Professor: piso ainda não é realidade em Alagoas
domingo, abril 19, 2009 | Marcadores: Educação |
Dia do Índio - 19 de Abril
Preocupados que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos “homens brancos” no congressos os indígenas não compareceram nos primeiros dias do evento. Durante o evento foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, que tem como objetivo principal cuidar dos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril.
Em 1.500 época em que os portugueses chegaram ao Brasil estimava-se que existiam cerca de 6 milhões de índios. De lá pra cá, com a matança, escravismo e catequização forçada, tivemos uma diminuição absurda da população indígena no Brasil.
domingo, abril 19, 2009 | Marcadores: Educação |
Foco errado
FONTE: http://rluizaraujo.blogspot.com/
domingo, abril 19, 2009 | Marcadores: Educação |
BAÚ DA MIGUEL
sábado, abril 18, 2009 | Marcadores: BAÚ DA MIGUEL | 0 Comments
Fundamental de nove anos deve ser assegurado até o fim do ano
Municípios de 17 estados que ainda não implantaram o ensino fundamental de nove anos têm prazo até dezembro para estruturar os sistemas para assegurar a matrícula de crianças de seis anos em suas redes. Dos 5.563 municípios do país, 868 estão nessa condição. Em 2010, a matrícula de estudantes de seis anos será obrigatória.
Para ajudá-los a vencer as dificuldades, o Ministério da Educação realiza um esforço concentrado, até o mês de junho, para tirar dúvidas dos gestores. As reuniões com esse objetivo começaram em agosto de 2008. Quatro estados concentram o maior número de municípios que ainda não implantaram o ensino fundamental de nove anos. São Paulo aparece em primeiro lugar com 354 municípios, a Bahia (141), o Maranhão (89) e o Pará (92), conforme a tabela.
A coordenadora-geral do ensino fundamental da Secretaria de Educação Básica, Edna Borges, informou que, além dos encontros com técnicos e gestores das secretarias municipais, o MEC preparou um roteiro informativo que aborda o assunto sob três aspectos: oferece 40 perguntas e respostas sobre as dúvidas mais frequentes; a legislação federal do ensino de nove anos; e textos sobre a organização pedagógica da escola para receber a criança de seis anos. O roteiro informativo estará disponível para consulta e reprodução no Portal do MEC a partir desta sexta-feira, 17.
A adoção do ensino fundamental de nove anos está descrita na Lei nº 11.274, de 6 de fevereiro de 2006. A expectativa do ministério é que no próximo ano, quando 100% das redes tiverem implantado o que determina a lei, cerca de 3,2 milhões de alunos de seis anos estarão matriculados no primeiro ano (série). Na avaliação de Edna Borges, o ingresso aos seis anos colabora para melhorar a aprendizagem das crianças e oferece mais tempo aos professores para construir o processo de alfabetização e letramento.
A coordenadora também considera positivo o desempenho da maioria das redes. De 2006 ao início de 2009, sistemas de nove estados e o Distrito Federal incluíram 100% das suas redes, conforme prevê a lei. São 4.695 municípios.
Reforço – Para apoiar as atividades dos professores das séries de alfabetização, o MEC enviará aos sistemas de ensino públicos, até o início das aulas de 2010, uma publicação que orienta como trabalhar a linguagem e a escrita com alunos de seis anos. O material foi encomendado ao Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Os conteúdos, segundo Edna Borges, foram produzidos por especialistas em alfabetização de crianças. O material aborda temas como o letramento, o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, o diálogo com as práticas pedagógicas. Em 2007 e 2008, os sistemas receberam o primeiro material sobre a inclusão de alunos de seis anos.
sábado, abril 18, 2009 | Marcadores: Educação |
18 DE ABRIL DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL
Esta data foi escolhida por ser o aniversário de José Bento Monteiro Lobato, o primeiro autor infantil brasileiro. Antes dele, as histórias para as crianças eram traduzidas. Monteiro Lobato criou enredos que encantam os pequenos até hoje e o mais famoso deles é o Sítio do Pica-Pau Amarelo.
sábado, abril 18, 2009 | Marcadores: Educação |
BAÚ DA MIGUEL
16 de abril de 2009
quinta-feira, abril 16, 2009 | Marcadores: BAÚ DA MIGUEL | 0 Comments
PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS E TODA A SUA TURMA APRENDEM LIBRAS
Essas crianças por serem pequenas ainda,não têm muitos conhecimentos anteriores sobre aspectos culturais e sociais, em geral por não compartilharem uma língua com seus pais, língua esta que possibilitaria trocas de informações e a aquisição de conceitos. Além disso, sabem poucos sinais por estarem pouco expostas a LIBRAS o que as coloca numa situação de atraso no desenvolvimento da linguagem e conseqüente defasagem na aquisição de conhecimentos em geral. É com esta clientela que o profissional precisa atuar. Assim, eles precisam interromper a aula muitas vezes para tirar dúvidas, explicar os conteúdos e conceitos individualmente, conquistar a atenção das crianças, buscar sinais e formas adequadas de passar conteúdos na tentativa de construir com elas os conceitos almejados a partir das possibilidades que apresentam.
quinta-feira, abril 16, 2009 | Marcadores: TRABALHOS DIDÁTICOS |
TURMA DE 5º ANO DESENVOLVE ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS FRUTAS NA ALIMENTAÇÃO
quinta-feira, abril 16, 2009 | Marcadores: TRABALHOS DIDÁTICOS |
A ESCOLA MIGUEL COMBATE O STRESSE
quarta-feira, abril 15, 2009 | Marcadores: Educação | 0 Comments
BAÚ DA MIGUEL
quarta-feira, abril 15, 2009 | Marcadores: BAÚ DA MIGUEL |
A MELHOR E A PIOR NOTA DO IDEB NAS SÉRIES INICIAIS
A escola de Santa Fé, cidade com 30 mil habitantes, atende alunos da pré-escola 4ª série do ensino fundamental. No Ideb de 2005 apresentou nota bem abaixo da média das outras unidades da rede municipal: 2,6. Em 2007, a nota foi 8,6, a maior da rede pública de ensino do país nos anos iniciais do ensino fundamental. Para a diretora do colégio, Odete Stefanoni, foi a mobilização de todos que reverteu o quadro.
A gente não esperava, a ficha ainda não caiu. Foi uma choradeira conta. Não foi um trabalho inovador, mas foi de equipe, de união. Nós tínhamos que melhorar e o diferencial foi o comprometimento, acredita. Odete acredita que a nota baixa foi algum erro de apuração do ministério. Mas já que a gente não ia mudar, fomos atrás para melhorar, justifica.
Um dos princípios da escola é o atendimento individual do aluno. A escola conta com quatro professores de apoio que acompanham os estudantes com mais dificuldade. No turno contrário aula, os alunos com baixo rendimento fazem reforço duas vezes por semana durante quatro horas. Essas crianças são acompanhadas de perto para a gente ter esse retorno, explica. Outro diferencial são as atividades extra-classe oferecidas como informática, dança, capoeira, canto, inglês e futsal.
Já no colégio Ruy Paranatinga Barata, em Belém, a diretora Léa Gomes Miranda, denuncia os problemas estruturais que há mais de uma década são sentidos pela instituição. Ela diz que ficou surpresa com a nota da escola, que foi 0,1. Segundo Léa, em 2006 quando ela assumiu a direção, a escola estava com o fornecimento de água e luz cortados.
Encontrei a escola com o nome mal visto lá fora, diz, lembrando que houve até uma tentativa de estupro dentro da unidade. Tudo isso refletiu no resultado, afirma. Miranda diz que o quadro já está sendo mudado, com o estímulo participação da família e atividades extra-classe. Ficamos muito tristes com o resultado, mas as mudanças já estão acontecendo e na próxima avaliação já teremos outros números, espera.
Para a secretária de educação básica do Ministério da Educação (MEC), Maria do Pilar Silva, as diferenças entre os resultados do Ideb nas escolas é o retrato das desigualdades do Brasil.
O que o governo federal tem que fazer são políticas que compensem essas desigualdades. Por isso que o Ideb é bom, para conhecermos as escolas e as cidades mais fracas e levar para elas mais políticas, mais recursos e mais projetos. Mas também conhecer os bons projetos e fazer com que eles ganhem visibilidade para que as outras cidades e escolas aprendam com quem tem dado conta do recado, avalia.
Postado no dia 20 de junho de 2008 no site:http://portal.rpc.com.br
terça-feira, abril 14, 2009 | Marcadores: IDEB | 0 Comments
Novidades no transporte escolar
http://rluizaraujo.blogspot.com/
terça-feira, abril 14, 2009 | Marcadores: Educação |
CONFRATERNIZAÇÃO ENTRE FUNCIONÁRIOS DA MIGUEL E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO(23/12/2008)
terça-feira, abril 14, 2009 | Marcadores: SLIDES |
PROFESSORA DESTAQUE
terça-feira, abril 14, 2009 | Marcadores: PROFESSORA DESTAQUE |
BAÚ DA MIGUEL
terça-feira, abril 14, 2009 | Marcadores: BAÚ DA MIGUEL |
SECRETÁRIA DIZ QUE MELHORAR A EDUCAÇÃO É UM DESAFIO DE TODA SOCIEDADE
segunda-feira, abril 13, 2009 | Marcadores: Educação | 0 Comments
BAÚ DA MIGUEL
O cartaz na parede está datando 21 de setembro de 1991. A banda Alta Voltagem, animava as festas da cidade, sua presença em nossa cidade era quase cotidiana, merecendo assim na nossa concepção o título de banda cidadã honorária.
quinta-feira, abril 09, 2009 | Marcadores: BAÚ DA MIGUEL | 0 Comments
A ESCOLA MIGUEL MATIAS LHE DESEJA UMA FELIZ PÁSCOA
quarta-feira, abril 08, 2009 | Marcadores: SLIDES | 0 Comments
PÁSCOA NA MIGUEL
quarta-feira, abril 08, 2009 | Marcadores: COMEMORAÇÕES |