BAÚ DA MIGUEL
terça-feira, julho 07, 2009 | Marcadores: BAÚ DA MIGUEL | 0 Comments
PROFESSORA DESTAQUE
terça-feira, julho 07, 2009 | Marcadores: PROFESSORA DESTAQUE |
Municípios terão recursos para a construção de creches de pequeno porte
Criado em 2007, o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) presta assistência financeira a estados e municípios para construir, mobilizar e equipar creches e pré-escolas públicas. “Com o projeto, pretendemos atender a realidade de municípios de menor porte, com menos demanda na educação infantil”, afirma Tiago Radunz, coordenador-geral de infraestrutura educacional do FNDE.
“É imprescindível a comprovação da dominialidade dos terrenos por parte das prefeituras”, afirma Radunz. O tamanho ideal do terreno é de 60m x 50m, mas o projeto pode ser adaptado para lotes menores, de 45m x 35m. “Também é fundamental que os documentos de engenharia atendam todas as exigências do FNDE, conforme a cartilha técnica para elaboração do projeto de implantação.”
Desde 2007, o FNDE repassa recursos para a construção de creches do tipo B, com capacidade para 224 crianças, em dois turnos. Entre 2007 e 2008, foram financiadas obras para 1.024 unidades. A meta, este ano, com orçamento previsto de R$ 441,47 milhões, é financiar mais 500, mesmo número previsto para 2010. No total, os recursos devem ultrapassar R$ 1,8 bilhão até o fim do próximo ano.
Documentação — O projeto básico da creche tipo C, que prevê 565 metros quadrados de área construída, salas de atividades, pátio coberto, secretaria, cozinha e sanitário para pessoas com deficiência, pode ser consultado na página eletrônica do FNDE. Toda a documentação deve ser enviada por meio de ofício, com a especificação Proinfância, tipo C. Os documentos são os mesmos exigidos para o projeto tipo B.
Assessoria de Comunicação Social do FNDE
sábado, julho 04, 2009 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
MICHAEL JACKSON ESTÁ VIVO
sábado, julho 04, 2009 | Marcadores: VARIEDADES |
BAÚ DA MIGUEL
O baú traz a imagem de três jovens (na época meninos) alunos da miguel, em destaque está o Srº Alan Madeiro um dos maiores parceiros desta instituição. A escola aproveita o momento para agradecer pela a atenção, pela busca por melhorias estruturais, ressaltamos ainda que esse apoio aqui mencionado é dado as demais escolas.
Comentário do blog: O recém nascido Alan Madeiro está bem a vontade na foto.
sábado, julho 04, 2009 | Marcadores: BAÚ DA MIGUEL |
REFORMA ORTOGRÁFICA
Para não gerar dúvidas, vejamos os casos mais comuns do uso do hífen que continua o mesmo depois do reforma ortográfica:
1. Em palavras compostas por justaposição que formam uma unidade semântica, ou seja, nos termos que se unem para formam um novo significado: tio-avô, porto-alegrense, luso-brasileiro, tenente-coronel, segunda-feira, conta-gotas, guarda-chuva, arco-íris, primeiro-ministro, azul-escuro.
2. Em palavras compostas por espécies botânicas e zoológicas: couve-flor, bem-te-vi, bem-me-quer, eva-do-chá, abóbora-menina, erva-doce, feijão-verde.
3. Nos compostos com elementos além, aquém, recém e sem: além-mar, recém-nascido, sem-número, recém-casado, aquém-fiar, etc.
4. No geral, as locuções não possuem hífen, mas algumas exceções continuam por já estarem consagradas pelo uso: cor-de-rosa, arco-da-velha, mais-que-perfeito, pé-de-meia, água-de-colônia, queima-roupa, deus-dará.
5. Nos encadeamentos de vocábulos, como: ponte Rio-Niterói, percurso Lisboa-Coimbra-Porto e nas combinações históricas ou ocasionais: Áustria-Hungria, Angola-Brasil, Alsácia-Lorena, etc.
6. Nas formações com os prefixos hiper-, inter- e super- quando associados com outro termo que é iniciado por r: hiper-resistente, inter-racial, super-racional, etc.
7. Nas formações com os prefixos ex-, vice-: ex-diretor, ex-presidente, vice-governador, vice-prefeito.
8. Nas formações com os prefixos pós-, pré- e pró-: pré-natal, pré-escolar, pró-europeu, pós-graduação, etc.
9. Na ênclise e tmese: amá-lo, deixá-lo, dá-se, abraça-o, lança-o e amá-lo-ei, falar-lhe-ei, etc.
Não se emprega o hífen:
1. Nas formações em que o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo termo inicia-se em r ou s. Nesse caso, passa-se a duplicar estas consoantes: antirreligioso, contrarregra, infrassom, microssistema, minissaia, microrradiografia, etc.
2. Nas constituições em que o prefixo ou pseudoprefixo termina em vogal e o segundo termo inicia-se com vogal diferente: antiaéreo, extraescolar, coeducação, autoestrada, autoaprendizagem, hidroelétrico, plurianual, autoescola, infraestrutura, etc.
3. Nas formações, em geral, que contêm os prefixos des- e in- e o segundo elemento perdeu o h inicial: desumano, inábil, desumidificar, etc.
4. Nas formações com o prefixo co-, mesmo quando o segundo elemento começar com o: cooperação, coobrigação, coordenar, coocupante, coautor, coedição, coexistir, etc.
5. Em certas palavras que com o uso adquiriram noção de composição: pontapé, girassol, paraquedas, paraquedista, etc.
6. Em alguns compostos com o advérbio “bem”: benfeito, benquerer, benquerido, etc.
Emprega-se o hífen:
1. Nas formações em que o prefixo tem como segundo termo uma palavra iniciada por h: sub-hepático, eletro-higrómetro, geo-história, neo-helênico, extra-humano, semi-hospitalar, super-homem.
2. Nas formações em que o prefixo ou pseudoprefixo termina na mesma vogal do segundo elemento: micro-ondas, eletro-ótica, semi-interno, auto-observação, etc.
Obs: O hífen é suprimido quando para formar outros termos: reaver, inábil, desumano, lobisomem, reabilitar.
Por Sabrinha Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola
sábado, julho 04, 2009 | Marcadores: REFORMA ORTOGRÁFICA |
PROBLEMAS DE SAÚDE MAIS COMUNS EM PROFESSORES
sábado, julho 04, 2009 | Marcadores: PROBLEMAS DE SAÚDE MAIS COMUNS EM PROFESSORES |
Reflexões sobre gastos com educação
sábado, julho 04, 2009 | Marcadores: Educação |
No Estado líder em analfabetismo: Prefeita do interior de Alagoas fecha às portas de 17 escolas
Para se ter idéia, dos 3.241 alunos matriculados no município, apenas 1.171 constam no Censo do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), diminuindo em mais de 60% o repasse de recursos para a Secretaria de Educação de Branquinha. Em números absolutos, isso significa uma cifra astronômica, já que em janeiro deste ano o repasse do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) foi de 319 mil, mas em abril o recursos caíram para R$ 130 mil, ocorrendo uma queda de quase R$ 200 mil.
sexta-feira, julho 03, 2009 | | 0 Comments
Vereadores visitam escolas de Luziápolis
quinta-feira, julho 02, 2009 | Marcadores: INFORMAÇÕES | 0 Comments
ESCLARECIMENTO SOBRE O REAJUSTE DO PISO
De acordo com o art. 5º da lei 11.738/08, que instituiu o piso salarial profissional nacional para o magistério, a correção anual do PSPN deve se dar pelo mesmo percentual de reajuste do Fundeb.
A CNTE, desde a tramitação do PL 619/07 – o qual não previa mecanismo de reajuste para o piso – apenso ao PL 7.431/06, lutou pela inclusão de um mecanismo de reajuste que compensasse o valor de R$ 950,00, aquém do que a Confederação propunha (R$ 1.050,00) para jornada semanal de trabalho de 30h. De modo que a vinculação do reajuste do Piso ao Fundeb sempre nos pareceu mais que coerente, uma vez que a principal fonte (não a única) para pagamento dos salários do magistério público da educação básica concentra-se nos 60% do Fundo da Educação Básica.
Por esta razão, reiteramos nossa concordância com o índice de reajuste do PSPN, previsto no art. 5º da lei 11.738, ao tempo em que aproveitamos para desmentir boatos de que a CNTE ou alguns de seus integrantes tivessem participado de qualquer acordo com o intuito de alterar o reajuste previsto na lei do PSPN. Também refutamos os comentários de que a Confederação teria anuído com a aprovação do PL 3.776/08, que visa atrelar o reajuste do piso ao INPC (projeto este fruto de acordo envolvendo a União, os estados e os municípios), fato que representaria, nesse momento, um retrocesso às expectativas dos profissionais da educação em ver o piso atingir um patamar mais digno de remuneração.
Brasília, 16 de junho de 2009
quinta-feira, julho 02, 2009 | Marcadores: INFORMAÇÕES |
PROBLEMAS DE SAÚDE MAIS COMUNS EM PROFESSORES
Tratamento
quarta-feira, julho 01, 2009 | Marcadores: PROBLEMAS DE SAÚDE MAIS COMUNS EM PROFESSORES | 0 Comments
Aprovado reajuste salarial para professores da rede municipal de Arapiraca
segunda-feira, junho 29, 2009 | | 0 Comments
FNDE LIBERA A PRIMEIRA PARCELA PARA CONSTRUÇÃO DE ESCOLAS
O FNDE liberou no dia 09 de junho de 2009 R$ 742.500,00, referente a primeira parcela do convênio de Nº 710272, o valor já está depósitado na conta 0000113395 da agencia : 4036-3. Para construção de duas escolas uma no Povoado da Chã da Imbira e a outra no Distrito de Luziápolis. A segunda e última parcela será liberada até o final do ano de 2009.
Comentário do blog: Para aqueles que espalhavam aos quatros cantos que as construções das escolas eram apenas promessas politicas, fica aqui registrado o nosso repúdio, pois torcer contra a educação está fora de moda além de ser imoral, a educação hoje é o único caminho real para a construção de uma sociedade mais justa.
Número do Convênio SIAFI:626478
Situação: Adimplente
Nº Original: 710272/2008
Orgão Superior: MINISTERIO DA EDUCACAO
Concedente: FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCACAO
Convenente: CAMPO ALEGRE PREFEITURA
Valor Convênio: 1.485.000,00
Valor Liberado: 742.500,00
Publicação: 01/07/2008
Início da Vigência: 30/06/2008
Fim da Vigência: 21/12/2009
Valor Contrapartida: 15.000,00
Data Última Liberação: 09/06/2009
Valor Última Liberação:742.500,00
domingo, junho 28, 2009 | Marcadores: Educação | 0 Comments
Escolha do livro didático é prorrogada para 2 de julho
“Queremos garantir a oportunidade para que as mais de 122 mil escolas exerçam seu direito de escolher os livros de sua preferência”, afirma o diretor de ações educacionais do FNDE, Rafael Pereira Torino.
Guia - Como orientação aos professores e diretores, o FNDE, em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, elaborou o Guia do PNLD 2010, com o resumo de todos os livros didáticos ofertados. Enviado em versão impressa para as escolas de ensino fundamental, o guia também pode ser consultado na primeira página do FNDE na Internet, em Destaques.
No mesmo local encontram-se informações sobre como acessar e navegar no sistema, cuidados com a senha e com o código de segurança e as normas de conduta a serem seguidas pelas editoras e escolas durante o período da escolha.
Assessoria de Comunicação Social
quinta-feira, junho 25, 2009 | Marcadores: Educação | 0 Comments
O BAÚ DA MIGUEL
quinta-feira, junho 25, 2009 | Marcadores: BAÚ DA MIGUEL |
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE CAMPO ALEGRE REALIZA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Os eixos temáticos que foram abordados durante a Conferência Municipal:
1. Papel do Estado na garantia do Direito à Educação de Qualidade
2. Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação
3. Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
4. Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação
5. Financiamento da Educação e Controle Social
Igualdade.
quinta-feira, junho 25, 2009 | Marcadores: Educação |
AS GISELES E OS GIANECCHINIS DA MIGUEL ( UM SHOW DE BELEZA)
A Escola Miguel está correndo um grande risco de ficar sem alguns professores,pois, os empresários do mundo da moda country já estão de olho nas belezas raras que nesta instituição trabalham. Não se admire caro internauta, se eles logo estiverem brilhando nas passarelas.
sexta-feira, junho 19, 2009 | Marcadores: COMEMORAÇÕES | 0 Comments
FELIZ DIA DOS NAMORADOS
Feliz Dia dos Namorados!!
A todos desejamos um dia muito feliz, repleto de amor e carinho!!
Não só hoje, mas todos os dias!!
sexta-feira, junho 12, 2009 | Marcadores: VARIEDADES | 0 Comments
MULHERES E HOMENS EXIGENTES
Nunca é demais a conselhar aquelas e aqueles exigentes demais, que ninguém é perfeito, que hoje (dia dos namorados) seja o momento para se valorizar as virtudes e o carater de seu par.
sexta-feira, junho 12, 2009 | Marcadores: VARIEDADES |
PROFESSORAS DA MIGUEL FAZEM ORAÇÕES E SIMPATIA PARA SANTO ANTÔNIO, O SANTO CASAMENTEIRO
quinta-feira, junho 11, 2009 | Marcadores: COMEMORAÇÕES | 0 Comments
Ministro aponta redução na diferença salarial com outras carreiras
Segundo Haddad, o salário do magistério sofre alterações positivas desde 2007, consideradas duas políticas — a de aumento das transferências de recursos da União a estados e municípios, com a criação do Fundo da Educação Básica (Fundeb), e a do piso nacional de salários, vigente desde janeiro deste ano. Para o ministro, o impacto do piso, que será integralizado em 2010, e a parcela maior de participação da União no Fundeb vão acelerar o ritmo de redução da diferença salarial de professores com as demais carreiras. Ele estima que em 2014 ou 2015 a diferença seja zerada. O Plano Nacional de Formação do Professor, lançado em 28 de maio, é outro instrumento de valorização do magistério.
Além da formação, que é importante, disse Haddad, a remuneração é um incentivo à carreira do professor. Esse conjunto de políticas — formação, piso nacional e Fundeb — constitui, de acordo com o ministro, a base que vai atrair talentos para o magistério.
quinta-feira, junho 11, 2009 | Marcadores: Educação |
12 de junho de 2009 Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil
quinta-feira, junho 11, 2009 | Marcadores: COMEMORAÇÕES |
PROFESSORAS DESTAQUES
quinta-feira, junho 11, 2009 | Marcadores: PROFESSORA DESTAQUE |