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REFORMA ORTOGRÁFICA




Hífen




Para não gerar dúvidas, vejamos os casos mais comuns do uso do hífen que continua o mesmo depois do reforma ortográfica:

1. Em palavras compostas por justaposição que formam uma unidade semântica, ou seja, nos termos que se unem para formam um novo significado: tio-avô, porto-alegrense, luso-brasileiro, tenente-coronel, segunda-feira, conta-gotas, guarda-chuva, arco-íris, primeiro-ministro, azul-escuro.

2. Em palavras compostas por espécies botânicas e zoológicas: couve-flor, bem-te-vi, bem-me-quer, eva-do-chá, abóbora-menina, erva-doce, feijão-verde.

3. Nos compostos com elementos além, aquém, recém e sem: além-mar, recém-nascido, sem-número, recém-casado, aquém-fiar, etc.

4. No geral, as locuções não possuem hífen, mas algumas exceções continuam por já estarem consagradas pelo uso: cor-de-rosa, arco-da-velha, mais-que-perfeito, pé-de-meia, água-de-colônia, queima-roupa, deus-dará.

5. Nos encadeamentos de vocábulos, como: ponte Rio-Niterói, percurso Lisboa-Coimbra-Porto e nas combinações históricas ou ocasionais: Áustria-Hungria, Angola-Brasil, Alsácia-Lorena, etc.

6. Nas formações com os prefixos hiper-, inter- e super- quando associados com outro termo que é iniciado por r: hiper-resistente, inter-racial, super-racional, etc.

7. Nas formações com os prefixos ex-, vice-: ex-diretor, ex-presidente, vice-governador, vice-prefeito.

8. Nas formações com os prefixos pós-, pré- e pró-: pré-natal, pré-escolar, pró-europeu, pós-graduação, etc.

9. Na ênclise e tmese: amá-lo, deixá-lo, dá-se, abraça-o, lança-o e amá-lo-ei, falar-lhe-ei, etc.




Não se emprega o hífen:

1. Nas formações em que o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo termo inicia-se em r ou s. Nesse caso, passa-se a duplicar estas consoantes: antirreligioso, contrarregra, infrassom, microssistema, minissaia, microrradiografia, etc.

2. Nas constituições em que o prefixo ou pseudoprefixo termina em vogal e o segundo termo inicia-se com vogal diferente: antiaéreo, extraescolar, coeducação, autoestrada, autoaprendizagem, hidroelétrico, plurianual, autoescola, infraestrutura, etc.

3. Nas formações, em geral, que contêm os prefixos des- e in- e o segundo elemento perdeu o h inicial: desumano, inábil, desumidificar, etc.

4. Nas formações com o prefixo co-, mesmo quando o segundo elemento começar com o: cooperação, coobrigação, coordenar, coocupante, coautor, coedição, coexistir, etc.

5. Em certas palavras que com o uso adquiriram noção de composição: pontapé, girassol, paraquedas, paraquedista, etc.

6. Em alguns compostos com o advérbio “bem”: benfeito, benquerer, benquerido, etc.

Emprega-se o hífen:

1. Nas formações em que o prefixo tem como segundo termo uma palavra iniciada por h: sub-hepático, eletro-higrómetro, geo-história, neo-helênico, extra-humano, semi-hospitalar, super-homem.

2. Nas formações em que o prefixo ou pseudoprefixo termina na mesma vogal do segundo elemento: micro-ondas, eletro-ótica, semi-interno, auto-observação, etc.

Obs: O hífen é suprimido quando para formar outros termos: reaver, inábil, desumano, lobisomem, reabilitar.

Por Sabrinha Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

NA MIGUEL OS PROFESSORES RESPONDEM ASSIM!









PROBLEMAS DE SAÚDE MAIS COMUNS EM PROFESSORES

Dores musculares

Principais problemas


Lesões por esforços repetitvos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORTs). Os problemas ligados a postura, estresse e trabalho excessivo podem gerar casos de tendinite, bursite, dores na coluna, síndrome do túnel do carpo, varizes.



Origem



Os professores permanecem por muitas horas em pé, usando muitas vezes, no caso das mulheres, sapatos altos e inadequados. Os saltos altos podem gerar posturas inadequadas, como, por exemplo, a hiperlordose lombar. A posição em pé inadequada por muitas horas leva a sobrecarga e conseqüentes dores na coluna e fadiga muscular. A posição em pé por longos períodos também gera contração muscular estática, o que favorece a diminuição no fluxo sanguíneo e conseqüentemente surgem as varizes. As tendinites e bursites no ombro são ocasionadas por movimentos repetitivos quando o ombro fica flexionado acima de 90 graus devido a impactação das entre estruturas ósseas, musculares e tendineas o que também é conhecido como síndrome do impacto. O fato de o professor ter que corrigir muitas provas, preparar aulas, entre outros, faz com que apresente também problemas nos punhos como síndrome do túnel do carpo (compressão continua do nervo mediano na região óssea denominada região do carpo), no cotovelo como epicondilites e tendinites devido ao overurse (excesso de uso destas estruturas). Dores cervicais também podem ser geradas devido as posturas estáticas ou incorretas da cabeça (flexões do pescoço ou extensões) e tensionamento dos músculos cervicais.



Prevenção


Tudo depende da forma como o professor organiza e conduz os trabalhos diários em sala, mas há algumas recomendação gerais:


§ Adeqüe a carga horária de trabalho para que não se torne desgastante.


§ Crie e respeite momentos de descanso.§ Evite sapatos com salto alto.


§ Mantenha uma postura adequada.§ Evitar movimentos repetitivos.


§ Faça exercícios físicos regularmente.


§ Se tiver que segurar crianças pequenas no colo, não flexione muito a coluna.


§ Tenha cuidado com a quantidade de material que carrega.


§ Não escreva no quadro de maneira contínua.


§ Dê atenção a dores e sintomas e não deixe o corpo chegar ao limite.


Tratamento


Não ignore os sintomas. Quanto mais rápido procurar ajuda de um profissional que consiga verificar a amplitude do problema, mais fácil é reverter o quadro. Automedicação resolve os problemas de maneira pontual e não é o mais indicado.



Fonte: Rosimeire Simprini Padula, doutora em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos e coordenadora do Grupo Técnico – Prevenção de Lesões Músculoesqueléticas e Reablitação da Associação Brasileira de Ergonomia (Abergo).

Reflexões sobre gastos com educação


Ano passado foi apresentado pelo INEP um estudo sobre os investimentos públicos em educação. Confesso que esperava uma maior repercussão na mídia e no meio acadêmico, mas não foi o que aconteceu.


Relendo as tabelas divulgadas decidi tecer breves comentários. É uma forma de estimular o debate e valorizar o trabalho dos técnicos que produziram o referido levantamento.



Utilizando dados de 2000 a 2007, o estudo afirma que o investimento público direto com educação em relação ao Produto Interno Bruto passou de 3,9% para 4,6%, ou seja, uma elevação de 0,65, menos que 0,1% por ano. Recordo que em janeiro de 2001, quando do debate no Congresso Nacional do Plano Nacional de Educação, a expectativa da sociedade civil era de chegarmos em 2011 com um investimento de 10% do PIB. Devido a pressão do governo FHC este percentual baixou para 7%. Como todos sabem o dispositivo acabou sendo vetado pelo presidente e nunca o Congresso arranjou tempo para analisá-lo.



É interessante verificar que o estudo comprova aquilo que vários pesquisadores, educadores e gestores denunciam: a participação no financiamento da educação é inversamente proporcional ao potencial arrecadador dos entes federados, ou seja, quem mais arrecada é quem menos investe em educação.



O gráfico acima mostra esta distorção. A União investe apenas 0,84% do PIB. Os municípios, que são os entes federados com menor capacidade arrecadadora, investem 1,84%, quer dizer 2,19 vezes mais que a União.


Postado por Luiz Araújo em:http://rluizaraujo.blogspot.com/

No Estado líder em analfabetismo: Prefeita do interior de Alagoas fecha às portas de 17 escolas

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são implacáveis: 29,5% dos alagoanos não sabem ler e escrever, colocando o Estado como o líder do ranking quanto à mortalidade infantil. E diante desta realidade, quando se esperam ações concretas para reverter esta mácula social, o município de Branquinha, distante 55,86 km de Maceió, caminha na contra-mão do desenvolvimento, já que 17 escolas municipais foram fechadas pelo Executivo.
Com isso, desde a última quarta-feira, 3.300 alunos dos Ensinos Infantil e Fundamental estão fora da sala de aula, segundo informações obtidas pelo Tudo na Hora junto aos técnicos da Secretaria Municipal de Educação. E o motivo, de acordo com a prefeita de Branquinha, Ana Renata Moraes (PMDB), é a falta de recursos para que seja comprada a merenda escolar dos estudantes, que estão sendo penalizados ao serem impedidos de ter acesso a um direito garantido pela Constituição Federal.
A escassez de recursos teria ocorrido em razão de falhas cometidas ainda durante a gestão passada. Isso porque, quando da realização do censo escolar de 2008, técnicos da Secretaria de Educação de Branquinha teriam informado, erroneamente, o número de alunos matriculados em sete escolas do município. Com isso, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) reduziu o repasse de recursos para a compra de merenda escolar.
Números

Para se ter idéia, dos 3.241 alunos matriculados no município, apenas 1.171 constam no Censo do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), diminuindo em mais de 60% o repasse de recursos para a Secretaria de Educação de Branquinha. Em números absolutos, isso significa uma cifra astronômica, já que em janeiro deste ano o repasse do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) foi de 319 mil, mas em abril o recursos caíram para R$ 130 mil, ocorrendo uma queda de quase R$ 200 mil.
Estou desesperada e, mesmo sabendo que a educação é um bem fundamental e está garantida na Constituição, não tive outra alternativa, a não ser fechar as escolas. Espero que esta atitude desesperada sensibilize as autoridade nacionais e os técnicos do MEC, para verificarem que houve um equívoco e possam retificá-lo”, argumentou a prefeita de Branquinha, Ana Renata Moraes.
Sentindo na pele o drama, Edvânia Barbosa de Lima, que é aluna da Escola Mário Gomes de Barros, afirma que dos 1,4 mil alunos matriculados, apenas 563 foram cadastrados no Censo do Inep. Por esta razão, de acordo com a estudante “falta merenda escolar, os professores estão com os salários atrasados e o transporte escolar deixa a desejar”, relatou em entrevista ao Tudo na Hora.

Vereadores visitam escolas de Luziápolis


Os vereadores José Correia de Araújo (Jura) e Josevan Batista (Van do careca), membros da Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social juntamente com o vereador Edmilson Moraes (Dema), visitaram na manhã desta quinta-feira 02 de julho as escolas municipais do Distrito de Luziápolis, acompanhado pelo professor José Jadilson representando a Secretária Municipal de Educação.Eles visitaram a Escola Felizardo Souza Lima que está passando por uma reforma na estrutura física do prédio, como também foi implantado um moderno laboratório de informática com 10 computadores a disposição do alunado. Visitaram também a Escola Menino Jesus de Praga e sua extensão que também receberam pequenas reformas. Na Escola Municipal Rogério de Oliveira Santos visitaram o moderno telecentro onde funciona o laboratório de informática com 15 computadores todos com internet, depósito da merenda escolar como também algumas salas de aula que já receberam novos mobiliários escolares.Alguns pequenos problemas encontrados nas escolas pela comissão, serão relatados para que junto a Prefeitura, sejam solucionados para melhorar o atendimento




ESCLARECIMENTO SOBRE O REAJUSTE DO PISO


A luta, hoje, é por R$ 1.132,40



No dia 10 de março, o Ministério da Educação publicou a Portaria 221 definindo o valor anual mínimo nacional por aluno do Fundeb, a viger no presente ano, com efeito retroativo a 1º de janeiro de 2009, em R$ 1.350,09. Esse valor, comparado ao anterior, de R$ 1.132,34 (fixado pela Portaria Interministerial 1.027, de 19 de agosto de 2008), corresponde a um acréscimo de 19,2% no valor per capita do Fundeb.



De acordo com o art. 5º da lei 11.738/08, que instituiu o piso salarial profissional nacional para o magistério, a correção anual do PSPN deve se dar pelo mesmo percentual de reajuste do Fundeb.



A CNTE, desde a tramitação do PL 619/07 – o qual não previa mecanismo de reajuste para o piso – apenso ao PL 7.431/06, lutou pela inclusão de um mecanismo de reajuste que compensasse o valor de R$ 950,00, aquém do que a Confederação propunha (R$ 1.050,00) para jornada semanal de trabalho de 30h. De modo que a vinculação do reajuste do Piso ao Fundeb sempre nos pareceu mais que coerente, uma vez que a principal fonte (não a única) para pagamento dos salários do magistério público da educação básica concentra-se nos 60% do Fundo da Educação Básica.

Por esta razão, reiteramos nossa concordância com o índice de reajuste do PSPN, previsto no art. 5º da lei 11.738, ao tempo em que aproveitamos para desmentir boatos de que a CNTE ou alguns de seus integrantes tivessem participado de qualquer acordo com o intuito de alterar o reajuste previsto na lei do PSPN. Também refutamos os comentários de que a Confederação teria anuído com a aprovação do PL 3.776/08, que visa atrelar o reajuste do piso ao INPC (projeto este fruto de acordo envolvendo a União, os estados e os municípios), fato que representaria, nesse momento, um retrocesso às expectativas dos profissionais da educação em ver o piso atingir um patamar mais digno de remuneração.






Brasília, 16 de junho de 2009
Roberto Franklin de Leão
Presidente da CNTE

PROBLEMAS DE SAÚDE MAIS COMUNS EM PROFESSORES

Problemas de voz



Principais problemas


Irritação, coceira e dor de garganta, cansaço ao falar, pigarro e a sensação de que a voz some e falha no decorrer do dia ou da semana, inflamação nas cordas vocais, laringite, nódulos nas cordas vocais.

Origem

O uso da voz por muitas horas seguidas, muitas vezes em tom elevado, pode causar danos sérios, somado ao excesso de trabalho reduz o tempo de descanso e lazer. As condições físicas de trabalho inadequadas, como salas de aula mal projetadas, ruído externo e interno a sala de aula, sala de professores com estrutura inadequada também são agravantes. Também é relevante dizer que falta de informações sobre cuidados com a saúde vocal na formação e atuação profissional.


Prevenção§


Evite concorrer com ruídos que exijam aumento na intensidade vocal (carros, aviões, retroprojetor, ventilador, entre outros).

§ Evite sussurrar ou pigarrear.

§ Não fale enquanto escreve na lousa (para não aspirar o pó de giz).

§ Evite roupas pesadas e que apertem a região do pescoço e abdômen.

§ Beba regularmente água, em pequenos goles, quando estiver dando aulas.

§ Articule bem as palavras

.§ Mantenha uma alimentação saudável e regular (evite comidas gordurosas, chocolate, café ou bebidas com cafeína, bebidas gasosas e cigarro; coma maçã para limpar o trato vocal).

§ Na hora de acordar e levantar da cama, espreguice e faça alongamentos tentando relaxar. Utilize recursos em sala que aumentem a participação dos alunos e ajudem a poupar a voz.

§ Tenha alguns intervalos para descansar a sua voz.

§ Com orientação fonoaudiológica, faça exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal.


Tratamento


Se tiver rouquidão ou outro dos sintomas por mais de 15 dias procure imediatamente um médico especialista para avaliação e tratamento específico. Doenças benignas costumam ser tratadas com fonoterapia e tratamento medicamentoso. A microcirurgia da laringe é indicada para a correção de doenças tumorais e nódulos.




Fontes: Fabiana Zambon, fonoaudióloga do Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro-SP) e Jeferson Sampaio D’Avila, presidente da Academia Brasileira de Laringologia e Voz.

Aprovado reajuste salarial para professores da rede municipal de Arapiraca


Com a aprovação do reajuste salarial, um professor com Nível Especial do Magistério, nível “A”, por exemplo, com uma carga horária de 25 horas, passa a receber R$ 674,49, enquanto um professor com Doutorado com a mesma carga horária recebe, inicialmente, R$ 1.382,23 e o último nível, o “I”, passa a receber R$ 1.750,97.Um professor com Doutorado, com uma carga horária de 20 horas e que pertença a classe “A” terá um salário de R$ 1.105,79, enquanto o com Licenciatura Plena, receberá R$ 728,45.




COMENTÁRIO DO BLOG: Um professor com licenciatura plena em Campo Alegre, recebe mais que um professor com Doutorado na Cidade acima citada. Pegando parte do hino da nossa querida cidade: Campo Alegre gosto muito de você! Ou melhor, eu te amo!

Parabéns Prefeito Maurício Tenório, Parabéns Secretária Nádja e Não podemos esquecer do rapaz dos cálculos o srº Jadilson(Graças a Deus).

VOLTA ÁS AULAS

FNDE LIBERA A PRIMEIRA PARCELA PARA CONSTRUÇÃO DE ESCOLAS

imagem meramente ilustrativa



O FNDE liberou no dia 09 de junho de 2009 R$ 742.500,00, referente a primeira parcela do convênio de Nº 710272, o valor já está depósitado na conta 0000113395 da agencia : 4036-3. Para construção de duas escolas uma no Povoado da Chã da Imbira e a outra no Distrito de Luziápolis. A segunda e última parcela será liberada até o final do ano de 2009.



Este convênio tem por objeto conceder apoio financeiro para implementação das ações educacionais constantes no plano de ações articuladas – PAR , no âmbito do plano de metas compromisso todos pela educação, do plano de desenvolvimento da educação - PDE, que visam proporcionar a sociedade a melhoria da infra-estrutura da rede física escolar, com a construção de escola(s).





Comentário do blog: Para aqueles que espalhavam aos quatros cantos que as construções das escolas eram apenas promessas politicas, fica aqui registrado o nosso repúdio, pois torcer contra a educação está fora de moda além de ser imoral, a educação hoje é o único caminho real para a construção de uma sociedade mais justa.



Número do Convênio SIAFI:626478
Situação: Adimplente
Nº Original: 710272/2008


Orgão Superior: MINISTERIO DA EDUCACAO
Concedente: FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCACAO
Convenente: CAMPO ALEGRE PREFEITURA
Valor Convênio: 1.485.000,00
Valor Liberado: 742.500,00
Publicação: 01/07/2008
Início da Vigência: 30/06/2008
Fim da Vigência: 21/12/2009
Valor Contrapartida: 15.000,00
Data Última Liberação: 09/06/2009
Valor Última Liberação:742.500,00


Escolha do livro didático é prorrogada para 2 de julho


Professores e diretores da rede pública de ensino fundamental têm até o dia 2 de julho para selecionar os livros didáticos que serão usados por alunos do 1º ao 5º ano nos próximos três anos, de 2010 a 2012. Devido ao grande volume de acesso ao sistema de escolha, disponível em http://www.fnde.gov.br/, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prorrogou o prazo final de 28 de junho para 2 de julho.


“Queremos garantir a oportunidade para que as mais de 122 mil escolas exerçam seu direito de escolher os livros de sua preferência”, afirma o diretor de ações educacionais do FNDE, Rafael Pereira Torino.

Guia - Como orientação aos professores e diretores, o FNDE, em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, elaborou o Guia do PNLD 2010, com o resumo de todos os livros didáticos ofertados. Enviado em versão impressa para as escolas de ensino fundamental, o guia também pode ser consultado na primeira página do FNDE na Internet, em Destaques.


No mesmo local encontram-se informações sobre como acessar e navegar no sistema, cuidados com a senha e com o código de segurança e as normas de conduta a serem seguidas pelas editoras e escolas durante o período da escolha.


As escolas que não quiserem as obras do Programa Nacional do Livro Didático devem registrar essa opção no sistema. Do contrário, receberão compulsoriamente os livros mais pedidos no município.


Assessoria de Comunicação Social

O BAÚ DA MIGUEL


Mais uma imagem das antigas feiras de cultura da Escola Cenecista Miguel Matias, o 4º de estudos adicionais do ano de 1993 trouxe o tema "A VIDA DE PADRE CÍCERO". Esse que foi escolhido o cearense do século.
COMENTÁRIO DO BLOG: Meu padim padi Ciço, que foto legal, todos ou quase todos fazem parte da educação, mas o interessante é ver o professor Eric Maximiano representando esse fenômeno do agreste nordestino.

IMAGENS DA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE CAMPO ALEGRE REALIZA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO







A Secretaria de Educação do Município de Campo Alegre iniciou nesta quinta -feira, 25, a sua Conferência Municipal de Educação, que teve como palestrante a Professora , que de forma dinâmica, trabalhou os três primeiros eixos, durante toda a palestra o publico se mostrou muito interessado.
O Prefeito Maurico Tenório pediu desculpas aos outros secretários, mas, não podia negar a sua afinidade com a pasta da educação, segundo o mesmo só ela pode garantir um futuro melhor para a nossa sociedade, ao mesmo tempo relacionou a dependência dos outros setores públicos com a oferta de uma educação de boa qualidade, convocou ainda a todos para juntos lutarem por melhorias educacionais.
A Professora Nádja reforçou sobre a importância do evento, deixou bem claro que o momento era ímpar, que a participação de todos nas discussões e nas formulações de propostas é de suma importância. Ela ainda enfatizou que o principal objetivo, é o de garantir um espaço democrático para que a sociedade expresse sua opinião e construa coletivamente os rumos para a Educação Nacional.
Conferência Municipal, tem como tema: “ Construindo o Sistema Nacional Articulado: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação”.

Os eixos temáticos que foram abordados durante a Conferência Municipal:

1. Papel do Estado na garantia do Direito à Educação de Qualidade

2. Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação

3. Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar

4. Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação

5. Financiamento da Educação e Controle Social
6. Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e
Igualdade.
A CONFERÊNCIA CONTINUA NESTA SEXTA - FEIRA 26 DE JUNHO.
PALESTRANTE : PROF. MILTON CANUTO

AS GISELES E OS GIANECCHINIS DA MIGUEL ( UM SHOW DE BELEZA)















A Escola Miguel está correndo um grande risco de ficar sem alguns professores,pois, os empresários do mundo da moda country já estão de olho nas belezas raras que nesta instituição trabalham. Não se admire caro internauta, se eles logo estiverem brilhando nas passarelas.



A esses e a essas top models da educação, um grande abraço de todos que fazem a Miguel. Agradecemos por tudo.

SÃO JOÃO É NA MIGUEL MATIAS






A Escola Miguel Matias comemorou no dia 18 de junho os festejos juninos. Uma multidão entre alunos, professores, familiares e comunidade em geral, participaram da programação, que contou com apresentações artísticas, pratos típicos e muita animação.

FELIZ DIA DOS NAMORADOS

Feliz Dia dos Namorados!!


A todos desejamos um dia muito feliz, repleto de amor e carinho!!


Não só hoje, mas todos os dias!!


scraps montagens

MULHERES E HOMENS EXIGENTES

super mensagens


Nunca é demais a conselhar aquelas e aqueles exigentes demais, que ninguém é perfeito, que hoje (dia dos namorados) seja o momento para se valorizar as virtudes e o carater de seu par.

PROFESSORAS DA MIGUEL FAZEM ORAÇÕES E SIMPATIA PARA SANTO ANTÔNIO, O SANTO CASAMENTEIRO


As professoras: Giselma, Edriane, Nádje, Elisangela, Wanderly, Cicinha, Ocione ,Claudineide e Maridelma já começaram a abusar o pobre Santo Antônio, na ansiedade de saberem se vão casar, quando e com quem. A Professora Giselma foi mais longe colocando a imagem do santo jogada de cabeça prá baixo em um copo d´água, tirou a criança dos seus braços e todo tipo de maldade para aporrinha-lo e obriga-lo a trazer o marido para a inquieta solteira.


O blog se solidariza com as aperriadas professoras, contribuindo com uma simpatia que é 100% de certeza de casório.



SIMPATIA



Pegue uma fita vermelha e use-a no sutiã, entre os seios, por sete dias. Após este prazo, coloque-a dentro de um envelope, lacre-o e coloque-o no altar de Santo Antônio. Reze ao santo pedindo que realize seu desejo. Depois, acenda uma vela de sete dias.



Quem deseja descobrir o nome do futuro companheiro deve comprar um facão e, à meia-noite do dia 12 de junho, cravá-lo numa bananeira. O líquido que escorrer da planta deve formar a letra do futuro amor.



2 – Uma das mais antigas tradições diz que, para descobrir o futuro companheiro, é preciso escrever os nomes dos candidatos em vários papéis. Um deles deve ser deixado em branco. À meia-noite do dia 12 de junho, eles devem ser colocados em cima de um prato com água, que passará a madrugada ao relento. No dia seguinte, o que estiver mais aberto indicará o escolhido



3 – Aqueles que têm pressa em arranjar um namorado devem comprar uma pequena imagemdo santo. E para agilizar a conquista do pedido, fazer dois procedimentos: tirar o Menino Jesus do colo do religioso, dizendo que só devolverá quando conseguir um namorado, ou ainda, virar o Santo Antônio de cabeça para baixo.


4 – O mais afoito tem ainda outro recurso. Deve ir a um casamento e dar de presente aos noivos uma imagem de Santo Antônio, sem o Menino Jesus. Depois, pedir no altar para se casar com alguém, especial ou não. Assim que a graça for alcançada, deve retornar à igreja e lá depositar a imagem do Menino Jesus.


5 – Os que já estão acompanhados, mas ainda não subiram no altar, também possuem práticas específicas. A pessoa deve amarrar um fio de cabelo seu ao do namorado. Eles devem ser colocados aos pés do santo, que, logo, logo, resolve a questão


6 – À meia-noite do dia 12 de junho, quebre um ovo dentro de um copo com água e o coloque no sereno. No dia seguinte, interprete o desenho que se formou. Se aparecer algo semelhante a um vestido de noiva, véu ou grinalda, o casamento está próximo.


7 – Para a pessoa saber se o futuro companheiro será jovem ou mais velho, é preciso arranjar um ramo de pimenteira. De olhos fechados, ela deve pegar uma das pimenteiras. Se a escolhida for verde, ele será jovem. Caso contrário, o casamento acontecerá com alguém de idade avançada.



8 – A tradição popular acredita que há uma forma especial de fazer as pazes entre casais brigados. Para isso, é preciso um cravo e uma rosa. Os talos devem ser amarrados juntos com uma fita verde, na qual serão dados 13 nós. Durante o procedimento, o devoto deve pensar que Santo Antônio vai uni-los outra vez.


9 – Para descobrir se falta muitos anos para a grande data, na véspera do dia 13 de junho, à meia-noite, amarre uma aliança – que pode ser de qualquer parente – numa linha ou num fio. Coloque um copo sobre a mesa e segure o fio de modo que a aliança esteja dentro do copo. Pergunte, então, quantos anos faltam para o casório. O número de batidas informa quantos anos ainda restam para o Dia D.



O blog deseja a todas muita boa sorte

Ministro aponta redução na diferença salarial com outras carreiras


Terça-feira, 09 de junho de 2009 - 11:52

São Paulo — O ministro da Educação, Fernando Haddad, revelou que a diferença salarial entre professores com curso superior, completo ou incompleto, em relação à média salarial das demais profissões com igual formação caiu de 86% para 61% entre 2003 e 2007. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) foram citados por Haddad na segunda-feira, dia 8, na capital paulista, em debate promovido pelo jornal O Estado de S. Paulo. O secretário estadual de educação, Paulo Renato Souza, participou das discussões, que tiveram a formação do professor como tema central.



Segundo Haddad, o salário do magistério sofre alterações positivas desde 2007, consideradas duas políticas — a de aumento das transferências de recursos da União a estados e municípios, com a criação do Fundo da Educação Básica (Fundeb), e a do piso nacional de salários, vigente desde janeiro deste ano. Para o ministro, o impacto do piso, que será integralizado em 2010, e a parcela maior de participação da União no Fundeb vão acelerar o ritmo de redução da diferença salarial de professores com as demais carreiras. Ele estima que em 2014 ou 2015 a diferença seja zerada. O Plano Nacional de Formação do Professor, lançado em 28 de maio, é outro instrumento de valorização do magistério.



Além da formação, que é importante, disse Haddad, a remuneração é um incentivo à carreira do professor. Esse conjunto de políticas — formação, piso nacional e Fundeb — constitui, de acordo com o ministro, a base que vai atrair talentos para o magistério.


http://portal.mec.gov.br

12 de junho de 2009 Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil


O Dia contra o trabalho infantil é comemorado todos os anos, no dia 12 de junho. Em 2009, a data também marcará o décimo aniversário da adoção da simbólica Convenção nº 182 da OIT, que trata da proibição das piores formas de trabalho infantil. Esse ano, ao mesmo tempo em que se celebrará os progressos alcançados nos últimos dez anos, o dia 12 de junho, mais uma vez, colocará em relevo os desafios que ainda restam, enfatizando o papel fundamental da educação na solução do problema, bem como, a exploração de meninas no trabalho infantil.



No BrasilCom Educação nossas crianças aprendem a escrever um novo presente, sem trabalho infantil.



No Brasil ainda existem milhões de crianças e adolescentes que trabalham e que são privados de direitos básicos como educação, saúde, lazer e liberdades individuais. Muitas, ainda, estão expostas as às piores formas de trabalho infantil, sendo envolvidas em atividades que prejudicam de forma irreversível, seus desenvolvimentos físico, psicológico e emocional plenos.



A OIT, desde 2002, com o intuito de mobilizar a sociedade e os estados para esse grave problema, incentiva a comemoração do Dia 12 de Junho, como o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.



No Brasil, contando com o fundamental apoio do Estado Brasileiro e da grande mobilização da Sociedade Civil, liderada pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), o dia se tornou uma data Nacional, por força da Lei nº 11.542, de 12 de novembro de 2007, que institui o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil.



Ao longo dos últimos anos, a data tem ganhado importância e o reconhecimento da sociedade Brasileira. Constitui-se, portanto, como um momento de sensibilização, mobilização e potencialização dos esforços empreendidos no combate e prevenção do trabalho infantil no Brasil.



Nesse contexto, há no Brasil e no mundo, o entendimento internacional comum de que a Educação é o caminho para o fim do trabalho infantil. O acesso a uma educação integral e de qualidade é a resposta direta e adequada para encerrar esse ciclo perverso que afeta milhões de crianças e adolescentes brasileiros.



A campanha desse ano, sob a égide da Educação como direito fundamental, adotou o tema: Com Educação nossas crianças aprendem a escrever um novo presente, sem trabalho infantil. Em todo o país, milhares de pessoas e instituições se unem no intuito de fortalecer a mensagem central de combate ao trabalho infantil pela promoção da Educação.



Propõe-se, mais uma vez, que entes Governamentais, Organizações de Trabalhadores e de Empregadores e Sociedade Civil assumam o compromisso de combater o trabalho infantil, no marco do dia 12 de junho de 2009.


Toda criança e adolescente tem o direito de estudar. Nós temos o dever de trabalhar por isso No MundoDia Mundial contra o trabalho infantil 2009: As meninas e o trabalho infantil

CORPUS CHRISTI

scrapbook digital no orkut

PROFESSORAS DESTAQUES




O blog inova mais uma vez, em comemoração a nossa emancipação politica, escolhe em dose dupla a professora Destaque,são elas a Professora Aldenize e a Professora Elisangela, juntas são o leme pedagógico da Miguel, analisam, discutem e tomam decisões em conjunto, essas decisões têm mudado de forma significativa o processo de ensino aprendizagem da Miguel, elas realmente se completam, o que torna o ambiente muito harmonioso. Sendo assim a escola Miguel Matias (E.M.M.), tem o prazer de conceder a essas duas profissionais o SELO DE PROFESSORA DESTAQUE.

BAÚ DA MIGUEL

















Viajamos mais uma vez no tempo, o momento que as imagens acima registram é 8 de Junho de 1989. Todos nós que fazemos educação sabemos que esses momentos ficam guardados com muito carinho principalmente pelas crianças, tudo isso passa a fazer parte da nossa história.

OBS.: A Escola aproveita o momento para agradecer a todos que contribuem com a nossa instituição, não poderíamos deixar de citar os nomes dos nossos maiores incentivadores, Nádja, jadilson, Alan, Meire, Izabel e a todos que fazem a secretaria de educação.

DESFILE EM COMEMORAÇÃO A EMANCIPAÇÃO POLITICA DE CAMPO ALEGRE


 
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