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Senado Federal aprova fim da DRU para a educação




O plenário do Senado Federal aprovou em dois turnos na última semana a proposta de emenda à Constituição (PEC) 277/08, que dispõe sobre o fim da Desvinculação de Receitas da União (DRU) para a educação. O texto também torna obrigatório o ensino dos quatro aos 17 anos de idade, ou seja, da educação infantil ao ensino médio. O texto será promulgado pelo Congresso Nacional. O ministro Fernando Haddad definiu a aprovação como um dia histórico para a educação do País.


A PEC aprovada acrescenta terceiro parágrafo ao artigo 76 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para reduzir, anualmente, a partir do exercício de 2009, o percentual da Desvinculação de Receitas da União incidente sobre os recursos destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino, de que trata o artigo 212 da Constituição Federal. A revinculação dos recursos passa a contar retroativa a janeiro. Com o fim da DRU para a educação, o MEC passará a contar com cerca de R$ 9 bilhões a mais por ano em seu orçamento. A redução será gradativa ao longo de três anos, até sua extinção total em 2011.


A DRU retirava 20% dos recursos destinados à educação, provenientes de arrecadação de tributos e contribuições federais. Com a aprovação do texto, em 2009 e 2010 serão descontados 12,5% e 5%, respectivamente. Em 2011, não haverá mais a incidência da DRU na educação.


A obrigatoriedade do ensino dos quatro aos 17 anos de idade tem prazo até 2016 para ser implementado.






Imprensa SEB (informativo@mec.gov.br)

Educação aprova 14º salário para professores de escolas com bom desempenho


A Comissão de Educação do Senado aprovou hoje (10) projeto de lei que prevê o 14º salário para professores e funcionários de escolas que elevarem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – o Ideb – em pelo menos 50%, durante o ano letivo. O substitutivo do senador Marconi Perillo (PSDB-GO) ao projeto do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) também beneficia os profissionais da educação de escolas de ensino fundamental que obtiverem Ideb igual ou superior a seis no ano.



Para o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, a proposta é “complicada” porque beneficia alguns professores e não garante o direito a todos. “Premiar por mérito é ruim para a educação, isso precisa ser muito bem pensado”, explica.

Segundo Leão, o projeto não leva em conta as condições de trabalho do professor e da própria escola, fatores que influenciam no desempenho do aluno. “Muitos docentes trabalham em colégios que ficam em regiões difíceis que não permitem que o Ideb seja alto. O melhor prêmio é uma carreira com critérios claros e democráticos de evolução”, acrescenta.

Pelo PLS 319/08, o pagamento do benefício deverá ser realizado até o final do semestre subsequente ao da publicação do resultado da avaliação do Ideb. O índice foi criado em 2005 pelo MEC e avalia a qualidade do ensino público a partir do desempenho dos alunos na Prova Brasil e das taxas de aprovação. Escolas, municípios e estados ganham uma nota, em uma escala que vai de zero a dez. A média nacional em 2007 foi de 4,2 pontos para os anos iniciais do ensino fundamental. O novo Ideb será divulgado no ano que vem.

A matéria segue agora para exame e votação na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em decisão terminativa.


(10/11/09 - CNTE com informações da Agência Brasil)

CHARGES DA SEMANA


MOMENTO PEDAGÓGICO


A prática de violência entre pares:O bullying nas escolas

1. Como podemos identificar os casos de violência entre pares?

Por meio da observação e da discussão sobre o comportamento individual dos alunos, os professores podem identificar os alvos e os agressores. As vítimas são alunos frágeis, que se sentem desiguais ou prejudicados, e que dificilmente pedem ajuda. Eles podem demonstrar desinteresse, medo ou falta de vontade de ir a escola, apresentar alterações no rendimento escolar, dispersão ou notas baixas. Além disso, podem ter sintomas de depressão, perda de sono e pesadelos. Normalmente recebem apelidos, são ofendidos, humilhados, discriminados, excluídos, perseguidos, agredidos, e podem ter seus pertences roubados ou quebrados.
Os agressores geralmente acham que todos devem fazer suas vontades, e que foram acostumados, por uma educação equivocada, a ser o centro das atenções. São crianças inseguras, que sofrem ou sofreram algum tipo de agressão por parte de adultos. Na realidade, eles repetem um comportamento aprendido de autoridade e de pressão. Tanto as vítimas, quanto os agressores, necessitam de auxílio e de orientação. Os demais alunos são os observadores da violência. Eles convivem com ela e se calam ou são ignorados em suas observações por pais e professores. Temem tornarem-se alvos, e podem sentir-se incomodados e inseguros.



2. Saiba o que fazer

Para se refletir sobre o bullying, é essencial promover a orientação, a conscientização e a discussão a respeito do assunto. Nem toda briga ou discussão deve ser rotulada como bullying, para não cairmos no extremo oposto da tolerância zero, que não vai permitir a estas crianças e jovens que estão em fase de desenvolvimento que aprendam a viver harmoniosamente em grupo. A diferença entre um comportamento aceito e um abuso às vezes é muito tênue, e cada caso deve ser observado e analisado segundo sua constância e gravidade.
Os alunos devem criar regras de convivência e discuti-las com a equipe pedagógica, buscando soluções e respeitando as diferenças de cada um. Os pais devem ser ouvidos e orientados a colocar limites claros de convivência, e ajudar sempre que souberem de algum problema sem aumentar ou diminuir a informação recebida.
Quando identificados um autor e uma vítima, ambos devem ser orientados. Seus pais devem ser alertados e estar cientes que seus filhos, agressor ou agredido, precisam de ajuda especializada. O comportamento dos pais diante deste comunicado é muito importante: não se deve cobrar o revide, nem intimidar ou agredir. Este é um momento de aprendizado para todos, e mostrar como se controlar, manter a calma e evitar comportamentos de violência é imprescindível



3. Considerações finais


O bullying acontece entre jovens e crianças de todas as classes sociais, e não está restrito a nenhum tipo determinado de escola. Por violência entre pares entende-se maus-tratos, opressão, intimidação e ameaças que ocorrem de forma intencional e repetida. Isso inclui gozações, apelidos maldosos e xingamentos que magoam profundamente a criança e podem causar sérios prejuízos emocionais, como perda de auto-estima e exclusão social. Mas precisamos tomar cuidado para não patologizarmos os casos de violência entre pares. Temos observado em nossa pesquisa que, esporadicamente, algumas crianças fazem brincadeiras inofensivas e se utilizam de palavras e de comportamentos não adequados durante suas brincadeiras, e isto nem sempre pode ser caracterizado como bullying. É preciso avaliarmos a intensidade e o significado dessas atitudes. A observação constante e a parceria entre escola e família são cruciais para a possível eliminação de tais comportamentos.



Rosana Maria César del Picchia de Araujo Nogueira

REFORMA ORTOGRÁFICA


Trema – é hora de partir!



Sim, podemos dizer adeus ao trema! Este é totalmente suprimido de palavras portuguesas, bem como das aportuguesadas.

Lembremo-nos sempre de que o trema não é um acento e sim um sinal gráfico, apesar de estar na sequência da acentuação no acordo ortográfico. Este sinal é chamado de diérese, que significa a separação de duas vogais adjacentes em sílabas diferentes.

Assim sendo, palavras que normalmente eram grafadas com o trema, como: lingüiça, tranqüilo, lingüística, bilíngüe, freqüentar, cinqüenta, agüenta, etc. não possuem mais o trema.

Essa nova regra justificou-se no fato de que há ditongos na língua que não precisam do trema para indicar a quem lê o fato do “u” ter que ser pronunciado ou não, como em: língua e quente. No primeiro caso, sabe-se que o “u” deve ser pronunciado e no segundo não. Este fato não tem a ver com grafia e sim com fonética, ou seja, com o modo de dizer e não com o de escrever, tornando o trema desnecessário. Assim, por que continuaríamos sinalizando lingüiça, por exemplo?
A supressão deste sinal afeta diretamente o Brasil, uma vez que os outros países que tem o português como idioma oficial não o utiliza.

Abaixo o trema, viva a independência do ditongo!

Uma observação a se fazer, como nos foi sugerido, é que o trema continua apenas em nomes próprios e seus derivados: Müller, mülleriano, Bündchen, Hübner, hübneriano, e assim por diante.

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

BAÚ DA MIGUEL

Há 19 anos atrás essa turminha que estudava 8ª série na Escola Estadual Dom Constantino Lüers se preparava para fazer o ensino médio na saudosa Escola Cenecista Miguel Matias.



Comentário do blog. Mais uma vez o que mais chama atenção, é que o tempo deixou o grupo mais bonito, é verdade repare que o coordenador Nelson Ferreira Basto, parece está mais novo hoje do que na foto. Eita já ia esquecendo de comentar o torpete do coordenador e a cintura de pilão da coordenadora da Miguel.

CRAQUE DA SEMANA


EDILSON MOTOR

MIGUEL E MINEIRO PROTAGONIZARAM UMA PARTIDA ELETRIZANTE





Neste domingo 08 de novembro o time da Miguel estreou o jogador Edilson, o atleta chegou ao clube trocado pelo seu irmão Edeilson(Piu) que não vinha apresentando um bom futebol. Diante do péssimo desempenho do atleta em algumas partidas, os cartolas do clube o emprestou para o time da praça central(piu-spettus). O visitante foi o fortíssimo time do Mineiro com jogadores renomados como Sarafim ,Cosmo, entre outros craques.



A bola mal começou a rolar e o time da Miguel, embalado , partiu para o ataque e já teve o primeiro chute ao gol, com o estreante Edilson. Durante todo o primeiro tempo o time da casa mostrou superioridade, o jogo foi marcado pela raça de ambos os times, sem falar nos gols merecedores de placas, foi assim que nasceu o terceiro gol da Miguel, em uma arrancada fabulosa, com dribles desconcertantes o atleta Peu realiza o momento mais bonito da partida onde serve o jogador Edilson. O jogo foi muito equilibrado e mesmo jogando contra profissionais do futebol , o time não se intimidou e teve as melhores oportunidades de gol .Terminando o primeiro tempo com o seguinte placar: Escola Miguel Matias 4 x 2 Mineiro .



Mais uma vez os jogadores da Miguel voltaram para o segundo tempo atordoados e permitiram que os visitantes empatassem e virassem o placar, o time da casa conseguiu o empate nos últimos minutos em cobrança de falta executada pelo Pet da Miguel o jogador Edilson.



Os jogadores da Miguel não esconderam o descontentamento com o árbitro da partida, o Professor Genivaldo (Gil) da escola Elita Tenório Maia Situada no Mineiro, que praticamente só marcou faltas para o time visitante.
A diretoria do time da Miguel garantiu que vai levar o árbitro para as barras dos tribunais desportivos da cidade.



ESCOLA MIGUEL MATIAS 5 X 5 FAZENDA MINEIRO

AGRÔNOMO VISITA HORTA DA MIGUEL

Nesta sexta-feira (06), o agrônomo Adriano Jorge (ex-aluno da Miguel) visitou a horta da Escola Miguel Matias com o objetivo de orientar o coordenador do contra turno e principal responsável pelas hortaliças da escola Prof. Edeilson Gomes sobre técnicas de manejo e aproveitamento de hortaliças.

Ao longo da visita foram observados alguns pontos importantes no cultivo de hortaliças, tais como: o sistema de irrigação utilizado, ocorrência de pragas e doenças e alternativas de controle, sistema de preparo e adubação do solo, bem como o aproveitamento de frutas danificadas por pragas.

Quanto à adubação, o prof. Edeilson foi orientado a não utilizar esterco bovino proveniente de criações cujo pasto tenha sofrido aplicações de veneno nos últimos dois anos. Pois, segundo o agrônomo, adubações realizadas com esterco contaminado podem matar as hortaliças.

"É preciso conhecer a procedência do material a ser utilizado. E neste caso, o ideal é utilizar esterco isento de agrotóxicos, caso contrário a horta poderá ser gravemente afetada e o esforço da garotada ir por água abaixo." Salientou Adriano Jorge.
Fotos:










Prefeitura Municipal de Campo Alegre realiza encontro de Diretores e Técnicos dos Laboratórios de Informática das Escolas Municipais



Nesta segunda-feira dia 03 de novembro de 2009, diretores e técnicos dos Laboratórios de Informática das Escolas Municipais se reuniram na Secretaria Municipal de Educação para tratar de assuntos voltados a proposta do MEC para o funcionamento dos Laboratórios de Informática.

Todos os membros participantes fizeram depoimentos relacionados ao estado em que se encontra o laboratório de suas respectivas escolas e o funcionamento do mesmo referentes à segurança, instalação, manutenção.

Relação das escolas participantes:

Esc. Municipal de Ensino Fundamental Mons. Hildebrando V. Guimarães

Esc. Municipal de Educação Básica Miguel Matias

Esc. Municipal de Educação Básica João Paulo II

Esc. Municipal de Ensino Fundamental e Médio Felizardo Souza Lima

Esc. Municipal de Ensino Fundamental Pedro de Oliveira Santos

Esc. Municipal de Ensino Fundamental Menino Jesus de Praga

Esc. Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Elita Tenório Maia

Esc. Municipal de Ensino Infantil e Fundamental João Fernandes Vieira Filho

Esc. Municipal de Ensino Fundamental Helenilda Correia A. de Melo

Esc. Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Olival Tenório Costa Maia



Graças ao excelente quadro de profissionais competentes que formam a Escola Miguel Matias dirigida pelo professor Luciano Torres, nossa escola e principalmente nosso Laboratório de Informática, atende a todos os requisitos solicitados pelo MEC.











Projeto muda artigo 62 da LDB


Foi aprovado pela Câmara dos Deputados o Projeto de lei nº 5.395-a de 2009, que altera vários artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, alguns melhorando a redação que ficou confusa após a aprovação outras leis (caracterização da educação infantil, por exemplo), mas o foco principal do Projeto é alterar o artigo 62, que trata da formação mínima exigida para o exercício do magistério.

A atual redação é a seguinte:

Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade Normal.

Ou seja, a regra é que para exercer o magistério o docente possua nível superior, mas estabelece que é “admitida” como formação mínima o nível médio na modalidade normal.

O Projeto oferece a seguinte nova redação:

“Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação.
§ 4º Admitir-se-á a contratação de professores para a educação infantil e as 4 (quatro) séries iniciais do ensino fundamental com formação mínima de nível médio onde comprovadamente não existirem formados em nível superior.”(NR)

O que muda? Aprovado o projeto a regra será nível superior. E só será admitida a contratação de professores com nível médio na modalidade normal para a educação infantil e séries iniciais (o que é uma redundância) “onde comprovadamente não existirem formados em nível superior”.

Ou seja, consolida a tendência encontrada em parte razoável dos estados de não realizar concursos que ofereçam vagas para quem possui apenas o ensino médio na modalidade normal e autoriza a estados e municípios a lançarem os atuais ocupantes no quadro suplementar dos seus respectivos planos de carreira.


Postado por Luiz Araújo/http://rluizaraujo.blogspot.com/

JOGADORES SE AQUECEM NO INTERVALO DO JOGO





PREFIRO NÃO COMENTAR!!!!

MIGUEL EMPATA COM O TIME DA ESCOLA JOÃO FERNANDES VIEIRA FILHO




MIGUEL MATIAS 5 X 5 JOÃO FERNANDES VIEIRA FILHO

Segunda etapa da Provinha Brasil será em novembro


Escolas das redes públicas com turmas do segundo ano (alfabetização) do ensino fundamental receberão em novembro a Provinha Brasil, relativa ao segundo semestre. O período de aplicação sugerido pelo Ministério da Educação vai de 9 a 13 do próximo mês.


Mesmo que seja opcional, a provinha impressa chegará a todas as escolas municipais, estaduais e do Distrito Federal que registraram turmas de alfabetização no último Censo Escolar. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) indicam que 3,5 milhões de crianças estão no segundo ano do ensino fundamental público.


A provinha de língua portuguesa, com 24 questões de múltipla escolha, é aplicada pelo professor em sua turma. A correção e a análise dos resultados também são tarefas do professor, mas podem ter a participação de outros professores, da coordenação pedagógica e da direção da escola.


Para a coordenadora-geral do ensino fundamental da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, Edna Borges, a provinha permite ao professor, ao analisar os resultados obtidos pelas crianças, identificar as dificuldades da aprendizagem e traçar um plano de trabalho para superar os problemas que aparecem. Segundo Edna, a avaliação do segundo semestre também oferece informações ao professor e à escola sobre a evolução no aprendizado entre a aplicação das duas provas.


No primeiro semestre deste ano, a provinha foi aplicada entre 9 e 20 de março. O objetivo do exame é constatar se, aos oito anos de idade, a criança está alfabetizada.



Imprensa SEB (informativo@mec.gov.br)

Alfabetização


Para apoiar o trabalho dos professores do ciclo de alfabetização, que vai dos seis aos oito anos de idade, o Ministério da Educação preparou o caderno Orientações para o Trabalho com a Linguagem Escrita em Turmas de Crianças de Seis anos de Idade. Com 122 páginas, o caderno orienta os professores sobre o trabalho com a linguagem escrita e sugere atividades a serem desenvolvidas na sala de aula. O material será enviado às escolas no início do ano letivo de 2010.

Imprensa SEB (informativo@mec.gov.br)

Prova Brasil avaliará também os estudantes de escolas da zona rural


A terceira edição da Prova Brasil, que será aplicada entre 9 e 27 de novembro, vai avaliar pela primeira vez estudantes das escolas rurais do ensino fundamental. Participam da aferição alunos da quarta e da oitava séries (quinto ano e nono anos) das escolas públicas urbanas e rurais com 20 ou mais estudantes em cada uma dessas séries.


Conforme dados do último censo escolar, 5,5 milhões de estudantes do ensino fundamental farão a prova — 2,88 milhões da quarta série e 2,63 milhões da oitava. Esse conjunto de alunos estuda em 57.552 escolas públicas, das quais 46.972 estão na área urbana e 10.580 no campo.


Desde 2005, quando foi criada, a Prova Brasil define o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) por escola, por município, por estado e nacional. Em 2005, a média nacional do Ideb foi de 3,8 pontos, numa escala até dez. Em 2007, subiu para 4,2 pontos. A meta do Brasil é alcançar seis pontos em 2022, ano da comemoração dos 200 anos de independência. Seis pontos é o índice da educação dos países desenvolvidos.


De acordo com a coordenadora-geral do ensino fundamental da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, Edna Martins Borges, como o Ideb orienta a definição, por prefeitos, governadores e Ministério da Educação, de políticas públicas para o ensino fundamental, é importante que as escolas se mobilizem para as provas. “O estudante é parte do retrato da educação brasileira. Se ele faltar à escola no dia do exame, o retrato ficará incompleto”, diz Edna.


O dia em que cada escola vai realizar os testes, dentro do período de 9 a 27 de novembro, depende de agendamento. A aplicação não tem a participação dos professores. A prova é elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), enquanto a aplicação e a correção cabem ao consórcio Consulplan-Avalia, contratado para a Prova Brasil. Cerca de 14 mil pessoas vão trabalhar nessas duas fases do exame.


Modelos — Em junho deste ano, foram publicados no portal do MEC modelos de provas das duas disciplinas para conhecimento dos professores. Os testes-modelo de matemática e de língua portuguesa têm a mesma estrutura e características da Prova Brasil. Segundo Edna Borges, a divulgação ajuda os professores a compreender como as questões são estruturadas.


Imprensa SEB (informativo@mec.gov.br)

CHARGE DA SEMANA

Perfil do fundeb em 2010


Pelo que já foi divulgado pelo governo federal e averiguado pela consultoria do Senado e da Câmara, o Fundeb contará com 72 bilhões e 218 milhões. Deverão ser acrescidos 7,2 bilhões de complementação da União, cumprindo o dispositivo constitucional introduzido pela Emenda n° 53 de 2006.

Acima apresento o perfil de origem dos recursos projetados para 2010. Fica nítida a importância do ICMS na manutenção e desenvolvimento do ensino em nosso país, correspondendo a 58% do total. Com toda a melhoria introduzida pelo Fundeb, a União participará com 9,1%.

O dinheiro da União será repartido com dez estados, conforme os valores abaixo:

Alagoas - 270,7 milhões
Amazonas - 244,1 milhões
Bahia – 1.734,4 milhões
Ceará - 913,6 milhões
Maranhão – 1.417,4 milhões
Pará – 1.422,7 milhões
Paraíba - 187,8 milhões
Pernambuco - 647,4 milhões
Piauí - 346,2 milhões
Rio Grande do Norte - 37,3 milhões


Postado por Luiz Araújo/http://rluizaraujo.blogspot.com/

Miguel colhe produtos de horta












Alunos da Escola de Educação Básica Miguel Matias colheram na última semana, produtos da horta cultivada na própria unidade. Os estudantes plantaram as verduras e agora estão colhendo, alface e couve.

Os nutritivos vegetais foram distribuídos entre alunos e funcionários,

“É gratificante ver a felicidade deles e saber que é fruto do trabalho dos alunos juntamente com os professores, coordenadores e direção. Damos todo o respaldo e valorizamos isto". Afirma o Coordenador de atividades de contraturno Prof. Edeilson Gomes

IMAGENS DA COMEMORAÇÃO DO DIA DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS


 
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