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FORMAÇÃO PELA ESCOLA



A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre (SME) e sua equipe realizaram nesta terça-feira dia 15 de setembro, a aula inaugural do curso de Formação pela Escola – Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE. Que foi ministrada pela Professora Aristéia Nascimento também da SME.
O objetivo principal deste curso é o de melhorar a gestão e a utilização dos recursos do FNDE destinados à escola.

No Processo de construção deste curso a distância, participaram, colaborativamente, técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Secretaria de Educação à Distância (SEED), coordenadores estaduais do Formação pela Escola e especialistas em educação a distância da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMG).

O Programa Formação pela Escola é realizado em parceria entre o FNDE e a SEED. A coordenação nacional do programa, composta por membros dos dois órgãos, organizou-o de maneira muito simples e funcional, pretendendo assim, atingir gestores, técnicos conselheiros, professores, merendeiras, pais de alunos e representantes da comunidade envolvidos nos diferentes programas geridos pelo FNDE.







CUSTO-ALUNO SOFRE REDUÇÃO


Veja matéria extraída do Blog do professor Luiz Araújo, mestre em políticas públicas em educação pela UnB. Assessor do senador José Nery (PSOL-Pa).



Onde está o dinheiro? A crise comeu!

A edição do dia 17 de agosto do Diário Oficial da União deve ter tirado o sono de dirigentes estaduais e municipais de educação, de professores e servidores públicos da educação e de todos aqueles preocupados com a melhoria da educação pública brasileira.

Foi publicada a Portaria n° 788, de 14 de agosto de 2009, instrumento utilizado pelo Ministro da Educação para rever as estimativas de receitas de impostos e transferências de estados e municípios para o Fundeb.

Pelo texto o custo-aluno nacional das séries iniciais do ensino fundamental foi reduzido em 9,53%, caindo de R$ 1350,09 para R$ 1221,34.

Esta redução foi provocada pela revisão da estimativa de depósitos a serem realizados por estados e municípios, que estava estimada em 76,8 bilhões e agora se espera arrecadar apenas 67,6 bilhões. Ou seja, a crise econômica mundial evaporou 9,2 bilhões da educação básica pública.

É verdade que este fato havia sido alertado pelo presidente da Undime Nacional, professor Carlos Eduardo, em audiência promovida pela Câmara dos Deputados no final do semestre, mas agora o governo oficializou a suspeita de todos: a crise econômica afetou violentamente as receitas públicas, seja pela redução da arrecadação, seja pela política de isenção fiscal e redução de impostos para setores econômicos realizada pelo governo federal e alguns governos estaduais.

Mesmo que o valor da complementação da União não possa sofrer redução, como comentamos aqui no blog esta semana, mas a crise diminuiu o valor do custo-aluno aplicado nos nove estados com menos recursos para a educação.

O que significa essa redução?

1°. Os investimentos educacionais serão menores, provocando mais dificuldades dos estados e municípios em oferecer uma melhoria na qualidade da educação;

2°. Esta redução provocará mais dificuldades para estados e municípios honrarem seus compromissos com o magistério, seja no pagamento do piso salarial nacional, seja na revisão dos planos de carreira.

A Portaria não apresenta a memória de cálculo que levou ao governo federal rever a previsão anterior, elemento importante para verificar quais foram os impostos que provocaram a queda, ajudando a identificar melhor as responsabilidades, especialmente diante de uma política federal que patrocinou o salvamento de determinados conglomerados econômicos.

A redução do custo-aluno é um bom exemplo da socialização das perdas promovida pelos governos nacionais diante da crise. Os especuladores e grandes grupos provocaram a crise, mas na hora da perda todo o povo é chamado para partilhar o pagamento dos prejuízos. Neste caso, os 45 milhões de brasileiros que estudan nas escolas públicas estaduais e municipais.

De qualquer forma o fato serve de lição para aqueles que estavam acreditando na propaganda oficial sobre a crise econômica. Para o governo federal o pior já passou. Para os governos estaduais e municipais e para o magistério o pesadelo só está começando.

PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE CAMPO ALEGRE VISITA A ESCOLA MIGUEL MATIAS




Em uma breve visita a escola Miguel Matias, o Presidente da Câmara Municipal de campo alegre pôde constatar o belissímo trabalho realizado por todos aqueles que fazem esta instituição de ensino, em sua fala deixou clara a sua admiração pela Secretária de Educação Nádja Azevedo.



Estamos caminhando para uma educação de excelência, isso graças aos esforços do Prefeito Maurício Tenório e da competentíssima secretária Nádja, que não para de trabalhar em prol de uma educação de qualidade, principalmente para os mais carentes, salientou o presidente da Câmara Benedito Roberto.

TIME DA MIGUEL PERDE MAIS UMA E É COMPARADO COM ÍBIS DE PERNAMBUCO








A partida começou com o time da Miguel bombardeando o time adversário, que dominado só se defendia. Em uma jogada de raça e coragem o habilidoso Humberto, abre o placar, Gol da Miguel.



O craque do time Humberto se machucou logo após balançar a rede do time dos universitários e precisou deixar o campo com apenas dez minutos de jogo,. O meia sofreu uma fratura exposta em um dos dedos do pé direito . O jogador já foi avaliado pelo hospital local e encaminhado para a cidade de Arapiraca onde será submetido a exames mais aprofundados, dificilmente terá condições de atuar nas próximas partidas do Time da Miguel.




O lance deixou o time em estado de choque,que mostrando que sentiu o grave acontecimento, permitiu o outro time virar e ampliar o placar.
A Miguel chegou ao seu segundo gol com atacante e artilheiro do Time Luciano, que com muita categoria encobre o goleiro rival, o gol foi uma obra-prima ,um verdadeiro gol de placa
O resultado gerou um princípio de crise no grupo, que está sendo chamado de Íbis de Campo Alegre depois da terceira derrota seguida em pouco mais de um mês.




Para quem não se lembra, o Íbis é aquele time pernambucano que entrou para o Guiness Book como o pior do mundo, depois de ficar mais de três anos sem ganhar uma única partida. Hoje na segunda divisão pernambucana, o Ibis usa a fama, com bom humor, para tentar se estruturar (veja mais no http://ibissportclub.com/).
Miguel Matias 2 x 5 Universitários


Obs: A equipe jogou desfalcada do Sandro migué, do Alan Madeiro e do Sandrinho.

REFORMA ORTOGRÁFICA


O ALFABETO BRASILEIRO E AS 26 LETRAS!




Finalmente, há um basta na indiferença! Os estrangeiros K, W e Y são oficializados cidadãos brasileiros através de nossa língua!

Mas quem disse que eles já não faziam parte do idioma há muito tempo? Afinal, o impetuoso latim já mantinha certas relações, apesar de nada cordiais, com o discreto grego. Apesar disso, a língua que deu origem ao inglês, alemão e francês conseguiu infiltrar-se no ocidente. Mas enfim, a soberania latina não concedeu mais espaço à grafia advinda desta outra língua- mãe, até agora!

Então, ker dizer ky agora poderemos escrever com “c” ou “q” ou “k” que será a mesma coisa ow então “i’ e “y” ow “u” e “w”? Definitivamente, não!

Na verdade, as três letras estão oficialmente em nosso alfabeto, mas restritas ao uso nos casos que existem atualmente:

• Em nomes próprios de pessoas e derivados: Franklin, Kant, byroniano, Taylor, etc.
• Em símbolos, abreviaturas, siglas e em palavras que foram adotadas como unidades de medida internacionais: km (quilômetro), K (potássio), W (watt), kW (kilowatt), www (world wide web)

Quanto às palavras estrangeiras já incorporadas no nosso idioma, como: show, download, sexy, shampoo, lan house, etc., o novo acordo não deixa nada especificado, contudo, é bom verificar no dicionário se tais termos foram normatizados na língua. Por exemplo: a palavra “shampoo” já possui correspondente brasileira “xampu”, agora, o vocábulo “show” encontra-se nessa mesma grafia e significa espetáculo de teatro, música.

Seria muita hipocrisia ter estampado nas propagandas em placas, quer dizer, out-doors e nas televisivas, em nomes de salões de beleza, “Beauty hair”, ou de lojas de materiais para carro, “Car express” e não darmos as boas vindas ao nosso estrangeirismo! Não vamos mais torcer o nariz para o k, w e y! Ora, eles não tem culpa de sermos tão hospitaleiros, afinal, não incorporamos só letras em nossa linguagem, mas palavras inteiras!

Por isso, sejam muito bem-vindos Mister K, Mr. W e Mr. Y! E vamos “dar um off” nesse assunto!

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

CHARGE DA SEMANA

7 DE SETEMBRO DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

smileys falando

ALUNOS DA EJA PARTICIPAM DAS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA





A olimpíada é uma competição nacional de matemática entre as escolas publicas, seguida de programa de aperfeiçoamento para alunos e professores premiados, que tem dentre os objetivos estimular e promover o estudo da disciplina em questão entre os alunos das escolas publicas; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica; identificar novos talentos e incentivar seu ingresso nas áreas cientificas e tecnológicas, e incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas em questão, contribuindo para a sua valorização profissional.

As provas da OBMEP serão aplicadas em duas fases e os participantes em três níveis. Na primeira, os alunos responderão a uma prova objetiva, composta por 20 questões, que será aplicada em cada escola inscrita. A correção é feita pelos professores das próprias unidades de ensino a partir das instruções e gabarito elaborados pela organização do evento.

Na segunda fase a prova será discursiva e composta por, no máximo, oito questões. A avaliação da segunda fase acontecerá em centros de aplicação identificados pela OBMEP. Participarão desta fase apenas 5% dos estudantes, em cada nível, com melhor pontuação na fase anterior. Os interessados terão os meses de maio, junho, julho e uma boa parte do mês de agosto, já que as provas da primeira etapa serão aplicadas apenas no dia 26 de agosto.

Os cem melhores alunos na classificação nacional em cada um dos três níveis receberão medalhas de ouro. Já os que ficarem nas 300 colocações, a partir do 101º lugar receberão medalhas de prata, e as de bronze serão dadas aos 15 alunos (cinco de cada nível) das escolas municipais e estaduais que obtiverem a maior pontuação em seus respectivos estados, excluídos os medalhistas de ouro e prata, que receberão ainda bolsas de iniciação científica. Os que não ganharem nenhum tipo de medalha vão receber menção honrosa. Os professores, as escolas e as secretarias da Educação também serão contemplados.

PATRIOTISMO NA ESCOLA



Durante toda a semana que passou, os alunos da Escola Miguel Matias puderam aprofundar seus conhecimentos nas causas e nos acontecimentos que resultaram na independência do Brasil, em demostração de patriotismo e civismo o hino será cantado uma vez por semana no pátio da Escola.

NO SOLO FÉRTIL DA MIGUEL MATIAS BROTAM VIDAS








MIGUEL DECEPCIONA E PERMITE VIRADA









Depois da vitória contra o time da Saúde, no último domingo, o time da Miguel vinha empolgado para confirmar mais uma vitória , mas viu sua missão ser atrapalhada pela atitude ofensiva e organizada do time da Escola Dom Constantino Lüers.

O início foi marcado pelo nervosismo do time visitante que estranhava o futebol de areia, com isso os donos da casa que não tinham nada com isso, jogavam melhor, após substituição, a bola foi alçada na área do time da escola Dom Constantino e mais uma vez prevaleceu o oportunismo do atacanta Luciano que cabeceou no ângulo sem dar nenhuma chance para o bom goleiro Wagner, esse goleiro também do time dos Galácticos.


Após mais uma descida perigosa da Dom Constantino pela esquerda aos 22, A Miguel tomou a bola com o lateral Alan no ataque. Com a defesa do dom Constantino desguarnecida, o contra ataque da Miguel foi mortal. Piu recebeu na direita e foi caminhando com a bola para dentro da área, aproveitando que o goleiro estava adiantado, toca na bola com maestria e encobre o goleiro, marcando um lindo gol digno de bola cheia, Bloco exibido aos domingos pelo Fantástico na rede Glogo de televisão .

O segundo tempo começou e a vitória momentânea acomodou o grande time da Miguel, que cedeu espaços ao time adversário, que mostrando o porquê de ser um dos melhores times de futebol de salão de Campo Alegre, dominou o jogo e fez quatro gols virando placar, com o resultado adverso a Miguel se arriscou no ataque e conseguiu diminuir com o belo chute de Alan Madeiro, os donos da casa ainda buscaram a reação, porém não teveram forças para furar o bloqueio da escola Dom Constantino.

Após o apito final do árbitro Nidson, o goleador da escola, Piu, não se conteve. Chorando muito, ele caminhava lentamente pela areia e afirmava, com a voz embargada, aos seus companheiros de time:

— Não deu, não deu!

O professor Antonio Matias que voltou de contusão, também emocionado colocou o que viu no time:

— Hoje, estou muito triste. Mas no todo, a equipe foi muito bem. Se fosse falar no início do jogo, ninguém iria acreditar, que o resultado seria esse. Não adianta chorar o leite derramado vamos treinar e vencer o nosso próximo desafio com os universitários que estudam em Maceió.

RESULTADO FINAL: MIGUEL MATIAS 3 X 4 DOM CONSTANTINO

Câmara aprova limite de alunos em sala de aula


Enfim uma boa noticia oriunda do Congresso Nacional. A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou nesta semana a proposta que limita o número de alunos por professor nas salas do ensino infantil, básico e fundamental. A autoria da proposta é do deputado federal Ivan Valente (PSOL/SP). Foi este deputado que apresentou na Câmara a Proposta de PNE da Sociedade Civil.

O projeto estabelece que turmas do ensino médio e dos quatro anos finais do ensino fundamental (6 a 9 anos) não ultrapassem os 35 alunos. Já turmas dos primeiros cinco anos do fundamental serão limitadas a 25 estudantes.

Aprovada em caráter terminativo na comissão, a proposta vai agora para o Senado.

O texto altera a Lei de Diretrizes e Bases, que não estabelece limite de alunos. Para creches e pré-escola, os novos parâmetros variam por faixa etária: cinco crianças de até 1 ano por professor; oito de 1 a 2 anos; 13 de 2 a 3 anos; e 15 de 3 a 4 anos. Para crianças de 4 a 5 anos, o limite é de 25 alunos por adulto. As mudanças valeriam para o ensino público e o privado.

Quando foi elaborado o parecer sobre plano de carreira para o magistério esta questão apareceu e, infelizmente, foi retirada do texto final da Resolução nº 2 aprovada pela Câmara de Educação Básica.

Espero que seja aprovada no Senado e se estabeleça o mínimo de condições para o exercício do magistério em nosso país. Isso é tão importante quanto pagar o piso salarial previsto em lei. Sem condições dignas de trabalho não existe possibilidade de se falar em qualidade na educação.

DIA 05 DE SETEMBRO DIA DA AMAZÔNIA

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DIA 03 DE SETEMBRO DIA DO BIÓLOGO

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GINCANA FOLCLÓRICA DA EJA


TIME TREINA DURO EM BUSCA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO

















O time de futebol da Escola Miguel Matias iniciou nesta quarta-feira dia 26 de agosto, treinamentos físicos .
O objetivo do Coordenador de atividades de contraturno Professor Edeilson, técnico do time,é definir o grupo e preparar a equipe para a competições municipais e estaduais. A seleção foi feita de acordo com os atletas que estão vivendo um bom momento.
"Durante essa fase de treinamentos, vamos aprimorar o condicionamento físico e a parte tática coletiva. Vamos treinar focados no aprimoramento de habilidades, preparando os ainda imaturos atletas em grandes desportistas.
Com certeza, vamos trabalhar duro para ir pouco a pouco alcançando os nossos objetivos. O nosso pensamento é fortalecer o prazer do alunado de fazer parte da Miguel Matias, com isso criar situações onde os mesmos possam descobrir o que pode fazer de melhor", salientou Professor Edeilson Gomes.

 
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