Faça sua pesquisa aqui

Escola Miguel Matias realiza Simulados da prova Brasil

Nesta quinta-feira (dia 11 de Novembro) realizou-se mais uma vez a aplicação dos simulados que objetivam familiarizar os alunos com o sistema de avaliação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Nas turmas de 5º ano, receberam a proposta pela segunda vez, “mesmo não sendo ano de aplicação da Prova Brasil enviada pelo MEC, acreditamos ser necessário manter o ritmo, para que tanto os docentes quanto os alunos sintam-se próximos deste tipo de avaliação”, esclareceu a Coordenadora Pedagógica Maria das Graças (Gracinha).

Nas turmas de 4º ano, o trabalho com simulado também acontece. Em Setembro eles responderam ao simulado preparado pela Coordenadora Elisangela (Zam), e agora, responderam a avaliação municipal, elaborada pela Coordenadora da Sec. Mul. de Educação Marilene Luiz. Este segundo tem por principal objetivo identificar o nível de aprendizagem das turmas que em nosso sistema de ensino tem promoção automática para o ano seguinte.

“Acreditamos que atividades como estas ajudam os alunos a ter mais responsabilidade e compromisso com os estudos, como também demonstra à equipe escolar o nível de aprendizagem alcançado pela turma”, relatou a Coordenadora Elisangela.

Por Blog da Miguel Matias

Fotos:
















Miguel proporciona passeio turístico aos alunos da EJA

Alunos da Educação de jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias tiveram a oportunidade de conhecer as belezas naturais que a cidade de Traipu oferece.
Os alunos acordaram cedo e a ansiedade era visível nos rostos dos jovens. Antes da saída, a preocupação era com a chegada do ônibus. Ninguém queria perder a chance de conhecer o Famoso e histórico Rio São Francisco. Comida pronta, garrafas térmicas abastecidas com muita água, refrigerante e gelo, óculos escuros, chapéus e bonés devidamente colocados, o grupo partiu para chegar ao destino desejado. Dentro do ônibus, a alegria e descontração eram intensificadas com a trilha sonora promovida pelos celulares e caixas de som.
Como o roteiro de visitação era intenso, os professores e coordenadores prepararam um almoço bem regional para alimentar os alunos. O cardápio não podia ser diferente das origens daquela região. O almoço foi servido à beira do rio, cenário bem diferente do local que todos estavam acostumados a fazerem suas refeições.
Visando estimular, enriquecer os conhecimentos culturais e proporcionar momentos inesquecíveis aos jovens, a direção atual da escola sempre teve este tipo de comportamento, visando o bem estar de seus alunos. “Isso não vai para por aqui, uma vez que, os alunos se sentem motivados nos estudos por desfrutarem de momentos especiais como este ao longo do ano, pensamos sim, em ofertá-los dessa forma em alguns momentos especiais no decorrer do ano”. Afirmou o diretor da escola Luciano Torres.

Por Professor Antonio Matias


FOTOS: NELSON

 
 

Jovens escondem da família o que fazem na internet

Pesquisa revela ainda que 79% acham que navegam em ambientes seguros.

Uma pesquisa divulgada hoje vai deixar muitos pais e mães preocupados.

O levantamento mostra como a meninada usa o computador e alerta que muitos escondem da família o que fazem na internet.

De um computador de casa ou pelo celular, a internet está na palma da mão.

Em São Paulo, a repórter Veruska Donato visitou uma família e descobriu que pelo menos cinco pessoas usam o computador todos os dias. Wellington Thomas, de 14 anos, é o filho mais velho e se a mãe deixar ele chega a ficar até sete horas na internet.

Sobre as páginas que mais acessa, Wellington contou que são os sites de atualizações dos amigos, jogos e programas de conversas online.

Uma pesquisa ouviu 400 jovens entre 13 e 17 anos e revela que 77% deles acessam internet todos os dias. A maioria de um computador fixo. Metade dos jovens também usa o laptop e 25% o celular.

É aí que mora o perigo. Quando o acesso é móvel fica mais difícil os pais controlarem o que os filhos estão vendo. É por isso que mais da metade, 53%, dos jovens escondem da família o que fazem quando estão on line. E pior, 79% desses jovens confiam que estão seguros.

Wellignton confessa que já recebeu convites de desconhecidos para um encontro, mas não aceitou.

A mãe, Alexandra Gomes, diz que ficou assustada e que agora tem motivos para se preocupar.

Isabella Henriques, que faz pesquisas na área de consumo e direito infantil, diz que a principal dica é dizer para os filhos que a internet é um ambiente público, o mundo inteiro está na internet. "Muito cuidado com email, não publicar telefone, endereço, cuidado com fotografia. É muito importante que a família esteja presente e saiba o que está acontecendo".

Gerente de uma das maiores empresas de segurança da internet no mundo, José Matias diz que os pais devem apertar a vigilância. Há meios de fazer isso sem que os filhos consigam burlar essa segurança. "Existem ferramentas que podem ser instaladas no computador que monitoram a atividade dos filhos. Essas ferramentas são interessantes porque avisam os pais por email ou sms no momento em que aquilo está acontecendo".

Fonte da pesquisa: McAfee

Provinha Brasil 2010 está disponível

Está disponível a versão digital da primeira edição da Provinha Brasil de 2010. Os gestores interessados na sua aplicação podem acessar a página eletrônica http://provinhabrasil.inep.gov.br/ para fazer o download da prova. No mesmo endereço virtual, professores e gestores podem se informar sobre os objetivos da prova, formas de participar, características, aplicação e resultados. Também está disponível todo o material relativo às edições anteriores.

A Provinha Brasil foi criada em 2008 e trata-se de um instrumento de avaliação que tem por objetivo possibilitar a realização de um diagnóstico do nível de alfabetização das crianças das redes públicas de ensino após um ano de escolaridade. Dessa forma, a prova é aplicada aos alunos matriculados no segundo ano de escolarização em dois momentos: no início e no final do ano letivo. As provas são elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e distribuídas a todas as secretarias de educação pelo Ministério da Educação (MEC). A aplicação da provinha é voluntária e deve ser coordenada pelas redes estaduais e municipais de educação. A correção das provas e utilização dos resultados também é atribuição das redes.

A expectativa do Inep/MEC é oferecer aos gestores públicos e aos professores de suas redes informações sobre o nível de alfabetização dos alunos logo no começo do processo de aprendizagem permitindo, assim, intervenções com vistas à correção de possíveis insuficiências apresentadas nas áreas de leitura e escrita. No final do ano é aplicada outra prova, para que professor e gestor possam avaliar quanto o aluno progrediu ao longo do ano.

Para fazer o download do material disponibilizado, os secretários de educação devem utilizar o CPF e a senha de acesso do sistema Educacenso. Não é necessário imprimir as provas e demais documentos referentes, porque todo o kit da Provinha Brasil já está sendo distribuído pela Secretaria de Educação Básica, do Ministério da Educação, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para todos os municípios das 27 Unidades Federativas do Brasil.

O download do Kit do 1º semestre de 2010 é restrito aos gestores das secretarias de educação. Em novembro de 2010 esse material estará disponível para todo o público.

Assessoria de Imprensa do Inep/ MEC

Imprima o guia da reforma ortográfica

No dia 12 de janeiro, a Academia Brasileira de Letras (ABL) divulgou novas definições sobre o uso do hífen.

A Companhia Editora Nacional e a Academia Brasileira de Letras (ABL) acabam de lançar a 2ª edição do Dicionário escolar da língua portuguesa. Confira os ajustes finais determinados pelo acordo ortográfico que corrigem a grafia de alguns verbetes publicados na 1ª edição:

Verbete 1ª edição Verbete 2ª edição (grafia correta)

ante‐sala antessala
beribéri beri‐béri
chá da índia chá‐da‐índia
co‐herdar coerdar
co‐herdeiro coerdeiro
cricri cri‐cri
cricrilar cri‐crilar
frufru fru‐fru
gigahertz giga‐hertz
gluglu glu‐glu
hãhã hã‐hã
megahertz mega‐hertz
nhenhenhém nhem‐nhem‐nhém
póstero‐exterior posteroexterior
póstero‐inferior posteroinferior
póstero‐interior posterointerior
póstero‐superior posterossuperior
quilohertz quilo‐hertz
re‐edificação reedificação
re‐edificar reedificar
re‐editar reeditar
re‐educação reeducação
re‐educar reeducar
re‐eleger reeleger
re‐eleição reeleição
re‐eleito reeleito
re‐embolsar reembolsar
re‐embolso reembolso
re‐encarnação reencarnação
re‐encarnar reencarnar
re‐encontrar reencontrar
re‐encontro reencontro
re‐engenharia reengenharia
re‐entrância reentrância
re‐entrante reentrante
re‐entrar reentrar
re‐enviar reenviar
re‐erguer reerguer
re‐escalonamento reescalonamento
re‐escalonar reescalonar
re‐escrever reescrever
re‐escrito reescrito
re‐estruturação reestruturação
re‐estruturar reestruturar
re‐estudar reestudar
re‐exame reexame
re‐examinar reexaminar
romeu‐e‐julieta romeu e julieta
tantã (gongo) tam‐tam
tão‐só tão só
tão‐somente tão somente
tintim tim‐tim
tique taque tique‐taque
tititi ti‐ti‐ti
xique‐xique (planta) xiquexique
ziziar zi‐ziar

Trema – desaparece em todas as palavras
Antes Depois
Freqüente, lingüiça, agüentar Frequente, linguiça, aguentar
* Fica o acento em nomes como Müller

Acentuação 1 – some o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (as que têm a penúltima sílaba mais forte)
Antes Depois
Européia, idéia, heróico, apóio, bóia, asteróide, Coréia, estréia, jóia, platéia, paranóia, jibóia, assembléia Europeia, ideia, heroico, apoio, boia, asteroide, Coreia, estreia, joia, plateia, paranoia, jiboia, assembleia
* Herói, papéis, troféu mantêm o acento (porque têm a última sílaba mais forte)

Acentuação 2 – some o acento no i e no u fortes depois de ditongos (junção de duas vogais), em palavras paroxítonas
Antes Depois
Baiúca, bocaiúva, feiúra Baiuca, bocaiuva, feiura
* Se o i e o u estiverem na última sílaba, o acento continua como em: tuiuiú ou Piauí

Acentuação 3 – some o acento circunflexo das palavras terminadas em êem e ôo (ou ôos)
Antes Depois
Crêem, dêem, lêem, vêem, prevêem, vôo, enjôos Creem, deem, leem, veem, preveem, voo, enjoos

Acentuação 4 – some o acento diferencial
Antes Depois
Pára, péla, pêlo, pólo, pêra, côa Para, pela, pelo, polo, pera, coa
* Não some o acento diferencial em pôr (verbo) / por (preposição) e pôde (pretérito) / pode (presente). Fôrma, para diferenciar de forma, pode receber acento circunflexo

Acentuação 5 – some o acento agudo no u forte nos grupos gue, gui, que, qui, de verbos como averiguar, apaziguar, arguir, redarguir, enxaguar
Antes Depois
Averigúe, apazigúe, ele argúi, enxagúe você Averigue, apazigue, ele argui, enxague você
Observação: as demais regras de acentuação permanecem as mesmas

Hífen – veja como ficam as principais regras do hífen com prefixos:
Prefixos Usa hífen Não usa hífen
Agro, ante, anti, arqui, auto, contra, extra, infra, intra, macro, mega, micro, maxi, mini, semi, sobre, supra, tele, ultra... Quando a palavra seguinte começa com h ou com vogal igual à última do prefixo: auto-hipnose, auto-observação, anti-herói, anti-imperalista, micro-ondas, mini-hotel Em todos os demais casos: autorretrato, autossustentável, autoanálise, autocontrole, antirracista, antissocial, antivírus, minidicionário, minissaia, minirreforma, ultrassom
Hiper, inter, super Quando a palavra seguinte começa com h ou com r: super-homem, inter-regional Em todos os demais casos: hiperinflação, supersônico
Sub Quando a palavra seguinte começa com b, h ou r: sub-base, sub-reino, sub-humano Em todos os demais casos: subsecretário, subeditor
Vice Sempre:
vice-rei, vice-presidente
Pan, circum Quando a palavra seguinte começa com h, m, n ou vogais: pan-americano, circum-hospitalar Em todos os demais casos: pansexual, circuncisão
Fonte: professor Sérgio Nogueira


As novas regras ortográficas estão valendo desde o dia 1º de janeiro de 2009. De acordo com o decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, até 2012 valem as duas formas de escrever: a antiga e a nova. No Ano Novo começa o chamado “período de transição”. Portugal, que também aprovou o acordo ortográfico, adotará as novas regras até 2014.

O guia acima traz as mudanças que já estão definidas. Ainda há exceções - por exemplo, no uso do hífen - que deverão ser discutidas entre as Academias de Letras dos países que falam a língua portuguesa. Espera-se que a Academia Brasileira de Letras organize um vocabulário até fevereiro de 2009.

Vale lembrar que o que muda é a grafia. Ou seja, nada de pronunciar “lin-gui-ça”. A fala continua a mesma, mesmo sem os dois pontinhos em cima do “u”.

MEC prevê que quase 2 mil terão direito a refazer o Enem


A assessoria do Ministério da Educação (MEC) informou na manhã desta segunda-feira (8) que prevê que cerca de 2 mil pessoas tenham direito a refazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), devido a erros na impressão de cadernos de prova amarelos. Segundo o MEC, o exame deve ser reaplicado para essas pessoas entre o fim de novembro e o começo de dezembro de 2010.
De acordo com informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), um lote inferior a 1% do total das provas do caderno amarelo teve problemas na impressão. Dos estudantes que receberam essas provas, a grande maioria teria recebido um novo exemplar do caderno de questões ainda durante a realização do exame. O Inep informou que a minoria desses estudantes não teve o caderno substituído ou se recusou a substituir a prova.
Estudantes que fizeram a prova amarela do Enem neste sábado (6) reclamaram de vários problemas, como a falta de algumas questões, a duplicação de outras e questões diferentes com a mesma numeração. Além disso, havia perguntas da prova branca misturadas no meio do caderno.
O MEC informou que, devido aos problemas com o Enem, o ministro Fernando Haddad desistiu de fazer a viagem que estava programada para esta semana em Moçambique, na qual acompanharia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula embarcou para Maputo, capital de Moçambique, na manhã desta segunda.
O Inep deve receber ainda nesta segunda-feira o relatório de aplicação das provas, que indicará possíveis prejudicados no exame, realizado no último final de semana.
Cartão de respostas
O presidente do Inep, Joaquim José Soares Neto disse neste domingo (7) que o órgão vai abrir na quarta-feira (10) uma página na internet para reclamações de estudantes que se sentiram prejudicados com os erros no caderno de respostas do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O espaço funcionará até o dia 16.
No sábado, no caderno de questões, os primeiros 45 itens eram de ciências humanas e suas tecnologias e os outros 45, de ciências da natureza e suas tecnologias. No caderno de respostas, o primeiro subtítulo, referente às primeiras 45 respostas, era de ciências natureza. E, depois, havia o anúncio das respostas de ciências humanas.
Fonte:G1

MEC pode aplicar outro Enem aos alunos prejudicados por erro

O Ministério da Educação (MEC) poderá aplicar outro Enem para candidatos prejudicados no sábado pelo erro de montagem no caderno da prova amarela. Essa é uma das possibilidades contempladas na promessa feita pelo MEC de analisar "caso a caso" as queixas de estudantes.

O governo afirmou também que abrirá na quarta-feira, no site do Enem (www.enem.inep.gov.br), um requerimento para que alunos prejudicados pela troca do cabeçalho dos cartões de resposta possam pedir a correção invertida. Eles terão até o dia 16 para enviarem seu pedido.

A aplicação do Enem no fim de semana foi marcada por dois erros: um nos cartões de resposta e outro em parte dos cadernos de perguntas. Os problemas geraram confusões e reclamações de muitos estudantes, que afirmam não ter recebido orientações sobre as falhas nos locais de prova.

A primeira confusão aconteceu porque, para evitar cola, o Enem tem quatro versões de prova: amarelo, azul, rosa e branco. As questões são as mesmas, o que varia é a ordem. Em milhares de casos, por um erro no encarte, folhas do caderno de prova amarelo estavam misturadas com folhas da prova branca. Com isso, estudantes se depararam com questões repetidas ou ausentes. Vestibulandos como Henrique Reis, de Belo Horizonte, por exemplo, identificaram problemas em 31 das 90 questões do exame.

O Estado identificou ontem na porta dos locais de exame pelo menos três vestibulandos (em Curitiba e Belo Horizonte) que disseram que, após avisarem os fiscais do problema com a prova, receberam um segundo caderno também com falhas.

O outro problema está relacionado com a folha para marcar as respostas. Embora o número das 90 questões no caderno de prova e no cartão coincidissem, havia discrepância no cabeçalho do gabarito. As 45 questões de ciências humanas estavam sob a tarja ciências da natureza e vice-versa, o que gerou dúvidas.

O Inep afirmou que avisou para os fiscais orientarem os alunos. Mas muitos candidatos, em vários Estados, afirmaram que não foram alertados sobre o erro ou que receberam orientações equivocadas. Houve ainda casos em que a classe só recebeu o aviso horas depois do início da prova. Muitos afirmaram que se confundiram ou não tiveram tempo de fazer a marcação certa.

Método. Pela técnica da Teoria de Resposta ao Item (TRI) usada pelo MEC no Enem é possível realizar várias provas com o mesmo nível de dificuldade - o que não acontece em vestibulares tradicionais, nos quais uma edição pode ser mais difícil do que a outra. No Enem do ano passado, estudantes que fariam a prova em locais afetados pelas enchentes do último verão realizaram outra prova, numa data diferente. O mesmo aconteceu com os candidatos em presídios e unidades de detenção.

O Estadão.edu apurou que, pelo balanço oficial, cerca de 20 mil alunos receberam cadernos com problemas, mas é possível que parte tenha conseguido trocá-lo. Dessa forma, a estimativa é de que o número de candidatos com direito à nova prova, caso ela seja aplicada, seja de aproximadamente 2 mil.

Isso porque, como é de praxe em vestibulares, os fiscais têm um estoque de segurança para repor exames com problemas. No caso do Enem, essa margem era de 10% do total de provas impressas. Havia ainda a possibilidade de recorrer aos cadernos dos alunos que deixaram de fazer o Enem no sábado (cerca de 27% do total de 4,6 milhões).

Investimento em educação atinge meta de 5% do PIB e é o maior da história

O investimento público direto em educação, em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), chegou a 5% no Brasil – ou seja, alcançou a meta proposta para este ano. O valor representa 1% a mais do que foi investido até 2003 e é o maior já registrado na história do país. Os dados, referentes ao ano de 2009, são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

“Agora, estamos ficando alinhados com o que ocorre nos países desenvolvidos”, disse o ministro da Educação, Fernando Haddad, nesta quarta-feira, 3. Ele se referia ao padrão de investimento dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE): em torno de 6% do PIB.

Haddad salientou que todo o incremento, em relação aos anos anteriores, se deu na educação básica. Este ano, o investimento nessa etapa chegou a 4,3% do PIB, enquanto na educação superior o percentual chegou a 0,7%.

O ministro também informou que a distância entre o investimento na educação básica e na educação superior, por aluno, diminuiu ainda mais. Em 2000, a diferença era de 11 vezes. Em 2009, caiu para 5,1 vezes.

Série histórica – O maior salto no investimento público em educação relativo ao PIB se deu em 2006, quando passou de 3,9% no ano anterior para 4,3%. Nos anos seguintes, o percentual subiu para 4,5%, 4,7%, até chegar ao patamar dos 5% em 2009.

No cálculo do investimento público em educação relativo ao PIB não estão incluídas as despesas com aposentadorias e pensões, bolsas de estudo e financiamento estudantil. Os dados referem-se à destinação de recursos consolidada do governo federal, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Letícia Tancredi

HOMENAGEM AO DIA DO INVENTOR

04 DE NOVEMBRO
DIA DO INVENTOR


Tem gente que gosta mesmo de inventar e é tanta gente que o mundo fica cheio de invenções. Das mais malucas como um sapato que aquece o pé até um simples abridor de latas ou uma lâmpada. É... Olhando assim parece simples né? Mas não foi não. Tudo que existe no mundo um dia foi criado por alguém que gostava de inventar.
No Brasil temos muitas invenções. Você sabia, por exemplo, que o Escorredor de Arroz é uma descoberta brasileira? Pois é. E foi criado em 1959 pela cirurgiã dentista Therezinha Beatriz Alves de Andrade Zorowich que contou com a ajuda do marido para desenvolver o protótipo de alumínio que foi apresentado ao mundo na Feira de Utilidades Domésticas em maio de 1962.
E as Batatas Fritas? Com certeza você já comeu muita batata-frita, mas aposto que nem desconfia de quem as inventou, ou por acaso você acha que as batatas fritas nascem fritas? Não. Não. Não. Um dia, alguém teve a idéia de fritá-las em óleo fervente. Só não sabemos exatamente quem, e se foi mesmo em um castelo da Idade Média. Mas, embora ninguém saiba com certeza quem inventou a batata-frita, sabemos que quem as aperfeiçoou foram os belgas. São eles os donos das mais deliciosas receitas com batatas-fritas. Ir à Bélgica e não comer batata-frita é como ir ao circo e não ver o palhaço. Ou seja, não tem graça.

Máquinas e Invenções
Inventar significa criar algo que até então ninguém nunca tinha pensado. Existem pessoas, que com criatividade, força de vontade e determinação inventam novos objetos e aparelhos que transformam a vida das pessoas, ajudando em muitos aspectos do cotidiano. Estes são os inventores, e por isso merecem um dia só para eles. (dia 5 de novembro)
Algumas invenções podem nem sair do papel, porque, pelo menos em um determinado momento não são úteis, ou muito difíceis de colocar em prática, mas, quando um inventor percebe que sua invenção será útil, quer preservar os direitos de criação e deve patenteá-la.
Patentear significa registrar em documento que ele pensou e executou aquela invenção antes de qualquer outra pessoa, portanto tem direitos sobre ela. Se essa invenção for vendida comercialmente, o inventor terá uma participação nos lucros daquele objeto.
Se estudarmos a origem do ser humano, já vamos encontrar invenções que transformaram a vida na Terra: usavam pedra e pedaços de troncos como armas para proteção e para caça, usavam peles de animais como agasalho para resistir ao frio, etc.
Daí para frente a história só evoluiu pois surgem as primeiras máquinas agrícolas, favorecendo a alimentação diversificada, aparelhos que facilitam a comunicação e outros que ajudam na cura ou recuperação de doenças.
Percebemos assim que toda invenção tem origem em uma necessidade social e alguém que perceba essa necessidade e se preocupe com ela, passa a pensar como resolvê-la.
Atualmente os inventores são cientistas profissionais, geralmente contratados por indústrias das mais diversas áreas de atuação que fornecem recursos financeiros para esse profissional suprir suas necessidades de melhoria na produção.
Vamos agora conhecer algumas das invenções mais importantes e que realmente fazem diferença na vida das pessoas:
Veja aqui algumas invenções que entram para a história:
Aspirador de pó: o aparelho foi criado em 1908 nos Estados Unidos ajudando muito na limpeza da casa!
Computadores: em 1958 foi inventado o primeiro chip de silício. Um chip é uma lâmina muito fina de silício, com centenas de circuitos elétricos que pode controlar qualquer máquina, se forem programadas para trabalharem juntos. Mas o que isso tem haver com o computador? É que somente com a invenção do chip foi possível inventar o computador. Os computadores surgiram no sec. XX e os primeiros eram enormes, ocupando uma sala inteira. Atualmente eles estão ficando cada vez menores e com mais facilidades.
Ferro de passar: os primeiros surgiram e 1850, eram blocos de metal, esquentados no fogo. Só por volta de 1890 surgiram os primeiros ferros elétricos.
Geladeira: antigamente os alimentos eram conservados em caixas com blocos de gelo. Somente em 1890 inventaram a geladeira
Máquina de lavar: as primeiras máquinas de lavar surgiram no sec. XX. Eram muito simples e imaginem só... as roupas eram colocadas em caixas de madeira e retiradas com uma manivela. Em 1920 foram acoplados motores à essas máquinas, mas mesmo assim tinham que ser torcidas à mão. Muito diferentes das máquinas atuais! Ainda bem!!!
Máquina fotográfica: foram inventadas em 1839. As primeiras eram muito lentas! Em 1889 foi inventada a primeira máquina fotográfica portátil que utilizava um tipo de filme, dentro de um rolo, que permitia tirar mais fotos por um preço mais barato.
Televisão: as primeiras surgiram na década de30. Eram muito pequenas sua imagem era em preto e branco. Somente na década de 60 surgiram os primeiros programas em cores.
Curiosidade
O cartão telefônico foi inventado pelo engenheiro brasileiro Nélson Guilherme Bardini em 1978, quando trabalhava na Telebrás. O primeiro era feito de PVC e com um circuito elétrico ligado a pequenas superfícies metálicas. Mas este tipo de cartão só foi implementado oficialmente no Brasil em 1992.
(fonte: Guia dos Curiosos)











 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios