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TIME DA MIGUEL PERDE MAIS UMA E É COMPARADO COM ÍBIS DE PERNAMBUCO








A partida começou com o time da Miguel bombardeando o time adversário, que dominado só se defendia. Em uma jogada de raça e coragem o habilidoso Humberto, abre o placar, Gol da Miguel.



O craque do time Humberto se machucou logo após balançar a rede do time dos universitários e precisou deixar o campo com apenas dez minutos de jogo,. O meia sofreu uma fratura exposta em um dos dedos do pé direito . O jogador já foi avaliado pelo hospital local e encaminhado para a cidade de Arapiraca onde será submetido a exames mais aprofundados, dificilmente terá condições de atuar nas próximas partidas do Time da Miguel.




O lance deixou o time em estado de choque,que mostrando que sentiu o grave acontecimento, permitiu o outro time virar e ampliar o placar.
A Miguel chegou ao seu segundo gol com atacante e artilheiro do Time Luciano, que com muita categoria encobre o goleiro rival, o gol foi uma obra-prima ,um verdadeiro gol de placa
O resultado gerou um princípio de crise no grupo, que está sendo chamado de Íbis de Campo Alegre depois da terceira derrota seguida em pouco mais de um mês.




Para quem não se lembra, o Íbis é aquele time pernambucano que entrou para o Guiness Book como o pior do mundo, depois de ficar mais de três anos sem ganhar uma única partida. Hoje na segunda divisão pernambucana, o Ibis usa a fama, com bom humor, para tentar se estruturar (veja mais no http://ibissportclub.com/).
Miguel Matias 2 x 5 Universitários


Obs: A equipe jogou desfalcada do Sandro migué, do Alan Madeiro e do Sandrinho.

REFORMA ORTOGRÁFICA


O ALFABETO BRASILEIRO E AS 26 LETRAS!




Finalmente, há um basta na indiferença! Os estrangeiros K, W e Y são oficializados cidadãos brasileiros através de nossa língua!

Mas quem disse que eles já não faziam parte do idioma há muito tempo? Afinal, o impetuoso latim já mantinha certas relações, apesar de nada cordiais, com o discreto grego. Apesar disso, a língua que deu origem ao inglês, alemão e francês conseguiu infiltrar-se no ocidente. Mas enfim, a soberania latina não concedeu mais espaço à grafia advinda desta outra língua- mãe, até agora!

Então, ker dizer ky agora poderemos escrever com “c” ou “q” ou “k” que será a mesma coisa ow então “i’ e “y” ow “u” e “w”? Definitivamente, não!

Na verdade, as três letras estão oficialmente em nosso alfabeto, mas restritas ao uso nos casos que existem atualmente:

• Em nomes próprios de pessoas e derivados: Franklin, Kant, byroniano, Taylor, etc.
• Em símbolos, abreviaturas, siglas e em palavras que foram adotadas como unidades de medida internacionais: km (quilômetro), K (potássio), W (watt), kW (kilowatt), www (world wide web)

Quanto às palavras estrangeiras já incorporadas no nosso idioma, como: show, download, sexy, shampoo, lan house, etc., o novo acordo não deixa nada especificado, contudo, é bom verificar no dicionário se tais termos foram normatizados na língua. Por exemplo: a palavra “shampoo” já possui correspondente brasileira “xampu”, agora, o vocábulo “show” encontra-se nessa mesma grafia e significa espetáculo de teatro, música.

Seria muita hipocrisia ter estampado nas propagandas em placas, quer dizer, out-doors e nas televisivas, em nomes de salões de beleza, “Beauty hair”, ou de lojas de materiais para carro, “Car express” e não darmos as boas vindas ao nosso estrangeirismo! Não vamos mais torcer o nariz para o k, w e y! Ora, eles não tem culpa de sermos tão hospitaleiros, afinal, não incorporamos só letras em nossa linguagem, mas palavras inteiras!

Por isso, sejam muito bem-vindos Mister K, Mr. W e Mr. Y! E vamos “dar um off” nesse assunto!

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

CHARGE DA SEMANA

7 DE SETEMBRO DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

smileys falando

ALUNOS DA EJA PARTICIPAM DAS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA





A olimpíada é uma competição nacional de matemática entre as escolas publicas, seguida de programa de aperfeiçoamento para alunos e professores premiados, que tem dentre os objetivos estimular e promover o estudo da disciplina em questão entre os alunos das escolas publicas; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica; identificar novos talentos e incentivar seu ingresso nas áreas cientificas e tecnológicas, e incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas em questão, contribuindo para a sua valorização profissional.

As provas da OBMEP serão aplicadas em duas fases e os participantes em três níveis. Na primeira, os alunos responderão a uma prova objetiva, composta por 20 questões, que será aplicada em cada escola inscrita. A correção é feita pelos professores das próprias unidades de ensino a partir das instruções e gabarito elaborados pela organização do evento.

Na segunda fase a prova será discursiva e composta por, no máximo, oito questões. A avaliação da segunda fase acontecerá em centros de aplicação identificados pela OBMEP. Participarão desta fase apenas 5% dos estudantes, em cada nível, com melhor pontuação na fase anterior. Os interessados terão os meses de maio, junho, julho e uma boa parte do mês de agosto, já que as provas da primeira etapa serão aplicadas apenas no dia 26 de agosto.

Os cem melhores alunos na classificação nacional em cada um dos três níveis receberão medalhas de ouro. Já os que ficarem nas 300 colocações, a partir do 101º lugar receberão medalhas de prata, e as de bronze serão dadas aos 15 alunos (cinco de cada nível) das escolas municipais e estaduais que obtiverem a maior pontuação em seus respectivos estados, excluídos os medalhistas de ouro e prata, que receberão ainda bolsas de iniciação científica. Os que não ganharem nenhum tipo de medalha vão receber menção honrosa. Os professores, as escolas e as secretarias da Educação também serão contemplados.

PATRIOTISMO NA ESCOLA



Durante toda a semana que passou, os alunos da Escola Miguel Matias puderam aprofundar seus conhecimentos nas causas e nos acontecimentos que resultaram na independência do Brasil, em demostração de patriotismo e civismo o hino será cantado uma vez por semana no pátio da Escola.

NO SOLO FÉRTIL DA MIGUEL MATIAS BROTAM VIDAS








MIGUEL DECEPCIONA E PERMITE VIRADA









Depois da vitória contra o time da Saúde, no último domingo, o time da Miguel vinha empolgado para confirmar mais uma vitória , mas viu sua missão ser atrapalhada pela atitude ofensiva e organizada do time da Escola Dom Constantino Lüers.

O início foi marcado pelo nervosismo do time visitante que estranhava o futebol de areia, com isso os donos da casa que não tinham nada com isso, jogavam melhor, após substituição, a bola foi alçada na área do time da escola Dom Constantino e mais uma vez prevaleceu o oportunismo do atacanta Luciano que cabeceou no ângulo sem dar nenhuma chance para o bom goleiro Wagner, esse goleiro também do time dos Galácticos.


Após mais uma descida perigosa da Dom Constantino pela esquerda aos 22, A Miguel tomou a bola com o lateral Alan no ataque. Com a defesa do dom Constantino desguarnecida, o contra ataque da Miguel foi mortal. Piu recebeu na direita e foi caminhando com a bola para dentro da área, aproveitando que o goleiro estava adiantado, toca na bola com maestria e encobre o goleiro, marcando um lindo gol digno de bola cheia, Bloco exibido aos domingos pelo Fantástico na rede Glogo de televisão .

O segundo tempo começou e a vitória momentânea acomodou o grande time da Miguel, que cedeu espaços ao time adversário, que mostrando o porquê de ser um dos melhores times de futebol de salão de Campo Alegre, dominou o jogo e fez quatro gols virando placar, com o resultado adverso a Miguel se arriscou no ataque e conseguiu diminuir com o belo chute de Alan Madeiro, os donos da casa ainda buscaram a reação, porém não teveram forças para furar o bloqueio da escola Dom Constantino.

Após o apito final do árbitro Nidson, o goleador da escola, Piu, não se conteve. Chorando muito, ele caminhava lentamente pela areia e afirmava, com a voz embargada, aos seus companheiros de time:

— Não deu, não deu!

O professor Antonio Matias que voltou de contusão, também emocionado colocou o que viu no time:

— Hoje, estou muito triste. Mas no todo, a equipe foi muito bem. Se fosse falar no início do jogo, ninguém iria acreditar, que o resultado seria esse. Não adianta chorar o leite derramado vamos treinar e vencer o nosso próximo desafio com os universitários que estudam em Maceió.

RESULTADO FINAL: MIGUEL MATIAS 3 X 4 DOM CONSTANTINO

Câmara aprova limite de alunos em sala de aula


Enfim uma boa noticia oriunda do Congresso Nacional. A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou nesta semana a proposta que limita o número de alunos por professor nas salas do ensino infantil, básico e fundamental. A autoria da proposta é do deputado federal Ivan Valente (PSOL/SP). Foi este deputado que apresentou na Câmara a Proposta de PNE da Sociedade Civil.

O projeto estabelece que turmas do ensino médio e dos quatro anos finais do ensino fundamental (6 a 9 anos) não ultrapassem os 35 alunos. Já turmas dos primeiros cinco anos do fundamental serão limitadas a 25 estudantes.

Aprovada em caráter terminativo na comissão, a proposta vai agora para o Senado.

O texto altera a Lei de Diretrizes e Bases, que não estabelece limite de alunos. Para creches e pré-escola, os novos parâmetros variam por faixa etária: cinco crianças de até 1 ano por professor; oito de 1 a 2 anos; 13 de 2 a 3 anos; e 15 de 3 a 4 anos. Para crianças de 4 a 5 anos, o limite é de 25 alunos por adulto. As mudanças valeriam para o ensino público e o privado.

Quando foi elaborado o parecer sobre plano de carreira para o magistério esta questão apareceu e, infelizmente, foi retirada do texto final da Resolução nº 2 aprovada pela Câmara de Educação Básica.

Espero que seja aprovada no Senado e se estabeleça o mínimo de condições para o exercício do magistério em nosso país. Isso é tão importante quanto pagar o piso salarial previsto em lei. Sem condições dignas de trabalho não existe possibilidade de se falar em qualidade na educação.

DIA 05 DE SETEMBRO DIA DA AMAZÔNIA

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DIA 03 DE SETEMBRO DIA DO BIÓLOGO

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GINCANA FOLCLÓRICA DA EJA


TIME TREINA DURO EM BUSCA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO

















O time de futebol da Escola Miguel Matias iniciou nesta quarta-feira dia 26 de agosto, treinamentos físicos .
O objetivo do Coordenador de atividades de contraturno Professor Edeilson, técnico do time,é definir o grupo e preparar a equipe para a competições municipais e estaduais. A seleção foi feita de acordo com os atletas que estão vivendo um bom momento.
"Durante essa fase de treinamentos, vamos aprimorar o condicionamento físico e a parte tática coletiva. Vamos treinar focados no aprimoramento de habilidades, preparando os ainda imaturos atletas em grandes desportistas.
Com certeza, vamos trabalhar duro para ir pouco a pouco alcançando os nossos objetivos. O nosso pensamento é fortalecer o prazer do alunado de fazer parte da Miguel Matias, com isso criar situações onde os mesmos possam descobrir o que pode fazer de melhor", salientou Professor Edeilson Gomes.

A educação infantil e o plano de carreira


Um dos grandes desafios a serem enfrentados pelos municípios na revisão dos planos de carreira é, sem sombra de dúvida, a devida valorização dos profissionais que trabalham na educação infantil.
Todos recordam que representou um avanço a aprovação dos artigos 29 a 31 na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n°. 9394/06). Neste texto legal a educação infantil foi reconhecida como a primeira etapa da educação básica, garantindo com isso o caráter educacional ao atendimento às crianças de zero a seis anos (só mais recentemente as crianças de seis anos passaram para o ensino fundamental).

Art. 29. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
Art. 30. A educação infantil será oferecida em:
I - creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade;
II - pré-escolas, para as crianças de quatro a seis anos de idade.
Art. 31. Na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.

Antes da LDB, como regra, o atendimento desta faixa etária estava sob a responsabilidade da área de assistência social. Por isso a mesma lei estabeleceu no seu artigo 89 as regras de transição de todo o serviço para a educação, dando um prazo de três anos para que esta transição se realizasse, ou seja, até dezembro de 1999.

Art. 89. As creches e pré-escolas existentes ou que venham a ser criadas deverão, no prazo de três anos, a contar da publicação desta Lei, integrar-se ao respectivo sistema de ensino.

Passados dez anos do prazo para a transição estabelecida no artigo transcrito acima muita coisa continua indefinida. É verdade que as antigas “creches” foram transferidas e assimiladas pelas secretarias de educação. Também é verdadeiro que o atendimento progrediu para possuir um caráter educacional mesmo que mantendo os cuidados específicos necessários a faixa etária.

A questão mal resolvida continua sendo o que fazer com os antigos profissionais herdados da área da assistência, com seus cargos de diferentes nomenclaturas (monitores, agentes de creche, auxiliares de creche, pajem, etc).

Em primeiro lugar, temos unidades de educação infantil que mantiveram os cargos anteriores e até realizaram concurso para novos profissionais.

Em segundo lugar, em muitos municípios a solução foi mista, incorporando professores concursados, que passaram a trabalhar ao lado dos antigos monitores.

Em terceiro lugar, em poucos municípios houve uma redefinição dos antigos cargos, os quais foram extintos e seus ocupantes convertidos em professores com nível médio na modalidade normal.

A recente Resolução n°. 02 de 2009, de autoria da Câmara de educação Básica do Conselho Nacional de Educação é clara sobre o assunto: os novos planos devem contemplar todas as etapas e modalidades e, por conseguinte, resolver as dubiedades existentes de nomenclatura dos cargos na educação infantil, como fica claro no seu parágrafo primeiro do artigo segundo.


Artigo 2°.

§ 1º São considerados profissionais do magistério aqueles que desempenham as atividades de docência ou as de suporte pedagógico à docência, isto é, direção ou administração, planejamento, inspeção, supervisão, orientação e coordenação educacionais, exercidas no âmbito das unidades escolares de Educação Básica, em suas diversas etapas e modalidades (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Profissional, Educação Indígena), com a formação mínima determinada pela legislação federal de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Este é um assunto que deve ser priorizado pelos gestores e sindicatos quando da formatação dos Planos de Carreira.



Postado por Luiz Araújo/ http://rluizaraujo.blogspot.com/

Escola de Campo Alegre realiza edição municipal SOLETRANDO e participará de edição estadual


A Escola Municipal Jorge Matias do município de Campo Alegre realizou na tarde desta quinta-feira 27, a final do SOLETRANDO, evento realizado com a participação de todos os alunos matriculados na escola que cursam do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
Após eliminatórias realizadas em todas as salas de aula, classificando um aluno por turma, onde foi realizada na semana passada uma semifinal, classificando assim, 6 finalistas.
Na decisão da tarde de hoje, a vencedora foi à aluna Jardiane Nilo de Melo, 11 anos, aluna do 8º Ano Vespertino, que em uma final bastante disputada venceu a aluna Layane Caroline da Silva dos Santos.
Agora a vencedora irá participar de uma eliminatória estadual que selecionará a representante do estado de Alagoas para participar da edição nacional do SOLETRANDO, no programa Caldeirão do Hulck da rede Globo, apresentado por Luciano Hulck.
O programa global oferece um prêmio de 100 mil reais para o vencedor, como incentivo aos estudos.

A vencedora além de garantir a vaga para a edição estadual ganhou de brinde um aparelho Microsystem, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação, já a segunda e terceira colocada ganharam um aparelho celular cada, os demais finalistas também receberam brindes.
O sucesso do evento é fruto do empenho da direção e coordenação da escola, com participação de todos os professores, em especial os professores de língua portuguesa, que trabalharam o projeto em sala de aula, com total apoio da Secretária de Educação Nadja Maria Azevedo que faz um belo trabalho na educação municipal..
A Edição estadual ainda deve ser marcada pela Secretaria Estadual, possivelmente para início do de 2010.

Por Márcio José / Fotos: Neilton Ferreira

BAÚ DA MIGUEL



FORMANDOS EM CONTABILIDADE DE 1993

MIGUEL CONSEGUIU A SUA PRIMEIRA VITÓRIA NO FUTEBOL











A primeira vitória da Miguel foi em cima do time da sáude que mostrou muita habilidade, porém não o suficiente para segurar os donos da casa, que desde o início do jogo esteve mais perto do gol, com defesas sensacionais de ambos os lados os goleiros evitaram a ampliação do placar.
O primeiro gol saiu após cobrança de falta que o goleiro do time da saúde não conseguiu segurar e o atacante Luciano balançou a rede do time visitante, mostrando muito oportunismo.
O time da saúde chegou ao empate em um chute de Luís madeiro, que contou com a colaboração do goleiro da Miguel, Tiago não conseguiu rebater o chute, deixando a bola entrar no gol da Miguel.
O jogo esquentou e o placar era injusto, pois o donos da casa mostraram ser superiores ao time visitante.
O gol da vitória veio no final do jogo quando o zagueiro da saúde meteu a mão na bola dentro da área para evitar a concretização do gol, o pênalti foi cobrado pelo meia - atacante Alan, que com direito a paradinha deslocou o goleiro, colocando a bola no ângulo esquerdo do mesmo.
Bastou o árbitro apitar o final do jogo para explodir uma grande comemoração do time vencedor. Segundo o jogador Antonio Matias o time mostrou entrosamento e vontade de vencer, o jogador está se recuperando de lesão e possívelmente jogue domingo contra o time do conselho tutelar do Município de Campo Alegre.

ESCOLA MIGUEL MATIAS PARTICIPOU DA 2ª MOSTRA ARTE CULTURAL DE CAMPO ALEGRE











Neste sábado dia 22 de agosto, data a qual se comemora o folclore, pudemos ver um show a parte das escolas municipais, com apresentações belíssimas e com a presença de um considerável público.
A Miguel deu um show com as meninas do frevo, a tv gazeta registrou o desempenho da turminha que com muita alegria e simpatia mostrou ao público presente a evolução dos passos do frevo.
A escola Miguel Matias está destacando a importância de se trabalhar com a diversidade cultural, étnica, religiosa, de forma que seja possível contemplar a todos, desde que sejam devidamente respeitados e valorizados.
O hip hop na Escola Miguel Matias é uma demonstração que a instituição tem que se adequar a uma nova sociedade, que tem seu proprios costumes e gostos, não se pode fazer educação sem pensar em temas atuais, que chamam a atenção de nossos jovens.
A Escola trabalha no reconhecimento do Hip Hop como uma manifestação artístico-cultural.

MARATONA DE ESCOVAÇÃO DENTÁRIA ESCOLAR







Nesta sexta-feira dia 21 de agosto de 2009, foi realizada a maratona de escovação dentária na escola Miguel Matias. A secretaria de saúde ofertou escovas e pastas de dente para todo alunado.

Um hábito corriqueiro como escovar os dentes pode prevenir doenças. Mas uma pesquisa do Ministério da Saúde revelou que mais da metade dos brasileiros não escovam os dentes de forma correta.


A falta de cuidado com a higiene bucal pode causar até infarto. A boca pode ser a porta de entrada para doenças graves, sem falar nos problemas de gengiva que a falta de higiene bucal pode causar. A perda do dente é uma das consequências.


Basta uma rotina de prevenção para ter dentes saudáveis, mas uma pesquisa do Ministério da Saúde revela que 58% dos brasileiros não limpam os dentes direito – só escovam de vez em quando, de maneira errada, ou nem tem escova em casa. É a realidade das áreas mais pobres de todo o país.

 
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