Escola de Campo Alegre realiza edição municipal SOLETRANDO e participará de edição estadual
Após eliminatórias realizadas em todas as salas de aula, classificando um aluno por turma, onde foi realizada na semana passada uma semifinal, classificando assim, 6 finalistas.
Na decisão da tarde de hoje, a vencedora foi à aluna Jardiane Nilo de Melo, 11 anos, aluna do 8º Ano Vespertino, que em uma final bastante disputada venceu a aluna Layane Caroline da Silva dos Santos.
Agora a vencedora irá participar de uma eliminatória estadual que selecionará a representante do estado de Alagoas para participar da edição nacional do SOLETRANDO, no programa Caldeirão do Hulck da rede Globo, apresentado por Luciano Hulck.
O programa global oferece um prêmio de 100 mil reais para o vencedor, como incentivo aos estudos.
O sucesso do evento é fruto do empenho da direção e coordenação da escola, com participação de todos os professores, em especial os professores de língua portuguesa, que trabalharam o projeto em sala de aula, com total apoio da Secretária de Educação Nadja Maria Azevedo que faz um belo trabalho na educação municipal..
A Edição estadual ainda deve ser marcada pela Secretaria Estadual, possivelmente para início do de 2010.
Por Márcio José / Fotos: Neilton Ferreira
sexta-feira, agosto 28, 2009 | Marcadores: Educação | 0 Comments
MIGUEL CONSEGUIU A SUA PRIMEIRA VITÓRIA NO FUTEBOL
segunda-feira, agosto 24, 2009 | Marcadores: Time da Miguel |
ESCOLA MIGUEL MATIAS PARTICIPOU DA 2ª MOSTRA ARTE CULTURAL DE CAMPO ALEGRE
segunda-feira, agosto 24, 2009 | Marcadores: Educação |
MARATONA DE ESCOVAÇÃO DENTÁRIA ESCOLAR
Um hábito corriqueiro como escovar os dentes pode prevenir doenças. Mas uma pesquisa do Ministério da Saúde revelou que mais da metade dos brasileiros não escovam os dentes de forma correta.
A falta de cuidado com a higiene bucal pode causar até infarto. A boca pode ser a porta de entrada para doenças graves, sem falar nos problemas de gengiva que a falta de higiene bucal pode causar. A perda do dente é uma das consequências.
Basta uma rotina de prevenção para ter dentes saudáveis, mas uma pesquisa do Ministério da Saúde revela que 58% dos brasileiros não limpam os dentes direito – só escovam de vez em quando, de maneira errada, ou nem tem escova em casa. É a realidade das áreas mais pobres de todo o país.
segunda-feira, agosto 24, 2009 | Marcadores: Educação |
BAÚ DA MIGUEL
quarta-feira, agosto 19, 2009 | Marcadores: BAÚ DA MIGUEL | 0 Comments
Gripe A: CNTE quer flexibilização no cronograma
A ideia é garantir as 800 horas/aula para os ensinos Fundamental e Médio, conforme a LDB; mas sem que essas horas precisem ser distribuídas em 200 dias. Assim, poderiam ser validadas todas as horas extras dadas num mesmo dia, em somatório que cumpriria a exigência legal.
O presidente da CNTE, Roberto Leão, lembra que o aumento dos casos de infecções e de mortes, em decorrência da nova gripe, fez com que as escolas suspendessem as aulas por prazo indeterminado. "A maioria os estabelecimentos de ensino não dispõe de estrutura adequada para evitar o contágio", afirma.
"Diante dessas circunstâncias, consideramos oportuno que o MEC, através do Conselho Nacional de Educação, estude a viabilidade de adequação do calendário escolar, caso a suspensão das aulas se prolongue", diz.
CNTE, 13/8/2009.
terça-feira, agosto 18, 2009 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
PROFESSOR DESTAQUE
terça-feira, agosto 18, 2009 | Marcadores: PROFESSORA DESTAQUE |
MIGUEL COMEMORA O ANIVERSÁRIO DA COORDENADORA ALDENIZE
terça-feira, agosto 18, 2009 | Marcadores: COMEMORAÇÕES |
ESCOLA MIGUEL MATIAS TRABALHA O FOLCLORE
Professores mostram através da arte que a cultura popular deve ser reconhecida pela escola, trazida para as discussões em sala de aula e considerada em práticas como a merenda e as reuniões de pais. As mais diversas expressões folclóricas se manifestam no ambiente escolar, mas passam despercebidas ou são até mesmo desaprovadas nesse contexto. Brincadeiras (amarelinha, brincadeira de taco, pega-pega, etc.), hábitos de alimentação (comer manga com feijão, farinha em todas as refeições, misturas de diferentes tipos de ingredientes em um só prato) e datas comemorativas (como o dia de São Cosme e São Damião): tudo isso está presente na vida das crianças e é, direta ou indiretamente, incorporado ao ambiente escolar. Considerar os saberes que as crianças trazem de seus contextos culturais pode levantar diversos elementos do folclore. Um aspecto importante é valorizar esse conjunto de expressões e saberes, e não tratá-los como “crendices” a serem abandonadas. Além disso, a escola pode propor projetos voltados para o estudo de diferentes aspectos das culturas populares. Quando se pensa nisso como algo presente na vida de todos nós, não se corre o risco de tratar outros costumes e expressões culturais como algo exótico e distanciado da realidade.
terça-feira, agosto 18, 2009 | Marcadores: TRABALHOS DIDÁTICOS |
COMEÇOU O PENEIRÃO DA MIGUEL
terça-feira, agosto 18, 2009 | Marcadores: Educação |
VIOLÊNCIA NA ESCOLA
Como forma de repúdio à agressão, os professores do Instituto Estadual de Educação (IEE), em Florianópolis, onde estudam cinco mil alunos, decidiram não dar aula na sexta-feira (14).
O caso aconteceu no começo da tarde de quinta-feira. A professora disse que, ao se aproximar da agressora, que queria falar com ela, em vez de cumprimento, ela recebeu tapas no rosto e pontapés. A cena aconteceu na frente de alunos.
A agressão ocorreu antes de as aulas do turno da tarde começarem. A professora, que há 12 anos trabalha na Escola de Aplicação do IEE e pediu para não ser identificada, estava na sala de professores quando foi chamada por um colega para atender a mãe da aluna.
"Eu fui colocar a mão no ombro dela, e ela pegou a minha mão, não deixou eu falar e começou a me bater. Acho que levei mais de 20 tapas no rosto. Caí no chão e ela ficou me chutando", relembra a professora, que é contadora de histórias e há dois anos trabalha com 36 turmas de ensino infantil.
Em quase duas décadas de profissão, nunca havia passado por situação semelhante. "O que mais me entristeceu é que tudo aconteceu na frente das duas filhas dela e de outras crianças. Fiquei mais machucada por causa disso."
Sorteio de chiclete e de tatuagem
Segundo a coordenadora da Escola de Aplicação, Ângela Zavarize, foi preciso a intervenção de outros professores para separar a mãe da professora. De acordo com ela, o rosto da contadora de histórias estava com bastante sangue. Um boletim de ocorrência foi registrado na 1ª Delegacia da Capital.
A professora atacada acredita que a agressão teve origem em uma aula sua na qual sorteou um chiclete e uma tatuagem entre os estudantes e que a menina, filha da mulher que a agrediu, sentiu-se contrariada por não ter sido sorteada:
"Ela ficou bastante nervosa, chutou a carteira e eu peguei a agenda dela para fazer uma anotação. Ela pediu para eu devolver a agenda."
A professora disse que, quando isso aconteceu, a aula já estava acabando e outros alunos da turma começaram a se aproximar das duas.
"Eu tentei afastar todo mundo e a menina foi para o fundo da sala. Ela tinha dois arranhões no pescoço. Eu tentei descobrir quem fez aquilo, porque podia ter sido eu ou qualquer outro aluno", lembrou.
A diretora-geral do IEE, Gilda Mara Marcondes Penha, disse que em momento algum a mãe da criança procurou a escola para conversar ou registrar qualquer tipo de queixa em relação à professora. A escola não divulgou o nome da mãe para preservar a identidade da aluna.
(* Com informações do Diário Catarinense)
Fonte: G1
sábado, agosto 15, 2009 | | 0 Comments
VEJA OS RECURSOS DO PDDE ( PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA) DA ESCOLA MIGUEL MATIAS
sábado, agosto 15, 2009 | Marcadores: PDDE |
Fundo transfere R$ 41 milhões do PDDE
ASCOM-FNDE (Brasília, 13.8.09) – O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) transferiu, nos dias 10 e 12 de agosto, R$ 41.159.579,55 referentes ao Programa Dinheiro Direito na Escola (PDDE) e ao Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate). Os recursos já estão disponíveis nas contas correntes dos beneficiados e podem ser conferidos na Internet, em www.fnde.gov.br/Consultas a liberações de recursos.
Para as unidades executoras (caixas escolares, associações de pais e mestres ou similares) das escolas que oferecem o ensino básico, o PDDE transferiu R$ 37.207.568,94. Para o PDDE de escolas com ensino integral foram transferidos R$ 1.741.907,62. O PDE Escola recebeu R$ 2.128.000,00 e o PDDE educação especial foi contemplado com R$ 10.304,00. O FNDE transferiu, ainda, R$ 71.798,99 para os municípios de Branquinha (AL), Monteiro (PB) e Coronel Pilar (RS) relativos ao Pnate.
Lucy Cardoso
http://www.fnde.gov.br/
País alfabetizado
O Equador vai se declarar um país alfabetizado no dia 8 de setembro, depois de os níveis de analfabetismo caírem para 3,8%, conforme foi anunciado no último dia 12 de agosto pelo Ministro da Educação Raúl Vallejo.
"Devemos declarar nosso país uma pátria alfabetizada porque os índices de analfabetismo no Equador estavam em 3,8%. Tecnicamente, podemos dizer que estamos em uma pátria alfabetizada", declarou. Segundo o ministro, a queda é uma consequência do trabalho realizado por estudantes do Ensino Médio em todo o país.
Em agosto de 2007, calculava-se que 9% da população equatoriana, cerca de 750 mil pessoas, eram analfabetas, enquanto 1,7 milhão não tinham terminado o ensino fundamental. O projeto chamado de "Programa de educação básica para jovens e adultos" foi lançado pelo presidente Rafael Correa em agosto de 2007. Nele, cada estudante deveria alfabetizar dez pessoas para obter uma qualificação satisfatória em sua graduação.
Depois de Cuba, Venezuela e Bolívia, chegou a vez do Equador se libertar do analfabetismo. A Nicarágua, que já tinha realizado esta proeza durante a Revolução Sandinista de 1979, está trabalhando para repetir o feito.
Quando leio tais notícias e comparo a disponibilidade de recursos financeiros, materiais e humanos destes países com o que possuímos em nosso país fico desanimado.
Certamente o fracasso brasileiro no combate ao analfabetismo não é um problema financeiro e sim político.
Os países acima citados possuem uma característica em comum: seus governos colocaram o combate ao analfabetismo como prioridade política e investiram na mobilização social. Aliás, conseguiram esta mobilização por que são governos, com suas diferenças, ancorados em forte mobilização social, o que garante que sejam governos mais comprometidos com mudanças mais profundas nas suas sociedades.
Isso faz falta no Brasil.
Postado por Luiz Araújo às 18:59 /http://rluizaraujo.blogspot.com/
sábado, agosto 15, 2009 | Marcadores: Educação |
ANJOS DO RECREIO
O dia do estudante aqui na Miguel contou com o apoio desses verdadeiros anjos, que garantiram ao seu modo que o evento tivesse sucesso.
terça-feira, agosto 11, 2009 | Marcadores: COMEMORAÇÕES | 0 Comments
O DIA DO ESTUDANTE NA ESCOLA MIGUEL MATIAS
terça-feira, agosto 11, 2009 | Marcadores: COMEMORAÇÕES |
11 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE
segunda-feira, agosto 10, 2009 | Marcadores: COMEMORAÇÕES | 0 Comments
CONSELHO TUTELAR VISITA A ESCOLA MIGUEL MATIAS
Conheça as principais atribuições do Conselho Tutelar
Atender às crianças e adolescentes que tiverem seus direitos ameaçados por ação ou omissão da sociedade ou do Estado;por falta; omissão ou abuso dos pais ou responsáveis; ou em razão de sua conduta.
Receber a comunicação (obrigatória) dos casos de suspeita ou confirmação de maus tratos; de reiteradas faltas injustificadas ou de evasão escolar; após esgotados os recursos escolares; e de elevados níveis de repetência.
Requisitar o serviço social, previdência, trabalho e segurança, ao promover a execução de suas decisões.
Atender e aconselhar os pais e responsáveis, podendo aplicar algumas medidas, tais como encaminhamento a cursos ou programas de orientação e promoção a familia e tratamento especializado.
Encaminhar a notícia de fatos que constituem infração administrativa ou penal contra os direitos da criança e do adolescente.
segunda-feira, agosto 10, 2009 | Marcadores: Educação |
3ª FEIRA DE GULOSEIMAS
A feira de guloseimas mais uma vez movimentou a escola com saborosos doces e salgados, foi um sucesso, a escola pretende fazer uma festa histórica para as suas crianças, no dia 12 de Outubro.
Queremos agradecer a todos que contribuíram com o evento, não citaremos nomes para não correr o risco de esquecer de alguém.
segunda-feira, agosto 10, 2009 | Marcadores: VARIEDADES |
Prefeitos conhecem perfil da nova Educação
O gestores municipais, junto do governador Teotonio Vilela, assistirão uma exposição sobre o esforço institucional do governo para mudar a realidade educacional em Alagoas, com a criação de um projeto que irá reformular o modo de educar no Estado.
A construção do projeto vem sendo posta em prática desde o segundo semestre de 2008, e visa qualificar o desempenho funcional da secretaria e de todo o sistema educacional do Estado, através de um grande programa de ações para cumprir as metas do Pacto pela Educação. O projeto, nessa nova fase de execução, ganhou a denominação de Geração Saber, com o qual o governo irá efetivar as diretrizes do pacto.
Segundo a secretária de Estado adjunta da Educação e coordenadora geral do Projeto de Cooperação Técnica, Cícera Pinheiro, o plano de socialização das ações começou a ser posto em prática desde o início do mês passado. “Estamos apresentando aos nossos parceiros tudo que construímos com este projeto. Nesta segunda-feira iremos dialogar com os prefeitos alagoanos. Eles têm um papel fundamental na educação alagoana”, afirmou.
O Estado tem a responsabilidade com 27% da população escolarizada (matrícula). Já os municípios alagoanos assumem 73% dessa população.
O secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo, acredita que, após a apresentação do projeto, o vínculo de colaboração entre Estado e municípios estará fortalecido. “Além disso, vamos apoiar as cidades alagoanas naquilo que é nossa responsabilidade e iremos pedir aos seus gestores o apoio necessário para desenvolver e tornar cada vez melhor nossa educação”, acrescenta Rogério.
União - O governador Teotonio Vilela Filho tem feito questão de participar desses encontros. O mais recente foi com a comissão do Pacto pela Educação em Alagoas, que reuniu no Palácio República dos Palmares movimentos sociais, religiosos e econômicos, além do Ministério Público Estadual, OAB/Alagoas, e Assembleia Legislativa.
O governador ressalta que em um Estado onde os indicadores sociais são tão negativos, a articulação feita para criar uma nova política educacional, como foi construído esse projeto, serve de exemplo para virar o jogo em outras áreas. “A integração de ações dos mais diversos participantes reflete a consolidação, a força e a qualidade do corpo técnico da Educação estadual”, enfatiza.
Segundo Teotonio, a apresentação do projeto de cooperação a todos os segmentos da sociedade significa compartilhar essa responsabilidade social. “Estamos no caminho certo, já temos as demandas, mesmo elas ainda sendo construídas, e temos o apoio irrestrito do Ministério da Educação em todas suas nuances”, afirma.
Para Teotonio Vilela, Alagoas virou um ‘case’ para o país. “Como a experiência alagoana é pioneira, ela vai servir como referência para estados e municípios”, completa o governador, reforçado pelo secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo, que por sua vez salienta a colaboração presente e constante dos segmentos modificando, quando necessário, pontos do projeto.
O secretário Rogério Teófilo destaca que como as discussões estão sendo muito produtivas, alguns pontos ainda estão em formatação, como por exemplo, a inserção do fomento aos órgãos colegiados da Educação – os conselhos de Educação, da Alimentação Escolar, e o Fundo da Educação Básica (Fundeb) foi acrescido no projeto nos encontros com a Mesa Permanente de Responsabilidade Educacional e com o Conselho Estadual de Educação.
O secretário lembra que o projeto não se traduz apenas na reforma, construção de escolas e na aplicação de R$ 200 milhões, assegurados pelo MEC, mas é para construir saber acima de tudo. “A proposta de mudança da realidade educacional alagoana depende diretamente da ajuda de todos os inseridos no processo educativo. Temos que nos unir e trabalharmos”, frisa o secretário.
Fonte: Agência Alagoas /http://www.alagoas24horas.com.br
domingo, agosto 09, 2009 | | 0 Comments