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ALUNOS DA MIGUEL VISITAM A TV GAZETA DE ALAGOAS






Na tarde desta terça-feira 22, alunos do 5º ano da professora Cícera Santiago, estiveram nos estudios da tv Gazeta, a visita faz parte da culminância do "Projeto Reporter Juvenil".




Na tv gazeta puderam vê de forma concreta como é a rotina da maior rede de informação de Alagoas, alunos e professores que acompanharam a turma visualizaram como funciona um jornal e sua divisão de cadernos, classificados, matérias, fotos e tudo que compõe um jornal completo.



Também foi visto como funciona a Rádio FM e os bastidores do AL tv, das organizações Arnon de Melo.



Os alunos ficaram atentos à explicação dos funcionários da Gazeta de Alagoas Sami e Fernando Collor filho , que mostraram passo a passo todo o cotidiano da empresa.A coordenadora Elisangela ressaltou que a visita foi válida. “O alunos ficaram impressionados com o trabalho realizado na redação, na gráfica e nos demais setores visitados. Confeccionar um jornal, segundo a turma, é tarefa árdua, mas é nítido o envolvimento de todo o grupo".

PROFESSORA DESTAQUE




A escolhida como destaque é a professora Janecleide, dona de um humor fora de série, contagia suas aulas com muita alegria, dedicada e exigente , tem mostrado com perfeição a arte de ensinar, sendo assim a escola Miguel Matias (E.M.M.), tem o prazer de lhe conceder o SELO DE PROFESSORA DESTAQUE.

BAÚ DA MIGUEL

Mais uma relíquia do Baú, nossa funcionária Roselma Duarte ( Zelma) e a nossa eterna professora Damiana, hoje Diretora da Escola José Correia.




A imagem mostra parte do antigo prédio da Miguel, pela decoração na parede, provavelmente no período natalino, não foi possível datar a foto.



OBS.: Ajude o Baú, envie suas fotos na escola Miguel Matias, se preferir envie dos amigos, aceitamos até do cunhado para o endereço abaixo.

DRº MÁRIO JORGE E O AGENTE CLEBER VISITAM A MIGUEL















Nesta segunda -feira 21, a escola Miguel Matias recebeu a visita do atual delegado de Campo Alegre Drº Mário Jorge e do agente da polícia civil Cleber, ambos puderam acompanhar as atividades rotineiras da escola.

O delegado se mostrou muito sensível aos problemas sociais, tendo esse se disponibilizado à desenvolver projetos em parceria com as escolas, que levem as nossas crianças e jovens a oportunidade de conhecer os malifícios das drogas e de outros problemas da sociedade atual.



Segundo o delegado do município, o aumento da violência tem que ser combatido não só com ações policiais e sim com à implantação de vários programas voltados à assistência social, como palestras de prevenção às drogas nas escolas. E acima de tudo as escolas têm que ofertarem, atividades extras onde o alunado fique salvo dos riscos sociais.





Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos.

Pitágoras

MIGUEL SOFRE E ARRANCA O EMPATE NOS ÚLTIMOS MINUTOS






Com muita vontade em campo, os dois times começaram a partida querendo mostrar serviço, mas com excesso de força . Depois de muita luta, o futebol apareceu. Aos dez minutos, Luciano recebe a bola do goleiro e ajeita de calcanhar para Jal que com muita categoria acerta o canto direito do goleiro Boi, golaço, 1 para a Miguel.


A partida era equilibrada, com os times tentando explorar as laterais . O primeiro tempo termina com a vantagem de um gol para o time da casa.


Começa o segundo tempo e a pressão do time adversário é enorme, levando o goleiro Tiago a fazer defesas incriveis, sendo um dos destaques da Miguel. Os donos da casa mais uma vez vacilaram na marcação e permitiu que Cícero sem ângulo fizesse o primeiro gol para a seleção das Secretarias, o gol ainda contou com uma enorme colaboração do goleiro Tiago.


Não demorou muito para o time das Secretarias virar o jogo , o que infelizmente , vem se tornando rotina para o time da Miguel.


Faltando poucos minutos para o apito do árbitro Negão Edilson da Silva, a bola sobra para o craque do jogo Jal que não perdoa e empata o jogo.


O time das secretarias ainda deperdiçou um penalti, defendido pelo o goleiro Tiago.


Miguel Matias 2 x 2 Seleção das Secretarias

Protesto paralisa Educação em Alagoas contra corte no Fundeb


Categoria ainda deve discutir o fim da greve na rede estadual


Professores e trabalhadores da Educação em Alagoas fazem hoje um protesto contra os cortes no Fundo de Educação Básica, o Fundeb. A concentração da categoria acontece, neste momento, no Clube Fênix Alagoano, no Centro, onde também vão ser discutidos outros assuntos, como o fim da greve na rede estadual de ensino.

De acordo com a presidente do Sinteal, Girlene Lázaro, a redução do valor do custo-aluno foi de R$ 1.350,09 para R$ 1.221,34, o que pode cortar recursos para garantir as condições das escolas, além de prejudicar também as reivindicações de reajuste salarial feitas pela categoria.

Girlene Lázaro disse que os professores vão procurar o Governo Federal para impedir os cortes e ainda hoje vão fazer uma caminhada, até o Palácio República dos Palmares, no Centro, para protestar contra a medida.

No Palácio, a categoria ainda vai tentar agendar uma reunião com o governador Teotonio Vilela Filho. A última reunião que os professores e trabalhadores da Educação tiveram com o governador foi no dia 15 de julho e a categoria acredita que é possível firmar um acordo para acabar com a greve.

Também hoje, a categoria deve decidir se mantem a greve ou ainda toma outra posição - de fazer mobilizações periódicas. Os professores também querem discutir se vão apoiar a luta pelo piso nacional da categoria, de R$ 1.132.



http://www.tudonahora.com.br/noticia.php?noticia=64599

Educação de jovens e adultos terá livros didáticos


ASCOM-FNDE (Brasília, 17.9.09) - O Diário Oficial da União publicou hoje, 17, a Resolução nº 51 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que cria o Programa Nacional do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos (PNLD EJA). A partir de 2011, o governo federal vai distribuir obras didáticas voltadas especificamente a estes estudantes para todas as escolas públicas e entidades parceiras do programa Brasil Alfabetizado com turmas de ensino fundamental na educação de jovens e adultos.

A iniciativa vai beneficiar 5,4 milhões de alunos. Até agora, eles só recebiam livros de alfabetização. Um edital detalhado, com as normas e os prazos para as editoras inscreverem seus livros para avaliação e seleção do Ministério da Educação, será divulgado amanhã na Internet, em www.fnde.gov.br. A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC será responsável pela avaliação dos títulos, que devem atender critérios estabelecidos pelo edital.

Segundo o diretor de ações educacionais do FNDE, Rafael Torino, a maior abrangência do PNLD EJA – que fornecerá livros didáticos para todo o ensino fundamental – fará com que o Programa Nacional do Livro Didático para a Alfabetização de Jovens e Adultos seja extinto no ano que vem. “As editoras que tiverem obras de alfabetização inscritas no PNLA 2010 poderão migrar para a categoria de alfabetização do PNLD EJA, aproveitando os mesmos livros”, explica o diretor.

As disciplinas das turmas de alfabetização contempladas serão letramento e alfabetização linguística e alfabetização matemática. Já os jovens e adultos matriculados no 1º ao 5º ano do ensino fundamental receberão livros de língua portuguesa, matemática, ciências, artes, história e geografia. Além dessas matérias, os estudantes do 6º ao 9º ano ganharão uma obra de língua estrangeira (inglês ou espanhol). Todos os livros serão consumíveis e não deverão ser devolvidos ao final do período letivo.

Para participar do novo programa de distribuição de livros didáticos, as secretarias estaduais e municipais de educação e as entidades parceiras do programa Brasil Alfabetizado devem preencher o termo de adesão, que estará disponível no portal do MEC na Internet. Outra exigência é que as escolas públicas que ofereçam educação de jovens e adultos estejam cadastradas no censo escolar realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Já as entidades parceiras precisam manter atualizado o cadastro no sistema do programa Brasil Alfabetizado.


Assessoria de Comunicação Social

Educadores se reúnem em frente ao STF




Cerca de mil manifestantes pediram agilidade no julgamento do mérito da ADI 4167

Por volta das 14h desta quarta-feira (16), cerca de mil profissionais da educação, com representantes dos quatro cantos do País, se reuniram em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. A intenção do ato foi pedir agilidade aos ministros no julgamento do mérito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4167), para garantir, conforme prevê a Lei 11.738, os efeitos integrais do piso salarial, a partir de 1º de janeiro de 2010. Este foi o segundo ato público do ano promovido pela CNTE em frente ao STF.





“Esta ação permite que cada município interprete a lei como é melhor para ele, não existindo um piso igual em todos os estados”, explica Roberto Leão, presidente da CNTE. “Dessa forma o piso é nivelado em teto”, lamenta. Além disso, o Supremo suspendeu uma série de ganhos importantes, como a questão da hora-atividade, período em que o educador teria mais tempo para se atualizar.

Leão frisou a importância da visita dos educadores aos gabinetes dos ministros para garantir voto unânime no julgamento. E adiantou: “Teremos audiência com o ministro Gilmar Mendes no próximo dia 22”.

Camiseta do piso nos “Candangos”

Durante o protesto na Praça dos Três Poderes os manifestantes vestiram o Monumento dos “Candangos”, um dos símbolos da capital federal, com uma camiseta do Dia Nacional de Luta de quatro metros de altura. O céu de Brasília foi colorido com dois mil balões alaranjados e pretos, soltos durante o ato público.

“Os professores se mobilizaram no Brasil todo. Foi um dia muito importante porque os trabalhadores em educação mostraram que estão firmes e decididos a lutar pelos seus direitos”, elogiou Leão. “Esta luta é de toda a população brasileira, que tem o direito de ter uma escola pública de qualidade. E isto só acontecerá com professores valorizados”, concluiu.



CNTE, 16/9/2009

18 DE SETEMBRO, PARALISAÇÃO DE TODA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ALAGOAS


Paralisação em toda Rede Municipal de Ensino de Alagoas, no dia 18.09.2009, como forma de mobilizar e protestar em relação à redução do custo aluno que resultou na queda de 116,9 milhões nos recursos do FUNDEB destinados a Alagoas.Contamos com a adesão de todos a este movimento, para o fortalecimento da Educação Pública Municipal do nosso Estado.



Sentindo o caos que atravessa as prefeituras nesse últimos meses, sobretudo no que se refere as sucessivas quedas dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), crise que também atingiu ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); a presidente da Undime/AL (União dos Dirigentes Municipais da Educação), Rosa Melo, garantiu a sua participação hoje à tarde, no Hotel Hitz Lagoa da Anta, na grande mobilização dos prefeitos junto com a bancada federal de Alagoas, no sentido de buscar uma solução política para o problema.

Rosa Melo aponta um cenário difícil para a educação básica em Alagoas; sobretudo depois que praticamente todos os prefeitos concederam recentemente um reajuste para os professores e que posteriormente sofreram um impacto de cerca de 10% de perdas no repasse do Fundeb.

“Até então os cálculos para os reajustes dos professores teriam sido em cima do valor repassado por aluno na ordem de R$ 1.350, 09, firmado pelo Governo Federal através da Portaria Interministerial Nº. 221 de 10/03/2009. Mas, em outra portaria, a 788/2009 publicada exatamente há um mês, o Ministério da Educação baixou esse valor para R$ 1.221, 34, ou seja, 9,53% a menos, o que significa uma perda de quase 102 milhões de reais em 2009”, disse Rosa, convicta que tão logo a situação será contornada para o bem de todos.

Segundo a AMA, desde que a crise se instalou e o governo federal isentou de impostos vários produtos, os municípios perderam quase R$ 43 milhões. Sem a segunda compensação financeira o déficit já é de R$ 21,39 milhões, dinheiro que falta e os prefeitos não têm de onde tirar. Só em agosto de 2009, as 102 prefeituras deixaram de receber R$ 14,56 milhões.



por AMA

16 DE SETEMBRO DIA DA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE ALAGOAS


Alagoas



Alagoas é uma das 27 unidades federativas do Brasil e está situado a leste da região Nordeste. Tem como limites: Pernambuco (N e NO); Sergipe (S); Bahia (SO); e oceano Atlântico (L). Ocupa uma área de 27.767 km², sendo ligeiramente maior que o Haiti. Sua capital é a cidade de Maceió.
É formado por 102 municípios e suas cidades mais populosas são Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Rio Largo, Penedo, União dos Palmares, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Coruripe e Campo Alegre.

Dia 16 - Emancipação Política do Estado de Alagoas

História de Alagoas AL



A região onde hoje se encontra o Estado de Alagoas foi invadida por franceses no início do século XVI, sendo retomada pelos portugueses em 1535, sob o comando de Duarte Coelho, donatário da capitania de Pernambuco, que organizou duas expedições e percorreu a área fundando alguns vilarejos, como o de Penedo. Também incentivou a plantação de cana-de-açúcar e a formação de engenhos. Em 1630, os holandeses invadiram Pernambuco e também ocuparam a região de Alagoas até 1645, quando os portugueses voltaram a conquistar o controle da região. Em 1706 Alagoas é elevada à condição de comarca, primeiro passo para o alcance de sua autonomia. Em torno de 1730 a comarca possuía cerca de 50 engenhos, 10 freguesias e razoável prosperidade. A emancipação política aconteceu em 1817, quando a comarca foi elevada à condição de capitania. Durante os períodos subseqüentes, várias sublevações contra os portugueses se sucederam em Alagoas. A Primeira Constituição do Estado foi assinada em 11 de junho de 1891, em meio a graves agitações políticas, que assinalaram o início da vida republicana.Em 1839 a sede do governo foi transferida da antiga cidade de Alagoas (hoje Marechal Deodoro) para Maceió.PalmaresAconteceu em Alagoas por volta de 1630, a maior revolta de escravos ocorrida no País, onde se organizou o famoso Quilombo dos Palmares, uma confederação de quilombos organizada sob a direção de Zumbi, o chefe guerreiro dos escravos revoltosos. Palmares chegou a ter população de 30 mil habitantes, distribuídos em várias aldeias, onde plantavam milho, feijão, mandioca, batata-doce, banana e cana-de-açúcar. Também criavam galinhas e suínos, conseguindo extrair um excedente de sua produção, que era negociado nos povoados vizinhos. A fartura de alimentos em Palmares foi um dos fatores fundamentais para a sua resistência aos ataques dos militares e brancos em geral, durante 65 anos. Foi destruído em 1694. Em 1695, Zumbi fugiu e foi morto, acabando assim o sonho de liberdade daqueles ex-escravos, que só viriam a conhecer a sua libertação oficial em 1888. Formação do NomeO nome Alagoas é derivado dos numerosos lagos que se comunicam uns com os outros e também com os diversos rios que banham a região.

Emancipação política


O povoamento do território alagoano se processou lentamente, mas admite-se que sua formação se originou de três grupamentos básicos: Penedo, Porto Calvo e Alagoas (atual Marechal Deodoro).A região foi invadida por franceses no início do século XVI, sendo retomada pelos portugueses em 1535, sob o comando de Duarte Coelho, donatário da capitania de Pernambuco, que organizou duas expedições e percorreu a área fundando alguns vilarejos, como o de Penedo. Também incentivou a plantação de cana-de-açúcar e a formação de engenhos. Em 1630, os holandeses invadiram Pernambuco e também ocuparam a região de Alagoas até 1645, quando os portugueses voltaram a conquistar o controle da região.Em 1706 Alagoas é elevada à condição de comarca, primeiro passo para o alcance de sua autonomia. Em torno de 1730 a comarca possuía cerca de 50 engenhos, 10 freguesias e razoável prosperidade. A emancipação política aconteceu em 1817, quando a comarca foi elevada à condição de capitania. Durante os períodos subseqüentes, várias sublevações contra os portugueses se sucederam em Alagoas. A Primeira Constituição do Estado foi assinada em 11 de junho de 1891, em meio a graves agitações políticas, que assinalaram o início da vida republicana.Em 1839 a sede do governo foi transferida da antiga cidade de Alagoas (hoje Marechal Deodoro) para Maceió.Aconteceu em Alagoas por volta de 1630, a maior revolta de escravos ocorrida no País, onde se organizou o famoso Quilombo dos Palmares, uma confederação de quilombos organizada sob a direção de Zumbi, o chefe guerreiro dos escravos revoltosos. Palmares chegou a ter população de 30 mil habitantes, distribuídos em várias aldeias, onde plantavam milho, feijão, mandioca, batata-doce, banana e cana-de-açúcar. Também criavam galinhas e suínos, conseguindo extrair um excedente de sua produção, que era negociado nos povoados vizinhos. A fartura de alimentos em Palmares foi um dos fatores fundamentais para a sua resistência aos ataques dos militares e brancos em geral, durante 65 anos. Foi destruído em 1694. Em 1695, Zumbi fugiu e foi morto, acabando assim o sonho de liberdade daqueles ex-escravos, que só viriam a conhecer a sua libertação oficial em 1888.

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO FALA SOBRE A REDUÇÃO DO VALOR CUSTO-ALUNO

O Blog cumprindo mais uma vez o seu papel de informar aqueles que se interessam pela educação de uma forma geral, entrou em contato com a Srª Secretária de Educação Nádja Azevedo, sobre a redução do valor custo-aluno.


A secretária relatou que muitos municípios não terão condições de honrarem a folha de pagamento, segundo ela alguns prefeitos usaram da fala na reunião e explicitaram que os gastos com folha de pagamento nos seus municípios ultrapassam os 100% .

"Gostaria também de acrescentar que para o prefeito e secretaria de educação de Campo Alegre o quadro é preocupante até porque diz respeito a vários municípios e existe um compromisso em melhorar sempre mais a qualidade da educação municipal mas que é hora para agir com muita cautela e bom senso, sem desespero, unindo-se a todos os municípios e acreditando na possibilidade de se reverter a atual situação que se instala".



Nádja Azevedo






A Secretária forneceu ao blog cópia do oficio da UNDIME enviado a todos os secretários de educação do estado de alagoas.




O blog aproveita o momento para agradecer a Secretária Nádja pelo o apoio e a confiança que deposita em todos que fazem a Escola Miguel Matias.





Srs (as) Secretários (as) de Educação,

Os prefeitos alagoanos estiveram reunidos, nesta segunda-feira, dia 14.09.2009, no Hotel Hitz Lagoa da Anta, com Secretários de Educação, deputados federais, estaduais, direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (SINTEAL) e da CUT, onde foi determinada uma paralisação em toda Rede Municipal de Ensino de Alagoas, no dia 18.09.2009, como forma de mobilizar e protestar em relação à redução do custo aluno que resultou na queda de 116,9 milhões nos recursos do FUNDEB destinados a Alagoas.
Contamos com a adesão de todos a este movimento, para o fortalecimento da Educação Pública Municipal do nosso Estado.

Segue abaixo, resumo da reunião.

Atenciosamente,

Rosa Maria Melo
Dirigente Municipal de Educação do Município de Boca da Mata/AL
Presidente da UNDIME/AL



Prefeitos lutam para reverter cortes na Educação.



O Governo Federal baixou a Portaria Interministerial de nº 221, em março deste ano, instituindo o custo aluno em R$ 1.350,09, mas, recentemente, em 14 de agosto deste ano, baixou a Portaria de nº 788 que revogou a anteriormente citada reduzindo o valor do custo aluno para R$ 1.221,34, representando uma queda de 9,34%. No entanto, a maioria dos prefeitos alagoanos já havia reajustado o salário dos professores e, agora, está sem dinheiro para honrar com o aumento prometido.



Para tentar reverter esta situação, que afetou diretamente o repasse de recursos do FUNDEB, os prefeitos alagoanos estiveram reunidos, nesta segunda-feira, no Hotel Hitz Lagoa da Anta, com Secretários de Educação, deputados federais, estaduais, a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal) e da CUT. Isso porque, segundo afirmou o presidente da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA), Luciano Barbosa, a situação é “insustentável”.




E a palavra utilizada por Barbosa para resumir a crise na Educação se baseia no fato de que, em números absolutos, os municípios terão uma perda de quase R$ 81 milhões em 2009. Em Alagoas, e pode resultar, segundo ele, na falência da área educacional da maioria dos municípios, a exemplo de União dos Palmares, onde o prefeito Areski de Freitas (PMDB) afirmou que pode optar por demitir pessoas.




"Diante de uma situação dramática, como a vivida atualmente, resolvemos nos mobilizar e solicitar a ajuda da bancada federal, pois, só assim, poderemos lutar para reverter esta situação.




Até porque, os prefeitos não criaram este drama e eles não podem ser punidos pela Portaria 788, que reduziu o custo aluno para R$ 1.221,34”, salientou Luciano Barbosa, ao acrescentar que o Governo Federal isentou de impostos vários produtos e, com isso, os municípios perderam nas suas receitas de transferências significativos recursos em especial no FPM.

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PARTICIPA DE REUNIÃO DA AMA COM BANCADA FEDERAL



A Secretária de Educação Nádja Azevedo e o Diretor administrativo Jósé Jadilson estiveram no dia ontem, 14, junto com uma comitiva de prefeitos alagoanos, bancada federal e representantes dos nove estados brasileiros que dependem dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), de uma reunião onde ficou acordado que vão participar de audiência com o presidente Lula para tentar reverter os cortes nos recursos que estão criando um cenário de dificuldades para os municípios.

O Governo Federal baixou a Portaria Interministerial de nº 221, em março deste ano, instituindo o piso salarial do magistério em R$ 1.350,09, mas, um mês depois, a Portaria de nº 788 reduziu o valor para R$ 1.221,34, representando uma queda de 9,53%. No entanto, a maioria dos prefeitos alagoanos já havia reajustado o salário dos professores e, agora, está sem dinheiro para honrar com o aumento prometido .




Rosa Melo, presidente da União dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime/AL), disse que todos os municípios estão convocados para ir à Brasília tentar reverter o corte e assegurar o valor que estava previsto inicialmente no Fundeb. “Não se pode pensar numa educação de qualidade sem condição e estrutura de financiamento da mesma. Não queremos paralisar os serviços, porque todos somos vítimas de um cálculo falho do Governo Federal, mas temos até dezembro para revisar o plano de cargo e carreira e como vamos revisar se não temos um repasse fixo, sempre igual ou menor?”, afirmou.

Quem vai acreditar no repasse de março de 2010 sem o governo estipular o piso? Como vamos discutir problema sem elementos reais? A credibilidade do Fundeb não está em jogo? Essas foram indagações do presidente da AMA que icentivaram o mutirão político. “Os municípios não podem ser sequestrados sem aviso, vamos fazer um mutirão e buscar providências. Uma conversa técnica e política é de fundamental importância com o presidente Lula”, falou Luciano referindo-se ao encontro definido em reunião.

FORMAÇÃO PELA ESCOLA



A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre (SME) e sua equipe realizaram nesta terça-feira dia 15 de setembro, a aula inaugural do curso de Formação pela Escola – Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE. Que foi ministrada pela Professora Aristéia Nascimento também da SME.
O objetivo principal deste curso é o de melhorar a gestão e a utilização dos recursos do FNDE destinados à escola.

No Processo de construção deste curso a distância, participaram, colaborativamente, técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Secretaria de Educação à Distância (SEED), coordenadores estaduais do Formação pela Escola e especialistas em educação a distância da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMG).

O Programa Formação pela Escola é realizado em parceria entre o FNDE e a SEED. A coordenação nacional do programa, composta por membros dos dois órgãos, organizou-o de maneira muito simples e funcional, pretendendo assim, atingir gestores, técnicos conselheiros, professores, merendeiras, pais de alunos e representantes da comunidade envolvidos nos diferentes programas geridos pelo FNDE.







CUSTO-ALUNO SOFRE REDUÇÃO


Veja matéria extraída do Blog do professor Luiz Araújo, mestre em políticas públicas em educação pela UnB. Assessor do senador José Nery (PSOL-Pa).



Onde está o dinheiro? A crise comeu!

A edição do dia 17 de agosto do Diário Oficial da União deve ter tirado o sono de dirigentes estaduais e municipais de educação, de professores e servidores públicos da educação e de todos aqueles preocupados com a melhoria da educação pública brasileira.

Foi publicada a Portaria n° 788, de 14 de agosto de 2009, instrumento utilizado pelo Ministro da Educação para rever as estimativas de receitas de impostos e transferências de estados e municípios para o Fundeb.

Pelo texto o custo-aluno nacional das séries iniciais do ensino fundamental foi reduzido em 9,53%, caindo de R$ 1350,09 para R$ 1221,34.

Esta redução foi provocada pela revisão da estimativa de depósitos a serem realizados por estados e municípios, que estava estimada em 76,8 bilhões e agora se espera arrecadar apenas 67,6 bilhões. Ou seja, a crise econômica mundial evaporou 9,2 bilhões da educação básica pública.

É verdade que este fato havia sido alertado pelo presidente da Undime Nacional, professor Carlos Eduardo, em audiência promovida pela Câmara dos Deputados no final do semestre, mas agora o governo oficializou a suspeita de todos: a crise econômica afetou violentamente as receitas públicas, seja pela redução da arrecadação, seja pela política de isenção fiscal e redução de impostos para setores econômicos realizada pelo governo federal e alguns governos estaduais.

Mesmo que o valor da complementação da União não possa sofrer redução, como comentamos aqui no blog esta semana, mas a crise diminuiu o valor do custo-aluno aplicado nos nove estados com menos recursos para a educação.

O que significa essa redução?

1°. Os investimentos educacionais serão menores, provocando mais dificuldades dos estados e municípios em oferecer uma melhoria na qualidade da educação;

2°. Esta redução provocará mais dificuldades para estados e municípios honrarem seus compromissos com o magistério, seja no pagamento do piso salarial nacional, seja na revisão dos planos de carreira.

A Portaria não apresenta a memória de cálculo que levou ao governo federal rever a previsão anterior, elemento importante para verificar quais foram os impostos que provocaram a queda, ajudando a identificar melhor as responsabilidades, especialmente diante de uma política federal que patrocinou o salvamento de determinados conglomerados econômicos.

A redução do custo-aluno é um bom exemplo da socialização das perdas promovida pelos governos nacionais diante da crise. Os especuladores e grandes grupos provocaram a crise, mas na hora da perda todo o povo é chamado para partilhar o pagamento dos prejuízos. Neste caso, os 45 milhões de brasileiros que estudan nas escolas públicas estaduais e municipais.

De qualquer forma o fato serve de lição para aqueles que estavam acreditando na propaganda oficial sobre a crise econômica. Para o governo federal o pior já passou. Para os governos estaduais e municipais e para o magistério o pesadelo só está começando.

PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE CAMPO ALEGRE VISITA A ESCOLA MIGUEL MATIAS




Em uma breve visita a escola Miguel Matias, o Presidente da Câmara Municipal de campo alegre pôde constatar o belissímo trabalho realizado por todos aqueles que fazem esta instituição de ensino, em sua fala deixou clara a sua admiração pela Secretária de Educação Nádja Azevedo.



Estamos caminhando para uma educação de excelência, isso graças aos esforços do Prefeito Maurício Tenório e da competentíssima secretária Nádja, que não para de trabalhar em prol de uma educação de qualidade, principalmente para os mais carentes, salientou o presidente da Câmara Benedito Roberto.

TIME DA MIGUEL PERDE MAIS UMA E É COMPARADO COM ÍBIS DE PERNAMBUCO








A partida começou com o time da Miguel bombardeando o time adversário, que dominado só se defendia. Em uma jogada de raça e coragem o habilidoso Humberto, abre o placar, Gol da Miguel.



O craque do time Humberto se machucou logo após balançar a rede do time dos universitários e precisou deixar o campo com apenas dez minutos de jogo,. O meia sofreu uma fratura exposta em um dos dedos do pé direito . O jogador já foi avaliado pelo hospital local e encaminhado para a cidade de Arapiraca onde será submetido a exames mais aprofundados, dificilmente terá condições de atuar nas próximas partidas do Time da Miguel.




O lance deixou o time em estado de choque,que mostrando que sentiu o grave acontecimento, permitiu o outro time virar e ampliar o placar.
A Miguel chegou ao seu segundo gol com atacante e artilheiro do Time Luciano, que com muita categoria encobre o goleiro rival, o gol foi uma obra-prima ,um verdadeiro gol de placa
O resultado gerou um princípio de crise no grupo, que está sendo chamado de Íbis de Campo Alegre depois da terceira derrota seguida em pouco mais de um mês.




Para quem não se lembra, o Íbis é aquele time pernambucano que entrou para o Guiness Book como o pior do mundo, depois de ficar mais de três anos sem ganhar uma única partida. Hoje na segunda divisão pernambucana, o Ibis usa a fama, com bom humor, para tentar se estruturar (veja mais no http://ibissportclub.com/).
Miguel Matias 2 x 5 Universitários


Obs: A equipe jogou desfalcada do Sandro migué, do Alan Madeiro e do Sandrinho.

REFORMA ORTOGRÁFICA


O ALFABETO BRASILEIRO E AS 26 LETRAS!




Finalmente, há um basta na indiferença! Os estrangeiros K, W e Y são oficializados cidadãos brasileiros através de nossa língua!

Mas quem disse que eles já não faziam parte do idioma há muito tempo? Afinal, o impetuoso latim já mantinha certas relações, apesar de nada cordiais, com o discreto grego. Apesar disso, a língua que deu origem ao inglês, alemão e francês conseguiu infiltrar-se no ocidente. Mas enfim, a soberania latina não concedeu mais espaço à grafia advinda desta outra língua- mãe, até agora!

Então, ker dizer ky agora poderemos escrever com “c” ou “q” ou “k” que será a mesma coisa ow então “i’ e “y” ow “u” e “w”? Definitivamente, não!

Na verdade, as três letras estão oficialmente em nosso alfabeto, mas restritas ao uso nos casos que existem atualmente:

• Em nomes próprios de pessoas e derivados: Franklin, Kant, byroniano, Taylor, etc.
• Em símbolos, abreviaturas, siglas e em palavras que foram adotadas como unidades de medida internacionais: km (quilômetro), K (potássio), W (watt), kW (kilowatt), www (world wide web)

Quanto às palavras estrangeiras já incorporadas no nosso idioma, como: show, download, sexy, shampoo, lan house, etc., o novo acordo não deixa nada especificado, contudo, é bom verificar no dicionário se tais termos foram normatizados na língua. Por exemplo: a palavra “shampoo” já possui correspondente brasileira “xampu”, agora, o vocábulo “show” encontra-se nessa mesma grafia e significa espetáculo de teatro, música.

Seria muita hipocrisia ter estampado nas propagandas em placas, quer dizer, out-doors e nas televisivas, em nomes de salões de beleza, “Beauty hair”, ou de lojas de materiais para carro, “Car express” e não darmos as boas vindas ao nosso estrangeirismo! Não vamos mais torcer o nariz para o k, w e y! Ora, eles não tem culpa de sermos tão hospitaleiros, afinal, não incorporamos só letras em nossa linguagem, mas palavras inteiras!

Por isso, sejam muito bem-vindos Mister K, Mr. W e Mr. Y! E vamos “dar um off” nesse assunto!

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

CHARGE DA SEMANA

7 DE SETEMBRO DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

smileys falando

ALUNOS DA EJA PARTICIPAM DAS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA





A olimpíada é uma competição nacional de matemática entre as escolas publicas, seguida de programa de aperfeiçoamento para alunos e professores premiados, que tem dentre os objetivos estimular e promover o estudo da disciplina em questão entre os alunos das escolas publicas; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica; identificar novos talentos e incentivar seu ingresso nas áreas cientificas e tecnológicas, e incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas em questão, contribuindo para a sua valorização profissional.

As provas da OBMEP serão aplicadas em duas fases e os participantes em três níveis. Na primeira, os alunos responderão a uma prova objetiva, composta por 20 questões, que será aplicada em cada escola inscrita. A correção é feita pelos professores das próprias unidades de ensino a partir das instruções e gabarito elaborados pela organização do evento.

Na segunda fase a prova será discursiva e composta por, no máximo, oito questões. A avaliação da segunda fase acontecerá em centros de aplicação identificados pela OBMEP. Participarão desta fase apenas 5% dos estudantes, em cada nível, com melhor pontuação na fase anterior. Os interessados terão os meses de maio, junho, julho e uma boa parte do mês de agosto, já que as provas da primeira etapa serão aplicadas apenas no dia 26 de agosto.

Os cem melhores alunos na classificação nacional em cada um dos três níveis receberão medalhas de ouro. Já os que ficarem nas 300 colocações, a partir do 101º lugar receberão medalhas de prata, e as de bronze serão dadas aos 15 alunos (cinco de cada nível) das escolas municipais e estaduais que obtiverem a maior pontuação em seus respectivos estados, excluídos os medalhistas de ouro e prata, que receberão ainda bolsas de iniciação científica. Os que não ganharem nenhum tipo de medalha vão receber menção honrosa. Os professores, as escolas e as secretarias da Educação também serão contemplados.

 
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