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EQUIPE LOCAL DO PAR E TÉCNICA DO MEC AVALIAM AÇÕES NO MUNICÍPIO



Nos dias 05 e 06 de outubro, nas dependências da Secretaria Municipal de Educação, reuniram-se a técnica do MEC, Maria Josineide Granja Vasconcelos, a Secretária de Educação Nádja Azevedo e os membros da equipe local de elaboração, execução e monitoramento do Plano de Ações Articuladas (PAR), documento que estabelece metas e ações a serem desenvolvidas no município de Campo Alegre, visando promover a melhoria da qualidade da Educação Básica, numa parceria de responsabilidades entre o Ministério da Educação e o Município. O principal objetivo do PAR é contribuir para o desenvolvimento de aprendizagens, habilidades e competências, atitudes e valores necessários à formação do aluno, concentrando-se na melhoria gradativa dos resultados educacionais e tendo o aluno como centro de todas as decisões. Com os resultados do Indice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que aponta as escolas municipais atingindo as metas estabelecidas para o ano de 2017, a equipe local não tem dúvidas dos grandes resultados das ações do PAR em Campo Alegre, ciente de que na educação é sempre necessário avançar mais. A Secretaria Municipal de Educação prevê o último monitoramento do PAR ainda para este mês, preparando-se para a reformulação do mesmo no ano de 2011, onde novas ações serão implementadas e metas definidas.

CRECHES MUNICIPAIS RECEBEM BRINQUEDOS TORNANDO-SE MAIS ATRATIVAS PARA AS CRIANÇAS




Na última semana, as Creches Prof. Jaci Vieira da Costa, localizada na Zona Urbana de Campo Alegre, e Cícera Marinho de Melo, localizada no Distrito de Luziápolis, receberam da Secretaria Municipal de Educação mais alguns brinquedos infantis, desta vez armados no pátio das referidas Creches, tornando o ambiente mais atrativo para as crianças e melhorando as condições de trabalho dos profissionais que atuam nas referidas instituições de ensino. " Existem pesquisas que indicam a importância da merenda escolar e dos brinquedos na vida das crianças e pretendemos também tornar mais atrativas todas as escolas de Educação Infantil do município. Não podemos pensar em melhorar uma sociedade, sem pensarmos e priorizarmos nossas crianças", afirmou a Secretária de Educação Nádja Azevedo. l

IMAGENS DA ABERTURA DOS JOGOS INTERNOS DA ESCOLA MIGUEL MATIAS





































DIA DA CRIANÇA / DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA



Recados Para Orkut


O Dia Mundial da Criança, oficialmente, é 20 de novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança. Porém, a data efetiva de comemoração varia de país para país.

No Brasil, o Dia da Criança é comemorado juntamente com o dia de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro, que é um feriado. O Dia da Criança no Brasil foi criado na década de 1920, por proposta do deputado federal Galdino do Valle Filho. A Câmara aprovou a idéia e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, através do decreto nº 4867 de 5 de novembro de 1924. Mas somente em 1960, quando a empresa Estrela decidiu fazer uma promoção em conjunto com a Johnson & Johnson, para aumentar suas vendas, lançando a "Semana do Bebê Robusto", é que a data passou a ser comemorada. Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança para aumentar as vendas de brinquedos.

NESSE DIA ESPECIAL CANTE, PULE, DANCE, BRINQUE, SORRIA, FAÇA TUDO QUE TIVER VONTADE... VAMOS SOLTAR A CRIANÇA QUE EXISTE DENTRO DE NÓS... SEM ESQUECER DE TAMBÉM CELEBRAR O DIA DE NOSSA SENHORA DE APARECIDA, A PADROEIRA DO NOSSO BRASIL... QUE NOS ILUMINE SEMPRE PARA MELHORAR O NOSSO PAÍS E TIRAR DAS MÃOS DOS MAUS POLÍTICOS E DOS APROVEITADORES.


DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA




No dia 12 de outubro, comemoram-se três datas, embora poucos lembrem-se de
todas elas: Nossa Senhora Aparecida, padroeira oficial do Brasil, o Dia das Crianças e o Descobrimento da América. Nosso feriado nacional, no entanto, deve-se somente à primeira data, e, embora a devoção à santa remonte aos idos do século XVIII, só foi decretado em 1980.

Há duas fontes sobre o achado da imagem, que se encontram no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida e no Arquivo Romano da Companhia de Jesus, em Roma.

Segundo estas fontes, em 1717 os pescadores Domingos Martins García, João Alves e Filipe Pedroso pescavam no rio Paraíba, na época chamado de rio Itaguaçu. Ou melhor, tentavam pescar, pois toda vez que jogavam a rede, ela voltava vazia, até que lhes trouxe a imagem de uma santa, sem a cabeça. Jogando a rede uma vez mais, um pouco abaixo do ponto onde haviam pescado a santa, pescaram, desta vez, a cabeça que faltava à imagem e as redes, até então vazias, passaram a voltar ao barco repletas de peixes. Esse é considerado o primeiro milagre da santa. Eles limparam a imagem apanhada no rio e notaram que se tratava da imagem de Nossa Senhora da Conceição, de cor escura.

Durante os próximos 15 anos, a imagem permaneceu com a família de Felipe
Pedroso, um dos pescadores, e passou a ser alvo das orações de toda a comunidade. A devoção cresceu à medida que a fama dos milagres realizados pela santa se espalhava. A família construiu um oratório, que, logo constatou-se, era pequeno para abrigar os fiéis que chegavam em número cada vez maior. Em meados de 1734, o vigário de Guaratinguetá mandou construir uma capela no alto do Morro dos Coqueiros para abrigar a imagem da santa e receber seus fiéis. A imagem passou a ser chamada de Aparecida e deu origem à cidade de mesmo nome.

Em 1834 iniciou-se a construção da igreja que hoje é conhecida como Basílica Velha. Em 06 de novembro de 1888, a princesa Isabel visitou pela segunda vez a basílica e deixou para a santa uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, juntamente com o manto azul. Em 8 de setembro de 1904 foi realizada a solene coroação da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e, em 1930, o papa Pio XI decreta-a padroeira do Brasil, declaração esta reafirmada, em 1931, pelo presidente Getúlio Vargas.

A construção da atual Basílica iniciou-se em 1946, com projeto assinado pelo
Engenheiro Benedito Calixto de Jesus. A inauguração aconteceu em 1967, por ocasião da comemoração do 250.º Aniversário do encontro milagroso da imagem,
ainda com o templo inacabado. O Papa Paulo VI ofertou à santa uma rosa de ouro, símbolo de amor e confiança pelas inúmeras bênçãos e graças por ela concedidas. A partir de 1950 já se pensava na construção de um novo templo mariano devido ao crescente número de romarias. O majestoso templo foi consagrado pelo Papa, após mais de vinte e cinco anos de construção, no dia 4 de julho de 1980, na primeira visita de João Paulo II ao Brasil.

A data comemorativa à Nossa Senhora Aparecida (aniversário do aparecimento
da imagem no Rio) foi fixada pela Santa Sé em 1954, como sendo 12 de outubro, embora as informações sobre tal data sejam controversas. É nesta época do ano que a Basílica registra a presença de uma multidão incontável de fiéis, embora eles marquem presença notável durante todo ano.

A imagem encontrada e até hoje reverenciada é de terracota e mede 40 cm de
altura. A cor original foi certamente afetada pelo tempo em que a imagem esteve mergulhada na água do rio, bem como pela fumaça das velas e dos candeeiros que durante tantos anos foram os símbolos da devoção dos fiéis à santa. Em 1978, após o atentado que a reduziu a quase 200 pedaços, ela foi reconstituída pela artista plástica Maria Helena Chartuni, na época, restauradora do Museu de Arte de São Paulo. Peritos afirmam que ela foi moldada com argila da região, pelo monge beneditino Frei Agostinho de Jesus, embora esta autoria seja de difícil comprovação.

Seja qual for a autoria da imagem ou a história de sua origem, a esta altura ela pouco importa, pois as graças alcançadas por seu intermédio têm trazido esperança e alento a um sem número de pessoas. Se quiser saber mais detalhes sobre a Basílica e sua programação, visite o site www.santuarionacional.com.br, no qual também é possível acender uma vela virtual. E já que a fé, assim como a internet, não conhece fronteiras, eu já acendi a minha, por um mais paz e igualdade no mundo. Acenda a sua e que
Nossa Senhora Aparecida nos ouça e ilumine o mundo, que está precisando tanto de cuidados.


Além da farta pescaria, muitos outros milagres são atribuídos à Nossa Senhora Aparecida. Veja alguns abaixo:

A libertação do escravo Zacarias
O escravo Zacarias havia fugido de uma fazenda no Paraná e acabou sendo
capturado no Vale do Paraíba. Foi caçado e capturado por um famoso capitão
do mato e, ao ser levado de volta, preso por correntes nos pulsos e nos pés,
e como passassem perto da capela da Santa, pediu permissão para rezar diante
da imagem. Rezou com tanta devoção que as correntes milagrosamente se
romperam, deixando-o livre. Diante do ocorrido, seu senhor acabou por
libertá-lo.

O cavaleiro ateu
Um cavaleiro que passava por Aparecida, vendo a fé dos romeiros, zombou
deles e tentou entrar na igreja a cavalo para destruir a imagem da santa. Na
tentativa, as patas do cavalo ficaram presas na escadaria da igreja. Até
hoje pode-se ver a marca de uma das ferraduras em uma pedra, na sala dos
milagres da Basílica Nova.

A cura da menina cega
Uma menina cega, ao aproximar-se, com a mãe, da Basílica, olhou em direção a
ela e, de repente, exclamou "Mãe, como aquela igreja é bonita." Estava
enxergando, perfeitamente curada.

Baseado no artigo de Márcia Busanello
Fonte: site Ao Mestre Com Carinho - www.aomestrecomcarinho.com.br

BAÚ DA MIGUEL

Conselho Tutelar realiza festa para a criançada


Para comemorar a semana da criança, o Conselho Tutelar de Campo Alegre, realizará nesta segunda-feira dia 11 um evento para a garotada. A festa acontecerá às 16 horas na praça central e contará com o show do Palhaço Teco Teco e sua turma.

As crianças participarão de várias brincadeiras e deverão estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Campo Alegre e de várias secretarias municipais.

Realização: Conselho Tutelar dos direitos da criança e do adolescente.

COMUNICADO IMPORTANTE DO CONSELHO TUTELAR


Os Conselhos Tutelares, previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990), são criados por lei para garantir que, nos municípios, a política de atendimento à população infanto-juvenil vai ser cumprida. Estes órgãos devem ser procurados pela população em caso de suspeita ou denúncia de violação dos direitos de crianças e adolescentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

É fundamental que a sociedade conheça o funcionamento dos Conselhos Tutelares e saiba que são órgãos que estão à disposição da população para serem acionados sempre que alguma violação de direitos for cometida. Sofrer alguma agressão física ou moral, ser vítima de abuso ou exploração sexual, ser submetido ao trabalho infantil, estar fora da escola por falta de vagas ou ainda não ter acesso à rede básica de saúde, são alguns exemplos de violações de direitos infanto-juvenis que devem ser levadas ao conhecimento dos conselheiros tutelares de sua cidade. Vale destacar que as denúncias podem ser feitas pessoalmente, por escrito ou mesmo por telefone, não sendo necessário que a pessoa se identifique.

Faça a sua parte!
Disque 100 ou
Conselho Tutelar de Campo Alegre 3275-1285 /99270963
Por Conselho Tutelar dos direitos da criança e do adolescente.

Jogos Internos 2010 da Escola Miguel Matias

“Toda criança tem o direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada.

Ela passa uma grande parte do tempo na escola, que por sua vez desempenha sua função social proporcionando a criança um ambiente feliz, acolhedor e amável”.


Pensando assim, a Escola Miguel Matias irá promover na semana da criança, atividades variadas e interessantes, visando dar a criança oportunidade de lazer e sociabilidade educativa, valorização e estimular a auto-estima, evidenciar direitos e deveres, através de jogos e brincadeiras educativas.


Programa libera recursos para escolas

ecursos de R$ 151,2 milhões estão à disposição de caixas escolares, conselhos escolares ou similares das unidades de ensino públicas cadastradas no Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Também foram liberados R$ 5,8 milhões do programa Brasil Alfabetizado a municípios de 18 estados.

Dos repasses referentes ao PDDE, R$ 72,9 milhões foram destinados a conselhos escolares ou associações de pais e mestres; R$ 65,4 milhões, a escolas vinculadas ao Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola); R$ 12,8 milhões, a instituições que oferecem educação integral.

Criado em 1995, o PDDE teve a área de atuação ampliada ao longo dos últimos 15 anos. Até 2008, contemplava escolas públicas de ensino fundamental. Com a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, passou a atender toda a educação básica. Além de liberar recursos para manutenção da infraestrutura das escolas públicas, o programa promove a acessibilidade para estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida; financia a educação integral, o funcionamento das escolas nos fins de semana, com a oferta de atividades educativas e recreativas; e a reforma e a construção de coberturas de quadras esportivas em escolas participantes do programa Mais Educação.

O Brasil Alfabetizado é um programa do Ministério da Educação desenvolvido em parceria com estados e municípios em todo o território nacional. Têm atendimento prioritário 1.928 municípios que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%.

Os repasses de recursos do PDDE e do Brasil Alfabetizado são feitos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Os valores podem ser conferidos detalhadamente na página eletrônica do fundo:
http://www.fnde.gov.br/pls/simad/internet_fnde.liberacoes_01_pc?p_ano=2010&p_programa=02&p_uf=AL&p_municipio=120170

Blogs e aulas interativas incentivam participação dos alunos nas atividades escolares

Aulas de Informática Educativa se tornam mais prazerosas com a participação dos alunos em blogs educativos.


A inclusão de recursos digitais em salas de aula ajuda a aumentar a comunicação entre estudantes e professores. Projetos desenvolvidos por meio de blogs e aulas interativas incentivam a maior participação dos alunos nas atividades escolares e proporcionam benefícios na aprendizagem.

Os alunos do Laboratório de Informática Educativa da Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias foram motivados a participarem do blog site da escola sempre que tiverem conectados a internet, como complemento de atividade daquele ambiente educacional.
Sobre a orientação do professor Antonio Matias (Responsável pelo Laboratório de Informática Educativa), os mesmos realizarão tais atividades tanto na escola quanto fora dela (para aqueles que têm acesso em casa, lan houses, etc.).
Os critérios de avaliação usados pelo professor serão: a participação do aluno no mural de recados, nos comentários das postagens, entre outras sugestões ou críticas que os mesmos poderão fazer enviando para o próprio blog ou para endereços eletrônicos lá divulgados. “Essas avaliações servirão como incentivo para leitura, além de estímulos para a prática em ferramentas tecnológicas,... aplicadas por tempo indeterminado, uma vez que, tal participação servirá como fonte de conhecimento e aprendizagem para cada um deles. Portanto, colegas educadores e interessados; antes de fazer seu próprio blog, vale a pena consultar as realizações de algumas pessoas comuns ou dos mais variados profissionais. Uma boa dica você encontrará no meu Blog Site: www.amspeu.blogspot.com. Faça uma busca livre pela Internet para descobrir o que se faz nos blogs pelo mundo afora e (re)invente o seu!”. Explicou o professor.

Para você Educador! - Aulas dinâmicas para discutir a sustentabilidade.

Diversas reportagens publicadas no Planeta Sustentável foram selecionadas pela revista Nova Escola como temas de aulas dinâmicas para discutir a sustentabilidade.

Confira algumas dessas aulas clicando aqui: http://planetasustentavel.abril.com.br/planosdeaula/

Inep envia cartões de locais de prova do Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) começou a enviar aos candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) os cartões de confirmação com os locais de prova. Os documentos devem chegar às residências dos participantes até o dia 25 deste mês.

Segundo a Agência Brasil, também será disponibilizado um sistema online de consulta aos locais de prova, mas ainda não há previsão de quando ele entrará no ar. São esperados 4,6 milhões de candidatos para a aplicação do Enem nos dias 6 e 7 de novembro.

O exame terá 180 questões de múltipla escolha e uma redação. No primeiro dia (sábado, 6 de novembro), as provas serão de ciências da natureza e humanas, cada uma com 45 questões. No domingo (7), os candidatos serão avaliados em matemática e linguagens, cada uma com 45 questões, além da redação.

Estado que sofre maior discriminação digital é Alagoas, revela índice


Entre os Estados brasileiros, São Paulo é o que possui menor desigualdade digital no País, enquanto Alagoas é o que apresenta a maior diferença, revela o Índice de Discriminação Digital (IDD), baseado nos dados da última Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (PNAD) do IBGE, de 2005.
O índice, elaborado pela Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana (RITLA), junto ao Instituto Sangari e o Ministério da Educação, apresenta o quadro de exclusão digital do Brasil. Foi considerada a população com dez anos de idade ou mais.
No período analisado, a média nacional do uso da internet em qualquer local ficou em 21,1%. Contudo, foi notável a desigualdade no Maranhão e em Alagoas, com 7,7% e 7,6% de uso, respectivamente – enquanto o Distrito Federal possuía 41,1% da população conectada.
Já o acesso à web em domicílio correspondia a 14,7% da população total. Contudo, apenas 2,1% acessaram a rede em casa no Maranhão, e 4,5% em Alagoas. Já no Distrito Federal, o total subiu para 31,1%.
De acordo com a renda familiar per capita, apenas 5,7% dos 40% da população mais pobre do País tinham acesso à internet. Enquanto isso, 58,7% dos 10% da população mais rica tinha contato com a rede – 930% a mais.
Quanto à desigualdade racial, 28,3% da população branca utilizou a rede no período, diferença de 110% em relação aos negros – apenas 13,3% acessaram a web.
Em relação à democratização do acesso, os números mostram que 2,1% dos brsileiros freqüentaram algum centro de acesso gratuito à internet, sendo que 0,9% das pessoas com menor renda utilizaram estes espaços e 4,5% da parcela mais rica faz o mesmo.
Fonte: IDG Now

 
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