MOMENTO PEDAGÓGICO
1. Como podemos identificar os casos de violência entre pares?
Por meio da observação e da discussão sobre o comportamento individual dos alunos, os professores podem identificar os alvos e os agressores. As vítimas são alunos frágeis, que se sentem desiguais ou prejudicados, e que dificilmente pedem ajuda. Eles podem demonstrar desinteresse, medo ou falta de vontade de ir a escola, apresentar alterações no rendimento escolar, dispersão ou notas baixas. Além disso, podem ter sintomas de depressão, perda de sono e pesadelos. Normalmente recebem apelidos, são ofendidos, humilhados, discriminados, excluídos, perseguidos, agredidos, e podem ter seus pertences roubados ou quebrados.
Os agressores geralmente acham que todos devem fazer suas vontades, e que foram acostumados, por uma educação equivocada, a ser o centro das atenções. São crianças inseguras, que sofrem ou sofreram algum tipo de agressão por parte de adultos. Na realidade, eles repetem um comportamento aprendido de autoridade e de pressão. Tanto as vítimas, quanto os agressores, necessitam de auxílio e de orientação. Os demais alunos são os observadores da violência. Eles convivem com ela e se calam ou são ignorados em suas observações por pais e professores. Temem tornarem-se alvos, e podem sentir-se incomodados e inseguros.
2. Saiba o que fazer
Para se refletir sobre o bullying, é essencial promover a orientação, a conscientização e a discussão a respeito do assunto. Nem toda briga ou discussão deve ser rotulada como bullying, para não cairmos no extremo oposto da tolerância zero, que não vai permitir a estas crianças e jovens que estão em fase de desenvolvimento que aprendam a viver harmoniosamente em grupo. A diferença entre um comportamento aceito e um abuso às vezes é muito tênue, e cada caso deve ser observado e analisado segundo sua constância e gravidade.
Os alunos devem criar regras de convivência e discuti-las com a equipe pedagógica, buscando soluções e respeitando as diferenças de cada um. Os pais devem ser ouvidos e orientados a colocar limites claros de convivência, e ajudar sempre que souberem de algum problema sem aumentar ou diminuir a informação recebida.
Quando identificados um autor e uma vítima, ambos devem ser orientados. Seus pais devem ser alertados e estar cientes que seus filhos, agressor ou agredido, precisam de ajuda especializada. O comportamento dos pais diante deste comunicado é muito importante: não se deve cobrar o revide, nem intimidar ou agredir. Este é um momento de aprendizado para todos, e mostrar como se controlar, manter a calma e evitar comportamentos de violência é imprescindível
3. Considerações finais
O bullying acontece entre jovens e crianças de todas as classes sociais, e não está restrito a nenhum tipo determinado de escola. Por violência entre pares entende-se maus-tratos, opressão, intimidação e ameaças que ocorrem de forma intencional e repetida. Isso inclui gozações, apelidos maldosos e xingamentos que magoam profundamente a criança e podem causar sérios prejuízos emocionais, como perda de auto-estima e exclusão social. Mas precisamos tomar cuidado para não patologizarmos os casos de violência entre pares. Temos observado em nossa pesquisa que, esporadicamente, algumas crianças fazem brincadeiras inofensivas e se utilizam de palavras e de comportamentos não adequados durante suas brincadeiras, e isto nem sempre pode ser caracterizado como bullying. É preciso avaliarmos a intensidade e o significado dessas atitudes. A observação constante e a parceria entre escola e família são cruciais para a possível eliminação de tais comportamentos.
Rosana Maria César del Picchia de Araujo Nogueira
segunda-feira, novembro 09, 2009 | Marcadores: MOMENTO PEDAGÓGICO | 0 Comments
REFORMA ORTOGRÁFICA
Sim, podemos dizer adeus ao trema! Este é totalmente suprimido de palavras portuguesas, bem como das aportuguesadas.
Lembremo-nos sempre de que o trema não é um acento e sim um sinal gráfico, apesar de estar na sequência da acentuação no acordo ortográfico. Este sinal é chamado de diérese, que significa a separação de duas vogais adjacentes em sílabas diferentes.
Assim sendo, palavras que normalmente eram grafadas com o trema, como: lingüiça, tranqüilo, lingüística, bilíngüe, freqüentar, cinqüenta, agüenta, etc. não possuem mais o trema.
Essa nova regra justificou-se no fato de que há ditongos na língua que não precisam do trema para indicar a quem lê o fato do “u” ter que ser pronunciado ou não, como em: língua e quente. No primeiro caso, sabe-se que o “u” deve ser pronunciado e no segundo não. Este fato não tem a ver com grafia e sim com fonética, ou seja, com o modo de dizer e não com o de escrever, tornando o trema desnecessário. Assim, por que continuaríamos sinalizando lingüiça, por exemplo?
A supressão deste sinal afeta diretamente o Brasil, uma vez que os outros países que tem o português como idioma oficial não o utiliza.
Abaixo o trema, viva a independência do ditongo!
Uma observação a se fazer, como nos foi sugerido, é que o trema continua apenas em nomes próprios e seus derivados: Müller, mülleriano, Bündchen, Hübner, hübneriano, e assim por diante.
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola
segunda-feira, novembro 09, 2009 | Marcadores: REFORMA ORTOGRÁFICA |
BAÚ DA MIGUEL
Comentário do blog. Mais uma vez o que mais chama atenção, é que o tempo deixou o grupo mais bonito, é verdade repare que o coordenador Nelson Ferreira Basto, parece está mais novo hoje do que na foto. Eita já ia esquecendo de comentar o torpete do coordenador e a cintura de pilão da coordenadora da Miguel.
segunda-feira, novembro 09, 2009 | Marcadores: BAÚ DA MIGUEL |
MIGUEL E MINEIRO PROTAGONIZARAM UMA PARTIDA ELETRIZANTE
A bola mal começou a rolar e o time da Miguel, embalado , partiu para o ataque e já teve o primeiro chute ao gol, com o estreante Edilson. Durante todo o primeiro tempo o time da casa mostrou superioridade, o jogo foi marcado pela raça de ambos os times, sem falar nos gols merecedores de placas, foi assim que nasceu o terceiro gol da Miguel, em uma arrancada fabulosa, com dribles desconcertantes o atleta Peu realiza o momento mais bonito da partida onde serve o jogador Edilson. O jogo foi muito equilibrado e mesmo jogando contra profissionais do futebol , o time não se intimidou e teve as melhores oportunidades de gol .Terminando o primeiro tempo com o seguinte placar: Escola Miguel Matias 4 x 2 Mineiro .
ESCOLA MIGUEL MATIAS 5 X 5 FAZENDA MINEIRO
segunda-feira, novembro 09, 2009 | Marcadores: Time da Miguel |
AGRÔNOMO VISITA HORTA DA MIGUEL
Ao longo da visita foram observados alguns pontos importantes no cultivo de hortaliças, tais como: o sistema de irrigação utilizado, ocorrência de pragas e doenças e alternativas de controle, sistema de preparo e adubação do solo, bem como o aproveitamento de frutas danificadas por pragas.
Quanto à adubação, o prof. Edeilson foi orientado a não utilizar esterco bovino proveniente de criações cujo pasto tenha sofrido aplicações de veneno nos últimos dois anos. Pois, segundo o agrônomo, adubações realizadas com esterco contaminado podem matar as hortaliças.
"É preciso conhecer a procedência do material a ser utilizado. E neste caso, o ideal é utilizar esterco isento de agrotóxicos, caso contrário a horta poderá ser gravemente afetada e o esforço da garotada ir por água abaixo." Salientou Adriano Jorge.
segunda-feira, novembro 09, 2009 | Marcadores: Cultura |
Prefeitura Municipal de Campo Alegre realiza encontro de Diretores e Técnicos dos Laboratórios de Informática das Escolas Municipais
Todos os membros participantes fizeram depoimentos relacionados ao estado em que se encontra o laboratório de suas respectivas escolas e o funcionamento do mesmo referentes à segurança, instalação, manutenção.
Relação das escolas participantes:
Esc. Municipal de Ensino Fundamental Mons. Hildebrando V. Guimarães
Esc. Municipal de Educação Básica Miguel Matias
Esc. Municipal de Educação Básica João Paulo II
Esc. Municipal de Ensino Fundamental e Médio Felizardo Souza Lima
Esc. Municipal de Ensino Fundamental Pedro de Oliveira Santos
Esc. Municipal de Ensino Fundamental Menino Jesus de Praga
Esc. Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Elita Tenório Maia
Esc. Municipal de Ensino Infantil e Fundamental João Fernandes Vieira Filho
Esc. Municipal de Ensino Fundamental Helenilda Correia A. de Melo
Esc. Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Olival Tenório Costa Maia
Graças ao excelente quadro de profissionais competentes que formam a Escola Miguel Matias dirigida pelo professor Luciano Torres, nossa escola e principalmente nosso Laboratório de Informática, atende a todos os requisitos solicitados pelo MEC.
sexta-feira, novembro 06, 2009 | Marcadores: Educação | 0 Comments
Projeto muda artigo 62 da LDB
A atual redação é a seguinte:
Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade Normal.
Ou seja, a regra é que para exercer o magistério o docente possua nível superior, mas estabelece que é “admitida” como formação mínima o nível médio na modalidade normal.
O Projeto oferece a seguinte nova redação:
“Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação.
§ 4º Admitir-se-á a contratação de professores para a educação infantil e as 4 (quatro) séries iniciais do ensino fundamental com formação mínima de nível médio onde comprovadamente não existirem formados em nível superior.”(NR)
O que muda? Aprovado o projeto a regra será nível superior. E só será admitida a contratação de professores com nível médio na modalidade normal para a educação infantil e séries iniciais (o que é uma redundância) “onde comprovadamente não existirem formados em nível superior”.
Ou seja, consolida a tendência encontrada em parte razoável dos estados de não realizar concursos que ofereçam vagas para quem possui apenas o ensino médio na modalidade normal e autoriza a estados e municípios a lançarem os atuais ocupantes no quadro suplementar dos seus respectivos planos de carreira.
Postado por Luiz Araújo/http://rluizaraujo.blogspot.com/
segunda-feira, novembro 02, 2009 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
JOGADORES SE AQUECEM NO INTERVALO DO JOGO
segunda-feira, novembro 02, 2009 | Marcadores: Time da Miguel |
MIGUEL EMPATA COM O TIME DA ESCOLA JOÃO FERNANDES VIEIRA FILHO
segunda-feira, novembro 02, 2009 | Marcadores: Time da Miguel |
Segunda etapa da Provinha Brasil será em novembro
Mesmo que seja opcional, a provinha impressa chegará a todas as escolas municipais, estaduais e do Distrito Federal que registraram turmas de alfabetização no último Censo Escolar. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) indicam que 3,5 milhões de crianças estão no segundo ano do ensino fundamental público.
A provinha de língua portuguesa, com 24 questões de múltipla escolha, é aplicada pelo professor em sua turma. A correção e a análise dos resultados também são tarefas do professor, mas podem ter a participação de outros professores, da coordenação pedagógica e da direção da escola.
Para a coordenadora-geral do ensino fundamental da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, Edna Borges, a provinha permite ao professor, ao analisar os resultados obtidos pelas crianças, identificar as dificuldades da aprendizagem e traçar um plano de trabalho para superar os problemas que aparecem. Segundo Edna, a avaliação do segundo semestre também oferece informações ao professor e à escola sobre a evolução no aprendizado entre a aplicação das duas provas.
No primeiro semestre deste ano, a provinha foi aplicada entre 9 e 20 de março. O objetivo do exame é constatar se, aos oito anos de idade, a criança está alfabetizada.
segunda-feira, novembro 02, 2009 | Marcadores: INFORMAÇÕES |
Alfabetização
Imprensa SEB (informativo@mec.gov.br)
segunda-feira, novembro 02, 2009 | Marcadores: INFORMAÇÕES |
Prova Brasil avaliará também os estudantes de escolas da zona rural
Conforme dados do último censo escolar, 5,5 milhões de estudantes do ensino fundamental farão a prova — 2,88 milhões da quarta série e 2,63 milhões da oitava. Esse conjunto de alunos estuda em 57.552 escolas públicas, das quais 46.972 estão na área urbana e 10.580 no campo.
Desde 2005, quando foi criada, a Prova Brasil define o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) por escola, por município, por estado e nacional. Em 2005, a média nacional do Ideb foi de 3,8 pontos, numa escala até dez. Em 2007, subiu para 4,2 pontos. A meta do Brasil é alcançar seis pontos em 2022, ano da comemoração dos 200 anos de independência. Seis pontos é o índice da educação dos países desenvolvidos.
De acordo com a coordenadora-geral do ensino fundamental da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, Edna Martins Borges, como o Ideb orienta a definição, por prefeitos, governadores e Ministério da Educação, de políticas públicas para o ensino fundamental, é importante que as escolas se mobilizem para as provas. “O estudante é parte do retrato da educação brasileira. Se ele faltar à escola no dia do exame, o retrato ficará incompleto”, diz Edna.
O dia em que cada escola vai realizar os testes, dentro do período de 9 a 27 de novembro, depende de agendamento. A aplicação não tem a participação dos professores. A prova é elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), enquanto a aplicação e a correção cabem ao consórcio Consulplan-Avalia, contratado para a Prova Brasil. Cerca de 14 mil pessoas vão trabalhar nessas duas fases do exame.
Modelos — Em junho deste ano, foram publicados no portal do MEC modelos de provas das duas disciplinas para conhecimento dos professores. Os testes-modelo de matemática e de língua portuguesa têm a mesma estrutura e características da Prova Brasil. Segundo Edna Borges, a divulgação ajuda os professores a compreender como as questões são estruturadas.
Imprensa SEB (informativo@mec.gov.br)
segunda-feira, novembro 02, 2009 | Marcadores: INFORMAÇÕES |
Perfil do fundeb em 2010
Acima apresento o perfil de origem dos recursos projetados para 2010. Fica nítida a importância do ICMS na manutenção e desenvolvimento do ensino em nosso país, correspondendo a 58% do total. Com toda a melhoria introduzida pelo Fundeb, a União participará com 9,1%.
O dinheiro da União será repartido com dez estados, conforme os valores abaixo:
Alagoas - 270,7 milhões
Amazonas - 244,1 milhões
Bahia – 1.734,4 milhões
Ceará - 913,6 milhões
Maranhão – 1.417,4 milhões
Pará – 1.422,7 milhões
Paraíba - 187,8 milhões
Pernambuco - 647,4 milhões
Piauí - 346,2 milhões
Rio Grande do Norte - 37,3 milhões
Postado por Luiz Araújo/http://rluizaraujo.blogspot.com/
sexta-feira, outubro 30, 2009 | | 0 Comments
Miguel colhe produtos de horta
Os nutritivos vegetais foram distribuídos entre alunos e funcionários,
“É gratificante ver a felicidade deles e saber que é fruto do trabalho dos alunos juntamente com os professores, coordenadores e direção. Damos todo o respaldo e valorizamos isto". Afirma o Coordenador de atividades de contraturno Prof. Edeilson Gomes
quarta-feira, outubro 28, 2009 | Marcadores: Educação | 0 Comments
IMAGENS DA COMEMORAÇÃO DO DIA DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS
segunda-feira, outubro 26, 2009 | Marcadores: COMEMORAÇÕES, SLIDES | 0 Comments
MIGUEL ANTECIPA COMEMORAÇÃO DO DIA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO
"Esse momento festivo é uma forma de agradecer a todos os funcionários, são eles que erguem o nome da instituição, então tudo que posso fazer para promover algumas horas prazerosas eu faço, pois, tenho uma grande equipe". Salientou o Diretor da Miguel, Professor Luciano Torres.
segunda-feira, outubro 26, 2009 | Marcadores: COMEMORAÇÕES |