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CULTIVANDO VIDAS




A Horta Escolar da Miguel, tem por objetivo despertar nas crianças da instituição de ensino o interesse pelo cultivo dos alimentos e o cuidado com as plantas. A horta é utilizada como instrumento pedagógico, onde os alunos aprendem na prática lições de Botânica.

O coordenador do Projeto Mais saber,Professor Edeilson Gomes(PIU) afirma que a horta orgânica é extremamente importante para o processo de aprendizado dos estudantes. “Os alunos aprendem a preparar a terra para o plantio e veem de perto como ocorre a germinação e o crescimento das plantas até que estejam prontas para o consumo. Os alimentos que cultivam são utilizados na merenda escolar e as crianças ficam entusiasmadas quando consomem o que elas plantaram”, ressaltou. O excedente da produção é doado para os alunos envolvidos com o projeto.

AULAS DE INFORMÁTICA NO CONTRATURNO








A Escola miguel Matias tem propiciado ao seu alunado momentos reais de aprendizagem, um dos destaques são as aulas de informática, o trabalho de socialização de informática na Miguel é conduzido pelo competentissímo Professor Antônio Matias, que de forma carinhosa transmite esses conhecimentos contemporâneos.


Diminuir a exposição de crianças e adolescentes a situações de risco social, além de contribuir com a formação escolar, profissional, de cultura e cidadania dos estudantes. Estes são os principais objetivos das atividades de contraturno escolar, que estão sendo cada vez mais difundidas entre instituições de ensino públicas e privadas do País.

As atividades de contraturno, como o próprio nome diz, são promovidas no período em que o estudante não está no colégio. Por exemplo, se uma criança ou adolescente freqüenta a escola no período da manhã, desenvolve atividades de contraturno no período da tarde. Estas geralmente estão ligadas principalmente a reforço escolar, artes, lazer, informática, esportes e outras áreas com foco pedagógico.


Se o contraturno propicia uma série de vantagens as crianças, seus benefícios também são sentido pelos pais, familiares e responsáveis pelos mesmos. A eles, as atividades geralmente garantem tranqüilidade, fazendo com que possam deixar suas casas e enfrentar suas jornadas de trabalho sossegados, sabendo onde estão e a que estão se dedicando suas crianças e adolescentes.


Por - Luciano Torres

MIGUEL RECEBE VISITA DO CAE




O Conselho de Alimentação Escolar (CAE), esteve no dia de hoje (25) visitando a escola, e pôde constatar o bom andamento da instituição. Os conselheiros professores, Valdinho e Pereira, puderam também conhecer algumas das ações realizadas por essa unidade de ensino, segundo eles a escola estava de parabéns, " Que a prática em cultivar horta-escolar seja expandida para as demais escola da rede",pontuou o Professor Valdinho.
Apesar do bom desempenho a sempre a necessidade de melhorias de acordo com o CAE.


O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Campo Alegre vem atuando no sentido de fiscalizar e acompanhar a aplicação dos recursos provenientes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O objetivo do programa é atender às necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis.

HINO NACIONAL ILUSTRADO

A pedidos dos nossos leitores, veja aqui algumas sugestões para se trabalhar com o Hino Nacional Brasileiro:
O Hino Nacional Brasileiro precisa e deve ser trabalhado constantemente com os alunos. É natural ouvirmos falar de pessoas com certa formação que no entanto, não conseguem cantar o Hino por completo ou sequer compreender o sentido. Que se diria de uma análise mais aprofundada? Difícil. Não podemos generalizar, mas é sábio que a letra merece atenção e interpretação a fim de ser compreendida e o ato de cantar o Hino consiga ir além do simples gesto mecânico de todos os dias na escola. É bom saber o que se está cantando, até para concordar ou criticar. Criticar sem conhecimento de causa, é, no mínimo, um gesto um tanto absurdo.


VOCABULÁRIO

O significado do Hino Nacional se enriquece quando o sentido das
estrofes e das palavras é bem compreendido.
Seguem alguns vocábulos, que não estão em ordem alfabética, mas
sim, na seqüência e no contexto do Hino Nacional.

Plácidas : tranqüilas, calmas
Brado : grito
Retumbante : que ecoa, vibrante
Fúlgidos : luz intensa
Penhor : garantia
Idolatrada : muito amada , respeitada
Vívido : cheio de vida
Límpido : limpo, claro
Cruzeiro : constelação do Cruzeiro do Sul
Resplandece : brilha
Impávido: destemido
Colosso : gigante
Esplêndido: maravilhoso , admirável
Fulguras : brilhas
Florão : enfeite, ornamento, jóia
Garrida : vistosa, alegre
Risonhos : alegres
Lábaro : bandeira
Ostentas : mostra
Louro : amarelo
Flâmula: bandeira
Clava : pau usado como arma









DELIBERAÇÕES LEGAIS SOBRE O HINO NACIONAL
LEI 5700, DE 1º DE SETEMBRO DE 1971
SEÇÃO II
DO HINO NACIONAL

Art. 24 A execução do Hino Nacional obedecerá às seguintes prescrições :

I. Será sempre executado em andamento metronômico de uma semínima
igual a 120 (cento e vinte ).
II. É obrigatória a tonalidade de si bemol para a execução instrumental
simples.
III. Far-se-á o canto sempre uníssono.
IV. Nos casos de simples execução instrumental, tocar-se-á a música
integralmente, mas sem repetição: nos casos de execução vocal, serão
sempre cantadas as duas partes do poema.
V. Nas continências ao Presidente da República, para fins exclusivos do
Cerimonial Militar, serão executados apenas a introdução e os acordes
finais, conforme a regulamentação específica.

Art. 25 Será o Hino Nacional executado:

I. Em continência à Bandeira Nacional e ao Presidente da República, ao
Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal, quando
incorporados e nos demais casos expressamente determinados pelos
regulamentos de continência ou cerimônias de cortesia internacional.
II. Na ocasião do hasteamento da Bandeira Nacional previsto no parágrafo
único do artigo 14.
24 § 1º- A execução será instrumental ou vocal de acordo com o cerimonial
previsto em cada caso.
§ 2º- É vedada a execução do Hino Nacional em continência, fora dos casos
previstos no presente artigo.
§ 3º- Será facultativa, a execução do Hino Nacional na abertura de sessões
cívicas, nas cerimônias religiosas a que se associe sentido patriótico, no início
ou no encerramento das transmissões diárias das emissoras de rádio e
televisão, bem assim para exprimir regozijo público em ocasiões festivas.
§ 4º- Nas cerimônias que se tenha de executar um Hino Nacional Estrangeiro,
este deve, por cortesia, preceder o Hino Nacional Brasileiro.
Observações sobre algumas obrigações legais determinadas pela Lei nº
5.700, de 1º de setembro de 1971.
Art. 39 - parágrafo único - Durante a execução do Hino Nacional, todos os presentes devem manter-se em pé e em atitude de respeito, os civis de sexo masculino com a cabeça
descoberta e os militares em continência, prestada segundo os regulamentos a
que estiverem sujeitos. Quem não estiver cantando, deve conservar-se em
silêncio. Nenhuma outra forma de saudação é permitida em tal circunstância.
Art. 34 - É também proibida a execução do Hino em qualquer outro arranjo vocal que não
a do maestro Alberto Nepomuceno ( 1864 - 1920 ) , ou em arranjo instrumental
não autorizado pelo Presidente da República.
Art. 39 - É obrigatório o ensino do canto e da interpretação da letra do Hino Nacional
em todas as escolas , públicas ou particulares, de primeiro e de segundo graus.
Art. 40 - Ninguém poderá ser admitido em cargo público sem conhecer o Hino Nacional.

Crescem as ações de mobilização pela educação no País

Um balanço feito pela Mobilização Social pela Educação indica que o movimento da comunidade em prol da melhoria do ensino no país vem crescendo consideravelmente. De acordo com o levantamento, atualmente, existe uma rede de mais de 6 mil mobilizadores (cadastrados no banco de dados) cobrindo todas as regiões. Esse número certamente cresceria bastante se fossem computados também todos aqueles que estão atuando espontaneamente, motivados por palestras de que têm participado ou seguindo as orientações contidas no blog e no site da mobilização. Observou-se, ainda, que apesar do predomínio das igrejas cristãs, tem aumentado a cada dia o número de secretarias de educação como participantes ativas do projeto, completando o movimento interação família/escola e escola/família. O balanço teve como base os resultados das várias apresentações e oficinas de capacitação de mobilizadores realizadas em diversos pontos do país ao longo do primeiro semestre deste ano.
Nas 16 oficinas desenvolvidas este ano, foram capacitados 1.070 novos mobilizadores de 231 municípios. Foram promovidos também eventos para lançamento do plano de mobilização e criação de comitês de mobilização, a maioria deles organizada pelas secretarias municipais de educação. Eles contaram com a participação de prefeitos, vereadores, promotores, secretários municipais de outras áreas, lideranças locais, educadores e famílias.
Abrangência
Se forem computadas todas as apresentações feitas diretamente pela equipe da mobilização e pela rede de mobilizadores, mais de 300 mil pessoas ouviram sobre o Plano de Mobilização e os principais programas de apoio à educação básica, entre outras informações. Essas pessoas tomaram conhecimento, também, sobre como acessar as informações disponíveis nos sistemas sobre os resultados educacionais e as metas a serem perseguidas pelas escolas, municípios e estados.
Tanto as oficinas como os eventos de lançamento da mobilização têm sido oportunidades fantásticas para que a sociedade discuta sobre sua responsabilidade e o papel de cada cidadão na busca pela melhoria da qualidade da educação no país. Famílias têm sido incentivadas a fazer sua parte, participando mais ativamente da vida escolar de seus filhos.
Um outro ponto que chama a atenção é o crescente envolvimento de prefeitos com o tema educação. Em seus pronunciamentos durante esses eventos, eles têm citado sua preocupação em melhorar os indicadores educacionais do município, apontando a implantação de programas como o Proinfância, os IFETs, o Caminho da Escola, o Proinfo, o PDE Escola. Com isso, os habitantes desses municípios acabam se inteirando do que seus dirigentes têm feito na educação, detalhes antes restritos às equipes de gestores municipais da educação.
O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) entrou definitivamente na agenda política local, embora muitos prefeitos não saibam dizer com precisão qual é o índice do município. Os professores, em sua maioria, não conhecem o Ideb de suas escolas, um ponto que precisa ser alvo da atenção dos mobilizadores. O PAR também é pouco conhecido e merece uma divulgação maior nas ações dos mobilizadores, já que é um compromisso do município para melhorar a educação local.

Com informações do Blog da Mobilização

MIGUEL COMEMOROU O DIA DO FOLCLORE













A Escola Miguel Matias comemorou nesta sexta-feira (20), o Dia do Folclore Brasileiro que oficialmente é 22 de agosto.Professores, alunos e comunidade se empenharam para comemorar data, que foi recheada de atrações culturais do Brasil e local, que é repassado de geração a geração: comidas típicas, ervas medicinais, brinquedos, brincadeiras, danças, apresentação de repentista da comunidade, trava-línguas, advinhas, e outra manifestações culturais importantes.

MIGUEL PREMIA ALUNOS E PROFESSORES PELOS JOGOS EM ALUSÃO AO DIA DO ESTUDANTE



















A Escola Miguel Matias realizou na última sexta-feira (20), em seu pátio, a cerimônia de premiação das equipes vencedoras dos Jogos do dia do estudante, que foram realizados no dia 11 de agosto.
O Diretor da Escola frisou a importância das competições esportivas no processo de formação da cidadania dos alunos. “Através do esporte, as crianças e jovens desenvolvem valores como organização, liderança, disciplina e trabalho em equipe”, pontuou Luciano Torres.

CHARGE DA SEMANA

BAÚ DA MIGUEL

MIGUEL REALIZA SIMULADO NOS 5º ANOS DE OLHO NO IDEB DE 2011









A escola Miguel Matias trabalha duro para aumentar o IDEB, nesta semana realizou mais um simulado nos 5º anos.O simulado trouxe questões de língua portuguesa e matemática e serve de preparação para a prova Brasil e também para uma análise mais aprofundada dos conhecimentos já adquiridos e consequentemente das suas dificuldades.


Prova Brasil

A Prova Brasil tem como objetivo avaliar o desempenho de estudantes de 4ª a 8ª série, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. Com os resultados do exame é feito um diagnóstico da situação nacional e regional da educação no país. Os dados são utilizados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e melhorar a qualidade do ensino básico, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

As questões da prova são elaboradas com base nas habilidades de leitura e interpretação e de raciocínio diante de problemas lógicos. Além dos testes, os alunos respondem a questionários para opinar sobre os professores, o diretor e a própria escola

 
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