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17 de agosto Dia Nacional do Patrimônio Histórico




"a educação popular é o meio mais eficaz de assegurar a defesa do patrimônio histórico e artístico nacional".
Rodrigo Melo Franco de Andrade

Em 17 de agosto de 1898 nascia em Belo Horizonte, Minas Gerais, o advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade (1898/1969), criador do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional– IPHAN, em 1937, e diretor da Instituição durante mais de 30 anos (1937/1968).

Durante as comemorações pelo centenário de seu nascimento, em 1998, o 17 de agosto foi instituído como o “Dia Nacional do Patrimônio Histórico”.

Em seu esforço de preservação dos bens culturais do país, o IPHAN já tombou 16 mil edifícios, 50 centros urbanos e 5 mil sítios arqueológicos brasileiros. Dono de um acervo monumental, o instituto tem mais de um milhão de objetos catalogados, entre livros, arquivos, registros fotográficos e audiovisuais.

O Museu Nacional de Belas Artes, o Museu Imperial, o Museu Histórico Nacional, o Museu da República, o Museu da Inconfidência, o Paço Imperial, a Cinemateca Brasileira e o Sítio Roberto Burle Marx são algumas das principais instituições sob a responsabilidade do IPHAN.

O Brasil tem ainda doze monumentos culturais e naturais na Lista do Patrimônio Mundial (World Heritage), da Unesco. Até 1999, havia 630 bens de 118 países inscritos nessa lista. Desses, 480 são patrimônios culturais, 128, naturais e 22, mistos.

15 DE AGOSTO DIA DA INFORMÁTICA


Mouse, monitor, teclado, placa mãe, hardware, software...
Essas são apenas algumas das palavras que surgiram depois que a informática apareceu. É tanto termo complicado e palavra difícil pra decorar que mais parece uma outra língua: o informatiquês. Isso sem contar com os termos da internet e aquele bando de protocolos. Cruzes!
E você sabe por que o dia 15 de agosto é o dia dela?
É que neste mesmo dia em 1946 os americanos apresentaram o Eniac, o primeiro equipamento eletrônico chamado de computador em todo o mundo.
Vamos dar nossos parabéns para todos aqueles que trabalham com informática no dia de hoje. Afinal, graças a Dona Informática você tem o seu computador aí na sua frente e pode navegar com a gente aqui na Smartkids.
Hip! Hip! Hurra! Viva a Informática! Viva!






14 DE AGOSTO, DIA DO COMBATE À POLUIÇÃO


Atmosférica, hídrica, do solo, sonora, visual, térmica, luminosa... Há vários tipos de poluição.
A saúde e o bem-estar humanos estão diretamente relacionados com a qualidade do meio ambiente, isto é, com suas condições física, química e biológica. Entende-se por poluição a deterioração das condições ambientais, que pode alcançar o ar, a água e o solo.
A poluição atmosférica caracteriza-se basicamente pela presença de gases tóxicos e partículas sólidas no ar. As principais causas desse fenômeno são a eliminação de resíduos por certos tipos de indústrias (siderúrgicas, petroquímicas, de cimento, etc.) e a queima de carvão e petróleo em usinas, automóveis e sistemas de aquecimento doméstico.
O ar poluído penetra nos pulmões, ocasionando o aparecimento de várias doenças, em especial do aparelho respiratório, como a bronquite crônica, a asma e até o câncer pulmonar.








Ministério da Cultura garante R$ 5 milhões para novas bibliotecas

Secretário da Cultura apresentou aos municípios projeto para reestruturação dos equipamentos culturais e acervos bibliográficos destruídos pelas chuvas

O Secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, apresentou nesta quinta-feira (12), aos secretários de Cultura de oito municípios atingidos pelas enchentes, o projeto de reconstrução das bibliotecas que foram destruídas pelas chuvas. O anúncio foi feito em reunião no Palácio República dos Palmares com representantes do Ministério da Cultura (MinC).

A liberação de R$ 5 milhões para a reconstrução das bibliotecas foi confirmada na semana passada, em Brasília, durante reunião do secretário Osvaldo Viégas com representantes da Secretaria de Articulação Institucional e da Diretoria de Livro, Leitura e Literatura do MinC. O projeto inclui a recuperação dos acervos. “A Secretaria de Estado da Cultura conseguiu se mobilizar e garantir recursos para dar início à revitalização desses espaços tão importantes para a população”, afirmou o secretário Osvaldo Viégas.

O projeto arquitetônico foi mostrado aos representantes dos municípios onde serão reconstruídas as bibliotecas. Eles terão o prazo de 180 dias para entregar as novas bibliotecas à população. Como os recursos foram liberados em caráter emergencial, os projetos terão execução direta. A área para construção será de 800m² e a disponibilização do espaço físico fica a cargo das prefeituras.

“Esse é um projeto inédito para o Ministério, em função da necessidade dos municípios e pela catástrofe ocorrida. A iniciativa do secretário, de fazer este levantamento, deu agilidade a esse processo”, ressaltou o secretário de Articulação Institucional do MinC, Vinícius Palmeira.

Cada biblioteca contará com um kit de modernização, incluindo mobiliário, equipamentos, computadores e acervo com dois mil livros doado pela Fundação Biblioteca Nacional. A administração e disponibilização de funcionários para trabalhar na gestão da biblioteca, com prioridade nas áreas de cultura, educação e biblioteconomia ficará a cargo das prefeituras.


Os municípios que não tiveram suas bibliotecas atingidas pelas enchentes serão contemplados com kits de modernização e pequenas reformas. Em seis meses haverá um trabalho conjunto entre Ministério, prefeituras e a Secretaria de Estado da Cultura que disponibilizará equipe técnica para visitas e elaboração de laudos do terreno, além de profissionais do Sistema Estadual de Bibliotecas para orientação na instalação de acervo e mobiliário.
Por Notícias Secretaria de Estado de Educação

11 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE


recados orkut


Crianças que leem nas férias têm melhor desempenho escolar


Embora muitos adultos agarrem a chance de atualizar sua leitura durante as férias, as crianças e adolescentes, especialmente em famílias de baixa renda, leem poucos livros durante os dias de descanso.

Porém, o preço de manter os livros fechados é alto demais. Diversos estudos documentam um “declínio de verão” nas habilidades de leitura assim que as escolas liberam os alunos para as férias.

O declínio nas habilidades de leitura e ortografia são maiores entre alunos de baixa renda, que perdem o equivalente a dois meses de escola em cada férias, segundo a National Summer Learning Association, um grupo de apoio à educação. E a perda se acumula a cada ano.

Agora, uma nova pesquisa oferece uma solução surpreendentemente simples e barata para o declínio de leitura. Num estudo de três anos, pesquisadores da Universidade do Tennessee, em Knoxville (EUA), descobriram que simplesmente dar acesso a livros às crianças de baixa renda nas feiras – e permitir que elas escolham livros que mais as interessem – surtiu um efeito significativo na lacuna de leitura do verão.

O estudo, financiado pelo Departamento Federal de Educação dos EUA, acompanhou os hábitos de leitura e as notas de mais de 1.300 alunos, vindos de 17 escolas de baixa renda.

Os pesquisadores queriam estudar se proporcionar livros às crianças durante as férias de verão afetaria seu desempenho ao longo dos anos. No início do estudo, 852 alunos da primeira e da segunda série, selecionados aleatoriamente, compareceram a uma feira escolar de livros na véspera das férias, onde puderam escolher entre 600 títulos. Os pesquisadores também selecionaram aleatoriamente um outro grupo com 478 crianças que não receberam nenhum livro. A essas crianças, ofereceram atividades livres e livros de quebra-cabeças.

As feiras e distribuições de livros continuaram por três anos, até que os participantes do estudo chegaram à quarta e quinta séries. Então, os pesquisadores compararam as notas de testes de leitura para os dois grupos. As crianças que haviam recebido os livros grátis atingiram notas significativamente mais altas que aquelas com livros de atividades.

O estudo mostrou que oferecer livros gratuitamente, por um custo de US$50 por criança, é uma maneira econômica de estimular a leitura de férias, afirmou uma co-autora do estudo, Anne McGill-Franzen, professora e diretora do centro de leitura da Universidade do Tennessee, Estados Unidos.

Uma das descobertas mais notáveis foi que as crianças aprimoraram sua leitura mesmo sem escolher os livros do currículo escolar, ou os clássicos normalmente indicados pelos professores como leitura. Essa conclusão confirma outros estudos sugerindo que as crianças aprendem melhor quando podem escolher seus próprios livros. “Se o seu filho não gosta de leitura, fazê-lo ler qualquer coisa é melhor do que nada”, explicou Anne McGill-Franzen.

Com informações do jornal The New York Times

Agora você poderá acompanhar o nosso cardápio escolar



A partir dessa semana toda comunidade escolar poderá acompanhar o cardápio da merenda servida na Escola Miguel Matias, o mesmo estará sendo atualizado semanalmente, com isso a escola busca mais uma alternativa de democratização da escola pública, sendo assim acompanhe e mantenha-se informado das preparações diárias da merenda. Em breve postaremos os ingredientes e seus respectivos valores nutricionais.

A quantidade de energia consumida pelo organismo infantil é enorme. E torna-se ainda maior quando a criança começa a frequentar a escola. É por isso que com a volta às aulas você precisa dispensar cuidados especiais à alimentação de seus filhos. Principalmente porque é a alimentação que produz crianças saudáveis, cheias de energia. E a energia é a grande responsável pelo bom rendimento escolar.
Então, o ideal é servir-lhes uma refeição completa com salada crua, vegetais cozidos, uma fonte de proteína animal (carne, ovos ou leite e derivados), uma fonte de carboidrato (arroz, macarrão). Mas não exagere nas quantidades e procure habituá-los a apreciar outros tipos de comida, como sopas, por exemplo.
Pensando nisso, a Escola Miguel Matias preparou um cardápio sob medida para a nossa criançada, com uma atenção especial voltada para as proteínas. A cada semana faremos uma mudança no cardápio.

Com as dicas e cardápios que utilizamos aqui, você vai alimentar a garotada de modo gostoso e certo.

Torneio em comemoração ao dia dos pais é sucesso no fim de semana na Escola Miguel Matias – Confira fotos













PROFESSORAS DA MIGUEL ATENDEM ALUNOS COM MULTIPLAS DEFICIÊNCIAS






Segundo as Professoras, Ocione, Cicinha e Vera, o percurso que até aqui foi realizado é ainda um caminho em construção, persistente na procura de soluções mais eficazes e adequadas para a aprendizagem de cada aluno que transita da unidade para os seus projetos de vida.

Sabe-se da importância que tem para o desenvolvimento do aluno com necessidades educacionais intelectuais, as práticas inclusivas, a aprendizagem e desenvolvimento da comunicação é sempre um desafio que inquieta, em busca de solução.

Alguns até poderão aprender, num caminho longo e persistente, outros não, dependente também da vontade e possibilidade de cada um.

A oportunidade que cada um dos alunos com necessidades educacionais intelectuais, de adquirir e desenvolver a comunicação e a prática educativa tem implicações bem visíveis no seu percurso escolar e de vida.

MIGUEL PROMOVE TORNEIO INTER-CLASSE DE FUTEBOL DE AREIA







Os alunos da Miguel, participaram durante todo o dia 05 (quinta feira), do torneio Inter-Classe de futebol de areia, realizado na arena de jogos de verão, que fica no próprio prédio da escola. O torneio foi mais uma ação do projeto de contraturno "MAIS SABER".
O torneio contou com a participação de todos os alunos amantes do futebol, sendo que a Miguel tem mostrado ser um verdadeiro celeiro de craques.
Os alunos participaram ativamente da atividade, mostrando que esporte e educação andam sempre juntos, e que a escola tem cada vez mais um papel muito importante na formação de cada criança e adolescente, promovendo além da educação, lazer, esporte e integração.

ESCOLA MIGUEL MATIAS TEM CONSELHO ESCOLAR ATUANTE





O conselho escolar da Escola Miguel Matias, que tem como presidenta a Profª Elisangela Vicente, participa da gestão da unidade escolar. Dele fazem parte pais, professores, funcionários e alunos a partir dos dez anos. Os conselhos são renovados a cada dois anos por meio de eleição dos seus próprios segmentos respectivamente. Estes conselheiros, não remunerados, discutem assuntos referentes ao funcionamento financeiro, administrativo e pedagógico da escola. E toda discussão é registrada.

O número de conselheiros varia de acordo com o número de alunos na escola e é paritário, ou seja, contém o mesmo número de integrantes de cada segmento. No caso das creches, apenas os professores, pais e funcionários participam e os diretores das escolas são membros natos.

Dentre os membros, são eleitos também um presidente, um vice-presidente e um secretário. Eles organizam a ata, marcam a hora do encontro e convocam os participantes. O conselho se reúne mensalmente na própria escola de acordo com o calendário escolar e a pauta fica em um lugar visível a todos.

A pauta é feita a partir de temas os mais diversos, podendo ser a manutenção da escola, problemas de luz, uma fechadura quebrada, como também os horários de entrada e saída do aluno e do funcionário; casos de indisciplina e de baixo rendimento na aprendizagem, ou como gastar uma verba. Tudo é discutido e decidido de forma coletiva onde a opinião dos diferentes segmentos tem o mesmo peso. Caso não haja consenso, o assunto vai para votação. Para funcionar de forma efetiva, os membros do conselho devem estar sempre em contato com o seu segmento, canalizando as propostas de pais, alunos, funcionários e professores.

EJA tem até o dia 27 de agosto para aderir ao Programa Nacional do Livro Didático

As redes de ensino de todas as unidades da Federação e municípios que possuem turmas de alfabetização e ensino fundamental na modalidade educação de jovens e adultos (EJA), assim como as entidades parceiras do Programa Brasil Alfabetizado, têm até o dia 27 de agosto para fazer a adesão ao Programa Nacional do Livro Didático para Educação de Jovens e Adultos (PNLD EJA).

Ao se inscreverem no programa, as turmas serão contempladas com livros didáticos de alfabetização de jovens, adultos e idosos. As obras abrangem os componentes curriculares de letramento e alfabetização linguística e numeramento e alfabetização matemática.

As redes que oferecem ensino fundamental na modalidade EJA que fizerem essa opção receberão materiais de história e geografia regionais destinados ao primeiro e segundo segmentos. A iniciativa pretende atingir cerca de 5,7 milhões de educandos, em 2011.

Escolha dos livros

O processo de seleção dos livros, no caso da educação de jovens e adultos, traz uma diferença em relação ao PNLD para o ensino regular. Os professores e gestores das escolas participam do processo, mas a escolha será coordenada pelas secretarias municipais e estaduais de educação, que definirão as obras para todas as suas escolas.

As turmas do primeiro ciclo de EJA contarão com livros reutilizáveis, abrangendo os componentes curriculares de alfabetização (língua portuguesa e matemática), de língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia e arte.

Já o segundo segmento da modalidade de ensino será beneficiado com livros reutilizáveis, abrangendo os componentes curriculares de língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia, arte e língua estrangeira moderna (inglês ou espanhol).

O processo de adesão pode ser feito na página do PNLD na internet. Os interessados devem consultar também as orientações para adesão ao PNLD EJA 2011 na página eletrônica da Secad.

Com informações do Ministério da Educação

CHARGE DA SEMANA

BAÚ DA MIGUEL

Falta muito, mas já melhorou


Ministro da Educação, Fernando Haddad, diz que o Brasil percorreu menos da metade do caminho rumo a uma educação de qualidade. Segundo ele, será difícil alcançar a meta prevista para 2021, pois ainda falta fazer o dobro do esforço feito até agora.

Por que o Brasil demorará tanto tempo para alcançar os países da OCDE?

FERNANDO HADDAD: Porque esses países priorizaram a Educação lá atrás. O Brasil começou a priorizar a Educação agora. Em 1994, não faz tanto tempo assim, o Brasil aprovou emenda constitucional retirando recursos da Educação. Dez anos (de prazo para alcançar a meta), você acha muito? São mais dois governos. Há estados que são governados pela mesma força política há 20 anos e estão exatamente na mesma situação de 20 anos atrás.

Dois governos é tempo razoável para mudarmos a situação da Educação?

HADDAD: Para atingir o patamar de excelência dos Estados Unidos, da Itália, da Espanha, considero uma meta ousada. A Irlanda levou 40 anos para atingir o patamar.


É possível antecipar o cumprimento da meta?

HADDAD: Na verdade, se mantivermos o ritmo atual, essas metas serão antecipadas. Mas duvido que isso seja possível.

Por quê?

HADDAD: O ritmo está bem forte. O Ideb subiu um ponto em quatro anos. Subir um ponto significa que os alunos do 5º ano do ensino fundamental em 2009 têm a proficiência que alunos do 7º ano tinham em 2005. É como se o brasileiro tivesse saltado dois anos em Escolaridade.

Com a nota 4,6 nós ainda estamos reprovados?

HADDAD: Quando você fala de uma escala de 0 a 10, você passa a falsa impressão de que faltam 5,4 pontos para a gente ter uma Educação de qualidade. Na verdade nós aumentamos 0,8 e falta 1,4. Então, nós cobrimos quase 40% do percurso em quatro anos.

Mas ainda não chegamos a ter uma Educação de qualidade, concorda?

HADDAD: Falta cobrir 60% do percurso. Isso significa que nós vamos estar numa situação de países que têm duas ou três vezes a renda per capita do brasileiro.


É difícil reconhecer que o Brasil ainda não tem um ensino de alto nível?

HADDAD: Não é isso. Se a qualidade estivesse caindo, o sinal que você tinha que dar para o sistema era de alerta. Nós, felizmente, tivemos uma inflexão dessa curva, que era decrescente. Desde 2005 é crescente. Então o sinal que você tem que passar é que temos um caminho pela frente. Mas temos que sinalizar que estamos na direção certa. Se eu não passar essa mensagem, à frente do cargo em que estou, posso sugerir para os 200 mil diretores e 2 milhões de professores que estamos vivendo a mesma situação de dez anos atrás. E não estamos. Na verdade, nós começamos a vencer a batalha. Falta muito ainda, mas a tendência é positiva.



Autor: O Globo
Data: 29/7/2010

SEMED CAPACITA EDUCADORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS


A Secretaria Municipal de Educação – SEMED, através do Ministério da Educação – MEC, da Secretaria de Educação a Distância SEED, do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – PROINFO INTEGRADO, com o apoio da Prefeitura de Campo Alegre e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME, iniciou, nesta quinta-feira (29), no Centro de Formação, uma capacitação para os educadores das escolas municipais contempladas com os laboratórios de informática do PROINFO – Programa Nacional de Tecnologia Educacional.



A capacitação de 40h tem como objetivo, contribuir com a inclusão digital de profissionais da educação, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para utilização significativa de recursos de computadores (sistema operacional Linux Educacional e outros softwares livres) e recursos da internet, refletindo sobre o impacto dessas tecnologias nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.
O evento marcou a abertura do curso PROINFO I – INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL, que tem como Formador/Tutor, Fredson Costa de Melo, funcionário da Equipe Técnica da SEMED e Dinamizador Municipal do PROINFO, o qual contou com a participação da Secretária Municipal de Educação, Nádja Azevedo e da Diretora de Ensino, Rosemere da Silva.





Segundo a Diretora de Ensino, “não é importante que as escolas se atualizem quanto ao uso da tecnologia se a metodologia se mantém; é necessário enriquecer os métodos para que as inovações tecnológicas não sejam supérfluas”. Parabenizando a todos pelos últimos resultados da educação no município, a Secretária de Educação Nádja Azevedo enfatizou que: “a capacitação é uma oportunidade para todos entenderem o real propósito dos laboratórios, bem como, aprimorar suas práticas pedagógicas no intuito de utilizar a informática como recurso, melhorando ainda mais a qualidade do ensino em nosso município”.
Na ocasião, foi apresentada a mensagem “Voo de Gansos”, demonstrando a importância do trabalho em equipe, na seqüência foi feito uma dinâmica de apresentação individual: “A Rede”, onde o Formador reforçou que “em uma rede, somos o “nó”; que quando este perde sua funcionalidade toda a rede cai, ou seja, se quisermos continuar sendo uma equipe, é importante que todos sejamos um nó funcional”. Em seguida foram expostos, os objetivos, o conteúdo programático, o cronograma das aulas presenciais e à distância, terminando com uma breve avaliação daquele momento


Dinâmica de Grupo

Mobilização conta com nova cartilha para o trabalho com as famílias


Já está disponível no Blog da Mobilização Social pela Educação o arquivo digital da cartilha Famílias, acompanhem a vida escolar dos seus filhos. O material poderá ser utilizado por mobilizadores de todo o país em atividades direcionadas à conscientização dos pais sobre a importância da participação na trajetória de formação dos alunos das escolas públicas e os reflexos desse comportamento para a garantia do aprendizado.

O arquivo é disponibilizado em baixa resolução, de modo a facilitar a exibição de seu conteúdo em apresentações de slides, em exposições que reúnam famílias, profissionais da educação, membros da comunidade escolar, representantes de segmentos organizados da sociedade que atuem em prol da qualidade da educação, além de gestores e integrantes de órgãos públicos que lidem com temas relacionados à educação.

Outra versão do arquivo da cartilha possibilita a impressão da publicação. Assim, os mobilizadores podem buscar parcerias junto a órgãos públicos como secretarias municipais de educação, além de empresas, organizações religiosas e não governamentais, com o objetivo de que custeiem a reprodução em gráfica da cartilha, de modo que possa ser utilizada em ações junto às famílias.

Na última página da cartilha, o arquivo para impressão também oferece espaço para inserção da logomarca do parceiro patrocinador da reprodução da publicação.


Fonte Blog da Mobilização

Brasil começa a selecionar alunos do ensino médio para o Parlamento Juvenil

As secretarias de educação das 27 unidades da Federação e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) têm prazo até 13 de agosto para entregar ao Ministério da Educação a relação dos alunos do ensino médio que vão concorrer ao Parlamento Juvenil do Mercosul. O MEC fará a seleção nacional de 14 a 16 de setembro, em Brasília.

O coordenador de concepção e orientação curricular da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, Carlos Artexes Simões, explica que cada unidade federativa deve selecionar três alunos do ensino médio público, na faixa de 14 a 17 anos, e um professor. O Unicef vai escolher 19 estudantes que representem a diversidade nacional — indígenas, quilombolas, jovens de comunidades populares, da Amazônia e do Semiárido nordestino.

Do grupo de 81 estudantes e 27 professores escolhidos nos estados e no Distrito Federal e dos 19 indicados pelo Unicef, serão selecionados 27 alunos e nove professores para representar o Brasil. A primeira reunião do Parlamento Juvenil está prevista para outubro, em Montevidéu. Lá estarão também estudantes da Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile e Venezuela.

Na seleção dos alunos, segundo Artexes, as secretarias de educação devem observar critérios como o equilíbrio na representação de meninos e meninas, bom desempenho escolar, liderança e experiência em participação social. A escolha dos representantes do Brasil — 18 titulares e nove suplentes — será conduzida pelo Ministério da Educação com o apoio do Unicef e do Observatório da Juventude da Universidade Federal de Minas Gerais.

Na etapa nacional, em Brasília, os concorrentes, tanto professores quanto estudantes, vão participar de oficinas preparatórias para a reunião em Montevidéu e da seleção final. Na viagem, cada professor será responsável por grupos de três alunos. O calendário, o processo de seleção e os critérios de escolha de estudantes e professores estão na página eletrônica do Parlamento Juvenil.

Representação — O Parlamento Juvenil do Mercosul segue o modelo do Parlamento do Sul (Parlasul). Tanto a representação parlamentar quanto a juvenil têm 126 membros (18 por país), calendário de reuniões e agenda de debates coincidentes e presidência rotativa, entre outros pontos.

No âmbito político, o Parlasul foi criado em 2005, mas começou a atuar em 2007. É integrado por 18 representantes de cada país do bloco. No caso do Brasil, é composto por deputados e senadores das cinco regiões. O estatuto do Parlasul prevê eleições diretas dos integrantes e representação proporcional ao número de eleitores de cada país.


Ionice Lorenzoni/ Portal do MEC

Municípios devem entregar frequência escolar a partir de segunda-feira

A partir da próxima segunda-feira, dia 02, os municípios alagoanos deverão informar os dados relativos à freqüência escolar dos meses de junho e julho dos alunos cujas famílias são beneficiadas com o programa Bolsa Família. O prazo para o envio das informações vai até o dia 30 de agosto.

Já os municípios atingidos pelas enchentes de junho deverão enviar a frequência integral, procedimento previsto pelo programa em casos de calamidade pública. Segundo a coordenadora da freqüência escolar do Bolsa Família na Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), Fátima Alves, o objetivo da ação é evitar prejuízos às famílias e zelar pela permanência das crianças e jovens na escola.

“Com a inexistência das aulas, em virtude da situação de calamidade pública, sugerimos que os municípios registrem a freqüência integral dos alunos beneficiários que possuem identificação da situação escolar e que tiveram frequência regular nos últimos meses”, explica a técnica.

Fátima orienta os municípios a enviarem as informações no prazo mais breve possível. “Solicitamos que esses dados sejam informados o quanto antes, pois, nos últimos dias de coleta, o sistema pode apresentar problemas ou lentidão devido ao grande número de acessos”, alerta.

Maiores informações sobre freqüência escolar podem ser obtidas com a Coordenadoria da Frequência Escolar do Bolsa Família da SEE pelo fone 3315 1249 ou na sede da secretaria, na Rua Barão de Alagoas, 141, Centro.
Por: Secretaria de Estado da Educação e do Esporte

Um pouco de Humor

O humor é uma arte política, utilizada para fazer oposição aos governos, uma de suas principais características é a provocação e a capacidade de fazer rir de temas e assuntos considerados sérios ou mesmo complexos.

Veja o que diz a wikipédia:

O humor é um estado de ânimo cuja intensidade representa o grau de disposição e de bem-estar psicológico e emocional de um indivíduo.

A palavra humor surgiu na medicina humoral dos antigos Gregos. Naqueles tempos, o termo humor representava qualquer um dos quatro fluidos corporais (ou humores) que se considerava serem responsáveis por regular a saúde física e emocional humana.

O humor é uma das chaves para a compreensão de culturas, religiões e costumes das sociedades num sentido amplo, sendo elemento vital da condição humana. O homem é o único animal que ri, e através dos tempos a maneira humana de sorrir modifica-se acompanhando os costumes e correntes de pensamento.

Em cada época da história humana a forma de pensar cria e derruba paradigmas, e o humor acompanha essa tendência sócio-cultural. Expressões culturais do humor podem representar retratos fiéis de uma época, como é o caso, por exemplo, das comédias gregas de Plauto e das comédias de costumes do brasileiro Martins Pena.

Um estudo do humor

Apesar de o humor ser largamente estudado, teorizado e discutido por filósofos e outros, permanece extraordinariamente difícil de definir, quer na sua vertente psicológica quer na sua expressão, como forma de arte e de pensamento. Na verdade, o que é que o distingue de tantos outros aspectos do cômico, como a ironia ou a sátira? A ironia é uma simulação sutil de dizer uma coisa por outra. A ironia não pretende ser aceita, mas compreendida e interpretada. Para Sócrates, a ironia é uma espécie de "docta ignorantia", ou seja, "ignorância fingida" que questiona sabendo a resposta e orientando-a para o que quer que esta seja. Em Aristóteles e S. Tomás de Aquino, a ironia não passa de uma forma de obtenção de benevolência alheia pelo fingimento de falta de méritos próprios. A partir de Kant, assentando na ideia idealista, a ironia passa a ser considerada alguma coisa aparente, que como tal se impõe ao homem vulgar ou distraído. Corrosiva e implacável, a sátira é utilizada por aqueles que demonstram a sua capacidade de indignação, de forma divertida, para fulminar abusos, castigar, rir, os costumes, denunciar determinados defeitos, melhorar situações aberrantes, vingar injustiças… Umas vezes é brutal, outras mais sutil.

Já o humor é determinado essencialmente pela personalidade de quem ri. Por isso, pode-se pensar que o humor não ultrapassa o campo do jogo ou os limites imediatos da sanção moral ou social, mas este pode subir mais alto e atingir os domínios da compreensão filosófica, logo que o emissor penetre em regiões mais profundas, no que há de íntimo na natureza humana, no mistério do psíquico, na complexidade da consciência, no significado espiritual do mundo que o rodeia. Pode-se, assim, concluir que o humor é a mais subjectiva categoria do cómico e a mais individual, pela coragem e elevação que pressupõe. Logo, o que o distingue das restantes formas do cómico é a sua independência em relação à dialéctica e a ausência de qualquer função social. Trata-se, portanto, de uma categoria intrinsecamente enraizada na personalidade, fazendo parte dela e definindo-a até. É por isso que se diz “Há tantos humores como humoristas.”.

“Ludus est necessarius ad conversationem humanae vitae.” – “O humor é necessário para a vida humana.” (S. Tomás de Aquino) Através desta afirmação, percebe-se que, da mesma maneira que o sono está para o repouso corporal, também o humor está para o repouso da alma. Esta analogia entre o sono e o humor é bastante explícita, no que diz respeito à importância do humor na vida do Homem. É por isto que o humor é considerado por S. Tomás de Aquino um "bem útil", e prossegue, considerando ainda que o humor pode ser um vício por excesso, ou seja, por falta de controlo e medianiedade no uso deste. Aqueles que exageram no brincar tornam-se inoportunos, por querer fazer rir constantemente, ao invés tentar não dizer algo imoral e mesmo agressivo para com aqueles a quem a “brincadeira” é dirigida. O humor pode também ser um vício por ausência deste. Aqueles que carecem de humor, irritam-se com os que o usam e tornam-se “frios” e distantes, não deixando a sua alma repousar pelo uso do humor. Como no meio é que está a virtude, aqueles que usam convenientemente o humor, têm a capacidade de converter as coisas que se dizem ou fazem em riso.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Humor

Cento e quinze escolas serão reconstruídas ou reformadas em Alagoas

Cento e quinze escolas das redes municipal e estadual de ensino serão reconstruídas ou reformadas em Alagoas em virtude da destruição causada pelas enchentes em Alagoas. As informações foram repassadas pelo secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo, na manhã desta quinta-feira (22) durante audiência pública para discutir os critérios para a reconstrução das unidades escolares. O evento, que aconteceu no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, também contou com a presença de técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, órgão vinculado ao Ministério da Educação (FNDE/MEC) e empresas da construção civil.

De acordo com dados levantados pelos técnicos da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), destas 115 escolas, 17 são da rede estadual e 98 são da rede municipal. Além disso, outras três novas escolas também serão erguidas nos conjuntos habitacionais que serão construídos para as famílias atingidas pelas chuvas. Ao todo, serão necessários R$ 170 milhões para as obras, sendo R$ 135 milhões para as unidades municipais e R$ 35 milhões para as escolas.

O secretário Rogério Teófilo garante que todo o processo de reconstrução das escolas vai transcorrer com transparência e fiscalização dos órgãos competentes. “Além do acompanhamento constante de Ministério da Educação, Ministério Público e Tribunal de Contas, vamos licitar a contratação de uma empresa para fiscalizar passo a passo dessas obras. Nossa meta é definir um cronograma de obras o mais rápido possível, de forma a evitar maiores prejuízos para os alunos”, adianta Teófilo.

Audiência – A audiência pública convocada pela Secretaria de Estado da Educação teve como objetivo expor os critérios de construção definidos pelo MEC para a reconstrução das escolas bem como ouvir as sugestões das construtoras.

Na ocasião, os técnicos do FNDE expuseram modelos de escolas já utilizados pelo MEC em outras ocasiões. São projetos arquitetônicos no método pré-moldado que contemplam até doze salas de aula, atendendo de 36 a 432 alunos por turno.“Neste método, uma escola de duas salas ficaria pronta em até 30 dias; já uma escola de 12 salas seria concluída em até quatro meses”, explica o coordenador geral de Infraestrutura Educacional do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Tiago Lippold.

Segundo o diretor de Administração e Tecnologia do FNDE, José Carlos Freitas, o processo de contratação vai privilegiar as empresas que apresentem melhor custo benefício e permitam a conclusão das obras no menor prazo. “Estes projetos devem apresentar conforto, segurança, higiene, acessibilidade, facilidade construtiva e atender às normas vigentes da construção civil”, frisou Freitas.

Próximas ações – Após a realização da audiência pública, técnicos da SEE e MEC vão se reunir para elaborar o edital de contratação das empresas que vão executar as obras. Também está prevista, para os próximos dias, a publicação da Medida Provisória para a liberação dos recursos federais em caráter emergencial para a reconstrução das unidades escolares.
Por Educação e Esporte

BAÚ DA MIGUEL

MOMENTO PEDAGÓGICO




Sete lições para o novo professor



Prepare-se, pois não são lições nada agradáveis:

1ª Lição – Confusão

As escolas tentam ensinar muita coisa ao mesmo tempo. São dezenas de matérias competindo pela atenção do aluno. E o pior, cada uma delas é estanque em si, fora do contexto, sem relação com as demais.

Possível solução - A interdisciplinariedade, tão decantada e elogiada em lei deve ser cada vez mais utilizada.

2ª Lição - A parte que te cabe nesse latifúndio

Todo ano, o aluno é colocado em uma classe. Para isso, são utilizados conceitos tão lógicos como a ordem alfabética ou a data da matrícula. Não importa se o estudante não se sente bem com os outros colegas, se seus amigos estão na outra turma, se a sala ao lado tem uma grade curricular que faz mais sentido para ele. Engula, pois transferências de turma são só aceitas em duas ocasiões: se alguém da outra turma quiser trocar também, ou em casos gravíssimos de comportamento (premia-se os bagunceiros?). Se a outra turma parece melhor, suspira-se e aceita-se o fato.


Possível solução - Use o bom senso. Se sua escola tiver mais que uma turma em qualquer classe, deixem cinco vagas disponíveis para transferências em cada uma. Se determinada classe apresentar um grande desejo de êxodo, bom, ali há um problema. Descubra-o e tome as providências cabíveis.

3ª Lição – Indiferença

Os alunos aprendem a não se importar com qualquer assunto. Quando o sinal bate, eles param o que quer que estejam fazendo, e se preparam para a próxima aula. Espera-se que crianças de dez, doze anos disponham de um botão de liga/desliga. Ao ouvir o sinal, esquece-se de tudo sobre determinada matéria, vamos para outra, sem opções. Sabe o telefone que toca no melhor do filme/novela? Pois é, seus discípulos convivem com isso diariamente. A lição que isso passa para eles é que nenhum trabalho, nenhum raciocínio merece ser concluído: o horário é onipotente. E é com essa visão que eles estarão no mercado de trabalho daqui a uns anos.


Possível solução - Em vez da parada abrupta, crie um sistema de "semáforo" em sua escola - Um "sinal amarelo" daria tempo para eles - e o professor - concluírem pensamentos e tarefas. Dez minutos depois, um "sinal vermelho" indicaria o fim da aula.

4ª Lição - Dependência emocional

Nota vermelha e conceitos para comportamentos, castigo, recompensas e a imagem do "bom aluno" ensinam às crianças a desistir de sua vontade própria e depender da autoridade. Em pouco tempo, aprendem a lição de que o bom aluno espera que o professor diga a ele o que fazer. O conformismo triunfa, enquanto a curiosidade é abandonada.


Possível solução - Dê espaço para seus alunos se manifestarem, fazerem perguntas, questionarem.

5ª Lição - Auto-estima mensal e externa

O que o aluno pensa sobre si mesmo depende da opinião de outra pessoa, um expert que dá as notas nos testes e nos boletins. Uma prova de matemática, corrigida em dois minutos, é a causa de uma crise familiar e de identidade.

Possível solução - Elogie vários fatores, não apenas as boas notas. Boa oração, facilidade em comunicação, entre outras.

6ª Lição - O Grande Irmão está vigiando você

Seus alunos estão sempre sob vigilância, dentro e fora da sala de aula. Não há espaço e tempo para assuntos e necessidades particulares. Segundo o autor, até mesmo o espaço entre uma aula e outra é apertado, pare evitar conversas contraprodutivas. Há monitores durante o intervalo. E, uma vez que se cruza o portão da escola, a vigilância continua na forma de tarefa de casa. Parêntesis: alguém aí teve a maravilhosa experiência de receber, no primário, aqueles calhamaços chamados "tarefa de férias"? Pois é.

Enfim, isso tudo é feito para dar à molecada menos tempo para aprender coisas novas com seus pais, avós, ou alguma pessoa interessante da vizinhança. Afinal, para quê contaminar a matéria de nossas aulas com experiências de fora?


Possível solução - Valorize, em suas aulas, a experiência prévia de seus alunos. Utilize fatos do dia-a-dia deles para explicar novos conceitos.



John Taylor Gatto é um dos educadores mais respeitados dos Estados Unidos. Em seu livro The Seven-Lesson School Teacher (algo como O Professor das Sete Lições - inédito no Brasil), ele mostra o que os mestres realmente ensinam a seus estudantes.

Novas regras para formação de professores


Na última sessão deliberativa do Senado no primeiro semestre de 2010 (quem sabe a última até o esgotamento do processo eleitoral) também foi aprovado um substitutivo ao Projeto de Lei da Câmara nº 280 de 2009.

O projeto altera inúmeros artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, mas no dia de hoje destacarei as mudanças que versam sobre a formação dos professores.

Como o projeto retorna para votação na Câmara dos Deputados, o que apresento ainda não é definitivo. A nova redação aprovada é a seguinte:


“Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos 5 (cinco) primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio na modalidade normal.

......................................................................

§ 4º A União, o Distrito Federal, os Estados e os Municípios adotarão mecanismos facilitadores de acesso e permanência em cursos de formação de docentes em nível superior para atuar na educação básica pública.

§ 5º A União, o Distrito Federal, os Estados e os Municípios incentivarão a formação de profissionais do magistério para atuar na educação básica pública mediante programa institucional de bolsa de iniciação à docência a estudantes matriculados em cursos de licenciatura, de graduação plena, nas instituições de educação superior.
§ 6º O Ministério da Educação poderá estabelecer nota mínima em exame nacional
aplicado aos concluintes do ensino médio como pré-requisito para o ingresso em cursos de graduação para formação de docentes, ouvido o Conselho Nacional de Educação (CNE).

§ 7º Os docentes com a formação em nível médio na modalidade normal terão prazo de 6 (seis) anos, contado da posse em cargo docente da rede pública de ensino, para a conclusão de curso de licenciatura de graduação plena.

§ 8º O descumprimento do prazo previsto no § 7º torna o docente inabilitado para o prosseguimento do exercício do magistério no ensino fundamental.” (NR)

“Art. 62-A. A formação dos profissionais a que se refere o inciso III do art. 61 far-se-á por meio de cursos de conteúdo técnico-pedagógico, em nível médio ou superior, incluindo habilitações tecnológicas.

Parágrafo único. Garantir-se-á formação continuada para os profissionais a que se refere o caput, no local de trabalho ou em instituições de educação básica e superior, incluindo cursos de educação profissional, cursos superiores de graduação plena ou tecnológicos e de pós-graduação.”

“Art. 87-A O disposto nos §§ 7º e 8º do art. 62 não se aplica aos docentes com formação em nível médio na modalidade normal que se encontrarem em exercício na educação infantil ou nos anos iniciais do ensino fundamental, em rede pública, na data da publicação desta Lei.”

E o que muda na vida dos professores caso estes artigos sejam aprovados?

1º. Continua a regra atual de que a formação exigida para exercer o magistério é a o curso superior.

2º. Manteve-se a formação em nível médio na modalidade normal como exceção e podendo lecionar na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental.

3º. Estabelece um prazo de seis anos, a contar da posse no serviço público, para que professores com nível médio completem o curso superior. Caso contrário, poderão lecionar apenas na educação infantil.

4º. Esta regra é válida para os que ingressarem após a aprovação da norma, não atingindo os atuais professores concursados.

5º. A redação tenta institucionalizar propostas do atual governo. Nos parágrafos 4º e 5º se garante a existência de programas nacionais de formação, organizados em regime de colaboração, inclusive prevendo bolsas de incentivo.

6º. No parágrafo 6º foi introduzida a proposta do MEC de estabelecer nota mínima no ENEM para futuros ingressantes nos cursos de formação de professores.

7º. São estabelecidos os formatos da formação dos profissionais da educação que não estão incluídos no magistério.

FONTE:http://rluizaraujo.blogspot.com/

 
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