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Curso a distância vai qualificar secretários municipais de educação


Como planejar o sistema educacional é um dos quatro temas de curso destinado a qualificar secretários municipais de educação. Elaborado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação e pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o curso será lançado nesta quarta-feira, 9, às 14h, por videoconferência. Na primeira etapa, serão atendidos 1.610 dirigentes.

A formação, a distância, terá 170 horas e duração de quatro a cinco meses. Os quatro temas — planejamento e avaliação do sistema educacional; financiamento e gestão orçamentária; gestão de pessoas; infraestrutura física e logística — fazem parte do Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação (Pradime). A oferta do curso envolve a UFPE, que desenvolveu os módulos da formação, e as universidades federais da Bahia (UFBA) e do Pará (UFPA). De acordo com as previsões, as aulas começam em janeiro de 2010.

A UFPA será responsável pela formação dos secretários de todos os 449 municípios da região Norte, que reúne os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Caberá à Universidade Federal da Bahia atender 558 municípios. Parte deles na Bahia e em Sergipe, Alagoas e Maranhão. A UFPE oferecerá o curso a 603 dirigentes de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Piauí.

Ao concluir as 170 horas de formação, os secretários receberão certificados de extensão das universidades públicas.

Prioridade — O coordenador do Pradime, Eduardo Pires Neves, explica que os secretários de educação das 5.563 cidades brasileiras devem ser atendidos em 2010. O curso começará pelos municípios que registraram baixo índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) em 2005 e em 2007 — são prioritários nas ações do MEC — e pelos que solicitaram a formação nos planos de ações articuladas (PAR) em 2007 e 2008.

Entre fevereiro e abril deste ano, segundo Neves, a SEB realizou 11 encontros do Pradime para apresentar os programas e ações do MEC a dirigentes que assumiram cargos depois das eleições municipais de 2008.


FONTE: SEB - Secretaria de Educação Básica Nº 20 - 11/12/09

CAMPO ALEGRE RECEBE VERBA DO PROGRAMA CAMINHO DA ESCOLA




O município de Campo Alegre recebeu no último dia 19 de novembro verba proveniente do Ministério da Educação, através de convênio, no valor de R$ 121.770,00(cento e vinte e um mil, setecentos e setenta reais). O mesmo está depositado na conta nº 0000140694 da agência Nº 4036-3.



Segundo o Portal da Transparência - Governo Federal, o objetivo da verba é – aquisição de veículo automotor, zero quilometro, com especificações para transporte escolar.



Número do Convênio SIAFI: 653796



Situação: Adimplente
Nº Original: 656213/2009
Objeto do Convênio: AQUISICAO DE VEICULO AUTOMOTOR, ZERO QUILOMETRO, COM ESPECIFICACOES PARA TRANSPORTE ESCOLAR, POR MEIO DE APOIO FINANCEIRO, NO .MBITO DO PROGRAMA CAMINHO DA ESCOLA.
Orgão Superior: MINISTERIO DA EDUCACAO
Concedente: FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCACAO
Convenente: CAMPO ALEGRE PREFEITURA
Valor Convênio: 121.770,00
Valor Liberado: 121.770,00
Publicação: 16/11/2009
Início da Vigência: 09/11/2009
Fim da Vigência: 08/11/2010
Valor Contrapartida: 1.230,00
Data Última Liberação: 19/11/2009
Valor Última Liberação: 121.770,00

Encerramento das Atividades Esportivas do Contraturno.



Nesta quinta-feira (10), os alunos do contraturno da Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias participaram do encerramento das atividades esportivas coordenada pelo professor Edeilson Gomes. O encerramento se deu por meio de um torneio de futebol onde várias equipes participaram.


“É importante destacar que a participação, o apoio e o incentivo dos profissionais desta instituição educacional foram imprescindíveis para a articulação das atividades, garantindo assim um bom trabalho integrado no contraturno que favoreceram na personalidade, auto-estima e consequentemente na educação de nossos alunos”, afirmou o coordenador do contraturno.

Segundo o coordenador Edeilson Gomes, a perspectiva para contraturno do ano de 2010 é de introduzir várias outras modalidades esportivas e educativas para todo o alunado.









Sugestões de sites de leituras para crianças




1. O caracol de ouvido
http://caracol.imaginario.com/estorias/index.html

2. O Pequeno Príncipe (on-line)
http://www.mayrink.g12.br/pp/Cap00.htm

3. Contando História (organizado por Vera Rossi)
http://www.contandohistoria.com/

4. Domínio Público (link para Literatura Infantil)
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp;jsessionid=E3890C67BDC75A019C9462C7AAE1D21C

5. Dobras da Leitura (blog)
http://dobrasdaleitura.blogspot.com/

6. Mitologia (organizado por Solange Firmino)
http://solfirmino.multiply.com/reviews/item/43

7. Divertudo
http://www.divertudo.com.br/historias.htm

FLAMENGO CAMPEÃO BRASILEIRO 2009

Estudantes se preparam para o Enem 2009




Para mais de 4,1 milhões de estudantes, este final de semana será bastante atribulado. Isso porque acontece mais uma edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que terá, pelo primeiro ano, um modelo de prova diferenciado, dividido em dois dias. Os candidatos deverão responder 180 questões, todas de múltipla escolha. No primeiro dia, sábado, serão 45 questões de ciências da natureza e 45 de ciências humanas. No domingo serão 45 questões de linguagens, 45 de matemática, mais a redação. O MEC (Ministério da Educação) espera que a taxa de faltosos seja menor que no ano passado, quando mais de 27% dos inscritos não fizeram à avaliação. Porém, em 2009, vários fatores podem levar com que este percentual de abstenção seja ainda maior. Um dos motivos é a desistência de USP e Unicamp de usar o exame em seus vestibulares. Além disso, houve o cancelamento da prova após a fraude que adiou a prova que seria realizada na primeira semana de outubro. A nota do Enem é utilizada para o ingresso no Prouni (Programa Universidade para Todos), além de angariar pontos em fases de vestibulares de universidades públicas. Fique atento aos locais de prova a as dicas para não perder a prova.
Confira 10 dicas para você arrasar no exame e se dar bem no vestibular!
1. O Enem não cobra matérias. Ele dá situações-problema para que você resolva. E em uma questão podem ser cobrados, ao mesmo tempo, conhecimentos de biologia e química, por exemplo. Então, nada melhor do que ver as provas anteriores no site Oficial(http://www.enem.inep.gov.br/) ou então um simulado, como este disponível no Site do Guia do Estudante (http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular/enem/!
2. A leitura diária de jornais e revistas é muito importante, pois o Enem pede um grande nível de conhecimentos gerais. “O que aparece bastante também é a interpretação de tabelas, gráficos e imagens”, indica a coordenadora pedagógica Alessandra Venturi. Então, já fique sabendo que Obama e a crise econômica devem cair na prova!
3. Escreva bastante e treine a produção de textos. Com a confirmação dessas mudanças no ENEM, a redação deve ter um peso maior!
4. Não estude até o último minuto antes da prova. Tire pelo menos um dia para relaxar. Vá ao cinema, caminhe, saia com os amigos e procure dormir mais cedo do que o normal na noite anterior a prova. Então, se divirta, mas nada de ir para a balada, hein!
5. Encha seu mp3 player de músicas bacanas e vá ouvindo no caminho. Mas tome cuidado para não colocar músicas muito agitadas ou mesmo ouvir muito alto. Fazer prova com a adrenalina lá em cima não dá, né?
6. Cuide do seu corpo. Imagine o seguinte: você estudou MUITO, MUITO MESMO e pra relaxar um pouco foi comer um X-Tudo no “Big Lanche”. No dia seguinte dependendo do organismo de cada um, o resultado do “relaxamento” será uma boa e constante dor de barriga. Ninguém merece né? Então, dias antes da prova cuide bem do seu corpo. Alimente-se como está acostumado e nada de coisas muito gordurosas. Alimentos leves são essenciais. Lembre-se também de não usar drogas. Até mesmo bebida alcoolica. Deixe o X-Tudo e a bebida pra comemorar quando passar no vestibular ou se dar bem no Enem! ;-)
7. Leve uma garrafinha d’água e uma barra de cereal ou chocolate. Não leve comida. Marmita não combina com o Enem. Procure não levar salgadinho com aquelas embalagens barulhentas, o que irrita profundamente quem está fazendo a prova do seu lado.
8. Não fique relendo demais as questões, por dois motivos: Pode sobrar pouco tempo para a redação ou então seu cérebro pode dar um nó e você pode duvidar da resposta de uma questão simples.
9. Normalmente, algumas provas e vestibulares tem os números de respostas muito próximos “a”, “b”, “c”, “d” e “e”. Por exemplo, numa prova de 100 questões: 20 respostas são “a”, 22 “b”, 18 “c”, 25 “d” e 15 “e”. Outra dica também é quando você está em dúvida entre a letra “a” e uma outra qualquer, é não chutar na “a”. Pois, normalmente, a letra “a” é onde os examinadores colocam as pegadinhas para que quando lerem, achrem que é a correta e já partir pra próxima questão.
10. Por fim, passe as questões objetivas para o gabarito com atenção. Afinal, não adianta acertar na prova e errar no gabarito.

Deputado Álvaro Guimarães visita Escola Miguel Matias


O deputado estadual Álvaro Guimarães (PSB) visitou na manhã desta terça-feira 24, a Escola Municipal Miguel Matias em Campo Alegre, atendendo um convite do diretor da Escola professor Luciano Torres. Álvaro pode conhecer o belo trabalho que vem sendo desenvolvido naquela instituição de ensino com idéias pioneiras que vem melhorando o aprendizado dos estudantes que ali estudam.

Durante a visita o deputado recebeu o carinho dos funcionários e estudantes e conheceu atividades como a Biblioteca volante que leva livros para os alunos sala a sala, o expresso do lanche que serve o lanche dos alunos em suas respectivas salas de aula, a horta comunitária escolar onde os alunos ajudam na produção da merenda escolar com o cultivo de hortaliças, o moderno laboratório de informática da escola, o campo de futebol de areia onde são desenvolvidas atividades esportivas além dos trabalhos de contraturno.
O deputado elogiou a gestão escolar do professor Luciano e sua equipe de profissionais dizendo que as idéias que já são realizadas na Escola Miguel Matias devem ser levadas a outras instituições de ensino.

CRAQUE DA SEMANA


JAL

TIME DA MIGUEL VENCE FORA DE CASA













Neste domingo dia 22 de Novembro, jamais será esquecido pelos jogadores e torcedores do time da Miguel, a seleção como é chamado pelos torcedores mais apaixonados, foi ao povoado da chã da Imbira enfrentar o grande time da Escola João Fernandes Vieira Filho. O time da casa contou com os funcionários da escola e alguns craques da comunidade Imbirense.




Diante dos poderosos donos da casa, o time da Miguel começou com todo o gás, e já saiu na frente, logo aos 3 minutos da etapa inicial ,Cinco minutos após o primeiro gol, o time da Miguel ampliou o placar para 3 x0.



O time da João Fernandes acordou para a partida e empatou. Ambos os times protagonizaram uma batalha de titãs, onde os visitantes além de enfrentar um bom time teve que vencer também a arbitragem, que de forma equivocada marcou penalti de Sandrinho em Herbert, (jogador convidado),.


O time da Miguel ainda desperdiçou um penalti cobrado por Luciano, que chutou em cima do goleiro Gean, o atacante que visivelmente está fora de forma, lamentou o penalti perdido.


Quando tudo parecia se encaminhar para mais um empate, Dilson Motor acerta um chute indefensável para o goleiro Gean, logo após o gol, o árbitro pede a bola e apita o final do jogo, vitória da Miguel.


A euforia pela vitória foi expressada com muita alegria em uma carreata pelas principais artérias do povoado.



GOLS MARCADOS:


SANDRINHO 1


ANTÔNIO MATIAS (PEU GRANDE) 1


BETINHO 1


EDILSON GOMES 2




MIGUEL MATIAS 5 X 4 JOÃO FERNANDES VIEIRA FILHO

BAÚ DA MIGUEL



Dando sequência as imagens do desfile das escolas em comemoração a emancipação política de Campo Alegre no ano de 1989, temos o então vice-prefeito Álvaro Guimarães discursando para a sociedade presente, temos também uma das maiores representante da classe feminina desse município a Srª Jacira Fidelis e também pai e filho no ofício de assessoria política( Darci Rolim e Denis Rolim).




Comentário do blog: Note que o deputado Alvaro Guimarães precisava de uma cola na hora de discursar (no inicio é assim mesmo), diferentemente de hoje com discursos fortes e centrados nas causas sociais(sem cola). Sim já ia esquecendo o Denis começou ainda menino na função de acessor político.

MIGUEL VOLTA A PERDER




MIGUEL MATIAS 2 X 3 MONSENHOR HILDEBRANDO

MENINAS DA MIGUEL DÃO SHOW NA CULMINÂNCIA DO PROJETO "A COR DA CULTURA"









A secretaria de Educação realizou nos dias 18 Campo Alegre (sede) e 19 Luziápolis, uma grande homenagem a raça negra, proporcionando momentos onde a cultura afro-brasileira fluíram em diversas apresentações das instituições escolares, na sua fala a Secretária Nádja Azevedo deixou claro a importância de se trabalhar em parceria, dividindo o sucesso do evento com todos os envolvidos no projeto.



O blog aproveita o momento para parabenizar a secretaria de Educação na pessoa da coordenadora Marilene Luis, pela a iniciativa de valorizar a cultura dessa belíssima etnia.





VALEU MARY.

PROFESSORES DO PROJETO RONDON VISITAM A MIGUEL



Nesta quinta-feira dia 18 de novembro, a Miguel recebeu a visita de dois professores que fazem parte do projeto RONDON, sendo um de São Paulo e outro de Santa Catarina, acompanhados pela direção da escola e de mais funcionários, os visitantes ficaram impressionados pela organização da rotina escolar desta instituição, tecendo inúmeros elogios. Os mesmos deixaram explicito a vontade de colaborar com o nosso municipio, através de formações que serão ofertadas em janeiro de 2010.


O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população e busca aproximar esses estudantes da realidade do País, além de contribuir, também, para o desenvolvimento das comunidades assistidas.

O Projeto Rondon é realizado em estreita parceria entre diversos Ministérios e o imprescindível apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta, ainda, com a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras Municipais, da União Nacional dos Estudantes, de Organizações Não-Governamentais, de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público e de Organizações da Sociedade Civil.

As atividades realizadas pelos rondonistas, como são chamados os professores e estudantes universitários que participam do Projeto, concentram-se nas áreas de comunicação; cultura; direitos humanos e justiça; educação; meio ambiente; saúde; tecnologia e produção e trabalho.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA TESTE DE ACEITABILIDADE DE MERENDA ESCOLAR







Nesta segunda - feira dia 16 de novembro, o Setor de Merenda Escolar, comandado pelas nutricionistas Lourdinha e Nidiane, realizou mais um “teste de aceitabilidade” para introdução de alimentos no cardápio, conforme rege a Resolução nº 38/2009, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).


Para que possa ser adicionado ou retirado alguma alimentação no cardápio da Merenda Escolar é necessário que um conjunto de alunos sirvam-se do alimento e o Setor responsável faça a apuração de aceitabilidade que, pela Resolução vigente do FNDE, precisa ter um índice igual ou superior a 90% de aprovação. Até o primeiro semestre deste ano, este mesmo teste deveria atingir um índice de 85%.




Na Miguel realizou um teste de aceitabilidade da MACARRONADA, onde 200 crianças e adultos experimentaram o delicioso prato.Como não podia ser diferente a experiência foi um sucesso, com um grande índice de aprovação. Algumas crianças repetiram o prato.

20 DE NOVEMBRO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Dia da Consciência Negra




Dia da Consciência Negra

BAÚ DA MIGUEL

O ano foi 1989, desfile cívico em alusão a emancipação politica de Campo Alegre, o cavaleiro é o ex-vereador Alvinho, Filho do ex-prefeito e atualmente deputado estadual Alvaro Guimarães.


Comentário do blog: Rapaz, não é que o menino era bonitinho

Senado Federal aprova fim da DRU para a educação




O plenário do Senado Federal aprovou em dois turnos na última semana a proposta de emenda à Constituição (PEC) 277/08, que dispõe sobre o fim da Desvinculação de Receitas da União (DRU) para a educação. O texto também torna obrigatório o ensino dos quatro aos 17 anos de idade, ou seja, da educação infantil ao ensino médio. O texto será promulgado pelo Congresso Nacional. O ministro Fernando Haddad definiu a aprovação como um dia histórico para a educação do País.


A PEC aprovada acrescenta terceiro parágrafo ao artigo 76 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para reduzir, anualmente, a partir do exercício de 2009, o percentual da Desvinculação de Receitas da União incidente sobre os recursos destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino, de que trata o artigo 212 da Constituição Federal. A revinculação dos recursos passa a contar retroativa a janeiro. Com o fim da DRU para a educação, o MEC passará a contar com cerca de R$ 9 bilhões a mais por ano em seu orçamento. A redução será gradativa ao longo de três anos, até sua extinção total em 2011.


A DRU retirava 20% dos recursos destinados à educação, provenientes de arrecadação de tributos e contribuições federais. Com a aprovação do texto, em 2009 e 2010 serão descontados 12,5% e 5%, respectivamente. Em 2011, não haverá mais a incidência da DRU na educação.


A obrigatoriedade do ensino dos quatro aos 17 anos de idade tem prazo até 2016 para ser implementado.






Imprensa SEB (informativo@mec.gov.br)

Educação aprova 14º salário para professores de escolas com bom desempenho


A Comissão de Educação do Senado aprovou hoje (10) projeto de lei que prevê o 14º salário para professores e funcionários de escolas que elevarem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – o Ideb – em pelo menos 50%, durante o ano letivo. O substitutivo do senador Marconi Perillo (PSDB-GO) ao projeto do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) também beneficia os profissionais da educação de escolas de ensino fundamental que obtiverem Ideb igual ou superior a seis no ano.



Para o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, a proposta é “complicada” porque beneficia alguns professores e não garante o direito a todos. “Premiar por mérito é ruim para a educação, isso precisa ser muito bem pensado”, explica.

Segundo Leão, o projeto não leva em conta as condições de trabalho do professor e da própria escola, fatores que influenciam no desempenho do aluno. “Muitos docentes trabalham em colégios que ficam em regiões difíceis que não permitem que o Ideb seja alto. O melhor prêmio é uma carreira com critérios claros e democráticos de evolução”, acrescenta.

Pelo PLS 319/08, o pagamento do benefício deverá ser realizado até o final do semestre subsequente ao da publicação do resultado da avaliação do Ideb. O índice foi criado em 2005 pelo MEC e avalia a qualidade do ensino público a partir do desempenho dos alunos na Prova Brasil e das taxas de aprovação. Escolas, municípios e estados ganham uma nota, em uma escala que vai de zero a dez. A média nacional em 2007 foi de 4,2 pontos para os anos iniciais do ensino fundamental. O novo Ideb será divulgado no ano que vem.

A matéria segue agora para exame e votação na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em decisão terminativa.


(10/11/09 - CNTE com informações da Agência Brasil)

CHARGES DA SEMANA


MOMENTO PEDAGÓGICO


A prática de violência entre pares:O bullying nas escolas

1. Como podemos identificar os casos de violência entre pares?

Por meio da observação e da discussão sobre o comportamento individual dos alunos, os professores podem identificar os alvos e os agressores. As vítimas são alunos frágeis, que se sentem desiguais ou prejudicados, e que dificilmente pedem ajuda. Eles podem demonstrar desinteresse, medo ou falta de vontade de ir a escola, apresentar alterações no rendimento escolar, dispersão ou notas baixas. Além disso, podem ter sintomas de depressão, perda de sono e pesadelos. Normalmente recebem apelidos, são ofendidos, humilhados, discriminados, excluídos, perseguidos, agredidos, e podem ter seus pertences roubados ou quebrados.
Os agressores geralmente acham que todos devem fazer suas vontades, e que foram acostumados, por uma educação equivocada, a ser o centro das atenções. São crianças inseguras, que sofrem ou sofreram algum tipo de agressão por parte de adultos. Na realidade, eles repetem um comportamento aprendido de autoridade e de pressão. Tanto as vítimas, quanto os agressores, necessitam de auxílio e de orientação. Os demais alunos são os observadores da violência. Eles convivem com ela e se calam ou são ignorados em suas observações por pais e professores. Temem tornarem-se alvos, e podem sentir-se incomodados e inseguros.



2. Saiba o que fazer

Para se refletir sobre o bullying, é essencial promover a orientação, a conscientização e a discussão a respeito do assunto. Nem toda briga ou discussão deve ser rotulada como bullying, para não cairmos no extremo oposto da tolerância zero, que não vai permitir a estas crianças e jovens que estão em fase de desenvolvimento que aprendam a viver harmoniosamente em grupo. A diferença entre um comportamento aceito e um abuso às vezes é muito tênue, e cada caso deve ser observado e analisado segundo sua constância e gravidade.
Os alunos devem criar regras de convivência e discuti-las com a equipe pedagógica, buscando soluções e respeitando as diferenças de cada um. Os pais devem ser ouvidos e orientados a colocar limites claros de convivência, e ajudar sempre que souberem de algum problema sem aumentar ou diminuir a informação recebida.
Quando identificados um autor e uma vítima, ambos devem ser orientados. Seus pais devem ser alertados e estar cientes que seus filhos, agressor ou agredido, precisam de ajuda especializada. O comportamento dos pais diante deste comunicado é muito importante: não se deve cobrar o revide, nem intimidar ou agredir. Este é um momento de aprendizado para todos, e mostrar como se controlar, manter a calma e evitar comportamentos de violência é imprescindível



3. Considerações finais


O bullying acontece entre jovens e crianças de todas as classes sociais, e não está restrito a nenhum tipo determinado de escola. Por violência entre pares entende-se maus-tratos, opressão, intimidação e ameaças que ocorrem de forma intencional e repetida. Isso inclui gozações, apelidos maldosos e xingamentos que magoam profundamente a criança e podem causar sérios prejuízos emocionais, como perda de auto-estima e exclusão social. Mas precisamos tomar cuidado para não patologizarmos os casos de violência entre pares. Temos observado em nossa pesquisa que, esporadicamente, algumas crianças fazem brincadeiras inofensivas e se utilizam de palavras e de comportamentos não adequados durante suas brincadeiras, e isto nem sempre pode ser caracterizado como bullying. É preciso avaliarmos a intensidade e o significado dessas atitudes. A observação constante e a parceria entre escola e família são cruciais para a possível eliminação de tais comportamentos.



Rosana Maria César del Picchia de Araujo Nogueira

REFORMA ORTOGRÁFICA


Trema – é hora de partir!



Sim, podemos dizer adeus ao trema! Este é totalmente suprimido de palavras portuguesas, bem como das aportuguesadas.

Lembremo-nos sempre de que o trema não é um acento e sim um sinal gráfico, apesar de estar na sequência da acentuação no acordo ortográfico. Este sinal é chamado de diérese, que significa a separação de duas vogais adjacentes em sílabas diferentes.

Assim sendo, palavras que normalmente eram grafadas com o trema, como: lingüiça, tranqüilo, lingüística, bilíngüe, freqüentar, cinqüenta, agüenta, etc. não possuem mais o trema.

Essa nova regra justificou-se no fato de que há ditongos na língua que não precisam do trema para indicar a quem lê o fato do “u” ter que ser pronunciado ou não, como em: língua e quente. No primeiro caso, sabe-se que o “u” deve ser pronunciado e no segundo não. Este fato não tem a ver com grafia e sim com fonética, ou seja, com o modo de dizer e não com o de escrever, tornando o trema desnecessário. Assim, por que continuaríamos sinalizando lingüiça, por exemplo?
A supressão deste sinal afeta diretamente o Brasil, uma vez que os outros países que tem o português como idioma oficial não o utiliza.

Abaixo o trema, viva a independência do ditongo!

Uma observação a se fazer, como nos foi sugerido, é que o trema continua apenas em nomes próprios e seus derivados: Müller, mülleriano, Bündchen, Hübner, hübneriano, e assim por diante.

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

 
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