Faça sua pesquisa aqui

MIGUEL PREMIA ALUNOS E PROFESSORES PELOS JOGOS EM ALUSÃO AO DIA DO ESTUDANTE



















A Escola Miguel Matias realizou na última sexta-feira (20), em seu pátio, a cerimônia de premiação das equipes vencedoras dos Jogos do dia do estudante, que foram realizados no dia 11 de agosto.
O Diretor da Escola frisou a importância das competições esportivas no processo de formação da cidadania dos alunos. “Através do esporte, as crianças e jovens desenvolvem valores como organização, liderança, disciplina e trabalho em equipe”, pontuou Luciano Torres.

CHARGE DA SEMANA

BAÚ DA MIGUEL

MIGUEL REALIZA SIMULADO NOS 5º ANOS DE OLHO NO IDEB DE 2011









A escola Miguel Matias trabalha duro para aumentar o IDEB, nesta semana realizou mais um simulado nos 5º anos.O simulado trouxe questões de língua portuguesa e matemática e serve de preparação para a prova Brasil e também para uma análise mais aprofundada dos conhecimentos já adquiridos e consequentemente das suas dificuldades.


Prova Brasil

A Prova Brasil tem como objetivo avaliar o desempenho de estudantes de 4ª a 8ª série, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. Com os resultados do exame é feito um diagnóstico da situação nacional e regional da educação no país. Os dados são utilizados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e melhorar a qualidade do ensino básico, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

As questões da prova são elaboradas com base nas habilidades de leitura e interpretação e de raciocínio diante de problemas lógicos. Além dos testes, os alunos respondem a questionários para opinar sobre os professores, o diretor e a própria escola

IMAGENS DO DIA DO ESTUDANTE NA ESCOLA MIGUEL MATIAS














FNDE paga Brasil Alfabetizado e PDDE

ASCOM-FNDE (Brasília) – Dia 16 de agosto, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) depositou R$ 27.200.223,12 para ações do programa Brasil Alfabetizado e R$ 47.156.740,91 para o programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), totalizando R$ 74.356.964,03. O recurso já está disponível nas contas correntes das escolas e das secretarias municipais e estaduais de educação. Para conferir os valores depositados, basta acessar o portal www.fnde.gov.br / Liberação de recursos.

Dos R$ 27.200.223,12 do programa Brasil Alfabetizado, R$ 5.615.995,00 foram para a Secretaria de Educação do Maranhão; R$ 8.536.115,00 para a Secretaria de Educação de Minas Gerais; R$ 3.841.866,00 para a Secretaria de Educação da Paraíba; e R$ 3.804.465,00 para a Secretaria de Educação do Paraná. Os restantes R$ 5.401.782,12 foram distribuídos entre diversos municípios.

Dos recursos do programa Dinheiro Direto na Escola, R$ 18.630.040,00 foram depositados nos caixas escolares das escolas cadastradas no programa que oferecem atividades recreativas de final de semana; R$ 309.000,00 foram para instituições que têm o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola); R$ 7.902.628,50 para escolas de ensino fundamental e médio; e R$ 20.315.072,41 para as que oferecem ensino integral. A soma desses valores é de R$ 47.156.740,91.

22 DE AGOSTO - DIA DO FOLCLORE



O que é Folclore?
Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil.
Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem a festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.

Mais de 67 mil escolas públicas vão receber acervos literários em 2011

Todas as escolas públicas do sexto ao nono ano do ensino fundamental e do ensino médio, independente do número de alunos matriculados, receberão no início de 2011 acervos literários. A escola com o menor número de estudantes receberá do Ministério da Educação um acervo com 50 títulos e as maiores, três acervos com 150 títulos.
De acordo com dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia do MEC responsável pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), 49.799 escolas do sexto ao nono ano do ensino fundamental e 17.830 do ensino médio serão atendidas pelo programa. No conjunto, 7 milhões de livros de literatura serão distribuídos para as bibliotecas escolares.
Incentivar e desenvolver o gosto pela leitura, exercitar a criatividade e a crítica e contribuir com a formação cidadã dos estudantes são objetivos do PNBE, segundo a coordenadora geral de materiais didáticos da Secretaria de Educação Básica (SEB) do ministério, Jane Cristina da Silva. O programa deve contribuir também para a construção de acervos das bibliotecas escolares, conforme prevê a Lei nº 12.244/2010, de 24 de maio.
Acervos – A seleção das obras do PNBE 2011 foi realizada pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A instituição recebeu 1.938 inscrições de livros, dos quais selecionou 300. Os livros pertencem aos gêneros poesia, conto, crônica, novela, teatro, texto de tradição popular, romance, memória, diário, biografia, relatos de experiências, obras clássicas da literatura universal, livros de imagens e de histórias em quadrinhos e traduções de obras literárias.
Segundo Jane Cristina, o acervo abrange, ainda, obras com caracteres ampliados para alunos com deficiência visual e outras que vêm escritas e acompanhadas de CD em áudio ou DVD na língua brasileira de sinais (libras). A inclusão de pessoas com deficiências, explica, é um dos objetivos do programa.
Criado em 1997, o Programa Nacional Biblioteca da Escola faz seleções anuais de livros de literatura, adquire as obras das editoras e envia gratuitamente para as escolas públicas da educação básica. Em 2010, receberam coleções as escolas públicas da educação infantil e do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Em 2011 será a vez das escolas dos anos finais do ensino fundamental (sexto ao nono ano) e das três séries do ensino médio.

Confira a relação das 300 obras do PNBE 2011 aqui: http://www.fnde.gov.br/index.php/programas-biblioteca-da-escola

Fonte: MEC

19 DE AGOSTO - DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA


Diga xiiiis! Xis e parabéns pela a fotografia!

Aposto que você deve ter um monte delas.
É legal ter fotos dos amigos, da gente na praia, nas festas, com as pessoas da família.
Mais legal ainda, é ver as fotos depois de ter registrado todos esses momentos.
E essa diversão só é possível hoje porque há muito tempo atrás, em Paris, no dia 19 de agosto do ano de 1839 - foi anunciada e apresentada ao mundo a tal Fotografia - desenvolvida pelo francês Louis M. Daguérre.
Que tal comemorar tirando uma foto agora mesmo? É um bom jeito de homenagear essa colorida, divertida e tão valiosa descoberta. Diga xiiiiis!


19 DE AGOSTO DIA DO ARTISTA DE TEATRO


Hoje é comemorado o Dia do Artista de Teatro no Brasil. Data não conhecida por muitos, mas importante, pois a cada dia, mais e mais pessoas se dedicam a essa arte. E o artista de teatro é somente o autor? Claro que não, artista de teatro é aquele que cria, que dirige, que escreve o roteiro, que monta a iluminação, que pensa na trilha sonora, enfim, são todos os seres iluminados que fazem o espetáculo acontecer.
Mas a magia teatral não deve ser valorizada somente hoje, mas todos os dias de nossa vida, pois através delas podemos viver em outros mundos, conhecer melhor o ser humano, nos divertir, sonhar, brincar e uma infinidade de coisas que no nosso cotidiano não podemos fazer!
Hoje é dia de dar parabéns a você que fomenta o teatro, mas principalmente àqueles que fazem o teatro mais vivo a cada dia!

17 de agosto Dia Nacional do Patrimônio Histórico




"a educação popular é o meio mais eficaz de assegurar a defesa do patrimônio histórico e artístico nacional".
Rodrigo Melo Franco de Andrade

Em 17 de agosto de 1898 nascia em Belo Horizonte, Minas Gerais, o advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade (1898/1969), criador do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional– IPHAN, em 1937, e diretor da Instituição durante mais de 30 anos (1937/1968).

Durante as comemorações pelo centenário de seu nascimento, em 1998, o 17 de agosto foi instituído como o “Dia Nacional do Patrimônio Histórico”.

Em seu esforço de preservação dos bens culturais do país, o IPHAN já tombou 16 mil edifícios, 50 centros urbanos e 5 mil sítios arqueológicos brasileiros. Dono de um acervo monumental, o instituto tem mais de um milhão de objetos catalogados, entre livros, arquivos, registros fotográficos e audiovisuais.

O Museu Nacional de Belas Artes, o Museu Imperial, o Museu Histórico Nacional, o Museu da República, o Museu da Inconfidência, o Paço Imperial, a Cinemateca Brasileira e o Sítio Roberto Burle Marx são algumas das principais instituições sob a responsabilidade do IPHAN.

O Brasil tem ainda doze monumentos culturais e naturais na Lista do Patrimônio Mundial (World Heritage), da Unesco. Até 1999, havia 630 bens de 118 países inscritos nessa lista. Desses, 480 são patrimônios culturais, 128, naturais e 22, mistos.

15 DE AGOSTO DIA DA INFORMÁTICA


Mouse, monitor, teclado, placa mãe, hardware, software...
Essas são apenas algumas das palavras que surgiram depois que a informática apareceu. É tanto termo complicado e palavra difícil pra decorar que mais parece uma outra língua: o informatiquês. Isso sem contar com os termos da internet e aquele bando de protocolos. Cruzes!
E você sabe por que o dia 15 de agosto é o dia dela?
É que neste mesmo dia em 1946 os americanos apresentaram o Eniac, o primeiro equipamento eletrônico chamado de computador em todo o mundo.
Vamos dar nossos parabéns para todos aqueles que trabalham com informática no dia de hoje. Afinal, graças a Dona Informática você tem o seu computador aí na sua frente e pode navegar com a gente aqui na Smartkids.
Hip! Hip! Hurra! Viva a Informática! Viva!






14 DE AGOSTO, DIA DO COMBATE À POLUIÇÃO


Atmosférica, hídrica, do solo, sonora, visual, térmica, luminosa... Há vários tipos de poluição.
A saúde e o bem-estar humanos estão diretamente relacionados com a qualidade do meio ambiente, isto é, com suas condições física, química e biológica. Entende-se por poluição a deterioração das condições ambientais, que pode alcançar o ar, a água e o solo.
A poluição atmosférica caracteriza-se basicamente pela presença de gases tóxicos e partículas sólidas no ar. As principais causas desse fenômeno são a eliminação de resíduos por certos tipos de indústrias (siderúrgicas, petroquímicas, de cimento, etc.) e a queima de carvão e petróleo em usinas, automóveis e sistemas de aquecimento doméstico.
O ar poluído penetra nos pulmões, ocasionando o aparecimento de várias doenças, em especial do aparelho respiratório, como a bronquite crônica, a asma e até o câncer pulmonar.








Ministério da Cultura garante R$ 5 milhões para novas bibliotecas

Secretário da Cultura apresentou aos municípios projeto para reestruturação dos equipamentos culturais e acervos bibliográficos destruídos pelas chuvas

O Secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, apresentou nesta quinta-feira (12), aos secretários de Cultura de oito municípios atingidos pelas enchentes, o projeto de reconstrução das bibliotecas que foram destruídas pelas chuvas. O anúncio foi feito em reunião no Palácio República dos Palmares com representantes do Ministério da Cultura (MinC).

A liberação de R$ 5 milhões para a reconstrução das bibliotecas foi confirmada na semana passada, em Brasília, durante reunião do secretário Osvaldo Viégas com representantes da Secretaria de Articulação Institucional e da Diretoria de Livro, Leitura e Literatura do MinC. O projeto inclui a recuperação dos acervos. “A Secretaria de Estado da Cultura conseguiu se mobilizar e garantir recursos para dar início à revitalização desses espaços tão importantes para a população”, afirmou o secretário Osvaldo Viégas.

O projeto arquitetônico foi mostrado aos representantes dos municípios onde serão reconstruídas as bibliotecas. Eles terão o prazo de 180 dias para entregar as novas bibliotecas à população. Como os recursos foram liberados em caráter emergencial, os projetos terão execução direta. A área para construção será de 800m² e a disponibilização do espaço físico fica a cargo das prefeituras.

“Esse é um projeto inédito para o Ministério, em função da necessidade dos municípios e pela catástrofe ocorrida. A iniciativa do secretário, de fazer este levantamento, deu agilidade a esse processo”, ressaltou o secretário de Articulação Institucional do MinC, Vinícius Palmeira.

Cada biblioteca contará com um kit de modernização, incluindo mobiliário, equipamentos, computadores e acervo com dois mil livros doado pela Fundação Biblioteca Nacional. A administração e disponibilização de funcionários para trabalhar na gestão da biblioteca, com prioridade nas áreas de cultura, educação e biblioteconomia ficará a cargo das prefeituras.


Os municípios que não tiveram suas bibliotecas atingidas pelas enchentes serão contemplados com kits de modernização e pequenas reformas. Em seis meses haverá um trabalho conjunto entre Ministério, prefeituras e a Secretaria de Estado da Cultura que disponibilizará equipe técnica para visitas e elaboração de laudos do terreno, além de profissionais do Sistema Estadual de Bibliotecas para orientação na instalação de acervo e mobiliário.
Por Notícias Secretaria de Estado de Educação

11 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE


recados orkut


Crianças que leem nas férias têm melhor desempenho escolar


Embora muitos adultos agarrem a chance de atualizar sua leitura durante as férias, as crianças e adolescentes, especialmente em famílias de baixa renda, leem poucos livros durante os dias de descanso.

Porém, o preço de manter os livros fechados é alto demais. Diversos estudos documentam um “declínio de verão” nas habilidades de leitura assim que as escolas liberam os alunos para as férias.

O declínio nas habilidades de leitura e ortografia são maiores entre alunos de baixa renda, que perdem o equivalente a dois meses de escola em cada férias, segundo a National Summer Learning Association, um grupo de apoio à educação. E a perda se acumula a cada ano.

Agora, uma nova pesquisa oferece uma solução surpreendentemente simples e barata para o declínio de leitura. Num estudo de três anos, pesquisadores da Universidade do Tennessee, em Knoxville (EUA), descobriram que simplesmente dar acesso a livros às crianças de baixa renda nas feiras – e permitir que elas escolham livros que mais as interessem – surtiu um efeito significativo na lacuna de leitura do verão.

O estudo, financiado pelo Departamento Federal de Educação dos EUA, acompanhou os hábitos de leitura e as notas de mais de 1.300 alunos, vindos de 17 escolas de baixa renda.

Os pesquisadores queriam estudar se proporcionar livros às crianças durante as férias de verão afetaria seu desempenho ao longo dos anos. No início do estudo, 852 alunos da primeira e da segunda série, selecionados aleatoriamente, compareceram a uma feira escolar de livros na véspera das férias, onde puderam escolher entre 600 títulos. Os pesquisadores também selecionaram aleatoriamente um outro grupo com 478 crianças que não receberam nenhum livro. A essas crianças, ofereceram atividades livres e livros de quebra-cabeças.

As feiras e distribuições de livros continuaram por três anos, até que os participantes do estudo chegaram à quarta e quinta séries. Então, os pesquisadores compararam as notas de testes de leitura para os dois grupos. As crianças que haviam recebido os livros grátis atingiram notas significativamente mais altas que aquelas com livros de atividades.

O estudo mostrou que oferecer livros gratuitamente, por um custo de US$50 por criança, é uma maneira econômica de estimular a leitura de férias, afirmou uma co-autora do estudo, Anne McGill-Franzen, professora e diretora do centro de leitura da Universidade do Tennessee, Estados Unidos.

Uma das descobertas mais notáveis foi que as crianças aprimoraram sua leitura mesmo sem escolher os livros do currículo escolar, ou os clássicos normalmente indicados pelos professores como leitura. Essa conclusão confirma outros estudos sugerindo que as crianças aprendem melhor quando podem escolher seus próprios livros. “Se o seu filho não gosta de leitura, fazê-lo ler qualquer coisa é melhor do que nada”, explicou Anne McGill-Franzen.

Com informações do jornal The New York Times

Agora você poderá acompanhar o nosso cardápio escolar



A partir dessa semana toda comunidade escolar poderá acompanhar o cardápio da merenda servida na Escola Miguel Matias, o mesmo estará sendo atualizado semanalmente, com isso a escola busca mais uma alternativa de democratização da escola pública, sendo assim acompanhe e mantenha-se informado das preparações diárias da merenda. Em breve postaremos os ingredientes e seus respectivos valores nutricionais.

A quantidade de energia consumida pelo organismo infantil é enorme. E torna-se ainda maior quando a criança começa a frequentar a escola. É por isso que com a volta às aulas você precisa dispensar cuidados especiais à alimentação de seus filhos. Principalmente porque é a alimentação que produz crianças saudáveis, cheias de energia. E a energia é a grande responsável pelo bom rendimento escolar.
Então, o ideal é servir-lhes uma refeição completa com salada crua, vegetais cozidos, uma fonte de proteína animal (carne, ovos ou leite e derivados), uma fonte de carboidrato (arroz, macarrão). Mas não exagere nas quantidades e procure habituá-los a apreciar outros tipos de comida, como sopas, por exemplo.
Pensando nisso, a Escola Miguel Matias preparou um cardápio sob medida para a nossa criançada, com uma atenção especial voltada para as proteínas. A cada semana faremos uma mudança no cardápio.

Com as dicas e cardápios que utilizamos aqui, você vai alimentar a garotada de modo gostoso e certo.

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios