Faça sua pesquisa aqui

3ª FEIRA DE GULOSEIMAS





A feira de guloseimas mais uma vez movimentou a escola com saborosos doces e salgados, foi um sucesso, a escola pretende fazer uma festa histórica para as suas crianças, no dia 12 de Outubro.


Queremos agradecer a todos que contribuíram com o evento, não citaremos nomes para não correr o risco de esquecer de alguém.

Prefeitos conhecem perfil da nova Educação


O governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) fará, nesta segunda-feira (10), às 13h, no Maceió Atlantic Suíte (Antigo Meliá), a apresentação do plano de ações do Projeto de Cooperação Técnica SEE/Ministério da Educação/Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) aos prefeitos do Estado.

O gestores municipais, junto do governador Teotonio Vilela, assistirão uma exposição sobre o esforço institucional do governo para mudar a realidade educacional em Alagoas, com a criação de um projeto que irá reformular o modo de educar no Estado.

A construção do projeto vem sendo posta em prática desde o segundo semestre de 2008, e visa qualificar o desempenho funcional da secretaria e de todo o sistema educacional do Estado, através de um grande programa de ações para cumprir as metas do Pacto pela Educação. O projeto, nessa nova fase de execução, ganhou a denominação de Geração Saber, com o qual o governo irá efetivar as diretrizes do pacto.

Segundo a secretária de Estado adjunta da Educação e coordenadora geral do Projeto de Cooperação Técnica, Cícera Pinheiro, o plano de socialização das ações começou a ser posto em prática desde o início do mês passado. “Estamos apresentando aos nossos parceiros tudo que construímos com este projeto. Nesta segunda-feira iremos dialogar com os prefeitos alagoanos. Eles têm um papel fundamental na educação alagoana”, afirmou.

O Estado tem a responsabilidade com 27% da população escolarizada (matrícula). Já os municípios alagoanos assumem 73% dessa população.

O secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo, acredita que, após a apresentação do projeto, o vínculo de colaboração entre Estado e municípios estará fortalecido. “Além disso, vamos apoiar as cidades alagoanas naquilo que é nossa responsabilidade e iremos pedir aos seus gestores o apoio necessário para desenvolver e tornar cada vez melhor nossa educação”, acrescenta Rogério.

União - O governador Teotonio Vilela Filho tem feito questão de participar desses encontros. O mais recente foi com a comissão do Pacto pela Educação em Alagoas, que reuniu no Palácio República dos Palmares movimentos sociais, religiosos e econômicos, além do Ministério Público Estadual, OAB/Alagoas, e Assembleia Legislativa.

O governador ressalta que em um Estado onde os indicadores sociais são tão negativos, a articulação feita para criar uma nova política educacional, como foi construído esse projeto, serve de exemplo para virar o jogo em outras áreas. “A integração de ações dos mais diversos participantes reflete a consolidação, a força e a qualidade do corpo técnico da Educação estadual”, enfatiza.

Segundo Teotonio, a apresentação do projeto de cooperação a todos os segmentos da sociedade significa compartilhar essa responsabilidade social. “Estamos no caminho certo, já temos as demandas, mesmo elas ainda sendo construídas, e temos o apoio irrestrito do Ministério da Educação em todas suas nuances”, afirma.

Para Teotonio Vilela, Alagoas virou um ‘case’ para o país. “Como a experiência alagoana é pioneira, ela vai servir como referência para estados e municípios”, completa o governador, reforçado pelo secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo, que por sua vez salienta a colaboração presente e constante dos segmentos modificando, quando necessário, pontos do projeto.

O secretário Rogério Teófilo destaca que como as discussões estão sendo muito produtivas, alguns pontos ainda estão em formatação, como por exemplo, a inserção do fomento aos órgãos colegiados da Educação – os conselhos de Educação, da Alimentação Escolar, e o Fundo da Educação Básica (Fundeb) foi acrescido no projeto nos encontros com a Mesa Permanente de Responsabilidade Educacional e com o Conselho Estadual de Educação.

O secretário lembra que o projeto não se traduz apenas na reforma, construção de escolas e na aplicação de R$ 200 milhões, assegurados pelo MEC, mas é para construir saber acima de tudo. “A proposta de mudança da realidade educacional alagoana depende diretamente da ajuda de todos os inseridos no processo educativo. Temos que nos unir e trabalharmos”, frisa o secretário.

Fonte: Agência Alagoas /http://www.alagoas24horas.com.br

2º DOMINGO DE AGOSTO, DIA DOS PAIS.

assinaturas personalizadas

MIGUEL INICIA PLANTIO DE HORTALIÇAS




Nessa manhã de quinta-feira dia 06 de agosto, os técnicos da secretaria de agricultura do município juntamente com o coordenador de atividades de contraturno o srº Edeilson Gomes colocaram as primeiras sementes no solo da Miguel.
A horta escolar tem como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia da escola gerando fonte de observação e pesquisa exigindo uma reflexão diária por parte dos educadores e educandos envolvidos.
O projeto Horta Escolar visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender.

SME INVESTE EM INFORMATIZAÇÃO DAS ESCOLAS




Com uma visão contemporânea sobre as necessidades de inovar e acompanhar as mudanças mundiais, principalmente as que dizem respeito as tecnologias, o diretor administrativo José Jadilson, está estruturando todas as secretarias das escolas com máquinas de xerox e computadores. Durante toda a semana ele e o responsável pela área tecnológica da SME o jovem Fredson trabalharam com a distribuição de computadores para as escolas que tinham carência.


Hoje a Miguel conta com 21 computadores para o atendimento dos alunos e a organização documental da escola, todos esses ligados a rede mundial de Internet.




Segundo o diretor administrativo a sociedade atual precisa de recursos também atualizados, para as suas necessidades cotidianas.


ENTENDENDO A GRIPE SUÍNA OU H1N1 - GRIPE A



1. O que é a gripe A?
É uma doença respiratória aguda causada pelo vírus influenza A (H1N1). O vírus foi detectado pela primeira vez no México e nos Estados Unidos, em abril de 2009, e pode ser transmitido de pessoa para pessoa, provavelmente com a mesma capacidade de transmissão que a gripe comum tem.

2. Quais os sintomas?
Os sintomas da gripe A são similares aos da gripe comum, porém, mais agudos. Segundo o Ministério da Saúde, é comum o paciente apresentar uma febre repentina acima de 38 graus, acompanhada de problemas como tosse, dor de cabeça, dor nos músculos e nas articulações e dificuldade na respiração. Os sintomas podem ter início no período de três a sete dias após contato com o influenza A (H1N1).

3. Qual é o agente causador da doença?
O vírus da nova gripe é o influenza A (H1N1), novo subtipo do vírus da influenza, o causador da gripe. Anteriormente a gripe era chamada de "suína" porque um teste de laboratório mostrou que muitos dos genes do novo vírus eram semelhantes ao vírus influenza que normalmente é encontrado nos porcos da América do Norte. Porém, um estudo mais recente mostrou que o novo vírus é bem diferente daquele que normalmente circula entre os porcos norte-americanos. O vírus da nova gripe contém material genético dos vírus humanos, de aves e suínos.

4. Quais são as formas de contágio?
A nova gripe não é contraída pela ingestão de carne de porco, mas por via aérea, de pessoa para pessoa, principalmente por meio de tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas, e em locais fechados. Isso porque, de acordo com os Centros de Controle de Enfermidades dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês), a temperatura de cozimento (71º Celsius) destrói os vírus e as bactérias presentes na carne de gado suíno.

5. A doença gripe A tem cura?
Tem tratamento. Há um medicamento antiviral, o Tamiflu - que contém oseltamivir, substância já usada contra a gripe aviária. Indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), ele está disponível na rede pública para ser usado apenas por recomendação médica, a partir de um protocolo definido pelo Ministério da Saúde. O remédio só faz efeito se for tomado até 48 horas a partir do início dos sintomas. O Ministério da Saúde está controlando o remédio - cujo estoque afirma ser suficiente para o país - para evitar a automedicação. De acordo com o ministério, a prática levaria ao mascaramento de sintomas, ao retardamento do diagnóstico e até à vitória do vírus.

6. Existe vacina contra o mal?
Só para porcos. Para o ser humano, não existe vacina contra esse novo subtipo de vírus da influenza. Segundo a OMS, autoridades de saúde dos Estados Unidos tomaram os primeiros passos para iniciar a produção de uma vacina contra o vírus, mas não há previsão para o desenvolvimento dela. A vacina contra a gripe humana não protege contra a nova gripe.

7. Há medidas preventivas que possam ser tomadas no dia-a-dia?
O Instituto Brasileiro de Auditoria em Vigilância Sanitária (Inbravisa) está repassando aos que o procuram cinco recomendações dadas pelos Centros de Controle de Enfermidades (CDC, na sigla em inglês), dos Estados Unidos. São elas: 1) evitar contato direto com pessoas gripadas; 2) ficar em casa se estiver em período de transmissão da doença (até cinco dias após o início dos sintomas); 3) cobrir a boca e o nariz com um lenço de papel ao tossir ou espirrar; 4) lavar as mãos frequentemente (principalmente antes de comer ou de tocar os olhos, nariz ou boca e depois de tossir, de espirrar e de usar o banheiro); 5) usar máscara cirúrgica em locais de grande concentração de pessoas, como aeroportos, ruas movimentadas e shopping centers. As autoridades sanitárias americanas também orientam, como forma de aumentar a resistência do organismo, que as pessoas se vacinem contra a gripe comum, tenham no mínimo 8 horas de sono por dia, bebam líquidos em abundância, consumam alimentos nutritivos e pratiquem exercícios físicos. De acordo com a Inbravisa, as dicas do CDC devem ser seguidas pelos brasileiros. A elas, o Ministério da Saúde recomenda que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar, o que ajuda a eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias e que se evite tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies.

8. Quais as recomendações do Ministério da Saúde a viajantes internacionais?
Aos passageiros que deixam o Brasil com destino a países afetados pela epidemia, o Ministério da Saúde recomenda evitar locais com aglomeração de pessoas e contato direto com pessoas doentes, assim como evitar tocar olhos, nariz ou boca, cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável ao tossir ou espirrar, lavar as mãos freqüentemente e não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal. Também é recomendado levar na mala máscaras cirúrgicas descartáveis, seguir com rigor as instruções das autoridades sanitárias locais, não usar medicamentos sem orientação médica e procurar assistência médica, informando história de contato com doentes e roteiro de viagens recentes, em caso de adoecimento. Aos viajantes que voltam ao país e apresentarem sintomas da doença até 10 dias após saírem de áreas afetadas, a orientação é para procurar assistência médica na unidade de saúde mais próxima e informar ao profissional de saúde o seu roteiro de viagem.

9. A internet oferece fontes seguras de informação sobre o assunto?
Sim. No Brasil, o Ministério da Saúde está disponibilizando informações em seu site. Em nível global, são também fontes confiáveis os sites da OMS (em inglês, com opções de espanhol e francês), da Organização Panamericana de Saúde (Opas, em inglês e espanhol) e dos Centros de Controle de Enfermidades dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês, idioma do site).




COMO FAZER A HIGIENE DAS MÃOS

Educadores de Alagoas decidem por greve de duas semanas


Em assembléia geral trabalhadores em educação da rede pública estadual decidiram, nesta 4ª-feira, 22, decretar GREVE POR 15 DIAS a partir da próxima 2ª feira 27 de julho.

A categoria luta por reajuste salarial de 15% (quinze por cento), e com a greve de duas semanas pretende pressionar o governo estadual para o cumprimento das reivindicações apresentadas ao Executivo, que constam de minuta e envolve, entre outros pontos, o respeito à data-base da educação - que o governo não cumpre desde 2007, gerando perdas efetivas para a categoria - o pagamento do difícil acesso, as alterações do Plano de Cargos e Carreira do pessoal de apoio e administrativo, a progressão por escolaridade, reformas de escolas e maior segurança nas mesmas e em seus entornos etc.

No início da manhã, diretores do Sinteal foram chamados para uma audiência com o secretário de Estado da Educação. Possivelmente amanhã (5ª feira, 23/07), governo, Sinteal e representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT/Alagoas) devem se reunir para analisar possibilidades de reajuste salarial para as áreas da educação, saúde e segurança, a partir de planilhas da secretaria de Estado da Fazenda.

Mobilização

A partir da 2ª feira (27/07), Sinteal e trabalhadoras/es em educação da rede estadual estarão se concentrando, a partir das 09h00, no Clube Fênix Alagoana, para em seguida, realizar uma caminhada pelas principais ruas do centro de Maceió.

Para os dias 28 e 29 de julho, o Sinteal planeja ações de mobilizações no interior do estado. Na 5ª feira (30/07), as atividades serão no bairro de Ponta Grossa, com concentração às 09h00 na praça Santa Teresa.

Fonte: Sinteal

REFORMA ORTOGRÁFICA


Acento circunflexo - O que muda


A respeito do acento circunflexo, algumas regras mudaram. Vejamos:

1. Não existe mais acento circunflexo nas formas verbais paroxítonas que possuem o “e” tônico fechado em hiato na 3ª pessoa do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo. Isso ocorre com os verbos: crer, dar, ler, ver e seus derivados, como: prever, reler, descrer, etc.

Assim, o certo era: crêem, dêem, lêem, vêem, relêem, prevêem.

Agora, fica: creem, deem, leem, veem, releem, preveem.

Importante: A acentuação dos verbos ter e vir e seus derivados não modifica: eles têm, eles vêm.

2. De igual modo, o acento circunflexo deixa de existir na vogal tônica “o” de palavras paroxítonas, assim como: enjoo, povoo, voo, abençoo, perdoo.

3. O acento circunflexo ou agudo será aceito em palavras proparoxítonas, cujas vogais tônicas sejam “e” ou “o” no final de sílaba e seguidas nas consoantes nasais “m” e “n”, conforme a pronúncia na norma culta.

Por exemplo: a palavra fenômeno/fenómeno tem a vogal tônica “o” que termina a sílaba “no” (fe –no- me- no), a qual é seguida da consoante nasal “m” (me), assim, este vocábulo poderá vir grafado ou com acento circunflexo ou com agudo, dependendo da língua culta. Dessa maneira, no Brasil a pronúncia culta é feita com timbre fechado e, portanto, é mais certo que acentuemos tal palavra com circunflexo: fenômeno.

De acordo com essa regra acima, também podemos apontar: acadêmico/académico, gênero/género, tônico/tónico, blasfêmia/blasfémia, fêmea/ fémea, anatômico/anatómico, gênio/génio, tênue/ténue, cômodo/cómodo, Amazônia/Amazónia.

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

BAÚ DA MIGUEL

Mais uma imagem dos professorandos do ano de 1990, em uma viagem muito animada, a nossa professora Olga Madeiro marcou presença no passeio.

PROFESSORA DESTAQUE

A escolhida da semana como destaque foi a experiente professora Aldijanes, uma das mais completa na arte de ensinar, dotada de uma prática inovadora onde o aluno está sempre colocado no papel principal dentro processo ensino/aprendizagem, sendo assim a escola Miguel Matias (E.M.M.), tem o prazer de lhe conceder o SELO DE PROFESSORA DESTAQUE.

O MAIS NOVO PAPAI DA MIGUEL




recados de magico e mistico

BIBLIOTECA VOLANTE LEVA LEITURAS PRAZEROSAS PARA AS SALAS DE AULAS






A Miguel está promovendo a fluência da boa leitura. A Biblioteca Volante da Escola Miguel Matias, está fazendo o maior sucesso, ela transforma cada sala em sala de leituras, o veículo além de levar os mais variados gêneros literários, leva também tapetes e almofadas para que alunos e professores possam confortavelmente viajarem pelo prazer da boa leitura.




Segundo a coordenadora Aldenize são momentos como esses que reforçam e dão função social ao ato de ler.











MIGUEL MATIAS E A SME EMPATARAM EM 2 X 2








Em um jogo bastante disputado e em alguns momentos nervoso, os times mostraram muita garra e disposição, os dois times procuraram a vitória desde do primeiro segundo de bola rolando, com ótimas defesas dos goleiros, lances fantásticos dos habilidosos jogadores. Como já era esperado houve vários momentos durante o jogo que poderiam concorrer no quadro BOLA MUCHA do Fantástico, programa apresentado aos domingos pela rede Globo.


Mesmo diante de um sol forte, o time da Miguel entrou em campo dando um banho de água fria no time da Secretária de Educação(SME). Com a clara estratégia de valorizar a posse de bola com toques curtos e buscando as inversões, o time da casa mostrou sua superioridade e dominou o primeiro tempo. Jadilson e Alan chegaram a assustar o goleiro sandrinho, mas foi do time da casa o primeiro gol, depois de uma bola bem triangulada o atacante Antonio Matias arriscou de fora da área e acertou o canto esquerdo de Nelson, fazendo 1 a 0.



Logo em seguida o placar foi ampliado, em uma jogada fantástica do volante Maurício, onde ele mesmo acerta o gol da SME ampliando o placar 2 x 0.


No segundo tempo o time da Miguel relaxou em campo, permitindo que o volume de futebol do time adversário crescesse, tornando-se melhor na partida. Com gols de Alan e Jal o time da SME conseguiu empatar o difícil jogo.


O árbitro não foi poupado por nenhum dos times, as reclamações de ambos os lados se deram por marcações e não marcações de faltas, que segundo os times prejudicaram o bom futebol. Segundo os presidentes das equipes, vão entrar com representações contra o mesmo na CBF.

BAÚ DA MIGUEL

Imagem realmente de baú, nela podemos ver a imagem de uma criança recebendo do Prefeito na época o Srº Edmilson Vieira o diploma de conclusão de 4ª série no ano de 1984.

Comentário blog: Essa criança se transformou em um professor de peso na rede municipal.

ANIVERSARIANTE DA SEMANA

ROSILENE
glitters



Lições do futebol


17/12/2008 14:53

Texto
Claudio de Moura Castro


Para Claudio de Moura Castro, o empresário mostrar aos políticos que investir em escola é um bom negócio, é uma forma de estimular a valorização do setor educacional.

Quando os países mais avançados do mundo querem melhorar seu futebol, já sabem aonde ir. Como temos um currículo de cinco vitórias em Mundiais, eles vêm aqui aprender ou contratar nossos técnicos. Assim fazem Estados Unidos, Japão, China e muitos outros. Com humildade, vêm procurar quem mais sabe, em vez de inventar teorias futebolísticas próprias. Nossos educadores têm a aprender, acerca de modéstia e pragmatismo, com o futebol dos países ricos. Silo Meireles saiu campeando para ver como os países alfabetizam suas crianças e reforçou sua busca com o livro Apprende à Lire.

Nos países com ortografias alfabéticas, há duas formas de ensinar a ler e escrever. Em primeiro lugar, há uma concepção fônica (parecida com o velho bê-á-bá), que considera indispensável ensinar de forma explícita a relação entre fonema (som) e grafema (o garrancho que representa uma letra). Em segundo lugar, há uma concepção ideovisual, que entrega textos ao aprendiz e espera que ele formule hipóteses e construa seu saber. Ou seja, o aluno recebe a frase inteira e vai tentando tirar conclusões acerca do que significa e de como é a engenharia de transformar grafemas em fonemas.

Deixemos de lado a discussão das teorias por trás de cada método e abordemos o problema de outro ângulo. Quem usa um e quem usa outro? Fiquemos apenas com os países mais bem-sucedidos em educação. Afinal, se a educação deles deu certo, por alguma razão será. Tomemos o Pisa, o teste dos países da OCDE, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (praticamente, o time dos ricos). Esse teste de compreensão de leitura mostrou quem é quem na educação do primeiro time. Nesse grupo, quase todos usam o conceito fônico, incluindo a Finlândia, campeã no Pisa. Ou seja, o fônico (com suas variantes) é a escolha de quem deu certo em educação. Estados Unidos e Reino Unido tentaram os conceitos ideovisuais. Mas uma coleção de 115.000 avaliações (sic) mostrou resultados alarmantes, levando ao seu abandono.

Quem ainda usa o conceito ideovisual? O Brasil. Também é adotado em pedacinhos da Espanha, do México e da Argentina. A Nova Zelândia usa, mas não conta muito, pois sua população total é equivalente à de Belo Horizonte. Por acaso, o Brasil participou do Pisa e ficou em último lugar. O penúltimo foi o México. Ou seja, dentre os participantes do Pisa, o que se encontra em pior colocação usa o conceito ideovisual de alfabetização. Será que só nós estamos certos?

Um conhecido garimpou nas bibliotecas das nossas faculdades de educação e nos periódicos brasileiros o que se escreve acerca de alfabetização na Europa e nos Estados Unidos. Não encontrou quase nada. Silo buscou, nas inúmeras fontes bibliográficas dos países avançados, referências aos métodos e autores da linha ideovisual. Descobriu que, lá na metrópole, o assunto morreu de inanição.

Perdoemos o desinteresse da Europa e dos Estados Unidos por métodos hoje só usados nos países de terceiro time (com mínimas exceções). Mas será que, dado o desempenho catastrófico da nossa educação, podemos nos permitir não ler os livros e artigos que falam dos métodos usados pelos países cuja educação deu certo? E por que ignorar os poucos que começam a entrar no tema (Alfabetização: Método Fônico, de Alessandra G.S. Capovilla e Fernando C. Capovilla), exibindo resultados muito promissores? É essa soberbia que se espera de intelectuais financiados pelo contribuinte e que pontificam sobre nosso ensino público?

A escolha da concepção de alfabetização deveria ser tratada, corriqueiramente, como os cientistas tratam assuntos desse naipe. Para saber qual é o melhor método, tentam-se os dois, de forma controlada, e mede-se qual produz melhores resultados. Infelizmente, a questão é tratada como um auto-de-fé. Para quem viu as luzes, aleluia. Quem acredita no conceito fônico é excomungado e vai para o inferno.

Os países que querem melhorar seu futebol procuram o Brasil, não porque têm afinidade ideológica conosco, mas porque ganhamos cinco vezes. Mas nós nem sequer sabemos como se alfabetiza nos países que ganharam a copa do mundo da educação (o Pisa).

http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/modelos-alfabetizacao-410044.shtml

PLANO DE METAS DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE ALAGOAS







Meta 05

O investimento na educação básica será garantido e bem gerido.

Meta Técnica

Atingir em 2011, mantendo até 2022, o investimento público na Educação Básica necessário para o padrão de qualidade almejado.

A aplicação dos investimentos de forma eficaz e eficiente deve estar vinculada à melhoria da qualidade da educação, refletida nas metas anteriores. Deve ser garantido o uso ético e eficiente dos

MIGUEL COLOCA REDE DE CONTENÇÃO




A secretaria de Educação está investindo pesado na manutenção e estruturação das escolas da rede municipal. Homens a serviço da secretaria passaram a tarde dessa terça-feira, 21 de julho de 2009, em um árduo trabalho de colocar uma rede de contenção, medindo 520m, a mesma esta sendo colocada em canos de ferro.
A rede tem chamado a atenção dos que passam pelas ruas Nova e Maravilha, que ficam admirados, com o investimento da verba pública, que com certeza proporcionará momentos prazerosos na prática das mais diversas modalidades desportivas.
Nós que fazemos a Escola Miguel Matias nos sentimos no dever de vir em público agradecer: Ao Prefeito Mauríco Tenório, Secretária Nadja Azevedo, José Jadilson, Alan Madeiro e a todos que contribuem para que possamos a cada dia melhorar a qualidade educacional do nosso alunado, criando momentos que levem as crianças a gostarem ainda mais do ambiente escolar.

DIA DO AMIGO

carregar imagens

BAÚ DA MIGUEL




Em alusão ao dia em que se comemora o dia de Padre Cícero, lembramos mais uma vez da feira de cultura da Escola Cenecista Miguel Matias, onde o Professor e sindicalista Erik Máximiano se caracterizou de Cícero Romão Batista o "Padim Ciço". No dia 22 de março de 2001, Padre Cícero foi eleito o Cearense do Século, em campanha promovida pela Rede Globo e TV Verdes Mares.

BAÚ DA MIGUEL


QUEM SOU EU?

Maurício de Sousa: 50 anos de carreira!




"Há 50 anos, em 18 de Julho de 1959, a primeira tirinha assinada por Maurício de Sousa, e protagonizada por Bidu e Franjinha, era publicada no então jornal "Folha da Manhã". Naquela época, com apenas 23 anos e repórter da editoria de polícia, Maurício percebeu que queria mesmo era desenhar e contar histórias. E assim foi feito. Hoje, aos 73 anos, e com uma vasta lista de personagens no currículo, relembra o mundo que vislumbrou no início da carreira. "É claro que eu não sabia que as minhas criações ganhariam a importância que têm hoje. Mas eu não posso negar que eu imaginei tudo isso, sim", confessa."




MOMENTO PEDAGÓGICO


O MÉTODO FÔNICO DE ALFABETIZAÇÃO


Os métodos fônicos também são conhecidos por métodos sintéticos ou fonéticos. Partem das letras (grafemas) e dos sons (fonemas) para formar, com elas, sílabas, palavras e depois frases. No principal modelo de Método Fônico utilizado pelos professores alfabetizadores, as crianças não pronunciam os nomes das letras, mas sim os seus sons.


O lingüista americano Bloomfield, propositor do módulo fônico desse método, defende que a aquisição da linguagem é um processo mecânico, ou seja, a criança será sempre estimulada a repetir os sons que absorve do ambiente. Assim, a linguagem seria a formação do hábito de imitar um modelo sonoro. Os usos e funções da linguagem, neste caso, são descartados (em princípio), por se tratarem de elementos não observáveis pelos métodos utilizados por essa teoria, dando-se importância à forma e não ao significado. No tocante à aquisição da linguagem escrita, a fônica é o intuito de fazer com que a criança internalize padrões regulares de correspondência entre som e soletração, por meio da leitura de palavras das quais ela, inconscientemente, inferir as correspondências soletração/som.

De acordo com esse pensamento, o significado não entraria na vida da criança antes que ela dominasse a relação, já descrita, entre fonema e grafema. Nesse caso, a escrita serviria para representar graficamente a fala.


O método fônico baseia-se no aprendizado da associação entre fonemas e grafemas (sons e letras) e usa, em princípio, textos produzidos especificamente para a alfabetização.


O método que o Brasil empregava antes dos anos 80 não era o fônico, mas o alfabético-silábico, baseado no ensino repetitivo de sílabas.

Diferente do Método Fônico, que é baseado no ensino dinâmico do código alfabético, ou seja, das relações entre grafemas e fonemas em meio a atividades lúdicas planejadas para levar as crianças a aprenderem a codificar a fala em escrita, e, de volta, a decodificar a escrita no fluxo da fala e do pensamento.

O fônico é inteligente, lúdico e nada mecânico. Leva as crianças a serem alfabetizadas muito bem em quatro ou seis meses, quando passam a ler textos cada vez mais complexos e variados. Ele é tão eficaz em produzir compreensão e produção de textos porque, de modo sistemático e lúdico, fortalece o raciocínio e a inteligência verbal.

O Observatório Nacional da Leitura da França e o Painel Nacional de Leitura dos EUA afirmam sua clara superioridade, mas o MEC nunca deu à criança brasileira a chance de aprender com o fônico e colher seus frutos.


No método fônico, a alfabetização se dá através da associação entre símbolo e som. Para que a criança se torne capaz de decifrar milhares de palavras, ela aprende a reconhecer o som de cada letra. De outra forma, ela teria que memorizar visualmente todo o léxico, algo ineficiente do ponto de vista dos defensores do método fônico. O método parte da regra para a exceção.

Quando se usa o método fônico se melhora a compreensão do texto. No método ideovisual, onde o professor dá logo o texto, o que acontece é que a criança tende a memorizar as palavras. Porém, o código alfabético não se presta à memorização fácil porque as letras são muito parecidas. Com isso, o que acontece é que a criança troca as palavras quando lê (paralexia) e troca palavras na escrita (paragrafia). Esses erros ocorrem porque o alfabeto não se presta à memorização visual. Ele tem que ser decodificado. Ele foi inventado pelos Fenícios para mapear sons da fala, por isso é eficiente. Se você sabe decodificar não precisa memorizar.

Quem opta por ser alfabetizador o faz por amor, por idealismo. Uma pessoa idealista é a primeira a se apaixonar pelo seu trabalho quando ele funciona. O método fônico produz resultados extraordinários. Em três meses uma criança está lendo o que não lia em dois anos sob o método ideovisual. As professoras que empregam o método fônico ficam maravilhadas com sua eficácia.

Para aprender é necessário decodificar. Decodificar nada mais é do que converter os grafemas em fonemas. Aprender a pronunciar a palavra em presença da escrita. Quando pensamos em palavras usamos nossa voz interna. Quando lemos em voz baixa escutamos nossa voz. Isto é o processo fônico: a invocação da fala interna em presença do texto. O método ideovisual desestimula esta fala interna. Ele tenta estimular a leitura visual direta, portanto, a memorização. Só que não é possível memorizar ideograficamente todas essas palavras. A forma correta é aprender a decodificar. Quando fazemos isso, naturalmente se consegue produzir a fala e entender o que se está lendo.

Para alfabetizar, a criança deve ser levada a participar da linguagem escrita. Para isso, é necessário um diagnóstico prévio que aponte qual é a relação do sujeito com o texto. Assim, podem-se definir estratégias e exercícios que façam o aluno ler e escrever.

Para Sílvia Colello, os PCN não devem subestimar as crianças e nem reduzir o ensino àquela relação unívoca em que o professor ensina e o aluno silencia. Rodeadas por estímulos visuais e sonoros, televisões, computadores e videogames, seria equivocado crer que elas se interessariam e se reconheceriam verbalmente com frases como “o boi bebe e baba”.

Segundo a professora, é interessante notar que os defensores do método fônico no Brasil são psicólogos, em sua maioria. “Eles não lidam com a língua enquanto sistema em implementação. Eles estão preocupados em encontrar uma metodologia que seja objetiva e controlada, para ensinar a ler e a escrever. Mas só isso não é suficiente hoje em dia”, afirma. De acordo com Colello, pode-se até ensinar a criança a ler e a escrever, mas se anulará o gosto que ela poderia vir a ter pela leitura.

O grande argumento contra os parâmetros construtivistas é o péssimo desempenho do Brasil em diversas avaliações nacionais e internacionais, como no Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb) e em avaliações da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) e da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) desde que o conceito foi incorporado nos PCNs, em 1996.




Bibliografia :


Alfabetização no Brasil - Uma metodologia ultrapassada - Fernando C. Capovilla - RedePsiConstrutivismo não é método para alfabetização - Mariana Garcia, Revista Com Ciência;Construtivismo x Método Fônico - Telma Weisz e Fernando Capovilla (Abrelivros);O método Fônico na Alfabetização de Crianças - Vicente Martins - TextoLivre;

Prefeitos fazem “pacto pela criança”


A Associação de Municípios Alagoanos (AMA) e a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente reúnem os prefeitos, nesta segunda-feira, dia 20, para adesão ao Programa Prefeito Amigo da Criança. Criado para mobilizar e apoiar tecnicamente as gestões municipais na garantia de melhores condições de vida para crianças e adolescentes, o programa está na quarta edição.

O presidente da AMA, Luciano Barbosa reconhece a ação desenvolvida pela Fundação Abrinq como “de grande importância” pelo estímulo que os gestores recebem para desenvolver políticas públicas eficientes em prol das crianças e adolescentes. O objetivo do programa é reconhecer os prefeitos e prefeitas que investiram em ações que resultaram na melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes.

Esse reconhecimento se dá em um evento em Brasília, onde os gestores municipais recebem o diploma de Prefeito Amigo da Criança. Dos Prefeitos e Prefeitas reconhecidos, ainda serão escolhidos os destaques nacionais, que receberão o Troféu Destaque Nacional.

O programa foi criado em 1996 pela Fundação Abrinq, a fim de mobilizar os municípios e garantir recursos através do Orçamento Criança e Adolescente (OCA), em programas nas áreas de Saúde, Educação e Proteção Social.

Nesta segunda, a partir das 10 horas, os prefeitos vão conhecer o Programa Prefeito Amigo da Criança, gestão 2009-2012, participar da assinatura do Termo de Parceria Institucional entre a Fundação Abrinq e a AMA e assinatura individual de prefeitos e prefeitas ao termo de Compromisso Prefeito Amigo da Criança.

Fonte: Ascom/AMA . Retidado do endereço eletronico:
http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vEditoria=Interior&vCod=69200

Pensamento de Carlos Drummond de Andrade




“Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganhá-lo, se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”


Carlos Drummond de Andrade

FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA MIGUEL MATIAS E AMIGOS COMEMORAM JUNTOS O ANIVERSÁRIO DO PROFESSOR LUCIANO


Vitória para os funcionários das escolas


O Senado aprovou, nesta quarta-feira (15), o Projeto de Lei (PLS 507/2003) que reconhece os funcionários de escolas como profissionais da educação, mediante habilitação específica.


Após anos de luta da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, essa conquista representa um “grito de independência” para a classe, como afirmou o coordenador nacional do Departamento de Funcionários de Escola (DEFE) da CNTE, João Alexandrino de Oliveira. “É um orgulho muito grande. Há 15 anos que estamos buscando por este reconhecimento. Agora, também somos, de direito, trabalhadores da educação”, comemora.


O PLS é de autoria da senadora Fátima Cleide (PT – RO), ex-dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondonia (Sintero) e da CNTE. A proposta altera um dos artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (n°9.394/96), discriminando as categorias de trabalhadores que se devem considerar profissionais da educação.

Para o presidente da CNTE, Roberto Franklin de Leão, o Projeto faz justiça aos trabalhadores que sempre contribuíram com a melhoria do ensino, mas não eram reconhecidos por esse papel. “Isso tem que ser colocado em prática. Além disso, esperamos, definitivamente, acabar com as intenções existentes de terceirizar o serviço dos funcionários de escola. Este é um setor fundamental para a melhoria da educação”, diz.

O secretário adjunto de políticas sindicais da CNTE, José Carlos Prado, afirma que este é um momento histórico, mas ainda existem outros desafios. Ele lembra que muitos estados ainda não oferecem o Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação (Profuncionário). “Sem essa capacitação, os trabalhadores não se profissionalizam. Este é o próximo desafio a ser vencido”, pontua.

Sobre o curso

O Profuncionário é um curso de educação a distância ou presencial, em nível médio, voltado para os trabalhadores que exercem funções administrativa nas escolas das redes públicas estaduais e municipais de educação básica. Ele forma os profissionais nas seguintes habilitações: gestão escolar, alimentação escolar, multimeios didáticos e infraestrutura e ambientação escolar.


CNTE, 15/7/2009

Sem apoio

Uma das ações mais importantes realizadas pelo MEC é, sem sombra de dúvida, a denominada APOIO A REESTRUTURACAO DA REDE FISICA PUBLICA DA EDUCACAO BASICA. É por esta ação que são apoiados projetos de melhoria da rede física, tendo como prioridade os 1822 municípios considerados mais carentes. São municípios que possuem baixa capacidade de investimento.

Em 2009 essa ação possui 441 milhões e mais 87,2 milhões de emendas parlamentares. Infelizmente até o dia 13 de julho apenas 929 mil reais haviam sido pagos, o que representa 0,18% do montante autorizado.

Todo ano é a mesma coisa. Quando chegarmos nos últimos dois meses do ano começará uma correria para gastar os recursos. Presenciaremos a rotineira pressão do ministério sobre as prefeituras e governos estaduais. Da mesma forma presenciaremos a liberação de emendas parlamentares em troca de votação de itens de interesse do governo no parlamento, numa prática fisiológica que se eterniza na política brasileira.

Como não é possível operar milagres em apenas dois meses, os mais prejudicados serão os milhões de alunos da rede pública que estudam em escolas precárias.

O saldo não utilizado por meio deste contigenciamento clandestino será os especuladores dos títulos da dívida pública, os mesmos que já consomem metade de tudo que nós brasileiros contribuímos na forma de impostos e contribuições sociais.
Postado por Luiz Araújo em:http://rluizaraujo.blogspot.com/

ESCOLA RECEBE CORRESPONDÊNCIA DO MEC

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Secretaria de Educação Básica
Esplanada dos Ministérios, Bloco “L” – Sala 500 CEP: 70.047-900
Brasília, 10 de julho de 2009.

Aos Professores (as) da rede pública de ensino
Senhores (as) Professores (as),

1. A Rede de Ensino a qual você pertence aderiu ao Plano de Metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e muitas delas elaboraram seu Plano de Ações Articuladas (PAR), onde demonstraram as necessidades relacionadas à formação de seus professores, para assegurar a formação exigida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) a todos os educadores que nela atuam.

2. A Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica, tem a finalidade de organizar, em regime de colaboração da União com os estados, Distrito Federal e municípios, a formação inicial e continuada desses profissionais.

3. Por meio desse Plano, caso você ainda não possua graduação ou possua graduação em área distinta da que atua, poderá efetuar sua pré-inscrição em cursos de primeira licenciatura, de segunda licenciatura ou de formação pedagógica (para bacharéis sem licenciatura). Todas as licenciaturas das áreas de conhecimento da educação básica serão oferecidas no Plano, com cursos gratuitos para professores em exercício das escolas públicas, nas modalidades presencial e a distância. A pré-inscrição nos cursos será feita por você no sitio do MEC, no espaço denominado Plataforma Paulo Freire (http://freire.mec.gov.br), onde você, também, poderá cadastrar ou atualizar seu currículo.

4. A partir da sua pré-inscrição e da oferta de formação pelas Instituições de Educação Superior (IES), as secretarias estaduais e municipais de educação deverão validar as inscrições na Plataforma Freire, com base em seu planejamento estratégico, visando adequar a oferta das IES à demanda dos professores e às necessidades reais das escolas de suas redes. As inscrições validadas serão submetidas às IES que após processo seletivo, caso necessário, procederão à matrícula nos cursos.

5. Caso você já possua a formação adequada, incentive e mobilize os seus colegas
da rede a se inscreverem. Qualquer informação adicional pode ser acessada pelo sítio do MEC
(www.mec.gov.br) ou solicitada pelo endereço eletrônico plataformafreire@capes.gov.br.
Atenciosamente,

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios