sempre viveu uma rotina de trabalhar dois horários, mas, nunca deixou o cansaço vencê-la, oferecendo sempre qualidade as aulas e uma enorme diversidade metodológica, com uma técnica apurada para dança e teatro tem promovido na escola momentos inesquecíveis, que Deus lhe dê muita saúde para continuar a brilhar nesse caminho tão espinhoso e ao mesmo tão prazeroso que é o de educar. Já ia esquecendo, está recém casada, e como podemos constatar em seu semblante, muito feliz. A escola Miguel Matias (E.M.M.), tem o prazer de lhe conceder o SELO DE PROFESSORA DESTAQUE.



PARABÉNS!!!








Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor! Na Miguel Matias com certeza!

A Arte circense é uma das mais antigas da história da humanidade, teve origem em povos viajantes, e existe nas mais variadas categorias, circo de rua, circo tradicional, circo chinês, circo russo e diversos outros. O circo consegue agrupar vários tipos de arte, como o malabarismo, o palhaço, a acrobacia, o adestramento de animais, equilibrismo, magia e muitas outras atrações. Atualmente o circo brasileiro passa por uma crise, as produções estão sendo ameaçadas devido ao custo de manutenção de animais de grande porte que acaba desestimulando sua presença nos picadeiros. Além do custo de manutenção dos animais serem altos, o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e as ONGs, sempre que podem, dão um jeito de aplicar multas. Os equipamentos estruturais do circo como as lonas também são uma dificuldade, cada vez mais sofisticadas em sua confecção elas estão com preços extremamente altos, devido a baixa procura muitas vezes não existe forma de baratear afirma grande maioria de circenses.
A escola Miguel Matias lembra e fortalece a cultura do circo, foi assim no dia 16 de março, (segunda feira) onde alunos e professores transformaram o pátio da escola em um grande picadeiro, ressaltando sempre o valor cultural dessa arte. Se depender da escola ela se manterá por muitos anos. Parabéns a todos que fazem essa escola pelo respeito a todas as culturas.



A MIGUEL CAIU NA FOLIA

A Escola Miguel promoveu no dia 20 de fevereiro, uma prévia carnavalesca, onde alunos e funcionários puderam de forma extrovertida, ao som de marchinhas e muito axé, escolher a rainha do carnaval 2009. Com isso a escola, como é habitual, respeita e promove momentos culturais, onde o alunado é convidado a participar de momentos alegres com fundamentos pedagógicos.

 
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